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Carros dos Membros (Vectra)Vectra Elite 2.2 2005
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Renato Bomdam
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Re: Vectra Elite 2.2 2005

por Renato Bomdam » 13 Set 2015, 18:45

Olá a todos,

É fato que minha garagem aqui tem ficado meio parada ultimamente. Consequência da rotina de trabalho, e um pouco de relaxamento também, é preciso reconhecer. Assim sendo, gostaria de compartilhar com os amigos mais algumas fotos do Vecão, bem como alguns pequenos reparos que realizei e também um agradecimento especial. Vamos lá.

Começando pelo mais antigo.
Há alguns meses levei as rodas para restaurar. O resultado ficou ótimo.

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Pra ficar 100%, só preciso de 3 tampinhas plásticas dos parafusos. Já estava sem quando eu o comprei. Está na "to do list".

Fim de semana desses tava de bobeira em casa, logo depois de voltar do futebol com os amigos, e resolvi dar um trato nos emblemas. Cada vez que eu lavava ele, ficava com muita preguiça pra limpar os letreiros, pois a sujeira era muito impregnada e dava um trabalhão. Lá fui eu, então, com um baldinho, sabão, uma escova de dentes e muita paciência. A craca estava bastante impregnada, foi demorado.
ANTES:
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DEPOIS
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Alguns dias depois de restaurar as rodas, levei em uma funilaria para restaurar os parachoques, que estavam com algumas fissuras e arranhões, e fazer mais uns dois ou três detalhes pelo carro, além de alguns martelinhos e um polimento. Agora a pintura está 100%. Infelizmente não fiz fotos do antes e depois, mas deixo algumas fotos dele alguns dias depois do serviço feito:
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Vamos em frente.
Um dia qualquer, ao regular o encosto do banco do motorista, aquela peça plástica redonda (reclinador do encosto) saiu na minha mão. Tentei encaixa-lo de volta mas ele girava em falso. Reparei que as ranhuras no centro estavam gastas. Por sorte, encontrei a peça original na concessionária, R$13,00. Só encaixar e pronto, novo de novo.
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Comprei pelo Mercado Livre algumas presilhas e grampos que estavam faltando no forro térmico do capô do motor e também no acabamento interno do espelho retrovisor. Aquela peça plástica triangular vivia caindo. No forro do capô faltavam 2 presilhas e no acabamento do retrovisor só precisava de 1, mas tive que comprar um pacote de 10 de ambos.

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Reconheço que o forro do capô está feio, mas um novo não está nos planos no momento.

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A caixa do filtro de ar estava com 2 presilhas faltando, detalhe este que já havia comentado anteriormente. Procurei em tudo que é concessionária e desmanche da minha cidade e região e nada de encontrar.
Gostaria de, aqui, deixar registrado um agradecimento especial ao sr. Alcir Andreoni, que se dispôs em comprar em sua cidade e me enviar as ditas cujas pelo correio. Muito obrigado mesmo.
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Há algumas semanas, também, precisei substituir o silencioso traseiro. Mais uma vez tive dificuldade em encontrar peças. De acordo com feedbacks de amigos e de outros membros aqui do clube, optei pela marca Mastra. E só encontrei uma única peça em uma loja, a última do estoque. R$320,00, colocado.
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Pra finalizar, deixo mais algumas fotos que fiz hoje depois do banho e detalhamento de manutenção do motor.

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É isso, e vamos em frente.
Deixo, mais uma vez, meu muito obrigado ao Alcir Andreoni e ao Clube. Acredito que este seja o propósito de estarmos aqui: compartilhar experiências e ajudar uns aos outros.
Forte abraço e até a próxima.
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Re: Vectra Elite 2.2 2005

por Thiago Menezes » 14 Set 2015, 07:50

Show de bola Renato,

Belo trabalho, as rodas ficaram lindas! Parabéns pelo cuidado com a nave :88:
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Re: Vectra Elite 2.2 2005

por Bacana » 15 Set 2015, 09:25

Renato muito bonito esse ELITE, parabèns pelo o cuidado com a nave

valeu abraço.
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Re: Vectra Elite 2.2 2005

por wellberna90 » 15 Set 2015, 12:12

Maravilhoso!

