O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BSensor de Temperatura do arrefecimento

167 mensagens
Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: sensor de temperatura

por Mantenedor » 09 Jun 2015, 06:53

Bom dia , não sei se você sabe tem que fazer o teste na estrada e também na cidade com ar ligado e desligado ! Eu fiz estes teste sobre a orientação do Mestre Almeidão , fiz uma geral em tudo até troca do radiador mangueiras , reservatório de expansão , aditivo . Consegui deixar o sistema dentro do aceitável. Já fazem alguns meses é está tudo funcionando normal , com exceção de pequeno vazamento que vou eliminar , quando for traçar o kit de correias e tensores.


Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor de temperatura

por Almeidão » 09 Jun 2015, 09:03

Eu sempre indiquei este 4051, mas ele não é diferente do 4052. Acho que possa ter vindo com defeito.

De qualquer forma o carro tem que trabalhar em 83 graus no máximo esta é a temperatura ideal e quando passar disto ela vai a 90 mas imediatamente trás nos 83 porque o sistema está preparado para isto e os eletros ventiladores conhecido como ventoinhas não rodam direto para manter esta temperatura justamente para não sobrecarregar o sistema e desda forma gerar economia porque elas ligadas direto vai pesar o alternador e exigir mais força do motor, resultado disto consumo de combustível. As ventoinhas forom inventadas para eliminar as hélices antigas que giravam direto não importando se estivessem em rodovias ou não e tem estas hélices até hoje os Opalas, corcel e algumas caminhonetes antigas. Com o tempo, perceberom que se fosse eliminado esta hélice aumentavam a economia de combustivel tirando uma carga do motor e perceberom que poderiam fabricar um motor que suportava uma temperatura maior e esta temperatura é a diferença de 80º a 90º dentro desta temperatura o motor suporta e não muda nada em consumo ou economia. Voltando nas hélices, os motores que tem estas hélices não passa de tal temperatura a qual temos entre 80 e 90.

Para a queima de combustível está nas câmaras mais de 800º, não faz diferença nenhuma 5º no painel, isto se já tiver nele marcando 80º, mas para o motor faz uma diferença imensa rodar sempre em 90º e se 90 fosse a ideal de funcionamento, a ventoinha não iria trazer ela nunca para 83, bem isto com o sistema perfeito e sai de fábrica assim e qualquer carro com qualquer idade sendo bem cuidado fará isto.

Mais uma perguntinha besta. Considerando as Hélices no Opalas e Corcel que não deixava a temperatura oxilar muito eu pergunto. Será porque estes motores duravam tanto tempo? Será porque o Corcel usava motor Renaut?, bem o Opala é Chevrolet, então não é isto.

Temperatura em um carro é igual gente: 36 está normal e 40 está morrendo.
Imagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: sensor de temperatura

por corsa turbo » 09 Jun 2015, 14:24

Cada um tem sua opnião, mas eu como leigo no assunto, de carteira assinada são 15 anos na area automobilista, fora alguns periodos de engenharia incluindo termodinamica, mecanica de fluidos e algum bons amigos engenheiros, entre eles calibradores de motor da fiat, que para acertar o tempo de injeção, ignição, temperatura de trabalho do motor ((que cada carro/combustivel possui uma especifica e não é padrão para todos motores ciclo otto), alem de usarem centelhas de sensores para medir pressão de câmara de combustão, pressão de escape, temperaturas de admissão/motor/escape em diversos pontos demoram cerca de 3 anos para definir a que temperatura o motor fará X temp de injeção, X avanço de injeção, X acinamento do eletroventilador no primeiro estagio, X temperatura de abertura da termostacia eletrica... Discordo 100% do que falou.
Mas se me perguntar se na pratica isso vai qurebrar motor, causar danos que trarão desgaste prematuro ou que este motor não irá durar centenas de milhares de KM eu vou falar assim: " Não, o efeito de pouco % de erro do sensor de temperatura da injeção devido a aplicação de um sensor incorreto não trará DANOS ao motor, assim como não trará EFEITOS POSITIVOS."
obs. motores antigos rodavam eternas KM por se tratarem de robustez, de pouca eficiencia volumetrica e pouca potencia extraida, a helice ligada a polia do virabrequim só prejudicava....
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: sensor de temperatura

