O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BBarulho caixa de marcha manual

14 mensagens   •   Página 1 de 1
Diego89
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Nov 2014, 18:20
Nome Completo: Marco Diego
Cidade: Santa Cruz
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Barulho caixa de marcha manual

por Diego89 » 12 Abr 2015, 20:03

Olá pessoal,

De uns dias para cá, desde que troquei o liame do câmbio do meu Vectra, venho ouvindo um barulho que a princípio pensei ser no motor, pois a frequência (velocidade) do som é muito parecida com da batida de pino de um motor, mas observando calmamente percebi que a fonte do som é na caixa de marca, colocando o ouvido na área dela o som se torna mais nítido.

Alguém tem ideia do que possa ser esse barulho? Ele costuma ocorrer quando o carro esta há algum tempo desligado, não importa a hora do dia, hoje a noite percebi o som bem mais alto.

Diego89
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Nov 2014, 18:20
Nome Completo: Marco Diego
Cidade: Santa Cruz
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Barulho caixa de marcha Vectra B 97 8v

por Diego89 » 12 Abr 2015, 20:11

Esqueci de acrescentar que o barulho dissipa quase completamente depois de poucos minutos com o carro funcionando. Seria uma questão de apenas óleo de lubrificação?

Detalhe que notei: Quando piso na embreagem o barulho para. Ainda preciso confirmar isso testando mais algumas vezes, mas foi o que notei hoje de manhã. O atuador de embreagem é novo.

takeshita
GL Member
GL Member
Mensagens: 57
Registrado em: 14 Out 2013, 19:49
Nome Completo: sergio tatsuo takeshita
Cidade: carpina
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Barulho caixa de marcha Vectra B 97 8v

por takeshita » 18 Abr 2015, 14:59

Amigo, seria melhor que fosse sim verificado o nível de óleo da caixa, pois se acontece o barulho e depois de algum tempo desaparece, é sinal que o nível está baixo.

Diego89
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Nov 2014, 18:20
Nome Completo: Marco Diego
Cidade: Santa Cruz
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Barulho caixa de marcha Vectra B 97 8v

por Diego89 » 22 Abr 2015, 08:13

takeshita escreveu:Amigo, seria melhor que fosse sim verificado o nível de óleo da caixa, pois se acontece o barulho e depois de algum tempo desaparece, é sinal que o nível está baixo.


Verifiquei e o óleo estava muito velho e um pouco baixo, troquei, mas ainda ouço o barulho só que com menor frequência. Se pisar na embreagem ele passa e sem o pé na embreagem demora menos tempo para passar.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Barulho caixa de marcha Vectra B 97 8v

por Almeidão » 22 Abr 2015, 14:47

Que óleo voce está usando?

Adianto que a caixa de marcha fica em movimento quando o carro em ponto morto ou sem pisar na embreagem e é comum um tipo plac, plac, plac não tão alto, mas há sim. Não estou conseguindo formas de acusar o liame que voce trocou, possa ser coincidencia ou até mesmo voce ficou mais atento a caixa depois da troca.

Sobre o óleo, o correto é usar o original, algo de 96,00 o litro e usa 1,8 litros, Eu uso ele e se precisar trocar ou completar usarei ele, ou seja tem que comprar dois de qualquer jeito, mas mesmo com o óleo original ela fará um ruido afinal como eu disse toda a caixa se movimenta com o motor ligado e são muitas engrenagens ali, parando somente quando pisa na embreagem.
Imagem

Diego89
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Nov 2014, 18:20
Nome Completo: Marco Diego
Cidade: Santa Cruz
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Barulho caixa de marcha Vectra B 97 8v

por Diego89 » 24 Abr 2015, 08:10

Almeidão escreveu:Que óleo voce está usando?

Adianto que a caixa de marcha fica em movimento quando o carro em ponto morto ou sem pisar na embreagem e é comum um tipo plac, plac, plac não tão alto, mas há sim. Não estou conseguindo formas de acusar o liame que voce trocou, possa ser coincidencia ou até mesmo voce ficou mais atento a caixa depois da troca.

Sobre o óleo, o correto é usar o original, algo de 96,00 o litro e usa 1,8 litros, Eu uso ele e se precisar trocar ou completar usarei ele, ou seja tem que comprar dois de qualquer jeito, mas mesmo com o óleo original ela fará um ruido afinal como eu disse toda a caixa se movimenta com o motor ligado e são muitas engrenagens ali, parando somente quando pisa na embreagem.