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Re: Vectra Elite 2.2 2005

por Marcelo_W » 22 Set 2015, 15:46

Pô Renato,

Tá de cinema esse ELITÃO!!

Coisa linda de se ver!!
Parabéns pelo cuidado com a nave!!

Grande abraço
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Re: Vectra Elite 2.2 2005

por Alez » 23 Set 2015, 05:53

TOP demais!

Parabéns.

Renato Bomdam
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Re: Vectra Elite 2.2 2005

por Renato Bomdam » 31 Jan 2016, 21:11

Primeiramente gostaria de pedir desculpas pelo meu "descuido" para com este tópico. Não vou inventar desculpas do tipo "não tenho tempo", "a correria tá grande", etc, etc, quando a verdade é relaxamento mesmo. Estou tentando me policiar.

Vamos lá.

05/11/2016 - Moldura do cilindro de ignição

Meu carro não tinha a moldura externa do cilindro de ignição. Depois de muito procurar, encontrei um original no Mercado Livre.

Abaixo a peça logo que chegou:
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E abaixo logo após ser instalada:
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Peça comprada, instalada e menos um item na "to do list".


14/11/2015 - Pneus

Comprei o carro em Abril de 2014 e com ele vieram um jogo de Pirelli P7 já com menos de meia vida. Nos últimos dias notei que o carro tava puxando pra esquerda demasiadamente, além de um pneu dianteiro que insistia em não parar cheio. Uma visita à borracharia e o diagnóstico: o pneu estava extremamente desgastado no ombro interno, e havia um pequeno furo ali impossível de consertar devido ao desgaste que já estava na lona. Solução: deixei assim mesmo e passei a encher o pneu diariamente para poder rodar, ao mesmo tempo em que fui atrás de um jogo novo de sapatos. Minha opção inicial era os Michelin Primacy 3, os quais eu havia visto em promoção na loja uma semana antes por R$369,00. Fui direto na Michelin e o vendedor informou que a promoção acabara, e que o preço deles agora era R$444,00 cada um. Fui, então na Pirelli (Phantom) e na Dunlop, e acabei por escolher o último, modelo Direzza DZ102 nas medidas originais 205/55 R16 91V.
O que me entristeceu foi que dois dias após instalar os Dunlop, a Michelin voltou com a promoção dos Primacy 3 por R$349,00.

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Sobre o pneu: achei ele bastante duro, de modo que as menores imperfeições do asfalto são sentidas, mas extremamente aderente na chuva, em curvas e em frenagens. O ruído achei médio.

02/12/2015 - Troca de óleo, de fluido de freio e manutenção no sistema de arrefecimento

Notei que o nível da água estava baixando muito, algo como meio litro a cada vez que saía com ele. Pior que não conseguia ver onde era, pois não pingava no chão. Como eu tinha a intenção de substituir o fluido de freio, que estava muuuuito sujo, fui aguentando assim, completando o nível diariamente, e aguardei até o momento da troca de óleo para fazer um serviço só na oficina.
Comprei o óleo e o Militec na loja de auto peças (eu uso o Lubrax Tecno semisintético15w40), o filtro de óleo original GM e o fluido de freio AcDelco na css e o aditivo de radiador Delphi no Mercado Livre, uma vez que não encontrei esta marca na minha cidade.

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Não fiz fotos do serviço sendo realizado, mas posso comentar alguns pontos que deram uma dorzinha de cabeça:
A troca do óleo e do fluido de freio foi tudo OK. O mecânico comentou mais uma vez que o fluido de freio estava bastante contaminado, muito escuro mesmo. Estava turvo, com uma cor meio marrom acinzentada. Horrível.

