O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CBarulho no motor na partida a frio - Vectra C

287 mensagens
renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Barulho no motor - A frio

por renatovisk » 17 Mai 2015, 20:06

Então galera, vou verificar a questão da junta do coletor também que o Thiago comentou, porém não posso parar o carro ainda... só dia 08 de Junho para encostar ele para avaliar.

Claro que assim que souber a origem do barulho e solução postarei aqui no tópico.

Abraços1

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 18 Mai 2015, 12:38

Quando quebra um prisioneiro ou mais, com certeza que faz um tec, tec que pode enganar um leigo a achar que seria tuchos e isto seria constante. Só lembrando, as juntas todas queimam, porem o que veda dela são os anéis de cobre para cada cilindro. Este coletor se for apertado demais, com certeza ao esquentar expandirá mais que os parafusos possam suportar e pode quebrar um ou mais prisioneiros, já se forem apertado de menos ao deixa passando ar enttre este anel, com tempo ele se destruirá. Não aumenta tanto o consumo, porque não fica totalmente aberto, apenas algo saindo.

Sobre o que o manual diz: Amigo, tem manual que diz que o carro baixa 1 litro de óleo por cada 1000 km, e sabemos que isto é o maior dos absurdos em um manual, e muitos ainda acham isto como normal por ler esta parte dele que eu acho ridículo. Sabemos que vindo isto escrito, caso compre um carro destes com este sério defeito, eles já se defenderom por ter isto escrito e nada conseguirá ganhar tal causa.

Só lembrando: Se for realmente tuchos e se a batida for forte, corre se o risco de quebrar um balancin há qualquer momento que esteja ele batendo.
Imagem

Janderson
Ouvidoria
Nome Completo: Janderson von Neumann
Estado: Rio Grande do Sul

por Janderson » 20 Mai 2015, 00:05

A dica do Thiago em relação a junta do coletor procede, porém apenas um detalhe, esse defeito é mais comum de acontecer em carros 16V, em 8V é raríssimo, os 16V esquentam muito na saida do primeiro cilindro e é quase sempre ali que queima a junta ou quebra o prisioneiro, mas é válido dar uma olhada sim.

Uma coisa que por ventura pode ter ocorrido para aparecer esse barulho é o tal de flush, na boa, eu sou totalmente contra esse procedimento, o flush é nada mais nada menos que uma espécie de querosene e alguns aditivos quimicos, ácidos, solventes e mais uma infinidade de coisas que não passa de um coquetel de destruição que se coloca no motor com o intuito errôneo de limpar internamente o motor, vejam bem, o principio consiste em tirar um pouco de óleo e aplicar uma lata de flush (que é bem líquido por sinal, quase uma água com cheiro de thinner) e deixar o motor em marcha-lenta, depois drenar e colocar óleo novo, até aí tudo bem, só que ele agindo dentro do motor ele "afina" o óleo demais e além disso vai soltando tudo que tem pelo caminho, impurezas, resíduos de verniz (ocasionado pelo próprio óleo e combustível), etc...além disso esse coquetel de solvente vai atacando peças de borracha tais como os retentores das válvulas, bom, o que parecia inofensivo pode esconder um problema futuro, como ?, mesmo passando algum tempo do flush não esqueçamos que ele soltou algumas sujeiras , e que algumas sujeiras podem não ter saido totalmente na drenagem do óleo, são sujeiras que ficam "vagando" inertes pelo motor, até o dia que entopem algum tucho (que no caso da Gm são os tuchos mais sensíveis de todos os carros) e meu querido, depois que entope um tucho salve-se quem puder, o furo é um micro furo onde o óleo tem que entrar para "carregar" o tucho que é uma pecinha metálica pequena tipo um amortecedor digamos assim. Traduzindo para a área de saúde, é como se fosse uma placa de gordura que se solta de uma artéria e vai parar no coração ou entope alguma arteria , etc..provocando um infarto, simples assim.

Acho, quero pensar que não, pode ser consequência tardia do flush, daí só abrindo o cabeçote para limpar mecanicamente os tuchos ou até mesmo pensar numa troca deles.

Quero acreditar que não, mas pelo jeito é tucho, e outra, se fôr não me desesperaria num primeiro momento, o negócio é manter a calma, não sair desmontando tudo e mexendo em motor, isso não, tem várias coisas a fazer antes.

