O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaÓleo câmbio manual
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

49 mensagens
RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Óleo câmbio manual

por RC Geisel » 13 Mar 2015, 10:27

Para os mais entendidos em óleo, o que o rapaz do vídeo ai falou, confere ?
Estou com plano de trocar o óleo do câmbio (vectra 2.2 8V 1999)
No manual pede SAE 80W RTL 93257390
Caso não ache esse, posso substituir pela isa fluído 556 ou algum outro ?

https://www.youtube.com/watch?v=W-MkPXtnvUs

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Mensagens: 856
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:59
Nome Completo: Marco Souza
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Re: Óleo câmbio manual

por mdemarquinho » 13 Mar 2015, 10:32

Vou dar minha opinião sobre o assunto.

Já trabalhei em mecaninca de auto e fiz curso de mecânica diesel, até aonde sei, não se troca óleo de cambio, salvo quando necessário abri-lo para fazer manutenção, fora isso não se troca.

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Óleo câmbio manual

por RC Geisel » 13 Mar 2015, 11:03

mdemarquinho escreveu:Vou dar minha opinião sobre o assunto.

Já trabalhei em mecaninca de auto e fiz curso de mecânica diesel, até aonde sei, não se troca óleo de cambio, salvo quando necessário abri-lo para fazer manutenção, fora isso não se troca.



É o que diz o manual também, mas a gente fica com o pé atras...
Temos um trator new holland 7630 e manual pede troca de óleo a cada 1200 hrs de serviço, só que la óleo de câmbio, diferencial e sistema hidráulico é tudo junto (10W30) , só da direção é separado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Óleo câmbio manual

por Almeidão » 13 Mar 2015, 12:37

Amigo, use o óleo original, custa caro pra caramba e vale apenas trocar sim. Compre 2 litros e use 1,8.

Porque vale apenas trocar? Bem, o Vectra mais antigo usava óleo mineral, hoje o original é sintético, como sou parecido a ti, achei melhor trocar e não foi só por este motivo, um deles é que eu não comprei ele novo e todos sabem, mecanico mexe ali e mete qualquer óleo de caixa para completar e nós nunca sabemos o que tem ali dentro, afinal se estourar um retentor da saida da homocinética, já vai ter que completar.

Hoje tenho a certeza que o meu é original sintético, na época paguei 86,00 cada litro e cheguei a pensar que eu estava louco. Hoje com toda sinceridade não me arrependo nada do que fiz, até acho que valía mais pela leveza que ficou as mudanças.

O numero dele original é 94728699, a embalagem é Castrol, mas mesmo achando fora da GM ele ainda é caro. Tem no ML por 70,00, mas o valor normal é algo de 97.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... nal-gm-_JM
Imagem

Avatar do usuário
joel
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 12 Set 2014, 19:31
Nome Completo: joel queiroz
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Óleo câmbio manual

por joel » 14 Mar 2015, 16:29

Tenho um vectra 16 v o câmbio f 18wr meu mecânico falou que o óleo do câmbio do monza é o mesmo que o do vectra este Ae mesmo Sae 80 óleo vermelho bem mais em conta acho q foi uns 24 reais o litro foi colocado 2 litros . Espero ter ajudado

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Óleo câmbio manual

por corsa turbo » 14 Mar 2015, 19:54

Oleo de cambio é o descrito manual, os do vectra mais antico é mineral, dos mais novos, é sintetico.
O recomendado é sempre repor pelo original.
Troca não constuma ser pontuado no manual.
att
obs. Jamais usem o oleo hidraulico de direção/cambio manual
ObsII. Já houvi de uma "oficina de cambio" que usando o oleo 90 dos demais carros é melhor para o cambio do monza/vectra e evita a corrosão da planetaria/satelite tão comum nestes cambios.(não recomendo, não tenho estudo sobre isso)
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

RC Geisel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 204
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:29
Nome Completo: Roberto Carlos Geisel
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Óleo câmbio manual

por RC Geisel » 15 Mar 2015, 09:53

Obrigado a todos que se dispõe a ajudar...
Aqui tem mais um vídeo, bem interessante...

https://www.youtube.com/watch?v=eRq_4i9lEqc

Se alguém mais tiver informações sobre troca de óleo do câmbio manual, que tenho trocado o óleo, e que com o óleo novo o câmbio esteja funcionando bem e quiser disponibilizar essas informações, esteja a vontade...

