O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B (1996 – 2005)Controle de tração... Função

24 mensagens
  • 1
  • 2
adriano-vrb
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 10 Abr 2013, 19:40
Nome Completo: Alexandre Vilas Boas
Cidade: Visconde do Rio Branco
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Controle de tração... Função

por adriano-vrb » 29 Jan 2015, 11:52

Ola amigos, sou o feliz proprietário de um VCD, completo, estive pesquisando e descobri uma coisa nova para mim, e talvez também seja novidade para muitos aqui do clube. :9:
Quando a luz do TC, controle de tração estiver acessa quer dizer que o sistema esta desligado, e quando apagada do painel esta funcionando, eu sempre achei que fosse ao contrario. Inclusive tal informação também e mostrada de forma equivocada no manual do Vectra que diz q qdo a luz estiver acesa o sistema estará ativo, na verdade e ao contrario. Mas não foi apenas a GM que errou, a Ford também colocou no manual do Focus ao contrario, porem pediu um Recal e mudaram tal informação. :47:

vejam reportagem abaixo

Embora mais comum em países onde há neve, o controle eletrônico de tração equipa também alguns carros nacionais, como Vectra CD, Focus Ghia e Mercedes Classe A. Sua finalidade é permitir a transmissão do máximo de potência para o solo sem que haja deslizamento dos pneus. Além das vantagens de segurança (a perda de aderência pode gerar reações no volante) e do menor desgaste dos pneus nessas condições, há um benefício ao desempenho: é nessa condição que se obtém a melhor aceleração -- a perda de aderência, que faz "cantar" os pneus, representa um retardo na aceleração.

O controle pode atuar de duas formas: aplicando o freio individual de uma das rodas motrizes, quando apenas ela perder aderência, ou atuando na central eletrônica do motor, caso a perda se verifique em ambas as rodas de tração. No segundo caso, porém, ocorre uma redução de potência que prejudica o desempenho por instantes, prejudicando uma hipotética prova de aceleração. De acordo com as condições de piso, desligar o sistema pode ser benéfico com esse fim, mas não há nenhum problema em mantê-lo ativo por toda a vida útil do veículo.

É importante observar que o controle de tração -- sempre, em qualquer veículo -- atua no modo padrão, servindo o botão no painel para desligá-lo e não para acioná-lo. É com o sistema inativo que aparece a luz-piloto indicativa no painel, justamente para alertar o motorista de que não conta com esse recurso de segurança. Parece incrível, mas o manual de instruções do Vectra traz a informação incorreta de que se deve ligá-lo pelo botão. A Ford publicou a mesma falha no manual do Focus, mas efetuou recall rapidamente corrigindo a informação.

VCDAUTO1997
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Abr 2015, 15:15
Nome Completo: Jose Caetano lopes
Cidade: Campo Limpo Paulista
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Controle de tração.... eu achei que era ao contrario

por VCDAUTO1997 » 23 Abr 2015, 15:36

Olá, boa tarde!
Muito interessante essa sua descoberta, estou no meu segundo VCD e não fazia ideia sobre isso, nem nunca tinha pensado sobre. Vou prestar atenção no meu, valeu, um grande abraço...

djmts
GL Member
GL Member
Mensagens: 94
Registrado em: 27 Ago 2014, 19:27
Nome Completo: Matheus Tusikas Schutz
Cidade: Iracemápolis
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Controle de tração.... eu achei que era ao contrario

por djmts » 25 Abr 2015, 01:29

É sério isso mesmo?.
Onde você viu essa informação?

Poxa, e eu aqui com um medo enorme de ter que gastar fortunas para fazer apagar a luz do TC do meu VCD que não apaga e nem acende quando aperto o botão lá.

O de vocês, está com o TC aceso lá no painel?. Quando vocês apertam, acontece alguma coisa no painel/motor?.
A luz apaga quando vocês apertam o botão do TC?.

O meu aqui não acontece nada quando aperto o botão do TC, será que está com problema ou é normal mesmo?? :47:

Até mais!!!.