por corsa turbo » 09 Jun 2015, 14:39

Para entenderem que cada projeto de motor tem uma temperatura, motores "idênticos" possui temperatura de trabalho diferente.
olhem descrição de cada sensor (cada carro tem um limite, cada carro trabalha em certa temperatura)
http://www.vdo.com.br/generator/www/br/ ... cos_pt.pdf
vejam a temperatura de abertura de cada valvula termostatica
motor AP a alcool vai abrir a termostatica á mais ou menos 95º e vai trabalhar em 83º??
Imagem

http://www.mmcofap.com.br/catalogos/pdf ... aticas.pdf

Falar que motor é igual gente é um pouco amplo de mais, será q tem pessoa que vive bem com 30º e outra com 40º? no carro acontece isso.
Desculpa se fui um pouco sem jeito, mas passei o que conheço, se não tivesse certeza do que estou falando não opnaria.
att
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: sensor de temperatura

por corsa turbo » 09 Jun 2015, 14:41

Imagem
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Alex.fabiane
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Dez 2014, 13:27
Nome Completo: Alex Fabiane de Sousa
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: sensor de temperatura

por Alex.fabiane » 09 Jun 2015, 19:32

Mantenedor eu fiz os testes todos, qdo eu acabei a limpeza fui rodar, peguei a Pres Dutra próximo a minha cs, estava um pouco congestionada, beleza para o teste, entrei novamente na minha cidade e também estava congestionada, show, o carro funcionou q é uma blz, só tinha um vazamento na mangueira q fica embaixo do radiador e pega atrás do motor, aquela braçadeira de pressão, é um nojo, troquei todas por braçadeiras de regulagem, acabou o vazamento, então fui trabalhar hj e a temperatura na cidade fica entre 83 e 90º, show de bola, Almeidão, obrigado.

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: sensor de temperatura

por Mantenedor » 09 Jun 2015, 19:50

É isto aí Parabéns!


Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: sensor de temperatura

por Arquiteto » 09 Jun 2015, 23:59

legal o topico e o debate sadio...

to aprendendo barbaride aqui sobre estes sensores e VT

:88:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor de temperatura

por Almeidão » 10 Jun 2015, 08:38

Eu infelizmente não tive tempo de fazer faculdade, falo outras linguas e não tenho diploma e igualmente não tenho diploma que falo portugues e nem quero ter porque não quero trabalhar no setor de ensino. O que comento é por experiencia própria e sofrimento até perder um motor com problemas de temperatura e todas a máquinas da época acusavam que era normal, logo vi que não era.

Quem tem um carro novo sabe como é a temperatura dele, siga ela como veio o carro e já estará correto, o problema é dai pra frente que na primeira mexida no sistema ele já volta sem aditivo.

As vezes discutimos algo sem expôr o que estamos discutindo e logo tem um pobre coitado que lendo isto que estamos escrevendo e com um grande grau de responsdabilidade vai achar que o carro dele estando em 95º é o correto porque ele nunca viu como era quando novo. Já li vários perguntando sobre o Vectra A, como seria a temperatura ideal dele e ninguem sabe porque já é até mais antigo que o meu.

Tento expôr que este parâmetros técnicos não servem para estas pessoas que somente querem saber como está no painel e eu volto a afirmar, temperatura ideal de painel é aquela que mostra quando o carro está nas rodovias e esta temperatura é 82 a 85 graus. Ao chegar em 90 e não baixar já estará correndo risco. Parametros técnicos são para formula um que usa o máximo de um motor em duas horas de competição e se entrar uma folha no radiador ele tem que parar para tirar por está sempre no máximo, o meu não é para isto, temperatura máxima 88 no painel e já é alta demais por isto não fica nem 2 segundo nela e logo baixa, roda pelo menos 60 km ao dia é 97, é inteiro é economico e não fica para trás de qualquer um. Quem quiser cuidar do que tem, comecem primeiro pela temperatura é a prioridade em um motor, depois vem óleo e outras coisas mais.