No meu caso, não tem vazamento, não sei se o óleo já foi trocado alguma vez,tenho o carro faz quase 6 anos e hoje esta com 133.000 km, câmbio esta ótimo as trocas de marcha, só tinha a ideia de trocar o óleo por ter um óleo novo dentro, o fato é que tem gente que diz pra usar o 75W85 enquanto outros dizem o contrário, o original SAE 80W RTL não acha mais pra comprar e como o cara do vídeo ai diz , pode ser substituído pelo ISA FLUÍDO 556
Enquanto não tiver certeza absoluta de qual dos dois usar, por enquanto vai ficar o velho dentro mesmo, por que, estando tudo funcionando bem, e por uma troca de óleo errada de repente tiver problemas futuros com o câmbio, o medo é grande

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Óleo câmbio manual

por Almeidão » 15 Mar 2015, 14:16

RC Geisel escreveu:Obrigado a todos que se dispõe a ajudar...
Aqui tem mais um vídeo, bem interessante...

https://www.youtube.com/watch?v=eRq_4i9lEqc

Se alguém mais tiver informações sobre troca de óleo do câmbio manual, que tenho trocado o óleo, e que com o óleo novo o câmbio esteja funcionando bem e quiser disponibilizar essas informações, esteja a vontade...

No meu caso, não tem vazamento, não sei se o óleo já foi trocado alguma vez,tenho o carro faz quase 6 anos e hoje esta com 133.000 km, câmbio esta ótimo as trocas de marcha, só tinha a ideia de trocar o óleo por ter um óleo novo dentro, o fato é que tem gente que diz pra usar o 75W85 enquanto outros dizem o contrário, o original SAE 80W RTL não acha mais pra comprar e como o cara do vídeo ai diz , pode ser substituído pelo ISA FLUÍDO 556
Enquanto não tiver certeza absoluta de qual dos dois usar, por enquanto vai ficar o velho dentro mesmo, por que, estando tudo funcionando bem, e por uma troca de óleo errada de repente tiver problemas futuros com o câmbio, o medo é grande


RC Geisel, acho que esta opinião que eu lhe passei, dificilmente você terá de outro, afinal não é qualquer um que enfia a mão no bolso para comprar 2 litros de óleo que custa hoje R$ 97,00 cada um e vamos e convenhamos usar um de 24,00 fica bem mais fácil e por estas e outras que muitos não saberão como ficaria uma caixa usando este óleo que eu estou usando há uns 2 anos e só coloquei consultando a Chevrolet e depois o ex-chefe da oficina deles que hoje é aposentado, um super mecânico o qual aprendi muito com ele há uns 12 anos atrás. Como já não existe o antigo óleo que era mineral, foi desenvolvido para Chevrolet este sintético e serve para todos tipos de caixa manual GM, serve para todos os caros deles, mesmo os antigos.

Defina você o que quer de bom para o seu carro ou até mesmo o que quererás de bom para o seu semelhante se você vender ele depois.
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Óleo câmbio manual

por Adriano cruz » 15 Mar 2015, 14:48

Almeidão escreveu:
RC Geisel escreveu:Obrigado a todos que se dispõe a ajudar...
Aqui tem mais um vídeo, bem interessante...

https://www.youtube.com/watch?v=eRq_4i9lEqc

Se alguém mais tiver informações sobre troca de óleo do câmbio manual, que tenho trocado o óleo, e que com o óleo novo o câmbio esteja funcionando bem e quiser disponibilizar essas informações, esteja a vontade...

No meu caso, não tem vazamento, não sei se o óleo já foi trocado alguma vez,tenho o carro faz quase 6 anos e hoje esta com 133.000 km, câmbio esta ótimo as trocas de marcha, só tinha a ideia de trocar o óleo por ter um óleo novo dentro, o fato é que tem gente que diz pra usar o 75W85 enquanto outros dizem o contrário, o original SAE 80W RTL não acha mais pra comprar e como o cara do vídeo ai diz , pode ser substituído pelo ISA FLUÍDO 556
Enquanto não tiver certeza absoluta de qual dos dois usar, por enquanto vai ficar o velho dentro mesmo, por que, estando tudo funcionando bem, e por uma troca de óleo errada de repente tiver problemas futuros com o câmbio, o medo é grande


