O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra C[Resolvido] Ligo o AC e ventoinha 2 estágio arma

12 mensagens   •   Página 1 de 1
Thiago Castro
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 24 Dez 2013, 11:21
Nome Completo: Thiago Augusto Alves de Castro
Cidade: Vila Velha
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

[Resolvido] Ligo o AC e ventoinha 2 estágio arma

por Thiago Castro » 06 Mai 2015, 13:54

Boa tarde pessoal,

Depois de muitas buscas pelo fórum, youtube, google e idas a "mexânicos". Não consegui achar a solução para meu problema.
Tenho um Vec C, 2009, já tive esse problema antes mas ele parou sozinho. Assim que ligo a ar condicionado, passam-se poucos segundos e a ventoinha do 2 estágio arma e desarma, fica assim enquanto eu estiver com o ar condicionado ligado.
Fui a um colega (mexânico) e ele mediu a pressão do ar condicionado. A pressão está subindo rápido e por isso está armando a ventoinha, como ele disse que o problema era elétrico e não sabia o que era, fiquei meio desconfiado. Fui a um mecânico mesmo e ele nem olhou a pressão só disse que era pressostato.

Agora eis a questão, será:
:47:
Pressostato? não pode ser, uma vez que ele está exercendo a função dele e armando a ventoinha;
Sensor de temperatura? não pode ser, pois só arma o 2 estagio quando estou com o ar ligado ou com o ar desligado no trânsito;
Pressão baixa do gás? pode até ser, mas como disse, já tive esse problema antes e ele sumiu.

Obs: Acendeu de anomalia acendeu no painel (aquela chave de boca) mas o carro não entrou em programa de emergência, passei o Rasther e não apresentou nenhum problema.

Obrigado pela atenção.
Editado pela última vez por Thiago Castro em 08 Mai 2015, 06:35, em um total de 1 vez.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ligo o AC e ventoinha 2 estágio arma

por Almeidão » 07 Mai 2015, 08:07

Amigo, isto é problema elétrico. Vamos lá pra ver se voce entende realmente como é o carro.

01 - ligou o ar e ele realmente ligou, já ligam as duas ventoinhas na baixa automáticamente atravez de um relê.
02 - ligou o ar e ele não ligou pode ser o pressostato.
03 - ar funcionando normal, porem não entra o segundo estágio por aumento de pressão do gás, problema no pressostato.
04 - ar funcionando, não entra o segundo estágio, temperatura se eleva passando do meio, não entra o segundo estágio, problema no sensor de temperatura da agua. Neste caso, já é risco para o motor.

Pelo que voce diz, voce liga o ar e as ventoinhas não aramam, ou armam e desarmam. Está errado, elas tem que ficar armadas direta assim que o ar funciona e pelo que voce diz é problema de contatos sujos, colados ou relês com contatos queimados. Por fim pode ser até um fusível encantado (expressão usada para fusivel não queimado e não funcionando), neste caso basta tirar o fusivel e recolocar que ele vota a funcionar, bem para evitar isto deve se limpar com limpa contato ou com WD40. O mesmo deve ser feitos nos relês todos, incluindo o do ar condicionado que pode está com o mesmo problemas.
Imagem

Thiago Castro
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 24 Dez 2013, 11:21
Nome Completo: Thiago Augusto Alves de Castro
Cidade: Vila Velha
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Ligo o AC e ventoinha 2 estágio arma

por Thiago Castro » 08 Mai 2015, 06:35

Almeidão, obrigado pela ajuda e foi isso mesmo. A tomada que vai no eletro ventilador estava danificada. Segue imagem:
Imagem
Imagem

Feito o reparo, voltou a funcionar normalmente.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: [Resolvido] Ligo o AC e ventoinha 2 estágio arma

por Thiago Menezes » 08 Mai 2015, 08:52

Show de bola, muito bom quando se resolve um problema sem muito trabalho ou dinheiro :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [Resolvido] Ligo o AC e ventoinha 2 estágio arma

por Almeidão » 12 Mai 2015, 07:47

Algums destas tomadas queimam com facilidade e eu não sei o motivo. Tive este problema com um Agiles da minha filha e resolvi trocando ela e se eu não achasse a tomada para trocar iria soldar o fio para já eliminar este problema. Neste caso a nova não usei WD40, usei foi é graxa mesmo, graxa branca e pode ser graxa de silicone também. Já fez um ano e continua perfeito, a dica é meter graxa ai antes de montar.
Imagem

Thiago Castro
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 24 Dez 2013, 11:21
Nome Completo: Thiago Augusto Alves de Castro
Cidade: Vila Velha
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: [Resolvido] Ligo o AC e ventoinha 2 estágio arma

por Thiago Castro » 02 Jun 2015, 08:40

Show, vou colocar graxa agora! :28:

Avatar do usuário
celsorica
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Jul 2013, 22:20
Nome Completo: CELSO RICARDO DO NASCIMENTO
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

[Resolvido] Ligo o AC e ventoinha 2 estágio arma

por celsorica » 19 Dez 2016, 09:11

Thiago Castro escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão, obrigado pela ajuda e foi isso mesmo. A tomada que vai no eletro ventilador estava danificada. Segue imagem:
Imagem
Imagem

Feito o reparo, voltou a funcionar normalmente.