Um motor entre o não armar a ventoinha até queimar a junta, leva menos que 5 minutos, então ele trabalha na corda bamba, iguamente nós que nunca sabemos se vamos voltar para casa.
Imagem

Avatar do usuário
fbno85
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 14 Fev 2015, 11:13
Nome Completo: Fabiano Rodrigues
Cidade: Campo Largo
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor de temperatura

por fbno85 » 10 Jun 2015, 09:02

temperatura de trabalho do vectra pelo menos o 2001 2.2 8v acredito q os 2.0 8v seja a mesma é de 82 a 97ºC
pois a válvula termostática original esta marcada nela essas temperaturas de trabalho fecha com 82ºC temperatura minima e abre totalmente com 97ºC temperatura maxima.
falar que não pode passar dos 83ºC e a maior asneira que já vi, pelo menos no motor do meu é original de fabrica essas são as temperaturas de trabalho do motor.

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: sensor de temperatura

por corsa turbo » 10 Jun 2015, 09:17

Voce falou bem, o motor do vectra de tal ano foi programado para trabalhar em X graus como sai de fábrica e projeto, então nada mais justo que trabalhar peças de reposição com os mesmos parametros da original, seja ela proporção de aditivo, seja ela valvula termostatica ou seja ela o sensor de temperatura, e que passe a mesma informação, seja no painel ou para a central.
Meu carro é 99, na epoca que ele foi lançado eu nem carteira tinha, quanto menos condições de compra-lo, mas se eu tivesse a oportunidade de ter ele 0km poderia ter noção exata de como a temperatura do motor comportava, e faria ele ter o mesmo parametro até hoje, com sensores originais, medições originais e funcionamento como fabrica.
Como voce disse, se foi programado para chegar a X graus (90º), nada mais justo que ele chegue, mas se por opção sua e experiencia sua voce prefira 88º otimo, é uma questão pessoal que voce tem suas razões, eu apenas mostrei informaçõe técnicas para que as pessoas que tenha duvida saibam do que o motor foi projetado, e podem ou não seguir estas informações, assim como podem abraçar a sua experiencia e dica.
No meu carro tenho uma baita de uma turbina a 3cm do radiador esquentando ele, e em rodovias, transito pesado, a 230km/h, esticando todas as marchas até 6500rpm a temperatura nunca passou de 90º, mostrando que ele está em perfeito funcionamento como saiu de fábrica, e para mim, na minha opnião, não vejo necessidade alguma de baixar esta temperatura, até mesmo porque não é o primeiro, nem segundo motor GM familia II que tenho, e são resistentes e aguentam temperatura elevada, tanto para rodar no alcool quanto na gasolina.
Voce falou que temperatura ideial de um motor é 83º (82 a 85º) não sei se voce está falando sobre os motores em geral ciclo otto, se é sobre motores GM familia II ou se é sobre motores de vectra em geral, ou motores de vectra 8v ou do seu motor, mas posso afirmar, cada projeto de motor seja ele gm, honda, ou outra marca tem sua temperatura ideal de funcionamento (o que depende de aproveitamento termico, entropia...), e se voce citou está temperatura ideal espero que tenha fundamentos para isso, não só o parametro original do carro, que muitas das vezes, por questões de consumo, poluição... não trabalha na melhor faixa do motor/projeto, e sim trabalham em zona confortavel.

Não sei se voces já tiveram oportunidade de ter/usar carros ford. Eu já tive alguns, e trabalhei com alguns, na sua grande maioria o mostrador de temperatura do carro marca em questão de minuto a temperatura ideial (ex: 1/2 da escala de medição) e de lá não movimentam nada, seja em estrada, seja com ventoinha armada, com ar ligado, seja outra situação, bem diferente do painel do vectra e outros gms, isto não quer dizer q a temperatura fique fixa, mas sim que existe ali um artificio da montadora para que o motorista não tenha preocupação com a temperatura do motor, e a indicação vermelha, mesmo sendo a 10º da temperatura atual do motor está longe de onde o ponteiro indica normalmente, cirando assim "conforto" ao motorista.
att
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor de temperatura

por Almeidão » 10 Jun 2015, 09:23

fbno85 escreveu:temperatura de trabalho do vectra pelo menos o 2001 2.2 8v acredito q os 2.0 8v seja a mesma é de 82 a 97ºC
pois a válvula termostática original esta marcada nela essas temperaturas de trabalho fecha com 82ºC temperatura minima e abre totalmente com 97ºC temperatura maxima.
falar que não pode passar dos 83ºC e a maior asneira que já vi, pelo menos no motor do meu é original de fabrica essas são as temperaturas de trabalho do motor.