RC Geisel, acho que esta opinião que eu lhe passei, dificilmente você terá de outro, afinal não é qualquer um que enfia a mão no bolso para comprar 2 litros de óleo que custa hoje R$ 97,00 cada um e vamos e convenhamos usar um de 24,00 fica bem mais fácil e por estas e outras que muitos não saberão como ficaria uma caixa usando este óleo que eu estou usando há uns 2 anos e só coloquei consultando a Chevrolet e depois o ex-chefe da oficina deles que hoje é aposentado, um super mecânico o qual aprendi muito com ele há uns 12 anos atrás. Como já não existe o antigo óleo que era mineral, foi desenvolvido para Chevrolet este sintético e serve para todos tipos de caixa manual GM, serve para todos os caros deles, mesmo os antigos.

Defina você o que quer de bom para o seu carro ou até mesmo o que quererás de bom para o seu semelhante se você vender ele depois.

Boa Almeidão, tô usando esse óleo faz tempo e até o cheiro dele é diferente dos óleos convencionais e é bem límpido.

cilindrada
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 27 Nov 2014, 20:23
Nome Completo: Claudio Fogaça
Cidade: Almirante tamandare
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

troca de oleo de cambio

por cilindrada » 01 Mai 2015, 18:09

Boa noite tenho uma duvida preciso trocar o oleo da caixa mas o original é muito caro 140 o litro lembrando que no manual e o sae 80w rtl ac delcon n 93.257.390 sera que nao tem outro mais barato para substituir esse me de uma ajuda ai galera...

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: troca de oleo de cambio

por Pedro Josino » 03 Mai 2015, 16:44

Sugiro o seguinte, tente colocar as mãos no óleo ACDelco e no verso da embalagem ver quem é a empresa que produz aquele óleo. Com o fabricante do óleo e a especificação dele, é possível comprar numa auto peças o mesmo óleo sem a embalagem ACDelco por um valor bem inferior. Não sei se você sabe mas a ACDelco não fabrica nada, ela apenas reembala os produtos de outros fabricantes com sua etiqueta.

Ronie Barbosa
Member
Member
Mensagens: 42
Registrado em: 15 Fev 2015, 14:38
Nome Completo: Ronie Barbosa
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: troca de oleo de cambio

por Ronie Barbosa » 04 Mai 2015, 13:00

Olha irmão eu pesquisei muito na net e encontrei esse aí , coloquei e até agora sem problemas,especificações : multi viscoso semi-sintético 75w90 da petrobras , só não sei o preço , mas com certeza não cuta R$140,00 , que é o preço do ac-delco .
Imagem
EX -VECTRA EXPRESSION 2,2 MPFI 8V MEC 2002/2002
ATUAL -VECTRA ELEGANCE 2.0 MPFI 8V MEC FLEX 2011/2011

cilindrada
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 27 Nov 2014, 20:23
Nome Completo: Claudio Fogaça
Cidade: Almirante tamandare
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: troca de oleo de cambio

por cilindrada » 04 Mai 2015, 18:04

valeu irmao vou por esse ai muito obg...

clayton_sp
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Abr 2016, 15:15
Nome Completo: clayton machado
Cidade: guarei
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Oleo cambio vectra 8v manual

por clayton_sp » 18 Abr 2016, 18:34

Boa noite, tive um problema no cárter do cambio teve vazamento ,,, ai arrumado fui na velmax comprar óleo do cambio o atendente me vendeu um ac delco sintetico 75w 85 r$84 o litro mas isso não importa sempre gosto de por oque realmente é bom porem vendo no manual o correto seria sae 80 rtl ou seja o vendedor me vendeu errado e ja esta no cambio, agora vem a duvida pois não encontro esse sae 80 rtl tem similar dele, e por ter colocado o sintetico melhor trocar ou ate seria melhor deixar o sintetico grato a tds e desculpem se estiver colando em tópico errado