Pergunto, já trocou o óleo mais de uma vez após esse flush ? se a resposta for não pensa que pode ter ficado residuos ainda dentro do motor , uma dica é lavar o motor, fazer um flush de maneira diferente, é o que eu faço quando compro carro semi-novo por exemplo, mas o que é ?, é coisa simples, eu pego o carro semi-novo e a primeira coisa que faço é trocar o óleo (coloco o recomendado pela fábrica), após isso ando um pouco só, tipo uma viagem bem curtinha de uns 80 a 100 kms, ou até menos que isso, algo que possa pegar um BR e manter a velocidade e rotação constantes, e se possível dar umas esticadas, daí se possível no mesmo dia ainda eu troco novamente o óleo do motor, e sempre com filtro, e antes também, mas daí o alguém me diz, poxa, mas essa brincadeira custa caro hein, sim, pode custar, mas é mais barato que o preço do motor, e olha , nunca me incomodei ou ouvi barulho de tucho :102:

Outras coisas a se pensar, uma já aconteceu comigo no meu ex 16V, cheguei a ficar arrepiado pensando em tucho, o barulho é bem parecido também, levei na concessionária que sou cliente e já tenho uns esquemas lá e o mecânico me mostrou que um dos 4 bicos injetores estava parcialmente obstruido, com uma gosminha de sujeira e um o-ring danificado, ele me falou que os bicos tem um barulho caracteristico que muitas vezes podem ser mais altos ou mais baixos por causa da qualidade do combustivel e sua capacidade de lubrificação, tipo, fazem mais barulho com alcool que com gasolina, mas voltando ao assunto, um bico ruim trabalha sobrecarregado e ainda sobrecarrega os demais que trabalham forçados e mais rapidamente aumentando o tec-tec -tec deles caracteristico, só que esse barulho se nota na região da flauta, é uma hipótese, no meu limparam os bicos e parou o barulho mais alto, ficou só o baixinho de injeção mesmo e normal.

Tem o barulho de válvula, o que chamam de motor grilando que é causado pela baixa octanagem do combustivel, combustivel ruim, adulterado, etc...envelhecido, com percentual de água maior que o normal, etc...tem gente que chama de batida de pino, muitos falam que esse barulho é caracteristico quando o motor é mais exigido, ou nas trocas de marcha, etc...mas em marcha lenta se o problema for um combustivel bem ruim pode aparecer sim barulho.

Tem uma coisa que pode ser vista, não sei se seria teu caso pois teu carro não deve estar com km muita avançada, mas já ouvi por aqui dentro da GM e já pesquisei até mesmo no catálogo de peças da GM e tem lá, os motores 8V tem uma pecinha (bem barata por sinal) que fica logo abaixo da tampa de válvulas (a tampa preta escrita Flexpower) essa peça se chama válvula retentora de óleo, ela evita que o óleo desça todo do cabeçote e vá para o carter, faz uma função de deixar uma reserva em cima para o comando não ficar no seco quando se liga o motor, também pode estar entupida essa peça pela própria sujeira solta pelo flush, é fácil de trocar isso e barato, se não me engano uma vez ví essa pecinha e era coisa de uns 32,00.

Outra coisa simples mas de grande valia, primeiro diz respeito ao filtro de óleo, sempre trocar quando trocar o óleo, é economia porca poupar uns 15,00 do filtro novo e deixar nele 500ml de óleo velho se misturando com novo, trocou o óleo troca o filtro também, além disso, filtro original sempre, e o especifico do carro, da litragem do motor, mas aí alguém pergunta, não é tudo igual ?, não , tem filtros que vem com uma válvula interna que retem o óleo, e os filtros paralelos de pior qualidade (não todos, só os piratas) não tem essa tal válvula.

Por último, não menos importante, mas o óleo, gente, não querendo contrariar ninguém, nem mesmo vc. Almeidão, mas o óleo para o Vectra C é o 5W30, nada mais diferente que esse, e especificação sempre SN pra cima, se possível se apertem um pouco e coloquem o 100% sintético, da melhor marca possível, com óleo não se poupa, é o sangue do motor, quem poupa com óleo gasta depois em conserto do motor, simples assim.

O óleo 5W30 começou a ser usado na linha GM em 2005 (antes mesmo do lançamento do Vectra C), na real foi no lançamento do motor Flexpower (o de X vermelho) juntamente com o Astra 2.0 Flex.