Amigo voce me desculpe e nem quero contestar sobre esta paslavra asneira, mas voce não leu o que eu escrevi ou não soube interpretar. Ele pode sim passar de 83, mas ao chegar em 90 volta para os 83 e quando está na estrada fica em 83. Sobre a termostática, voce sabe menos ainda, ela marca 82 e nunca fecha quando a temperatura de painel está em 82, porque esta temperatura de painel marca no minimo 5 graus menos que a temperatura real da agua e ela não é uma sanfona, ela abre e fica aberta tendo esta de 87º uma varianção minima de fechar uns 5mm tendo a temperatura abaixo dos 80. A termostática nunca fecha por completo quando está o seu carro ou qualquer um outro no painel já marcando 75° desde que ela não seja do carro a alcool que começa em 87 a 92.

TODOS OS COMENTÁRIOS QUE FAÇO SÃO TEMPERATURA DE PAINEL, NÃO ORIGINAL TEMPERATURA DA AGUA QUE ESPANTARIA QUALQUER UM SE ELA FOSSE MOSTRADA PARA NÓS.

Antes de comentar sobre termostática, dá uma olhada neste vídeo, talvez voce poderá entender um pouco mais deste assunto.

http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... =49&t=2462
Imagem

Avatar do usuário
fbno85
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 14 Fev 2015, 11:13
Nome Completo: Fabiano Rodrigues
Cidade: Campo Largo
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor de temperatura

por fbno85 » 10 Jun 2015, 09:31

Ta certo pode passar dos 83 mas não apenas ate os 90 pode chegar ate os 97 se a válvula e projetada a abrir por completo a 97 como não pode passar dos 90?
o meu esta todo original revisado trabalha no minimo a 80° chegando no maximo a 95 ou seja na faixa de trabalho da válvula.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor de temperatura

por Almeidão » 10 Jun 2015, 09:41

corsa turbo escreveu:Voce falou bem, o motor do vectra de tal ano foi programado para trabalhar em X graus como sai de fábrica e projeto, então nada mais justo que trabalhar peças de reposição com os mesmos parametros da original, seja ela proporção de aditivo, seja ela valvula termostatica ou seja ela o sensor de temperatura, e que passe a mesma informação, seja no painel ou para a central.
Meu carro é 99, na epoca que ele foi lançado eu nem carteira tinha, quanto menos condições de compra-lo, mas se eu tivesse a oportunidade de ter ele 0km poderia ter noção exata de como a temperatura do motor comportava, e faria ele ter o mesmo parametro até hoje, com sensores originais, medições originais e funcionamento como fabrica.
Como voce disse, se foi programado para chegar a X graus (90º), nada mais justo que ele chegue, mas se por opção sua e experiencia sua voce prefira 88º otimo, é uma questão pessoal que voce tem suas razões, eu apenas mostrei informaçõe técnicas para que as pessoas que tenha duvida saibam do que o motor foi projetado, e podem ou não seguir estas informações, assim como podem abraçar a sua experiencia e dica.
No meu carro tenho uma baita de uma turbina a 3cm do radiador esquentando ele, e em rodovias, transito pesado, a 230km/h, esticando todas as marchas até 6500rpm a temperatura nunca passou de 90º, mostrando que ele está em perfeito funcionamento como saiu de fábrica, e para mim, na minha opnião, não vejo necessidade alguma de baixar esta temperatura, até mesmo porque não é o primeiro, nem segundo motor GM familia II que tenho, e são resistentes e aguentam temperatura elevada, tanto para rodar no alcool quanto na gasolina.
Voce falou que temperatura ideial de um motor é 83º (82 a 85º) não sei se voce está falando sobre os motores em geral ciclo otto, se é sobre motores GM familia II ou se é sobre motores de vectra em geral, ou motores de vectra 8v ou do seu motor, mas posso afirmar, cada projeto de motor seja ele gm, honda, ou outra marca tem sua temperatura ideal de funcionamento (o que depende de aproveitamento termico, entropia...), e se voce citou está temperatura ideal espero que tenha fundamentos para isso, não só o parametro original do carro, que muitas das vezes, por questões de consumo, poluição... não trabalha na melhor faixa do motor/projeto, e sim trabalham em zona confortavel.