O cara não usou um original, usou um 80 da marca petronas se não me engano, foi 15 reais o litro. A questão do liame, o que estava lá era de um astra, então já da para se ter uma ideia de como o antigo dono tratava o carro, coloquei o modelo do Vectra, segundo o dono da loja. O barulho realmente existe e começou depois que fiz a troca do liame, não sei se pode ser os rolamentos. A troca do óleo melhorou muito, ele some um pouco mais rápido.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Barulho caixa de marcha Vectra B 97 8v

por Almeidão » 24 Abr 2015, 08:40

Diego89 escreveu:
Almeidão escreveu:Que óleo voce está usando?

Adianto que a caixa de marcha fica em movimento quando o carro em ponto morto ou sem pisar na embreagem e é comum um tipo plac, plac, plac não tão alto, mas há sim. Não estou conseguindo formas de acusar o liame que voce trocou, possa ser coincidencia ou até mesmo voce ficou mais atento a caixa depois da troca.

Sobre o óleo, o correto é usar o original, algo de 96,00 o litro e usa 1,8 litros, Eu uso ele e se precisar trocar ou completar usarei ele, ou seja tem que comprar dois de qualquer jeito, mas mesmo com o óleo original ela fará um ruido afinal como eu disse toda a caixa se movimenta com o motor ligado e são muitas engrenagens ali, parando somente quando pisa na embreagem.


O cara não usou um original, usou um 80 da marca petronas se não me engano, foi 15 reais o litro. A questão do liame, o que estava lá era de um astra, então já da para se ter uma ideia de como o antigo dono tratava o carro, coloquei o modelo do Vectra, segundo o dono da loja. O barulho realmente existe e começou depois que fiz a troca do liame, não sei se pode ser os rolamentos. A troca do óleo melhorou muito, ele some um pouco mais rápido.


Eu pra ser sincero nunca gostei deste tipo de cambio por varão que hora entra bem a marcha e hora não e se a alavanca tiver justa pior fica para trocar e não era para ser assim afinal não quero e nunca quis esta alavancona ali balançando. Ainda afirmo que não tem nada a ver o liame porque o barulho é interno e sinceramente não sei o que acontece quando se usa outro óleo já que eu sempre uso o original que é um óleo especial para engrenagens do tipo que é a caixa da Chevrolet e hoje ele é sintético desenvolvido pela Castrol Caro pra caramba. Sendo o meu hoje com cambio mais novo já com cabos de aço, é igual cortar manteiga com faca quente nas trocas, porem quando o carro frio eu sinto que é meio duro, tipo 5 minutos que esquenta já fica normal. Já alguns óleos deixa ele duro sempre.

Ainda sobre o ruido também não acho ser rolamentos, caso contrário iria fazer quele ruido de ré ao atingir velocidades altas.
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Barulho caixa de marcha Vectra B 97 8v

por JoãodoValle » 24 Abr 2015, 09:35

Embarcando no tópico o que podem dizer sobre o Oleo Argentino YPF? Além de ser argentino ele tem mais algo de ruim ou nao recomendado?

Diego89
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Nov 2014, 18:20
Nome Completo: Marco Diego
Cidade: Santa Cruz
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Barulho caixa de marcha Vectra B 97 8v

por Diego89 » 25 Abr 2015, 07:35

Almeidão escreveu:
Diego89 escreveu:
Almeidão escreveu:Que óleo voce está usando?

Adianto que a caixa de marcha fica em movimento quando o carro em ponto morto ou sem pisar na embreagem e é comum um tipo plac, plac, plac não tão alto, mas há sim. Não estou conseguindo formas de acusar o liame que voce trocou, possa ser coincidencia ou até mesmo voce ficou mais atento a caixa depois da troca.

Sobre o óleo, o correto é usar o original, algo de 96,00 o litro e usa 1,8 litros, Eu uso ele e se precisar trocar ou completar usarei ele, ou seja tem que comprar dois de qualquer jeito, mas mesmo com o óleo original ela fará um ruido afinal como eu disse toda a caixa se movimenta com o motor ligado e são muitas engrenagens ali, parando somente quando pisa na embreagem.


O cara não usou um original, usou um 80 da marca petronas se não me engano, foi 15 reais o litro. A questão do liame, o que estava lá era de um astra, então já da para se ter uma ideia de como o antigo dono tratava o carro, coloquei o modelo do Vectra, segundo o dono da loja. O barulho realmente existe e começou depois que fiz a troca do liame, não sei se pode ser os rolamentos. A troca do óleo melhorou muito, ele some um pouco mais rápido.


Eu pra ser sincero nunca gostei deste tipo de cambio por varão que hora entra bem a marcha e hora não e se a alavanca tiver justa pior fica para trocar e não era para ser assim afinal não quero e nunca quis esta alavancona ali balançando. Ainda afirmo que não tem nada a ver o liame porque o barulho é interno e sinceramente não sei o que acontece quando se usa outro óleo já que eu sempre uso o original que é um óleo especial para engrenagens do tipo que é a caixa da Chevrolet e hoje ele é sintético desenvolvido pela Castrol Caro pra caramba. Sendo o meu hoje com cambio mais novo já com cabos de aço, é igual cortar manteiga com faca quente nas trocas, porem quando o carro frio eu sinto que é meio duro, tipo 5 minutos que esquenta já fica normal. Já alguns óleos deixa ele duro sempre.

