O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaCorreia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

251 mensagens
Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 11 Jan 2015, 16:34

Gostaria de tirar uma dúvida. Fui na oficina trocar a junta do carter e vi o mecânico colocando um Vectra no ponto e ele colocou a polia de cima na marca e com relação a de baixo ele tirou a vela próxima da polia e colocou uma chave de fenda e ficou procurando o PMS, e quando achou, montou tudo e o carro pegou, aparentemente sem problemas.
Pergunto se esse procedimento é válido e confiável ou algo que deveria ser somente em casos extremos como sanar uma pane na rua, por exemplo.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 12 Jan 2015, 07:11

ase-le escreveu:Obrigado pela rápida resposta, Almeidão

No momento de colocar a correia, eu não usei 3 pontos para referência, fiz como você informou: polia de cima na marca da capa e polia de baixo (externa) também na marca da capa externa, igual a da primeira foto do post. O problema é que desta forma, a marca da polia inferior interna ficou na marca da carcaça da bomba de óleo e não um pouco pra direita (sentido anti-horário) como no seu desenho. Se eu coloco a polia de baixo interna da forma como está no seu desenho, a polia externa fica fora da marca da capa externa, ao contrário do que você mencionou. O que você me aconselha, fazer como está no seu desenho e desconsiderar a marca da polia inferior externa?
Devo dizer que o carro do jeito que está, até anda bem, mas quando afundo o pé ele não dá aquele pulo pra frente que eu acho que deveria dar.


Ele está fora do ponto, pode fazer igual ao desenho e desconsiderar a marca que voce tem na sua polia que pode está errada. Observe que a marcha lenda do seu carro deve está oxilando muito por isto.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 12 Jan 2015, 07:21

ArnaldoRj escreveu:Gostaria de tirar uma dúvida. Fui na oficina trocar a junta do carter e vi o mecânico colocando um Vectra no ponto e ele colocou a polia de cima na marca e com relação a de baixo ele tirou a vela próxima da polia e colocou uma chave de fenda e ficou procurando o PMS, e quando achou, montou tudo e o carro pegou, aparentemente sem problemas.
Pergunto se esse procedimento é válido e confiável ou algo que deveria ser somente em casos extremos como sanar uma pane na rua, por exemplo.


É viável se o mecânico for bom e bem sensível, porque ao colocar a chave na entrada da vela e conferir se o primeiro cilindro está no alto que é o correto para o ponto. Mas há um porém, não é está somente no alto é ser sensível para perceber quando o pistão chega no alto, isto porque ele chega e ao continuar girando ele pára e roda um dente inteiro para começar a descer devido ao pêndulo da biéla. Se ele colocou no momento que chegou, estaria certo, caso contrário continuará errado.

O correto neste caso é colocar a chave no orifícil da vela assim que chegar no alto colocar a correia e logo depois conferir a marca de cima com a capa interna e embaixo com ca marca da carcaça, só que na carcaça a polia ficará um dente pra frente, ou seja a polia girada um dente sentido anti horário.

Sinceramente, eu não vejo dificuldade nenhuma em acertar este ponto e não sei porque erram tanto.
Imagem

sergiodoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2014, 07:49
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por sergiodoo » 21 Fev 2015, 22:25

Almeidão....uma dúvida, sua polia superior da Correia dentada possui duas marcações, uma escrita s10 e ômega efi e a outra não lembro, mas é mpfi????
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 22 Fev 2015, 11:59

sergiodoo escreveu:Almeidão....uma dúvida, sua polia superior da Correia dentada possui duas marcações, uma escrita s10 e ômega efi e a outra não lembro, mas é mpfi????


Não, a minha só tem uma marca. Para quem tiver dúvida, é só seguir a marca que fica quase na direção do pino trava do comando, este pino que fica acima da porca que prende a polia. A marca do Vectra fica quase reta nele, porém um pouquinho para esquerda, dá uma olhada na pagina um deste tópico, na terceira foto e entenderás o que eu falo. Se a sua tem mais de uma marca, segue a que está igual a esta foto e dará certo, mas a polida do Vectra não tem estas opções, acredito que a do seu caro que está com uma polia opcional, não é original. Não quer dizer também que ela seja ruim ela só confunde e nada mais.

Ainda reforço e isto já escrevi ai pra trás, o ponto dele e a maior distancia entre as marcas das polias sem contar marca de carcaça ou outra coisa. O exemplo é: Você colocar uma linha nesta marca em cima e medir até a marca debaixo aquela que todos pões na carcaça do motor, se você encontrar o maior espaço, aí é o ponto. Mas convenhamos, fica mais fácil seguir o desenho que passei que já está ali a maior distancia em linha reta entre uma marca e outra, ou usar as marcas que estão nas capas protetoras.
Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 23 Fev 2015, 10:50

Almeidão , será que para trocar o tensionador da correia dentada tem perigo de sair do ponto? Escuto tec tec chato e vem do local da correia dentada. Dei uma pequena olhada nesta parte quando fui fazer a manutenção do radiador , mas não tive coragem de me arriscar!