Sempre falei e repito, em matéria de óleo, sempre usar o menor nº possível antes da letra W , pois o óleo é multiviscoso, não tem essa de nº baixo ser fino demais , além do mais, quem mora em regiões frias deve sim usar o óleo mais fino possível, pois o óleo fino quando se liga o motor sobe rapidamente para a parte alta do motor protegendo o mesmo, imaginem um óleo 20 quando se dá a partida , a primeira do dia em um clima de uns 10ºC ambiente ou menos, é batida de tucho e desgaste de comando e partes altas na certa. Eu usava no meu ex- VCD 0W40 Mobil 1, para mim o melhor óleo do mundo, alias, sempre usei Mobil 1 (100% sintético) desde 1996 quando o pai comprou um Monza, até hoje usamos esse óleo aqui em casa, hoje os dois Vectras estão com Mobil 1 5W30 100% sintético com classificação Dexxos GM, mesmo óleo certificado para uso no Corvette americano :102: , vale cada centavo.

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

FLP4118
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Filipe de Andrade Severiano
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.

por FLP4118 » 20 Mai 2015, 01:21

Janderson,

Sobre o oleo eu concordo parcialmente, sempre usei 5w30 semi sintético no vectra, trocando com 5 mil km, nunca tive problemas (até o momento), em outros carros sempre usei 20w50 mineral.
Para alto desempenho, ai eu usaria o Mobil da especificação recomendada pelo fabricante.
Vc nao esta fazendo errado, mas pelo preço e o custo beneficio ao meu ponto de vista nao vale a pena, em uma pesquisa rápida, vi que cada litro do mobil sintético custa R$ 70,00 reais, em contra partida o semi sintetico ac delco esta na faixa de R$ 22,00 reais.
À propósito, quais são as diferenças entre oleo sintético, semi-sintético e mineral?

Abraço
Filipe

Tudo começou com...
X Kadett GLS 98 Prata
X Astra Advantage 2p Preto
X Astra Advantage 2p Prata
X Vectra GT Prata
V C30 Cinza

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 20 Mai 2015, 08:53

Estou com o Janderson, não recomendo realizar flush isso não é apenas eu falando, muita gente inclusive profissionais bem qualificados no ramo automotivo também não recomendam.

Sobre o possível problema sim pode ser tucho ou junta do coletor e até mesmo o prisoneiro isso eu estou de pleno acordo, mas quando se culpou o óleo 5w30 eu já não concordei mais e eu já falei aí pra cima inclusive mencionando o manual e o Janderson completou muito bem sobre a ''viscosidade'' do óleo.

Eu uso 5w30 100% sintético Havoline por um preço muito bom, R$ 22,40 o litro, faço as trocas junto com o filtro em 5 em 5 mil km, tudo perfeito. Meu carro está indo para os 79 mil km.

Quando eu fui pegar meu carro estava com o 15w40 e vou falar uma coisa, quando eu coloquei o 5w30 senti a diferença logo na primeira troca.

Enfim, essa discussão está sendo muito válida e rica de informação mas cade o criador do tópico? O principal interessado? :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

larussosan
GLS member
GLS member
Nome Completo: Daniel Larusso
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por larussosan » 20 Mai 2015, 09:04

Apenas para complementar, o Lubrificante de viscosidade 5w30 a GM usa desde 2003 nos motores VHC (mais tarde nos Flexpower 1.8 e Econoflex 1.4), e era mineral.

Após algum tempo a GM abriu mão do lubrificante mineral (SL e inferior) para semissintético (SM) para 100% sintético (SN).

Abs!!

:88:
Daniel "Larusso" - SP - SP
Ex VECTRA COLLECTION 2011/2011 - 1979/2000
GARAGEM: viewtopic.php?t=4295

Atual CORSA HATCH JOY 1.0 2008/2009 (Futuro Premium Motherfucker)
GARAGEM: viewtopic.php?f=71&t=13689

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 20 Mai 2015, 09:05

FLP4118 escreveu:
........À propósito, quais são as diferenças entre oleo sintético, semi-sintético e mineral?

Abraço

A principal diferença está na resistência a oxidação, quando ocorre o envelhecimento. O óleo sintético resisti a temperaturas mais elevadas do que um óleo mineral por exemplo.

Mesmo a recomendação do fabricante dizendo que a troca do sintético é mais prolongada (10 mil km por exemplo), eu faço as trocas com 5 mil km.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 20 Mai 2015, 09:57

Thiago. Qualquer óleo no motor dura 10 mil km, até mais, porem não com a mesma propriedade e por isto o atravessador aproveita disto para aumentar o preço dizendo que o Sintético é para 10 mil km. Digo atravessador porque ele não é tão caro como dizem, na verdade ganham muito ao vender este tipo de produto. Tenho um amigo que tem um preço especial de um distribuidor, 9 reais cada, o distribuidor compra de um atacadista, o atacadista compra... Quanto é o custo deste produto? Propaganda enganosa não é, mas acho meio caro para usar no meu carro e eu faria igual a voce, troca a cada 5 mil km.