Avatar do usuário
Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Mensagens: 464
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:56
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Controle de tração.... eu achei que era ao contrario

por Rafael Mogli » 25 Abr 2015, 09:44

Vectra com abs e controle de tracao costuma da problema no modulo
O meu deu problema e eu retirei ele.
o sistema funciona quando a luz do painel ta apagada.
Quando vc clica nela e aparece no painel a luz indicativa que o sistema n ta funcionando
Quando ocorre problema no modulo costuma parar somente o velocimetro.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10644
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Controle de tração.... eu achei que era ao contrario

por Arquiteto » 25 Abr 2015, 10:58

djmts escreveu:

O de vocês, está com o TC aceso lá no painel?. Quando vocês apertam, acontece alguma coisa no painel/motor?.
A luz apaga quando vocês apertam o botão do TC?.

O meu aqui não acontece nada quando aperto o botão do TC, será que está com problema ou é normal mesmo?? :47:

Até mais!!!.


Dj ...

teste simples do TC se funcionando normalmente acho que seu carro não vai cantar pneu na arrancada

(acho que nem que quisesse pois o seu e ATM)

agora se não estiver funcionando acho que vai gastar uma grana sim pra colocar em ordem

djmts
GL Member
GL Member
Mensagens: 94
Registrado em: 27 Ago 2014, 19:27
Nome Completo: Matheus Tusikas Schutz
Cidade: Iracemápolis
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Controle de tração.... eu achei que era ao contrario

por djmts » 25 Abr 2015, 13:21

Arquiteto escreveu:
djmts escreveu:

O de vocês, está com o TC aceso lá no painel?. Quando vocês apertam, acontece alguma coisa no painel/motor?.
A luz apaga quando vocês apertam o botão do TC?.

O meu aqui não acontece nada quando aperto o botão do TC, será que está com problema ou é normal mesmo?? :47:

Até mais!!!.


Dj ...

teste simples do TC se funcionando normalmente acho que seu carro não vai cantar pneu na arrancada

(acho que nem que quisesse pois o seu e ATM)

agora se não estiver funcionando acho que vai gastar uma grana sim pra colocar em ordem


É, o meu nunca cantou pneu, Arquiteto!!!.
Só fico encafifado com aquela luz acesa lá no painel que não apaga de jeito nenhum.
Será que pode ser o botão que está quebrado??.

Na pior das hipóteses, se estiver com problemas no TC, quanto mais ou menos vou gastar para resolver isso?.

Quero deixar meu VCD em ordem, estou gastando uma grana alta pra arrumar ele, então já que estou lascado, me lasco de vez e arrumo tudo e fico livre de problemas pesados por um bom tempo Kkkk!.

Vlw!!!.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10644
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Controle de tração.... eu achei que era ao contrario

por Arquiteto » 25 Abr 2015, 18:39

luz acessa = 100% problema no tc

para começar avaliar o que precisa ser feito tem de fazer um diagnostico com um scanner

das duas umas ou vc da um tremendo golpe de sorte e so apaga o erro gravado que e tudo volta ao normal

ou pelo menos fica sabendo onde esta o problema ... modulo, sensores etc ...

:47:

djmts
GL Member
GL Member
Mensagens: 94
Registrado em: 27 Ago 2014, 19:27
Nome Completo: Matheus Tusikas Schutz
Cidade: Iracemápolis
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Controle de tração.... eu achei que era ao contrario

por djmts » 25 Abr 2015, 21:55

Arquiteto escreveu:luz acessa = 100% problema no tc

para começar avaliar o que precisa ser feito tem de fazer um diagnostico com um scanner

das duas umas ou vc da um tremendo golpe de sorte e so apaga o erro gravado que e tudo volta ao normal

ou pelo menos fica sabendo onde esta o problema ... modulo, sensores etc ...

:47:


Meu Deus!.
Vc sabe de alguma benzedeira especializada em Vectra??. Vou ter que benzer o meu, não vai ter jeito!!! Kkkkk.