Tiago blz,

Tenho um gt 2009 com o mesmo problema. Não consigo visualizar as fotos que vc postou.
Poderia mandar pra mim por favor?
E quanto vc gastou no reparo? Procuro um auto eletrico?
Se possível mande no : celsorica@bol.com.br

Obrigado.

NETTOKID
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 15 Jun 2017, 00:47
Nome Completo: ANTONIO MELQUIADES DE OLIVEIRA NETTO
Cidade: SAO DOMINGOS
Estado: Bahia
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2009/2010

[Resolvido] Ligo o AC e ventoinha 2 estágio arma

por NETTOKID » 13 Jan 2022, 19:32

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Amigo, isto é problema elétrico. Vamos lá pra ver se voce entende realmente como é o carro.

01 - ligou o ar e ele realmente ligou, já ligam as duas ventoinhas na baixa automáticamente atravez de um relê.
02 - ligou o ar e ele não ligou pode ser o pressostato.
03 - ar funcionando normal, porem não entra o segundo estágio por aumento de pressão do gás, problema no pressostato.
04 - ar funcionando, não entra o segundo estágio, temperatura se eleva passando do meio, não entra o segundo estágio, problema no sensor de temperatura da agua. Neste caso, já é risco para o motor.

Pelo que voce diz, voce liga o ar e as ventoinhas não aramam, ou armam e desarmam. Está errado, elas tem que ficar armadas direta assim que o ar funciona e pelo que voce diz é problema de contatos sujos, colados ou relês com contatos queimados. Por fim pode ser até um fusível encantado (expressão usada para fusivel não queimado e não funcionando), neste caso basta tirar o fusivel e recolocar que ele vota a funcionar, bem para evitar isto deve se limpar com limpa contato ou com WD40. O mesmo deve ser feitos nos relês todos, incluindo o do ar condicionado que pode está com o mesmo problemas.


Estou com esse problema no meu Vectra 2010 já é o 140 cv com um eletroventilador somente, se por acaso a tomada estiver boa o que mais pode está causando isso?o ar gela bastante, a ventoinha só liga e desliga, sem nenhuma avaria via scanner e o carro não superaquece(temperatura normal).meu e-mail é nettokid1@gmail.com se puder me ajudar agradeço.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Resolvido] Ligo o AC e ventoinha 2 estágio arma

por Almeidão » 14 Jan 2022, 09:27

NETTOKID escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Amigo, isto é problema elétrico. Vamos lá pra ver se voce entende realmente como é o carro.

01 - ligou o ar e ele realmente ligou, já ligam as duas ventoinhas na baixa automáticamente atravez de um relê.
02 - ligou o ar e ele não ligou pode ser o pressostato.
03 - ar funcionando normal, porem não entra o segundo estágio por aumento de pressão do gás, problema no pressostato.
04 - ar funcionando, não entra o segundo estágio, temperatura se eleva passando do meio, não entra o segundo estágio, problema no sensor de temperatura da agua. Neste caso, já é risco para o motor.

Pelo que voce diz, voce liga o ar e as ventoinhas não aramam, ou armam e desarmam. Está errado, elas tem que ficar armadas direta assim que o ar funciona e pelo que voce diz é problema de contatos sujos, colados ou relês com contatos queimados. Por fim pode ser até um fusível encantado (expressão usada para fusivel não queimado e não funcionando), neste caso basta tirar o fusivel e recolocar que ele vota a funcionar, bem para evitar isto deve se limpar com limpa contato ou com WD40. O mesmo deve ser feitos nos relês todos, incluindo o do ar condicionado que pode está com o mesmo problemas.


Estou com esse problema no meu Vectra 2010 já é o 140 cv com um eletroventilador somente, se por acaso a tomada estiver boa o que mais pode está causando isso?o ar gela bastante, a ventoinha só liga e desliga, sem nenhuma avaria via scanner e o carro não superaquece(temperatura normal).meu e-mail é nettokid1@gmail.com se puder me ajudar agradeço.