Vou ser sincero para voce, no meu carro quando eu usei não senti diferença nenhuma no funcionamento, ao ligar pela manhã, velocidade final, arrancada, som do motor ou no consumo. Lembro que meu carro é um 97/2015, porque troco peças por tempo de uso, não por que começou a estragar. Quando comecei a usar este óleo o motor dele estava com uns 30 mil rodado porque já era o motor novo.

Sobre esta absurda limpeza de motor, foi a primeira coisa que comentei e que não se deve fazer nunca. Hoje qualquer óleo tem agente de limpeza como aditivo, basta fazer as trocas regularmente e tirar o residuo que fica no fundo que o motor ficará limpo. O duro é fazer esta parte final.

POR FAVOR, NÃO ESTOU SENDO CONTRA O ÓLEO SINTÉTICO, SOMENTE ACHANDO QUE ELE SENDO FINO DEMAIS PODE DAR PROBLEMAS EM ALGUNS MOTORES QUANDO FRIO. Como eu disse alguns tuchos ficam pressionados quando o carro está desligado e pode sim ocorrer deles esvaziarem e nem por isto condenar os mesmo. Sabemos que há uma tolerancia que pode ser mudada com o uso. Para testar isto é simples, com a minha velha amiga seringa, coloque óleo 20W50 nela e joga o óleo pra fora injetando a e depois coloque este fino sintético e repita o processo e logo sinta qual foi a diferença, qual saiu com mais facilidade. O que mais fácil sair é o que mais fácil poderá sair dos tuchos em descanso.

Se um calçado machuca o meu pé eu passo a usar outro, mesmo se ele tiver a garantia que não me machuca.

Bem, isto saberemos se aparecer alguem que fez isto e deu certo.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 20 Mai 2015, 11:13

Almeidão escreveu:Thiago. Qualquer óleo no motor dura 10 mil km, até mais, porem não com a mesma propriedade e por isto o atravessador aproveita disto para aumentar o preço dizendo que o Sintético é para 10 mil km. Digo atravessador porque ele não é tão caro como dizem, na verdade ganham muito ao vender este tipo de produto. Tenho um amigo que tem um preço especial de um distribuidor, 9 reais cada, o distribuidor compra de um atacadista, o atacadista compra... Quanto é o custo deste produto? Propaganda enganosa não é, mas acho meio caro para usar no meu carro e eu faria igual a voce, troca a cada 5 mil km.

Vou ser sincero para voce, no meu carro quando eu usei não senti diferença nenhuma no funcionamento, ao ligar pela manhã, velocidade final, arrancada, som do motor ou no consumo. Lembro que meu carro é um 97/2015, porque troco peças por tempo de uso, não por que começou a estragar. Quando comecei a usar este óleo o motor dele estava com uns 30 mil rodado porque já era o motor novo.

Sobre esta absurda limpeza de motor, foi a primeira coisa que comentei e que não se deve fazer nunca. Hoje qualquer óleo tem agente de limpeza como aditivo, basta fazer as trocas regularmente e tirar o residuo que fica no fundo que o motor ficará limpo. O duro é fazer esta parte final.

POR FAVOR, NÃO ESTOU SENDO CONTRA O ÓLEO SINTÉTICO, SOMENTE ACHANDO QUE ELE SENDO FINO DEMAIS PODE DAR PROBLEMAS EM ALGUNS MOTORES QUANDO FRIO. Como eu disse alguns tuchos ficam pressionados quando o carro está desligado e pode sim ocorrer deles esvaziarem e nem por isto condenar os mesmo. Sabemos que há uma tolerancia que pode ser mudada com o uso. Para testar isto é simples, com a minha velha amiga seringa, coloque óleo 20W50 nela e joga o óleo pra fora injetando a e depois coloque este fino sintético e repita o processo e logo sinta qual foi a diferença, qual saiu com mais facilidade. O que mais fácil sair é o que mais fácil poderá sair dos tuchos em descanso.

Se um calçado machuca o meu pé eu passo a usar outro, mesmo se ele tiver a garantia que não me machuca.

Bem, isto saberemos se aparecer alguem que fez isto e deu certo.

Então Almeidão mas a questão ''custo'' fica para cada um analisar certo? Você por exemplo não pagaria, eu pagaria sem problema se tratando de óleo entende?

Mas na verdade tirando a questão ''custo'' e o exemplo do seu amigo, me diga na sua opinião tem diferença entre os dois ou você acha que não? Tipo, o sintético conserva as propriedades do óleo com tempo maior de duração anti oxidação ou não em relação ao mineral?