Quando eu girava a chave no contato, a luz da injeção não acendia, só a do TC. O meu mecânico falou que como tiraram o painel para arrumar o velocímetro, podem ter queimado a lâmpada da injeção e ligado errado o comando do TC.

Ele falou que realmente só fazendo uma inspeção detalhada para saber se arrumando o problema da luz da injeção o do TC pode apagar ou não.
E aí olhar cada problema separadamente kkkkkkkk.

Tomara que com o motor novo, tudo fique em ordem e eu não preciso esquentar a cabeça com essas coisas.
Até porque, não tenho mais onde arrumar verba!!!.
A não ser que eu faça amizade com o pessoal lá que desviou verba da Petrobras Ahahahahaah!.
Na pior das hipóteses, exigirei minha propina em gasosa Podium pra abastecer o Vectroso!!! Kkkkkkk

Mas falando sério agora, não vejo a hora que o motor chegue e tudo se resolva no carro!!!.
Estou louco para deixar ele em ordem. Maaaas agora com esse seu alerta, Arquiteto, fiquei realmente preocupado.
Vou rezar para que seja o botão que esteja com problema... Pra esse ano, gastei tudo o que tinha e não tinha para arrumar o Vectra.
$$ agora só no 13º do ano que vem e olhe lá!!! :( .



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Avatar do usuário
Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Mensagens: 464
Registrado em: 14 Mai 2013, 23:56
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Controle de tração.... eu achei que era ao contrario

por Rafael Mogli » 27 Abr 2015, 03:00

Como vc pensa em ficar um bom tempo com vectra , devagar vai arrumando
Tem um usuário chamado SAM, que arruma o sistema abs, fica entorno de 500 dilmas.
O meu eu tirei , porem assim que acertar o problema do meu cabeçote , lá pra o final do ano, eu pretendo arrumar o abs.
porem agora n tenho como $$. Como quase nunca passo de 60 km/h o abs n chega a ser uma coisa que teria medo de n possuir.

djmts
GL Member
GL Member
Mensagens: 94
Registrado em: 27 Ago 2014, 19:27
Nome Completo: Matheus Tusikas Schutz
Cidade: Iracemápolis
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Controle de tração.... eu achei que era ao contrario

por djmts » 30 Jul 2015, 02:42

Ressuscitando o tópico...

Arquiteto, arrumei o painel do meu Vectra.
Foi trocado a lâmpada do painel que ilumina o símbolo da injeção eletrônica. Graças á Deus não estava com problema na injeção... era só a lâmpada que estava queimada. UFA!!! :102: .

Porém, a luz do TC ainda está ativa no painel e não apaga. Continua o mesmo problema de antes:
Aperto o botão do TC e nada acontece: Não acende e nem apaga no painel e nem a lampadinha do botão (se é que tem alguma lampadinha como o do botão do AR e desembaçador etc...).

Estou ferrado?. Será que talvez seja só um problema no botão do meu painel?.
Achei um botão novo e original no mercado livre por apenas R$ 34,00: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tracao-_JM .

Será que vale trocar o botão para ver se funciona ou não?. Ou está com problema mesmo e terei que gastar mais uma fortuna para deixar o carro em ordem?. Somando tudo aqui, já gastei uns R$ 10-12 mil nele até agora em mecânica e peças... é fogo... muito dinheiro!.
E para completar, minha ex cunhada pegou o carro emprestado e teve a proeza de encostar o capo na traseira de um outro carro, fazendo que o capô ficasse um pouco desalinhado. Mais outra coisa que terei de arrumar para ficar 100%.

Se for problema no TC mesmo, tem haver com o ABS ou nada haver?. A luz do ABS no meu painel acende no contato e logo depois apaga normalmente.