Ainda sobre o ruido também não acho ser rolamentos, caso contrário iria fazer quele ruido de ré ao atingir velocidades altas.


Não creio que o problema seja óleo, mas acho que pode ter sido o problema. Estou pensando que pode ser os rolamentos que tem por lá, mas desconheço seus formatos e as consequências de não troca-los, abrir essa caixa de marcha é um serviço muito chato e um pouco caro para trocar um simples rolamento, se isso ficar só no barulho eu deixo para trocar quando precisar de um novo kit de embreagem, alguns meses atrás eu abri ela e o mexánico não me informou da necessidade de trocar os rolamentos, fica a dica: Abriu caixa? Troque os rolamentos.

Quanto as marchas, elas entram bem fácil, só a ré que fica bugando as vezes, acredito que pelo fato de não ser sincronizada, ai tenho que entrar na primeira e então encaixo a ré tranquilamente.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Barulho caixa de marcha Vectra B 97 8v

por Almeidão » 25 Abr 2015, 09:29

Diego89 escreveu:
Almeidão escreveu:
Diego89 escreveu:
Almeidão escreveu:Que óleo voce está usando?

Adianto que a caixa de marcha fica em movimento quando o carro em ponto morto ou sem pisar na embreagem e é comum um tipo plac, plac, plac não tão alto, mas há sim. Não estou conseguindo formas de acusar o liame que voce trocou, possa ser coincidencia ou até mesmo voce ficou mais atento a caixa depois da troca.

Sobre o óleo, o correto é usar o original, algo de 96,00 o litro e usa 1,8 litros, Eu uso ele e se precisar trocar ou completar usarei ele, ou seja tem que comprar dois de qualquer jeito, mas mesmo com o óleo original ela fará um ruido afinal como eu disse toda a caixa se movimenta com o motor ligado e são muitas engrenagens ali, parando somente quando pisa na embreagem.


O cara não usou um original, usou um 80 da marca petronas se não me engano, foi 15 reais o litro. A questão do liame, o que estava lá era de um astra, então já da para se ter uma ideia de como o antigo dono tratava o carro, coloquei o modelo do Vectra, segundo o dono da loja. O barulho realmente existe e começou depois que fiz a troca do liame, não sei se pode ser os rolamentos. A troca do óleo melhorou muito, ele some um pouco mais rápido.


Eu pra ser sincero nunca gostei deste tipo de cambio por varão que hora entra bem a marcha e hora não e se a alavanca tiver justa pior fica para trocar e não era para ser assim afinal não quero e nunca quis esta alavancona ali balançando. Ainda afirmo que não tem nada a ver o liame porque o barulho é interno e sinceramente não sei o que acontece quando se usa outro óleo já que eu sempre uso o original que é um óleo especial para engrenagens do tipo que é a caixa da Chevrolet e hoje ele é sintético desenvolvido pela Castrol Caro pra caramba. Sendo o meu hoje com cambio mais novo já com cabos de aço, é igual cortar manteiga com faca quente nas trocas, porem quando o carro frio eu sinto que é meio duro, tipo 5 minutos que esquenta já fica normal. Já alguns óleos deixa ele duro sempre.

Ainda sobre o ruido também não acho ser rolamentos, caso contrário iria fazer quele ruido de ré ao atingir velocidades altas.


Não creio que o problema seja óleo, mas acho que pode ter sido o problema. Estou pensando que pode ser os rolamentos que tem por lá, mas desconheço seus formatos e as consequências de não troca-los, abrir essa caixa de marcha é um serviço muito chato e um pouco caro para trocar um simples rolamento, se isso ficar só no barulho eu deixo para trocar quando precisar de um novo kit de embreagem, alguns meses atrás eu abri ela e o mexánico não me informou da necessidade de trocar os rolamentos, fica a dica: Abriu caixa? Troque os rolamentos.

Quanto as marchas, elas entram bem fácil, só a ré que fica bugando as vezes, acredito que pelo fato de não ser sincronizada, ai tenho que entrar na primeira e então encaixo a ré tranquilamente.


A primeira também não é sincronizada, sobre abri a caixa. Porque voce abriu a sua? Bem, se usar o óleo certo, com certeza não precisa trocar o rolamento nunca e já lhe passei o sintoma de rolamento ruim e não parece ser o seu caso.
E nada afirma que usar o óleo errado estraga eles também, porque um rolamento no óleo mesmo que não seja o correto é quase impossivel de estragar, já as engrenagens é outra história.