E o que você acha de vídeo que o Crispim postou aqui no fórum um tempo?

https://www.youtube.com/watch?v=2u-0z8QZTac

Você acha esse vídeo mais voltado para o marketing? Pra você então para a partida a frio para evitar desgastes no motor então o óleo mais grosso (mineral) é melhor que o sintético?

As vezes estou lendo alguns trechos dos seus comentários e estou sem entender bem seu posicionamento quanto essas questões entende?
Imagem

Imagem

FLP4118
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por FLP4118 » 20 Mai 2015, 12:05

Thiago Menezes escreveu:
FLP4118 escreveu:
........À propósito, quais são as diferenças entre oleo sintético, semi-sintético e mineral?

Abraço

A principal diferença está na resistência a oxidação, quando ocorre o envelhecimento. O óleo sintético resisti a temperaturas mais elevadas do que um óleo mineral por exemplo.

Mesmo a recomendação do fabricante dizendo que a troca do sintético é mais prolongada (10 mil km por exemplo), eu faço as trocas com 5 mil km.

Thiago,

Legal hein, não passava pela minha cabeça que poderia ser resistência a oxidação, obrigado pela informação!!
:88:
Filipe

Tudo começou com...
X Kadett GLS 98 Prata
X Vectra GT Prata
V C30 Cinza

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 20 Mai 2015, 13:28

Thiago, voce não está errado em usar o sintético, eu usaria sim o sintético se fosse mais barato e mais grosso no meu carro atual. Em um novo onde pedem a usar o sintético eu não usaria outro pelo menos no periodo de garantia.

Este vídeo eu não tinha visto, mas voce pode pensar muitas coisas sobre ele.
1 - Oleo menos viscoso saiu rápido do recipiente, neste caso ele sairia rápido das camisas onde estão os anéis, eixo e bielas e ao começar girar o motor estes 3 componentes onde estão vairos outros conectados ficariam momentos sem óleo poque ali não é por bomba, é o movimento do girabrequim dentro do carter que joga para cima o óleo para lubrificar espalhando ele nestas peças.

2 - Já uns pensam que sendo fino a lubrificação do cabeçote onde se usa a bomba para lubrifica, chegaria mais rápido e teria uma melhor lubrificação. Outros irão dizer que por ser fino entraria mais fácil dendro das bielas, em conta partida outros dirão que se for grosso não precisa entrar rápido porque lá dentro sempre tem algo.

3 - Uma coisa é certa, embaixo não posso comprovar, mas se voce ligou seu carro com óleo mais grosso, digamos o 20W50 e ele não bateu tucho é porque no momento que voce ligou o óleo já começou a bombear e isto voce pode ter certeza, esta bomba bombeia com força suficiente para empurrar até um bem mais grosso.

Na verdade é muito difícil dizer a real vantagem de um ou de outro, porque a maioria não está nem ai com nós, são gente que troca de carro todo ano e com certeza este produto já é descartável e digamos que seja 3 anos. O que são 3 anos em um motor novo? O meu que é um 8V, desde novo uso 20W50, já usei 15W40, mas parei, uso o 20W50 hoje e quando usei o sintético 5W30 ou algo parecido aconteceu o que eu escrevi antes.

Voltando mais no tempo, teve alguns opalas que rodarom mais de 700 mil km e com o motor perfeito. VEJA BEM, ALGUNS e naquela época não existia óleo sintético e nem estes minerais melhorzinho de hoje. Porque que eu disse alguns, é porque alguns tinham cuidado de trocar o óleo na época certa, estes alguns trovam os filtros junto com o óleo e outros cuidados mais. O que eu quero dizer que sejas mineral ou sintético, nada adianta se não tiver os cuidados necessários e eu já passei uma dica ótima sobre isto que é limpar o carter a cada troca de óleo.

Completo ainda que o sintético pode ser ainda pior para quem tem um carro e mal cuida dele, isto porque com a propaganda que fazem, muitos pensam que ele é mágico e vai achando que ele resolve tudo.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 20 Mai 2015, 14:25

Almeidão escreveu:Thiago, voce não está errado em usar o sintético, eu usaria sim o sintético se fosse mais barato e mais grosso no meu carro atual. Em um novo onde pedem a usar o sintético eu não usaria outro pelo menos no periodo de garantia.

Este vídeo eu não tinha visto, mas voce pode pensar muitas coisas sobre ele.
1 - Oleo menos viscoso saiu rápido do recipiente, neste caso ele sairia rápido das camisas onde estão os anéis, eixo e bielas e ao começar girar o motor estes 3 componentes onde estão vairos outros conectados ficariam momentos sem óleo poque ali não é por bomba, é o movimento do girabrequim dentro do carter que joga para cima o óleo para lubrificar espalhando ele nestas peças.