Não sei se voces já tiveram oportunidade de ter/usar carros ford. Eu já tive alguns, e trabalhei com alguns, na sua grande maioria o mostrador de temperatura do carro marca em questão de minuto a temperatura ideial (ex: 1/2 da escala de medição) e de lá não movimentam nada, seja em estrada, seja com ventoinha armada, com ar ligado, seja outra situação, bem diferente do painel do vectra e outros gms, isto não quer dizer q a temperatura fique fixa, mas sim que existe ali um artificio da montadora para que o motorista não tenha preocupação com a temperatura do motor, e a indicação vermelha, mesmo sendo a 10º da temperatura atual do motor está longe de onde o ponteiro indica normalmente, cirando assim "conforto" ao motorista.
att


Já melhorou bastante e este é o motivo que o seu está em 90, porque se não fosse turbo seria bem menos e sabemos que o que mais prejudica em um motor turbo é a temperatura e mesmo sem usar o turbo ele ainda recebe ar quente para aquecer lo um pouco mais e a constante temperatura. O seu carro quando novo e sem turbo não passava de 83 nas rodovia nem a pau, hoje eu não sei o estado de conservação da linha de arrefecimento para dizer o mesmo, isto porque não conheço, se tiver perfeito e sem turbo a real temperatua é no máximo 83 e pela manhã não passa de 80 e isto no seu carro e em todos que estejam em perfeito estado. Estamos debatendo por nada, é só checar alguns Vectras em perfeito estado que verás que ele é assim e assim é o correto

BEM, ESTE DEBATE NÃO DEMONSTRA QUE SOU CONTRA O TURBO, mas por favor não venha me dizer que um motor turbo bem cuidado vai durar mais que um motor sem turbina iguamente bem cuidado.

Outra coisa, SEMPRE COMENTEI SOBRE TEMPERATURA DE PAINEL, nunca falei de temperatura original porque seria um absurdo um motor em 83º, sabemos que ao sair da faixa azul ele já tem bem mais que esta temperatura que mostra, comento sobre o painel do Vectra B e C e como ele deve ser mostrado.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor de temperatura

por Almeidão » 10 Jun 2015, 09:47

fbno85 escreveu:Ta certo pode passar dos 83 mas não apenas ate os 90 pode chegar ate os 97 se a válvula e projetada a abrir por completo a 97 como não pode passar dos 90?
o meu esta todo original revisado trabalha no minimo a 80° chegando no maximo a 95 ou seja na faixa de trabalho da válvula.



Voce viu o filme? Arranque esta do seu carro, coloque ela em um recipiente igual eu fiz e verás que vai ficar aberta igual e a agua nem está em 85º. Um detalhe, o seu carro quando está marcando 83 graus no painel a agua dele já está pra lá de 90, sendo assim a termostática mesmo estando em 83 já está toda abertona. Experiencia própria e ela só fecha se voce descer uma serra em quinta marcha sem acelerar, ai sim a temperatura vai para faixa azul e ela fecha, nunca antes disto.
Imagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: sensor de temperatura

por corsa turbo » 10 Jun 2015, 09:52

Meu carro turbo ou não a temperatura sempre foi está e acompanho com o op con.
te pergunto novamente, o que falou aqui voce relata para todos os carro ciclo otto? "83 e pela manhã não passa de 80 e isto no seu carro e em todos que estejam em perfeito estado", se sim, sinceramente voce está meio confunso, o simples fato do tipo de combustivel de um carro, já altera a temperatura de funcionamento do mesmo, pra se ter ideia, carros flex que trabalham com termostáica eletrica, ao se entender que o carro está com alcool, ou maior proporção dele, a central já altera a abertura da valvula e acionamento do eletroventilador...
Debates saudaveis sempre levam a algum lugar, levam a esclarecimentos, levam a tirar duvidas e levam a vermos novas formas e situações, não acho que estamos conversando em vão...