Eu só conheço estes problemas nas tomadas, mas pode ser alguns relês derretidos ou fusível queimado e lembre se que ele pode está usando somente o termostato do ar condicionado que quanto aumenta a pressão do ar ela liga, mas se andar sem ar não tem este quebra galho, então a dica é tentar resolver bem rápido. Solta lá a tomada e veja se está bem, se tiver agarrada já é problema.
Imagem

NETTOKID
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 15 Jun 2017, 00:47
Nome Completo: ANTONIO MELQUIADES DE OLIVEIRA NETTO
Cidade: SAO DOMINGOS
Estado: Bahia
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2009/2010

[Resolvido] Ligo o AC e ventoinha 2 estágio arma

por NETTOKID » 14 Jan 2022, 23:33

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
NETTOKID escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Amigo, isto é problema elétrico. Vamos lá pra ver se voce entende realmente como é o carro.

01 - ligou o ar e ele realmente ligou, já ligam as duas ventoinhas na baixa automáticamente atravez de um relê.
02 - ligou o ar e ele não ligou pode ser o pressostato.
03 - ar funcionando normal, porem não entra o segundo estágio por aumento de pressão do gás, problema no pressostato.
04 - ar funcionando, não entra o segundo estágio, temperatura se eleva passando do meio, não entra o segundo estágio, problema no sensor de temperatura da agua. Neste caso, já é risco para o motor.

Pelo que voce diz, voce liga o ar e as ventoinhas não aramam, ou armam e desarmam. Está errado, elas tem que ficar armadas direta assim que o ar funciona e pelo que voce diz é problema de contatos sujos, colados ou relês com contatos queimados. Por fim pode ser até um fusível encantado (expressão usada para fusivel não queimado e não funcionando), neste caso basta tirar o fusivel e recolocar que ele vota a funcionar, bem para evitar isto deve se limpar com limpa contato ou com WD40. O mesmo deve ser feitos nos relês todos, incluindo o do ar condicionado que pode está com o mesmo problemas.


Estou com esse problema no meu Vectra 2010 já é o 140 cv com um eletroventilador somente, se por acaso a tomada estiver boa o que mais pode está causando isso?o ar gela bastante, a ventoinha só liga e desliga, sem nenhuma avaria via scanner e o carro não superaquece(temperatura normal).meu e-mail é nettokid1@gmail.com se puder me ajudar agradeço.


Eu só conheço estes problemas nas tomadas, mas pode ser alguns relês derretidos ou fusível queimado e lembre se que ele pode está usando somente o termostato do ar condicionado que quanto aumenta a pressão do ar ela liga, mas se andar sem ar não tem este quebra galho, então a dica é tentar resolver bem rápido. Solta lá a tomada e veja se está bem, se tiver agarrada já é problema.


Boa noite,
obrigado pela atenção, levei em um tec. em ar, hoje pela manha foi trocado uma válvula do ar começando a vazar, feito vácuo, colocado 450 g de gás,filtro secador perfeito(testes), cano de alta, verificado a tomada(não estava derretida) e a resistência do eletroventilador, tudo ok. Segundo o técnico isso é normal da linha 140 cv do Vectra,astra e zafira o eletroventilador esta acionando normalmente os 2 estágios, relé e fuziveis testados, quando a temperatura do motor sobe 102(aciona) baixa pra 96 graus(medida por scanner, sem avarias)o eletroventilador aciona normalmente sem interrupções, nunca superaquece, ConheÇo o carro desde 0km, sempre usou óleo sintético, aditivo com água desmineralizada, também foi feito uma revisão mecanica geral recentemente, trocando válvula termostática, vaso de expansão e tampa todos genuínos GM, rodei em viagem recentemente 2000km sem intercorrências.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Resolvido] Ligo o AC e ventoinha 2 estágio arma

por Almeidão » 15 Jan 2022, 18:41

"Estou com esse problema no meu Vectra 2010 já é o 140 cv com um eletroventilador somente"

Isto você escreveu, então não era o mesmo problema.
Imagem

NETTOKID
Member
Member
Mensagens: 18
Registrado em: 15 Jun 2017, 00:47
Nome Completo: ANTONIO MELQUIADES DE OLIVEIRA NETTO
Cidade: SAO DOMINGOS
Estado: Bahia
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2009/2010

[Resolvido] Ligo o AC e ventoinha 2 estágio arma

por NETTOKID » 15 Jan 2022, 19:25

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje "Estou com esse problema no meu Vectra 2010 já é o 140 cv com um eletroventilador somente"

Isto você escreveu, então não era o mesmo problema.

Realmente, mas obrigado pela explanação e atenção amigo, Deus abençoe.

12 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 104 visitantes

Bem-vindo: 18 Abr 2024, 16:52