2 - Já uns pensam que sendo fino a lubrificação do cabeçote onde se usa a bomba para lubrifica, chegaria mais rápido e teria uma melhor lubrificação. Outros irão dizer que por ser fino entraria mais fácil dendro das bielas, em conta partida outros dirão que se for grosso não precisa entrar rápido porque lá dentro sempre tem algo.

3 - Uma coisa é certa, embaixo não posso comprovar, mas se voce ligou seu carro com óleo mais grosso, digamos o 20W50 e ele não bateu tucho é porque no momento que voce ligou o óleo já começou a bombear e isto voce pode ter certeza, esta bomba bombeia com força suficiente para empurrar até um bem mais grosso.

Na verdade é muito difícil dizer a real vantagem de um ou de outro, porque a maioria não está nem ai com nós, são gente que troca de carro todo ano e com certeza este produto já é descartável e digamos que seja 3 anos. O que são 3 anos em um motor novo? O meu que é um 8V, desde novo uso 20W50, já usei 15W40, mas parei, uso o 20W50 hoje e quando usei o sintético 5W30 ou algo parecido aconteceu o que eu escrevi antes.

Voltando mais no tempo, teve alguns opalas que rodarom mais de 700 mil km e com o motor perfeito. VEJA BEM, ALGUNS e naquela época não existia óleo sintético e nem estes minerais melhorzinho de hoje. Porque que eu disse alguns, é porque alguns tinham cuidado de trocar o óleo na época certa, estes alguns trovam os filtros junto com o óleo e outros cuidados mais. O que eu quero dizer que sejas mineral ou sintético, nada adianta se não tiver os cuidados necessários e eu já passei uma dica ótima sobre isto que é limpar o carter a cada troca de óleo.

Completo ainda que o sintético pode ser ainda pior para quem tem um carro e mal cuida dele, isto porque com a propaganda que fazem, muitos pensam que ele é mágico e vai achando que ele resolve tudo.

Eu já cheguei até a conversar com você sobre outro assunto não me lembro qual agora sobre informação do manual, mas parece que em alguns casos você entra em desacordo com o manual certo? Essa seria uma delas então o óleo? É porque eu penso que atrás do papel que vem junto com o carro teve estudos aprofundados, engenheiros estudados, testes específicos inclusive ao extremo para essas situações, não seria ''teoria da conspiração'' achar que algo está sendo indicado ali que no caso não deveria ser indicado? Ou por questões apenas financeiras? Tudo bem que temos ai vários recall's a fora, mas sobre utilização de óleo eu nunca vi nada parecido :47:

Uma outra coisa que eu não concordo (minha opinião) é motor cansado receber óleo mais grosso para ''disfarçar'' problemas, até porque o óleo recomendado é para usar a vida útil toda do motor, se o motor está cansado batendo algo ele precisa de uma retifica ou a troca de alguma peça que está com mal funcionamento por exemplo, mascarar o problema a meu ver só irá adiar a dor de cabeça que será muito maior em um futuro próximo.

As próprias recomendações para utilização do óleo mais fino um 5w30 por exemplo vem especificado exatamente para motores mais modernos, que atinge maiores temperaturas! Esse óleo já vem indicado desde o motor VHC e agora com o flexpower.

Já troquei óleo no posto (infelizmente) e também já vi muitos carros trocar, o frentista tem uma péssima mania de assimilar a quilometragem com o óleo que deve usar, já chegaram a indicar 15w40 para o meu carro e o motivo foi esse ''quilometragem''.

Sobre a questão do motor novo x óleo fino temos exemplos de membros aqui que tem Vectra ''C'' e inclusive amigos com quilometragem superior a do meu carro e que continuam usando 5w30 sem bater nada (detalhe Vectra ''C'' 8v). Eu por exemplo não acho meu motor novo não 79 mil km é chão pra caramba :52:

Se bobear se eu estivesse trocando o óleo em posto de gasolina o frentista estaria indicando algo maior que o 15w40.

OBS: O dono do tópico poderia aparecer para relatar quantos ''km'' o carro dele está, assim nós poderíamos observar melhor a situação, o problema que o pessoal cria tópicos só para tirar uma dúvida aí leva o carro na oficina, resolve e simplesmente desaparece, nem ao menos para dar um retorno. :13:
Imagem

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 20 Mai 2015, 15:18

Thiago Menezes escreveu:
OBS: O dono do tópico poderia aparecer para relatar quantos ''km'' o carro dele está, assim nós poderíamos observar melhor a situação, o problema que o pessoal cria tópicos só para tirar uma dúvida aí leva o carro na oficina, resolve e simplesmente desaparece, nem ao menos para dar um retorno. :13:

55.000km, foi o que ele escreveu... :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 20 Mai 2015, 15:23

Alcir Andreoni escreveu:
Thiago Menezes escreveu:

55.000km, foi o que ele escreveu... :47:

Verdade, fui lá no inicio e olhei novamente o que ele disse e está mencionado que com 40 mil km estava com 20w50, com 50 mil ele fez o flush e começou usar o 5w30.