Abraços a todos

Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 23 Fev 2015, 12:15

Mantenedor escreveu:Almeidão , será que para trocar o tensionador da correia dentada tem perigo de sair do ponto? Escuto tec tec chato e vem do local da correia dentada. Dei uma pequena olhada nesta parte quando fui fazer a manutenção do radiador , mas não tive coragem de me arriscar!

Abraços a todos

Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.


Antes de tirar a correia, voce coloca ele no ponto, assim ela volta onde você parou. Um detalhe, este tec tec é muito perigoso se estiver realmente vindo da correia, isto as vezes quer dizer que um dente dela foi para o espaço e se isto ocorreu, não demora e irão mais 3 de uma porrada só e ai estraga tudo.

Checa bem a correia a ver se não é ela o problema ao invéx do esticador

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 23 Fev 2015, 13:35

Então , verifiquei a correia esta em bom estado , e não tem muito tempo que fiz o motor , janeiro de 2014 , rodo muito pouco !
Acho que o tensionador merece uma atenção também ! Este tec. Tec as vezes aparece e as vezes some! Mas vou encostar o carro para dar uma olhada melhor . Como nunca fiz a troca das correias vou deixar por enquanto para quem sabe das coisas.

Obrigado

Abraço

Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 24 Fev 2015, 18:08

Na minha polia do comando também tem essas duas marcações e com dois locais para encaixar o pino do comando, mas dá para perceber ângulos diferente entre as duas marcações. O correto seria usar a marcação MPFI, é como roda no meu. Já peguei o meu assim.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

wagnerjose silva
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 22 Nov 2014, 16:29
Nome Completo: wagner jose silva
Cidade: Abaete
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por wagnerjose silva » 25 Fev 2015, 19:17

ola amigos boa noite , hoje tive que trocar o sensor de rotação e resolvi dar uma olhada nas marcações da correia dentada como eu tinha trocado a pouco tempo , e ainda não tinha visto esse topico todas que eu colocava era o jeito errado ou seja marca da polia do comando no corte da capa e a polia do virabrequim na bomba de oleo , como tava com tempo resolvi mudar e colocar do jeito certo , o carro melhorou esta mais silencioso e não treme tanto , amanha vou dar umas voltas p ver como ficou e alta rotação e o torque posto depois o resultado segue fotos de como ficou
Imagem
Imagem
agradeço pela otima dica do Almeidão e isso ai vivendo e aprendendo !!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 26 Fev 2015, 08:07

Verás que o carro é mais ágil, mais economico, mais forte, ou seja tudo mais. SEMPRE DIGO, ISTO NÃO É INVENÇÃO MINHA E NEM DICA É O PONTO CORRETO DE MONTAGE DA FÁBRICA E POR ERROS NA TROCA DA CORREIA DENTADA, COLOCAM ELE UM DENTE ATRASADO. Lembro ainda que nas concessionária nunca vi um erro deste.

Para os leigos, lembro que olhando a ultima foto que o wagnerjose silva postou, COM A POLIA EM CIMA COMO NA FOTO DELE, EMBAIXO FICA A POLIA NA MARCA DA CARCAÇA. SE EM CIMA FICAR NA MARCA DA CAPA, EMBAIXO A POLIA FICARÁ PARA FRENTE COMO NO MEU DESENHO.

Fácil demais, e não sei porque erram tanto.

Um abraço
Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 26 Fev 2015, 11:10

Almeidão nos 16 válvulas a coisa muda muito? Tem algum passo a passo com fotos para o medroso aqui! Estou curioso para saber que grilinho safado fica fazendo dentro da correa dentada , parece ruído de gaiola solta ou pista de rolamento ruim ! Some , aparece , some aparece ! Se percebe mais quando motor está em marcha lenta ou com AC. Ligado , causando peso ao motor!

Tem um vídeo que ensina como trocar a correa e o tensionador da kit de acessórios, este vai ser minha próxima tarefa .



Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 26 Fev 2015, 12:46

Mantenedor escreveu:Almeidão nos 16 válvulas a coisa muda muito? Tem algum passo a passo com fotos para o medroso aqui! Estou curioso para saber que grilinho safado fica fazendo dentro da correa dentada , parece ruído de gaiola solta ou pista de rolamento ruim ! Some , aparece , some aparece ! Se percebe mais quando motor está em marcha lenta ou com AC. Ligado , causando peso ao motor!

Tem um vídeo que ensina como trocar a correa e o tensionador da kit de acessórios, este vai ser minha próxima tarefa .



Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.