Quando eu comprei o meu carro, há us 11 anos atrás eu não me preocupei com a caixa andei com ele uns 6 anos com a caixa como eu comprei, logo resolvi dar uma geral trocar cambio etc e percebi olhando por cima que o nível não estava completo e não havia vazamento, isto porque alguem antes deve ter trocado o retentor da caixa e não completou o nível, eu achei ótimo isto porque não houve mistura de óleo e a caixa estava perfeita mesmo tendo a metade do óleo. Abri a tampa embaixo e liberei o que tinha, era algo de um litro e mais um pouquinho, coloquei o óleo original que é sintético e tudo ficou perfeito. Meu carro é 97, ando com ele no mínimo 60km por dia e a caixa não mudou nada.
Imagem

Diego89
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Nov 2014, 18:20
Nome Completo: Marco Diego
Cidade: Santa Cruz
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Barulho caixa de marcha Vectra B 97 8v

por Diego89 » 25 Abr 2015, 20:48

Almeidão escreveu:
A primeira também não é sincronizada, sobre abri a caixa. Porque voce abriu a sua? Bem, se usar o óleo certo, com certeza não precisa trocar o rolamento nunca e já lhe passei o sintoma de rolamento ruim e não parece ser o seu caso.
E nada afirma que usar o óleo errado estraga eles também, porque um rolamento no óleo mesmo que não seja o correto é quase impossivel de estragar, já as engrenagens é outra história.

Quando eu comprei o meu carro, há us 11 anos atrás eu não me preocupei com a caixa andei com ele uns 6 anos com a caixa como eu comprei, logo resolvi dar uma geral trocar cambio etc e percebi olhando por cima que o nível não estava completo e não havia vazamento, isto porque alguem antes deve ter trocado o retentor da caixa e não completou o nível, eu achei ótimo isto porque não houve mistura de óleo e a caixa estava perfeita mesmo tendo a metade do óleo. Abri a tampa embaixo e liberei o que tinha, era algo de um litro e mais um pouquinho, coloquei o óleo original que é sintético e tudo ficou perfeito. Meu carro é 97, ando com ele no mínimo 60km por dia e a caixa não mudou nada.


Abri a caixa para fazer reparos na embreagem. A troca do liame eu mesmo fiz, é bem fácil e fiz tudo certinho.

Quando troquei o óleo da caixa, o que estava lá já era bem velho e não devia ter muito mais que meio litro, vi o mecânico colocando óleo por baixo, é isso mesmo? Depois da troca do óleo o ruído diminuiu muito, as vezes nem o ouço, mas as vezes penso estar ouvindo um ruído parecido com o que um rolamento sem lubrificação faz, quando piso na embreagem ele se dissipa. Preciso analisar melhor.

Diego89
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 23 Nov 2014, 18:20
Nome Completo: Marco Diego
Cidade: Santa Cruz
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Barulho caixa de marcha Vectra B 97 8v

por Diego89 » 27 Abr 2015, 16:43

Almeidão, percebi que o barulho não passa enquanto não pisar na embreagem. Eu achava que ele passava com o tempo mas não me dava conta de quem sempre pisava na embreagem.

Ajgomes
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Set 2020, 10:49
Nome Completo: alex gomes
Cidade: visconde do rio branco
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2001/2001
Idade: 38

Problema no câmbio Vectra 2001 f23

por Ajgomes » 24 Set 2020, 14:46

Fala pessoal sou novo aqui, meu carro começou a fazer um barulho no câmbio semelhante a marcha ré só que pra frente. Levei no mecânico que constatou que é a coroa e o pinhão que estão com problema, só que aqui na minha cidade não consigo encontrar as pessoas, alguém tem alguma sugestão de onde conseguir.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema no câmbio Vectra 2001 f23

por chirola » 24 Set 2020, 15:55

Ajgomes escreveu:Fuente del Mensaje Fala pessoal sou novo aqui, meu carro começou a fazer um barulho no câmbio semelhante a marcha ré só que pra frente. Levei no mecânico que constatou que é a coroa e o pinhão que estão com problema, só que aqui na minha cidade não consigo encontrar as pessoas, alguém tem alguma sugestão de onde conseguir.

oi coroa e pinhao de vectra acha trancuilo novo , mercado libre deveria ter bastantes publicaçoes , olha o preço do repposto e pesquiza o preço de uma caixa completa tem veses que trocar a caixa sai ate mais em conta que desmontar e montar a sua . ja que e tira e poe sem ter que desmontar nada
se comprar coroa e pinhao fala para o mecanico contar os dentes de ambos para nao mudar a relaçao

14 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 158 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 20:15