Pra mim mais claro ainda que não é o óleo o culpado nessa situação agora uma pergunta: Porque raios o dono anterior usava 20w50 mineral em um Vectra ''C'' 2010 meu pai do céu? :13:
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 20 Mai 2015, 16:48

Thiago, sou totalmente contra usar óleo ou qualquer artimanhas para volorizar o carro sendo que um óleo mais grosso não altera em nada em melhorias em motor ruim. Pra mim é bom ou ruim, cansado não existe.

Bem, não sei se voce sabe que as peças móveis do motor não mudou nada, o meu motor 2001 pode hoje usar os tuchos de um motor 8V 2014, correia dentada igual, e no meu manual diz para usar 20W50 ou 20W40 ou até mesmo 15W40 e se eu sigo o modelo como eu sigo em outras coisas eu estaria então usando o sintético e foi isto que eu fiz e não deu certo.

Quando voce diz que muitos usam o óleo e não reclamam eu ja digo que muitos usam e nem estão ai com as bateções pela manhã, ja que logo pára e isto é correto de um dia para o outro, ao contrário do meu que ficou 15 dias parado e neste caso pode até bater mesmo usando o 20W50. Voce pensa que só o dele bate? Acho que não, ele foi um que notou isto. Eu darei um exemplo simples tomando voce como protagonista. Conheço os cuidados que voce tem com o seu carro e por isto o exemplo. Se eu pegar o seu carro tirar uma roda fora e montar la com os parafusos frouxos, tenho a nítida certeza que não acontecerá nada contigo e o motivo é muito simples, quando voce sai com o carro ele fará um ruido diferente, se voce frear fará o mesmo ruido, se curvar o carro dança e não é um ruidinho qaulquer não é um flap, flap bem alto na roda e eu duvido que voce ou qualquer pessoa que entenda um minimo de carro siga a viage. Por outro lado, sabemos que muitos mesmo ouvindo isto seguem até perder a roda, então muitos com estas batidas ficam no anonimato.

Já sobre o manual, devemos saber separar o certo do errado, não sou totalmente contra, mas tem muito a proteger o fabricante do carro QUE NÃO FABRICA ÓLEO, MAS VENDE.

Reforço que minha caixa de cambio usa hoje óleo original sintético e o original antes deste sintético não existe mais, confesso que o óleo é ótimo, mas no manual manda usar o outro que não existe. Já dá para entender que a caixa é a mesma, mas óleo é outro, isto confirma que o motor é o mesmo também, mudando a compressão, somente isto e que o 20W50 ou 15W40 não fará mal nenhum para ele como não fez em vários opalas.

Money more money, assim os produtos ganham asas
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member

por Thiago Menezes » 20 Mai 2015, 17:22

Quando eu disse cansado eu quis dizer ''rodado'' na verdade melhorar não vai, mas esconder o problema vai sim dependendo do que for.

Aproveitar peças pode até aproveitar mas não é o mesmo motor. O do seu carro comparado com o do Vectra do amigo (quando eu digo motor digo como um todo).

Concordo com o desleixo de muitos em todos os aspectos quando se fala em manutenção do carro é cultura consumir até acabar e não cuidar. Mas nem por isso o óleo deixa de ser recomendado, deixa de ser bom, deixa de ter seus benefícios.

Entendo que seja um ponto de vista seu, mas para o Vectra ''C'' o recomendando é o 5w30 nós querendo ou não e olha quantos membros usam esse óleo aqui, nunca vi ninguém dizer que está usando 20w50 mineral em um Vectra ''C'' independente da quilometragem será que todos estão agindo de uma forma que irá danificar seus motores?

Sobre a questão da sua caixa é a mesma questão da caixa do câmbio automático que utiliza Dexron III recomendado pelo manual, porém hoje temos o VI que é um óleo superior o III exatamente nos benefícios de anti oxidação e resistências a temperaturas mais elevadas.

A muito tempo atrás enchia o saco do Crispim com perguntas, pedia materiais pra ele, inclusive me mandou vários vídeos sem fazer nenhuma propaganda da badahl apenas como forma de esclarecimento mesmo de dúvidas.