Este grilo pode ser um problema com o combustível, normalmente aparece com compressão alta, tipo cabeçote rebaixado ou até mesmo o ponto avançado. Bem estou falando do motor grilando, não de um ruido proveniente de uma peça com probelmas. Muitas vezes até a própria sonda sendo de má qualidade pode acontecer isto. Se voce quiser testar se é isto mesmo, coloque um pouco a mais de alcool nele, mas somente para teste então para evitar erros, deixe ele com 1/4 de gasolina e adicione uns 4 litos de alcool e funciona o carro para ver se acaba, seja qual for o resultado, depois voce completa com gasolina para diminuir outra vez a porcentagem do alcool.

Sobre trocar a correia, não tenho nada para o 16V, assim que eu se aproximar de um e deixarem, tirar uma vela do 1º cilindro e deixar eu checar, saberei como é o correto ponto que parece ser com a marcação que aparece na net, mas não posso dizer se é 100% correto sem antes ver isto. Na verdade a marca das polias superiores são centralizadas, então acho que neste caso usa se a marca da carcaça embaixo como marca inferior. Não sei nem se ele tem marca na capa externa para esta conferencia, se não tiver, então é o que tem na net mesmo.
Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 27 Fev 2015, 11:03

Salve Almeidão , desculpe não informar melhor sobre o meu motor! Ele é a álcool ! Não precisa de partida a frio mesmo para tempos muito frio. Eu abasteço sempre com etanol comum mas em postos de procedência, que pra mim são apenas 3 que confio aqui no meu bairro!
Quanto quero um pouco mais de agilidade na partida , adicionou de 1 a 2 litro de gasolina comum para o tanque, mas é muito raro.
Olha o vídeo :

http://youtu.be/-WC9GiZLtIs

Com relação ao grilo me referi ao som errado! O som seria aquele tec tec que mencionei em outra MS. Aparece no lado esquerdo do motor , vindo das proximidades da correia dentada.


Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 27 Fev 2015, 11:19

Almeidão , Vou lhe fazer outra pergunta: É possível retirar a tampa da correia dentada , após retirar a correia de acessórios?
Queria visualizar este tec tec , sem a tampa de proteção da correia dentada, antes de tomar a decisão de trocar o kit todo da correia dentada. O que acha?

Abraço

Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 27 Fev 2015, 11:30

Sim é possivel. Solta a correia de acessório, acho que tens que tirar também a caixa do filtro de ar e pecisa soltar a polia externa embaixo. Se voce desmontar, olhe com bastante calma e confere todos os dentes dela, se tiver um faltando nem ande com o carro sem trocar a correia. Independente disto, pode ser que o esticador esteja fouxo e se for isto isto é só ajustar sem muito aperto.
Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 27 Fev 2015, 11:39

Olha a foto do meu motorImagem

Imagem

A pressurização é simples sai toda! Já consigo ver a correia de acessórios , pego uma chave combinada de 15 e forço o tensionador liberando correia.
Agora sim , minha duvida : Com o braço que é parafusado a frente da capa solto + a correia de acessórios tem alguma coisa que segura a tampa lá no eixo árvore ( virabrequim) por que tento puchala para cima mas acho que ela está entre o motor e a polia do vira? Se tiver sem chance não vou arriscar! Entendeu ?

Obrigado

Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 27 Fev 2015, 11:46

hahahaha, seu carro é facil, não precisa tirar a caixa do filtro, mas...

A correia de acessório assim que voce froxa o esticador, chave 15 ela fica presa, então voce precisa movimentar ele outra vez para tirar a correia. No 8V, ao meter a chave 15, coloco uma coisa travando ele para tirar a correia, logo tenho que soltar para liberar a capa, é um processo de vai e vem.
Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 27 Fev 2015, 11:51

Então eu vi a troca da correa de acessórios em um video aqui no forum! Mas o que quero è visualizar todo o conjunto funcionando sem a tampa , dai observar de onde vem este tec tec terrível. Será que consigo retirar a tampa sem retirar a polia? Pelos meus conhecimentos , a tampa protege tanto as polias como enbaixo ! Se ela for aberta em baixo devo conseguir do contrário , não vai dar!

Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 27 Fev 2015, 13:39

Almeidão , encontrei este tutorial na NET , lá diz que tenho que tirar a polia do virabrequim para depois retirar a tampa.

Imagem

Veja foto do curso do tensionador trabalhando correto.

De acordo com o que vi no meu motor a seta esta na posição máxima de trabalho. Resta saber se a verificar correta da seta é funcionamento ou vale também para o motor em repouso.

[img]http://tapatalk.imageshack.com/v2/15/02/27/a2cdf487ba46f81054fc88d6eecfa49c.jpg[/img

Segue o link:

http://mecanicacaseira.blogspot.com.br/ ... v.html?m=1
Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

251 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 86 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.