MarlboroSP
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Mai 2016, 18:18
Nome Completo: Wilson de almeida souza
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Controle de tração.... eu achei que era ao contrario

por MarlboroSP » 31 Mai 2016, 23:30

Boa noite amigos, deixa eu ver se eu entendi.
Tenho um VCD 2001 que possui TC, no caso quando acionamos o botão no painel e acende a luz laranja indica que o sistema esta DESLIGADO correto?
Entende se como se fosse uma Luz de alerta como no AirBag se acender tem algo errado e ou inoperante. Correto?

ivanfg2000
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Out 2015, 10:14
Nome Completo: Ivan Franco Guimarães
Cidade: Botelhos
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Controle de tração.... eu achei que era ao contrario

por ivanfg2000 » 01 Jun 2016, 00:25

E ae pessoal, isso q da morar na cidade e não encontrar ou ficar com dó de testar num barrinho. .. hehe

Não li o manual agora, mas acredito q ele quis dizer que, quando o sistema estiver ativo, ou seja, luz apagada no painel, e alguma roda perder atrito e provocar o acionamento do TC, a lâmpada no painel se acenderá cada vez que o sistema atuar, na prática piscando junto com os tranquinhos que se nota pela frenagem automática da roda... procure uma rua de terra enlameada ou uma de paralelepípedos que costuma acionar fácil ao se pisar fundo pra testar, em média rotação mesmo...

Abraço

Cesar luiz
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Mar 2017, 00:31
Nome Completo: Cesar Luiz Gonçalves Luz
Cidade: Santa Cruz do sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Controle de tração.... eu achei que era ao contrario

por Cesar luiz » 09 Jan 2018, 23:27

:105:

Avatar do usuário
Rodrigo di freitas
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 30 Mai 2017, 19:15
Nome Completo: Rodrigo de freitas
Cidade: Cachoeirinha
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Controle de tração.... eu achei que era ao contrario

por Rodrigo di freitas » 10 Jan 2018, 11:12

Boa Tarde!

Ótima dica parceiro, eu sempre ligava a luz em condições climáticas extremas. Imagina só, ao invés de contar com o sistema estava desabilitando :(

Avatar do usuário
williamCDV
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 04 Set 2016, 20:04
Nome Completo: william santos santos
Cidade: caxias do sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

botao controle de tracao

por williamCDV » 05 Fev 2018, 22:32

Meu vectra 98 cd tem os fios do botao tc so nao ativa alguem sabe se tem algum fusivel ou alguma coisa k posso fazelo acender e acionar normal?e nao liga quando liga a chave

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk

Felipebel
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Nov 2017, 17:24
Nome Completo: Felipe Belvedereze Keller
Cidade: Pindamonhangaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Controle de tração... Função

por Felipebel » 30 Mar 2018, 19:41

Boa noite rapazeada! Sou novo por aqui, então me desculpem qualquer coisa kkk
Tenho um Vectra cd 98, e quando tento cantar pneu com o carro, a luz do TC acende é só apaga quando desligo o carro. Isso acontece no de vocês também?? Vlw!

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Controle de tração... Função

por danrmp » 31 Mar 2018, 16:17

Não. Provavelmente está gravando falha por algum motivo. O certo é piscar em caso de destracionamento. Depois ela fica apagada.

Avatar do usuário
williamCDV
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 04 Set 2016, 20:04
Nome Completo: william santos santos
Cidade: caxias do sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ligacao controle de tracao

por williamCDV » 25 Mai 2018, 09:33

Bom meu VcB/CD tem o tc mas esta desativado alguem pode me ajudar pois kero reatiava-lo,tem.algum modulo do yc ou algo do tipo me ajudem por favor 54 91377305 chamem whats ou respondam ai obrigadooo

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Ligacao controle de tracao

por danrmp » 25 Mai 2018, 09:47

O que está desativado? O Chicote? O botão? Seu carro realmente tem o TC??

Avatar do usuário
williamCDV
Member
Member
Mensagens: 36
Registrado em: 04 Set 2016, 20:04
Nome Completo: william santos santos
Cidade: caxias do sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ligacao controle de tracao

por williamCDV » 25 Mai 2018, 10:12

sim pois atraz da moldura dos botoes tem os fios so nao tem o botao e quando coloco o botao e quando aperto ele so liga quando eu aperto o botao

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

24 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

Bem-vindo: 19 Mar 2024, 03:40