A respeito do vazamento da água do radiador, era uma fissura na caixa lateral do radiador, que foi trocada. No final do dia, quando fui buscar o carro, o mecânico me explicou tudo o que foi feito e que havia trocado a peça e feito testes e não identificou vazamentos. Levei o carro pra casa e quando pus na garagem, olhei embaixo e parecia um chuveiro. Meu aditivo tava indo todo embora :62:
Voltei na oficina no outro dia e, pra resumir, o vazamento agora era na bomba d'água, e junto com ela foi trocado a correia dentada e duas polias. O que era pra ser R$230,00 acabou em R$860,00. Acontece.
Meu único receio é quanto à bomba nova que foi colocada, que é da marca Unibombas. Eu sei que as impressões desta marca não são das melhores, mas acontece que não havia outra marca disponível na cidade, nem Bosch, nem AcDelco, nem Urba.... Lembram que eu comentei que não se encontra nada nesta cidade?
Pelo menos, até agora, não houve mais vazamentos e o nível do líquido está constante. A propósito, foi colocado o fluido de arrefecimento na proporção 50/50 no sistema.

10/01/2016 - Detalhamento de manutenção no cofre

Apenas um dia tirado para dar aquela atenção ao cofre. Aproveitei pra tirar o peito de aço pra poder limpar bem o motor por baixo. E já que eu tinha uma lata de tinta spray sobrando em casa....

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É isso aí.
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Re: Vectra Elite 2.2 2005

por Arquiteto » 31 Jan 2016, 21:20

que capricho Renato ... Elite recebendo os devidos cuidados

:88:

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Re: Vectra Elite 2.2 2005

por Jeferson.eng » 01 Fev 2016, 21:18

Um belo carro nas mãos de um dono caprichoso, é coisa linda de se ver :40:
Parabéns pela máquina!
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Re: Vectra Elite 2.2 2005

por flavio.filipini » 02 Fev 2016, 09:32

Sensacional Renato, muito lindo esse seu exemplar e muito bem cuidado também. Parabéns pelo empenho.

Abs

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Re: Vectra Elite 2.2 2005

por Thiago Menezes » 03 Fev 2016, 08:41

Belo trabalho Renato, parabéns pelos cuidados com a nave :88:
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Re: Vectra Elite 2.2 2005

por The Mole » 03 Fev 2016, 15:30

Muito top, pra mim a geração mais bonita de VC é dessa safra.

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Re: Vectra Elite 2.2 2005

por Edcezar » 03 Fev 2016, 15:34

Que tapa na cara esse elite... Meu Deus...

Parabéns :84:
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
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por marcos.antonio » 16 Mar 2016, 21:52

:12: :12: Meoo Deos !!
Vectra CD 2.0 8V 2003 manual.
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Renato Bomdam
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por Renato Bomdam » 26 Abr 2016, 19:36

Olá novamente.

Dando continuidade aos tratos que o Elitão merece, arrisquei-me a fazer a troca do óleo do câmbio automático em casa. Li muito material, principalmente nos tópicos sobre o assunto aqui no fórum, e assisti muitos vídeos de pessoas fazendo em casa, principalmente Vectras, e "meti a cara". Mas primeiro estava em dúvida quanto a qual óleo usar:
- AcDelco: minha primeira escolha. Porém, a dificuldade em encontrar aqui na cidade/região, aliado ao preço proibitivo quando encontrava, jogaram esta opção para o fim da lista;
- Total: vi nesta marca uma boa alternativa, uma vez que alguns amigos meus donos de Vectra e outros GM de outras cidades utilizaram e não relataram problemas. O porém, neste caso, também foi a dificuldade em encontrar;
- Texamatic: confesso que sequer sabia da existência desta marca. Mas no meio das tantas leituras que fiz aqui nos tópicos, me convenci(eram) de que este seria um substituto ideal ao AcDelco. Antes mesmo de procurar pelas lojas, já pensei : "vou perder tempo, quem vai ter esta marca pra vender?". Foi aí que, na primeira loja que entrei, lá estava o dito cujo na prateleira.... vai entender? Comprei 12 litros.
Na foto abaixo, as garrafas do óleo junto com os demais materiais utilizados: ferramentas, panos, estopas, um balde, jarra graduada, funil...
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Vou tentar explicar em detalhes como eu fiz para a troca:
Posicionei o carro com duas rodas numa calçadinha que tenho do lado da casa, a qual deixou o carro inclinado o suficiente para proporcionar um melhor escoamento do óleo pelo bujão;
Retirei o parafuso/bujão com cuidado posicionando o balde embaixo e deixei escorrendo uns 15 minutos. Transferi o óleo sujo, e bota sujo nisso (vide foto abaixo), para a jarra, calma e lentamente, de modo a verificar exatamente a quantidade de óleo que saiu. Na primeira esgotada saíram quase 4 litros;
Limpei a jarra e coloquei exatamente a mesma medida de óleo novo nela, e despejei com o funil e uma mangueira na caixa, após recolocar o bujão, obviamente.
Liguei o motor por 2 minutos em marcha lenta (alavanca em "N");
Esgotei novamente o óleo, o qual continuou saindo muito sujo. Neste momento eu pensei: "devo estar fazendo certo";
Fiz todo este procedimento novamente por mais 2 vezes, até esgotar todo o óleo sujo e repor os 12 litros de óleo novo.