sobre motor turbo, durar mais ou menos, não tenho uma equação correta para isso, até mesmo porque cada caso é um caso, o meu é adaptado, com peças forjadas, o original é outra coisa, com peças tambem diferenciadas.. O sistema em si promove mais taxa volumetrica efetiva, mas não podemos negar que motores menos sobrealimentados estão cada vez mais em uso devido a seu baixo consumo e emissões.
att
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
fbno85
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 14 Fev 2015, 11:13
Nome Completo: Fabiano Rodrigues
Cidade: Campo Largo
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor de temperatura

por fbno85 » 10 Jun 2015, 10:21

Almeidão escreveu:Voce viu o filme? Arranque esta do seu carro, coloque ela em um recipiente igual eu fiz e verás que vai ficar aberta igual e a agua nem está em 85º. Um detalhe, o seu carro quando está marcando 83 graus no painel a agua dele já está pra lá de 90, sendo assim a termostática mesmo estando em 83 já está toda abertona. Experiencia própria e ela só fecha se voce descer uma serra em quinta marcha sem acelerar, ai sim a temperatura vai para faixa azul e ela fecha, nunca antes disto.


vi sim eu fiz mesma coisa com a minha válvula novinha que coloquei na minha opinião meu carro esta correto faixa de trabalho de 82 a 97... claro com a tolerância da válvula.
concordo no painel não marca exatamente a temperatura mas o erro e minimo pois o sensor já fica do lado da válvula por isso.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor de temperatura

por Almeidão » 10 Jun 2015, 12:53

fbno85 escreveu:
Almeidão escreveu:Voce viu o filme? Arranque esta do seu carro, coloque ela em um recipiente igual eu fiz e verás que vai ficar aberta igual e a agua nem está em 85º. Um detalhe, o seu carro quando está marcando 83 graus no painel a agua dele já está pra lá de 90, sendo assim a termostática mesmo estando em 83 já está toda abertona. Experiencia própria e ela só fecha se voce descer uma serra em quinta marcha sem acelerar, ai sim a temperatura vai para faixa azul e ela fecha, nunca antes disto.


vi sim eu fiz mesma coisa com a minha válvula novinha que coloquei na minha opinião meu carro esta correto faixa de trabalho de 82 a 97... claro com a tolerância da válvula.
concordo no painel não marca exatamente a temperatura mas o erro e minimo pois o sensor já fica do lado da válvula por isso.


Não amigo, a diferença não é minima não, são no minimo em algumas escala 5 graus e isto faz o ponteiro se elevar muito, pode ter certeza que no 1/4 da temperatura do seu carro é o que chamamos de 80º, no carro a agua está a mais de 90 e não quer dizer que ele estando em 90 no painel a temperatura da agua esteja em 110. Esqueça onde esteja o sensor ele é preparado para não te assustar, só que o povão acha que ele estando em 95 está correto. Lê um pouco mais abaixo que eu colei um link sobre a temperatura da agua ao abrir a valvula eletronica, o nosso a temperatura é a mesma informada no link, só que abre antes deste 100º. Esqueça que a sua fecha depois de aberta.

Sobre a temperatura comentada pelo Corsa turbo de 90 desde novo, não é verdade pode consultar qualquer um que tenha um Vectra B que estando em perfeito estado o carro na estrada livre vai marcar uma faixa de 82º e pela manhá marca 80. 90 para mim é altissima em estrada e não são somente de pistão e biela que vive um motor.

Sobre a termostática eletronica, foi ótimo voce ter comentado isto, aliás ela funciona igual a outra só que aquecida por uma resistencia. Olha o que copiei por ai na internet sobre ela, tem um ponto ótimo para lhe passar. Vejam que destaquei estes dois assuntos:
NO CASO DE VEÍCULOS ABASTECIDOS COM ENTANOL A TEMPERATUDA DE ABERTURA INICIAL É DE 100º. QUANDO ESTIVER ABASTECIDO COM GASOLINA ELA ABRE COM 97º

Eu acho que isto ai diz tudo o que eu estou passando para o pessoal, mas ainda esclareço o que eu quiS dizer com isto com uma leve perguntinha. Qual Temperatura está mostrando no painel do Fiesta ou quem usa esta válvula se ela abre com 100º na agua? Sabemos que ela ficará aberta depois e mantem os mesmos 100º, isto quer dizer que meu carro em 83 de painel já passou de longe estes 100º. (por favor, não venham dizer que ferve neste 100º)

SÓ COPIEI E COLEI, quem ler abaixo e achar que estou mentindo, foi do link mais abaixo informado pela MTE

