Renato Bomdam escreveu:
Renato Bomdam escreveu:Bom dia a todos,
Eu gostaria de solicitar aos amigos (especialmente aos consultores técnicos) algumas opiniões a respeito da instalação do tal reservatório do respiro/suspiro de óleo (axo que é assim que chama). Percebi que o amigo Lugier instalou um da marca Imohr em seu Vectra C e fiquei interessado, uma vez que o meu carro tb (ainda) mela a TBI com o óleo do respiro, apesar das minhas tentativas de resolver isso.
Este reservatório interfere no comportamento do motor? A TBI não tem algum tipo de sensor que "lê" estes gases e usa os dados da leitura para gerenciar o motor? A drenagem do óleo acumulado no reservatório é manual, ou seja, de tempos em tempos tem que ir lá abrir a válvula e deixar o óleo escorrer num vasilhame ou algo do gênero? Posso reaproveitar esse óleo no motor? A respeito da instalação, eu percebi que liga-se a mangueira que vai na TBI no reservatório, mas e a entrada da mangueira da TBI, tem que isola-la?
Enfim, quaisquer opiniões serão de grande ajuda, pois estou realmente interessado em instalar esta peça.
Grande abraço a todos.
lugier escreveu:Respondendo a MP:
Obrigado pelo elogio, não é fácil manter tudo em ordem, e parece que sou sorteado com algumas bruxarias, como o grilo e essa trepidação de vez em quando.
Sobre o TBI:
Sim, resolveu a melação da TBI, e não só ali por fora da TBI também fica limpo, pois o vapor escorria pelas beiradas por dentro do duto de ar, além de que toda a admissão fica mais limpa.
Sobre o respiro, aquele que fica abaixo a TBI, foi isolado, a mangueira ta solta e fechada com um parafuso e cola.
Sobre o TBI medir os gases, bem o TBI não mede nada, o único sensor que ele possui teoricamente seria o da posição da borboleta, mas acho que nem isso ele tem, pois o meu é com acelerador eletrônico, então é a central que controla e ela "sabe" a posição sempre. A única medição pré combustão é o sensor MAP (massa de ar).
Acredito que o motor não use esses gases para nada. só suja e carboniza ainda mais a admissão. O pessoal de competição usa isso.
Nos carros de passeio, os vapores do cárter são direcionados para câmara de combustão apenas devido a questões ambientais (segundo o ADG).
Sobre o reservatório de óleo:
Pedi para o meu mecânico instalar.
O reservatório nunca encheu, só fica melado, mas tem sim uma mangueira que desce pra baixo para esvaziar, ficando pouco mais abaixo que o protetor de cárter. Originalmente ele vinha com uma saída de gases por cima, mas o cheiro que saía era muito forte e tive que adaptar a saída para debaixo do carro, onde possui uma mangueira que vai até pouco antes do eixo traseiro.
Ainda sim se sente um pouco de cheiro, parece um cheiro de catalisador muito forte, azedo.
Ele foi instalado com com uma cinta usando o mesmo encaixe do suporte do reservatório da direção hidráulica.
Espero que eu tenha algumas dúvidas
PS.: Troque todas as abraçadeiras originais pelas de Inox, aquelas de parafusar, fica mais seguro e também segura essa melação.
Também não pude deixar de reparar seu relato, e vi um erro na aplicação do militec 1.
Não deve-se deduzir os 200ml do militec do óleo que vai ser colocado, pois o militec se desprende do óleo e gruda no metal, aí vai baixar o nível. Acredito que o seu motor deve ser quase o mesmo que o meu, 4,5 litros de óleo para 270ml de militec, considerando o filtro.
lugier escreveu:Ah e Belo carro ein, dificilmente se encontra este modelo em perfeito estado, sem vazamentos. Ainda está com o coletor rachado? se eu fosse você colocava um dimensionado, ganha até uns CVs.
Renato Bomdam escreveu:...
- teórico ganho de potência,
...
Renato Bomdam escreveu:Boa tarde,
Gostaria de pedie a ajuda de algum amigo.
Estou precisando de 3 presilhas da caixa do filtro de ar. Eu não as encontrei em lugar algum aqui na minha cidade/região, mas percebi que a Accioly tem, e gostaria de perguntar se alguém mora perto da loja 01 - São Paulo - Centro (Matriz), e se poderia compra-las e me enviar pelo correio.
Se alguém puder, favor me enviar MP para tratarmos.
Desde já agradeço.
P.S.: deixei esta mesma mensagem em um tópico específico sobre este assunto: viewtopic.php?f=45&t=2563&start=40
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 231 visitantes