Seria uma boa ele passar por aqui para acrescentar algumas coisas!
Imagem

Imagem

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

por Alcir Andreoni » 20 Mai 2015, 17:41

Afinal é tucho ou é junta do coletor? :52:

Vocês dois chegaram à conclusão? :38: :38:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

FLP4118
EXPRESSION member
EXPRESSION member

por FLP4118 » 20 Mai 2015, 18:39

No video esta um pouco forçado, o 20w50 ta mais grosso que o Bardall B12...

Eu me lembro que no manual do Kadett indicava ir aumentando a viscosidade do óleo conforme a kilometragem, quando eu peguei o carro estava com 60 mil km e o antigo dono usava 20w50, mantive este oleo até uns 120 mil km, depois segui a recomendação do manual e subi para um de especificação para alta kilometragem 25w60, e nunca tive problemas com o motor, rodei até 200 mil km.

No Astra, desde que peguei com 30 mil km usei 20w50, por recomendação de um "amigo" do astra clube, coloquei uma vez 5w30, e adivinha, bateu tucho na primeira partida ainda na oficina, fui pra casa e a batida de tucho continuou nos dias seguintes. Não tive duvidas, depois de 4 dias coloquei o 20w50 de novo e rodei até 160 mil km sem ter nenhum problema.

Todos os exemplos citados acima foram com oleo mineral.

Creio que o Flush que o amigo fez, pode ter deteriorado os tuchos e agora nao esta mais segurando o oleo.
Filipe

Tudo começou com...
X Kadett GLS 98 Prata
X Vectra GT Prata
V C30 Cinza

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 20 Mai 2015, 19:21

Bem, está ai uma resposta sobe os tuchos. Independente disto. Será que a GM iria ter lucros com o óleo mineral depois de tanta propaganda em cima do sintético. Sei não.

Sobre o Flush, não acredito ter ferrrado nada nos tuchos, mas no comando, balancins, eixo e biela, faz um estrago grande, risca tudo. Bem, aqui na empresa tem um que usa o 15W40 no Vectra C, ele está com 120 mil km e o motor roda liso.

As peças são as mesmas não é questão de aproveitar, bloco, cabeçote, tuchos, balancins são os mesmos. Salvo os roletados que podem ser usado no motor antigo que continuo afirmando são iguais. O que muda são comandos, bielas e algumas poucas coisas.
Imagem

Janderson
Ouvidoria
Nome Completo: Janderson von Neumann
Estado: Rio Grande do Sul

por Janderson » 20 Mai 2015, 20:21

Lembrando que no Opala os tuchos são mecânicos e não hidráulicos, outra, não se compara o motor de Opala com motor de Vectra, é outra arquitetura interna, outro tipo de construção, galerias de óleo diferentes, pressão de bomba diferente, etc...

Bom, eu sou um que levanta a bandeira de colocar o melhor óleo possível no carro, aprendi isso com meu pai desde pequeno, e posso falar e comprovar para quem quer que seja, todos, mas todos os carros que passaram aqui em casa, nenhum deu problema de motor, nada absolutamente, nunca abri motor, nunca ouvi batida de tucho, e isso que é frio aqui no inverno, é bater a chave e ouvir o motor ligar suavemente, e mais, usei óleo sintético quando peguei o meu primeiro Vectra CD, o 99 2.2 16v, peguei ele com 20 mil kms, falei com o ex-dono, era um médico (cirurgião) e ele me disse que desde novo , zero km usava sintético pois ele batia a chave e já saia esmerilhando pois não tinha tempo, segui a risca depois quando comprei ele, a única diferença é que ele me falou que usava o Shell Helix Ultra e eu passei a usar o Mobil 1 100% 0W40, isso mesmo, viscosidade 0 a frio inicial, o carro que já era bom ficou melhor ainda, mais solto, mais leve, melhor performance, mais silencioso, mais econômico e muito mais esperto, esse vectra eu não escondo, era época que eu era porra louca da vida, tava na faculdade e pegava BR pra ir pra aula, fazia horrores com ele, era muito pau e muita marcha esticada, conheçeu várias vezes o lado direito do velocimetro e foi o melhor carro que passou aqui em casa, vendemos ele com quase 90 mil kms de muita surra diária e melhor que no dia que peguei ele com 20 mil kms., achei esse Vectra no interior aqui do estado com quase 250 mil kms sem abrir o motor !!! o cara tá hiper satisfeito, e ainda hoje usa 100% sintético.

Óleo , filtros e combustível de primeira eu não poupo não, de jeito algum.

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

287 mensagens