As válvulas eletrônicas conhecidas como “eletrovalve” presentes nos veículos modelo Fiesta, Focus, Ecosport, Courier e Ford Ka possuem a característica de identificar a variação de temperatura do líquido de arrefecimento conforme o combustível utilizado pelo veículo; No caso de veículos abastecidos 100% com etanol, a temperatura de abertura inicial da válvula é de 100°C. O ECU não comanda a abertura, ela é independente do aquecimento da cera expansiva interna; E quando o veículo estiver abastecido 100% com gasolina, a temperatura de abertura inicial é de 97°C. Já neste caso, o ECU envia tensão em pulsos para aquecer mais rápido a cera expansiva e antecipar sua abertura; Observação. O sensor interno é blindado na carcaça da peça, não sendo possível sua substituição, implicando na perda de garantia da peça caso seja retirado. O sensor trabalha na faixa de resistência de 14 a 17 ohms.

http://www.mte-thomson.com.br/site/dica ... ica-vt525/
Imagem

Kaduskate
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 409
Registrado em: 22 Set 2013, 20:53
Nome Completo: Carlos Eduardo da Costa Guimaraes
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: sensor de temperatura

por Kaduskate » 10 Jun 2015, 13:21

pessoal alguém ai sabe se tem um valor certo para saber se o sensor estar bom ou ruim?

https://youtu.be/L6dDbtbzo44 nesse video ele mostra essa medição, eu aqui em casa medi em três carro diferentes, vo copiar a minha pergunta e colar aqui, se alguem souber algo me ajude ai.

"ola amigo, gostaria de saber uma coisa, eu acabei de testar um novo e o usa do que esta no meu carro, o novo lacrado na embalagem, esta com defeito, ele nao marca nada, e fica em 1,00 e ja o usado que esta no carro um vectra 2000 2.2 mpfi esta marcando 0,64.
O astra gl 1.8 do meu pai esta marcando 2,08.
E na uno 2001 1.0 Fiasa, esta marcando 2.50

No seu teste esta marcando 2,92.

pode ser que o do meu carro esta com problema? qual o parâmetro correto?"

minha uno chegou a fazer 10,5km/l depois de uma limpeza na tbi, e do nada voltou a fazer 7km/l, ja troquei as peças que o scanner acusou defeituosa, como sensor de posição de borboleta, e sonda lambda, a sonda ele acusou travada, mas me falaram que se ela travar o carro embola nao sei se é verdade, mas troquei assim mesmo.

o vectra nao tem nenhum problema mas como troquei o radiador a um tempo e coloquei o fluido resolvi trocar o sensor, mas nos teste feito como no video acima o sensor novo lacrado, estava com defeito.
Kadu
Atual Vectra 2.2 GLS 00 - Ar Digital e Banco de Couro
EX - Fiat Uno CS 1.5
EX - Monza 86
https://www.facebook.com/kadu.c.9

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: sensor de temperatura

por corsa turbo » 10 Jun 2015, 13:28

Almeidão escreveu:
fbno85 escreveu:
Almeidão escreveu:Voce viu o filme? Arranque esta do seu carro, coloque ela em um recipiente igual eu fiz e verás que vai ficar aberta igual e a agua nem está em 85º. Um detalhe, o seu carro quando está marcando 83 graus no painel a agua dele já está pra lá de 90, sendo assim a termostática mesmo estando em 83 já está toda abertona. Experiencia própria e ela só fecha se voce descer uma serra em quinta marcha sem acelerar, ai sim a temperatura vai para faixa azul e ela fecha, nunca antes disto.


vi sim eu fiz mesma coisa com a minha válvula novinha que coloquei na minha opinião meu carro esta correto faixa de trabalho de 82 a 97... claro com a tolerância da válvula.
concordo no painel não marca exatamente a temperatura mas o erro e minimo pois o sensor já fica do lado da válvula por isso.


Não amigo, a diferença não é minima não, são no minimo em algumas escala 5 graus e isto faz o ponteiro se elevar muito, pode ter certeza que no 1/4 da temperatura do seu carro é o que chamamos de 80º, no carro a agua está a mais de 90 e não quer dizer que ele estando em 90 no painel a temperatura da agua esteja em 110. Esqueça onde esteja o sensor ele é preparado para não te assustar, só que o povão acha que ele estando em 95 está correto. Lê um pouco mais abaixo que eu colei um link sobre a temperatura da agua ao abrir a valvula eletronica, o nosso a temperatura é a mesma informada no link, só que abre antes deste 100º. Esqueça que a sua fecha depois de aberta.