Enviado de meu GT-N8010 usando Tapatalk
Editado pela última vez por clayton_sp em 20 Abr 2016, 14:46, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Oleo cambio vectra 8v manual

por Almeidão » 20 Abr 2016, 01:27

clayton_sp escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, tive um problema no carter do cambio teve vazamento ,,, ai arrumado fui na velmax comorar oleo do cambio o atendente me vendeu um ac delco sinretico 75w 85 r$84 o litro mas isso nao importa sempre gosto de por oque realmente é bom porem vendo no manual o correto seria sae 80 rtl ou seja o vendedpr me vendeu errado e ja esta no cambio, agora vem a duvida pois nao encontro esse 80 rtl tem similar dele, e por ter colocado o sintetico melhor trocar ou ate seria melhor deixar o sintetico grato a tds e desculpem se estiver colando em topivo errado ou q ja exista um [WHITE SMILING FACE],


Enviado de meu GT-N8010 usando Tapatalk


O óleo está certo, você quem fez errado. O seu carro tem óleo mineral, o antigo óleo que GM usava, hoje só usa sintético e você deveria ter tirado todo e colocado 1,80 litros deste quem você tinha comprado.

Bem, agora é tirar tudo e colocar 1,80 sintético que é muito bom ou esperar para ver o que vai acontecer. Eu que não gosto de ficar torcendo, faria a troca total.

Sds
Imagem

clayton_sp
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Abr 2016, 15:15
Nome Completo: clayton machado
Cidade: guarei
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Oleo cambio vectra 8v manual

por clayton_sp » 20 Abr 2016, 08:32

Correto almeidao troquei tudo óleo tirei a tampa do mini cárter e esgotei tudo antes de por o sintetico, minha duvida era se deixava o sintetico ou esgotava ele e colocava o mineral entendeu e mto obrigado por responder, tu ja tinha me ajudado a resolver um problema com cebolão do meu carro tu e joão do vale me indicaram o mte 760 já tinha um login aki porem não consegui mais acesso tive que fazer esse outro, obg melhor é deixar o sintetico mesmo então pensei nessa logica tbm. abraços

Everaldo Oliveira
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Mar 2016, 17:38
Nome Completo: José Everaldo de Oliveira
Cidade: camaragibe
Estado: Pernambuco
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Oleo cambio vectra 8v manual

por Everaldo Oliveira » 24 Abr 2016, 03:44

Bom Dia.
Tenho um Vectra Gls 2.2 99. Minha dúvida é a seguinte. A mala do meu carro só abre com a chave, mesmo destravado. Isso é normal? Ela deveria abrir apenas apertando o botão? Será q alguém poderia me ajudar.

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Oleo cambio vectra 8v manual

por JoãodoValle » 24 Abr 2016, 09:36

Everaldo Oliveira escreveu:Fuente del Mensaje Bom Dia.
Tenho um Vectra Gls 2.2 99. Minha dúvida é a seguinte. A mala do meu carro só abre com a chave, mesmo destravado. Isso é normal? Ela deveria abrir apenas apertando o botão? Será q alguém poderia me ajudar.

Amigo, atente-se ao local de postagem, esse tópico é sobre outro assunto.

Mas vou dar uma palinha pra vc nessa hehe, mas na próxima verifique se já não existe algum tópico sobre esse assunto e caso não crie um novo para esclarecer sua dúvida.

O porta malas tem duas posições que vc pode deixar, em uma delas (a que eu prefiro) vc deixa o miolo na vertical, ele trava junto com a trava elétrica do carro e abre apenas apertando o botão quando destravado, mas ele tem a opção de abrir só com a chave e o seu deve ta configurado assim, o miolo deve estar na horizontal quando vc tira a chave.

Se essa função não tiver funcionando ou não entendeu, verifique o manual do seu carro que ilustra o que estou falando.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Oleo cambio vectra 8v manual

por Almeidão » 24 Abr 2016, 16:09

João, eu tenho que verificar a minha, acho que ela fica na horizontal kakkakkakakk. Pode ser também que tenha algo solto ali dentro ou a trava elétrica esteja estragada. Só olhando mesmo para ver se está funcionando. Bem, estando na vertical ou horizontal, você está certo que sim, existe esta opção a qual eu prefiro simplesmente destrancar o carro e abrir somente ao apertar o botão. E assim voltando a travar ao travar o alarme.
Imagem

JUNIOR 2000
Member
Member
Mensagens: 40
Registrado em: 23 Mar 2016, 20:44
Nome Completo: JERSON JUNIOR
Cidade: ALEGRIA
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Oleo cambio vectra 8v manual

por JUNIOR 2000 » 25 Abr 2016, 10:36

ola!use 2 litros de oleo 556 da ipiranga....

49 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 182 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.