Abaixo a cor do óleo usado/velho:
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O óleo novo:
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Eu confesso que estava bastante receoso para fazer eu mesmo, afinal, estaria mexendo com o câmbio automático!! E como eu já disse não consigo nem tirar um forro de porta com medo de quebrar alguma coisa, um serviço deste estava praticamente fora das minhas possibilidades. Praticamente. No fim das contas, confesso que consegui o resultado esperado. Posso dizer que as melhoras, ainda que sutis, foram:
- maior suavidade nas trocas de marcha:
- menor vibração;
- melhora na temperatura;
- melhora na resposta do carro ao acelerador (talvez este último seja de fato só impressão mesmo...)

MAAAS, muito mais do que vangloriar-me pelo feito, acredito que não posso deixar de mencionar as valiosas e excepcionais colocações de todos nos tópicos sobre este assunto. Foi realmente de grande ajuda. Uma vez que os tópicos são vários e as postagens idem, não quero nomear um ou outro para não fazer injustiça com os demais. Assim sendo, deixo meu muito obrigado a todos.
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por Renato Bomdam » 26 Abr 2016, 19:44

Miudezas que comprei na Accioly: a borracha de vedação da portinhola do bocal do tanque que já estava bem ressecada, e a tampa/cobertura interna da fechadura do porta malas, que não tinha desde que comprei o carro.

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por Arquiteto » 26 Abr 2016, 20:47

belo trabalho de manutenção ...

o ELITE vai longe assim ...

:102:

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por JUNIOR 2000 » 27 Abr 2016, 08:27

e ai cara!que maquina em...parabens lindo carro!continue cuidando dele assim...lindo mesmo!

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por sapo_joe » 28 Abr 2016, 18:29

Bacana demais ver os cuidados que você tem com Vecão... Merecidos por sinal, o carro é muito bom!
---------------------------------------------------------------------------------
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(fotos em breve)

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por Renato Bomdam » 17 Mai 2016, 10:08

Uma vitória a mais: liquidei o financiamento :38:
Agora sim posso dizer que é meu e não mais do banco. :102: :40: :71:
E já posso sair por aí dizendo "antes de falar do meu, termine de pagar o seu" :101:

Falando sério: realmente a situação está se mostrando cada vez pior a cada dia/mês. Vinha guardando algumas dilmas já há um bom tempo, e tive que fazer um sacrifício escolhendo entre liquidar o financiamento ou utilizar este dinheiro para o propósito original para o qual foi poupado: a suspensão do carro. Dadas as circunstâncias, acredito ter feito a melhor escolha, livrando-me de uma dívida que ia até 05/2017, ao passo que a suspensão tem plenas condições de esperar mais um pouco, uma vez que não há nada estourado, nem quebrado.
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