Sobre a temperatura comentada pelo Corsa turbo de 90 desde novo, não é verdade pode consultar qualquer um que tenha um Vectra B que estando em perfeito estado o carro na estrada livre vai marcar uma faixa de 82º e pela manhá marca 80. 90 para mim é altissima em estrada e não são somente de pistão e biela que vive um motor.

Sobre a termostática eletronica, foi ótimo voce ter comentado isto, aliás ela funciona igual a outra só que aquecida por uma resistencia. Olha o que copiei por ai na internet sobre ela, tem um ponto ótimo para lhe passar. Vejam que destaquei estes dois assuntos:
NO CASO DE VEÍCULOS ABASTECIDOS COM ENTANOL A TEMPERATUDA DE ABERTURA INICIAL É DE 100º. QUANDO ESTIVER ABASTECIDO COM GASOLINA ELA ABRE COM 97º

Eu acho que isto ai diz tudo o que eu estou passando para o pessoal, mas ainda esclareço o que eu quiS dizer com isto com uma leve perguntinha. Qual Temperatura está mostrando no painel do Fiesta ou quem usa esta válvula se ela abre com 100º na agua? Sabemos que ela ficará aberta depois e mantem os mesmos 100º, isto quer dizer que meu carro em 83 de painel já passou de longe estes 100º. (por favor, não venham dizer que ferve neste 100º)

SÓ COPIEI E COLEI, quem ler abaixo e achar que estou mentindo, foi do link mais abaixo informado pela MTE

As válvulas eletrônicas conhecidas como “eletrovalve” presentes nos veículos modelo Fiesta, Focus, Ecosport, Courier e Ford Ka possuem a característica de identificar a variação de temperatura do líquido de arrefecimento conforme o combustível utilizado pelo veículo; No caso de veículos abastecidos 100% com etanol, a temperatura de abertura inicial da válvula é de 100°C. O ECU não comanda a abertura, ela é independente do aquecimento da cera expansiva interna; E quando o veículo estiver abastecido 100% com gasolina, a temperatura de abertura inicial é de 97°C. Já neste caso, o ECU envia tensão em pulsos para aquecer mais rápido a cera expansiva e antecipar sua abertura; Observação. O sensor interno é blindado na carcaça da peça, não sendo possível sua substituição, implicando na perda de garantia da peça caso seja retirado. O sensor trabalha na faixa de resistência de 14 a 17 ohms.

http://www.mte-thomson.com.br/site/dica ... ica-vt525/



Em momento algum falei que meu carro fica a 90º na estrada, citei sim que ele NUNCA passou, e na estrada sim ele fica abaixo dos 90º, abaixo do transito pesado...

O fiesta, focus e outros carros que ja andei da ford, não tem escala de temperatura (apenas cold e hot) e não sei te falar qual temperatura estimada no painel, apenas que o ponteiro NUNCA oscila, termostatica abertya ou não, eletroventilador acionado ou não, na estrada ou não, caracteristica do painel/fabricante/carro.

Almeidão, voce ta me deixando meio doido.. se afirmava que o carro tinha que ter uma UNICA temperatura de trabalho, pq citou sobre a valvula termostatica eletronica se opõe por completo o que voce falou?
Resumindo: cada projeto, carro tem uma faixa de temperatura de trabalho.
EU particularmente acho que o projeto estabelecido pelo fabricante não deve ser alterado, e se for, será para suprir o defeito em outro local, o que não aconselho tambem, pois os estudos foram grandes e exaustivos testes para chegar ao ideal.
Outros pontos a serem mencionados são: Como Almeidão citou, a diferença de leitura entre painel e temperatura real do liquido de arrefecimento existe. Ele citou tambem que os motores dos verctras B trabalham no PAINEL entre 80 e 90º em situação normal.
E tambem citou que ele por experiencia prefere que seu carro trabalhe com uma temperatura menor do que a original programada.

obs. sobre agua ferver a 100º no sistema PRESSURIZADO do carro, acho que ninguem falaria, se falar não deve ser nesse topico no qual estamos mais aprofundados.


Podemos fechar um resumo?
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Tópico Movido

Tópico movido de Manutenção, Mecânica & Elétrica para Vectra B em 19 Jun 2020, 08:59 por Ju_Bueno

167 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 217 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 04:29