diomar escreveu:Boa tarde pessoal ..., sou novo no forum e ainda nao sei como funciona direito as coisa..
estou tendo uns problemas com meu carro. quase td consigo resolver pesquisando no forum.
mas semana passada a ventoinha começou a demorar a desligar quando desligo o carro, ate q nao desligava mais.
so desligava quando desconectava a bateria e deixava varias horas desconectado. porem percebi q se eu desconecta-se e conecta-se o cebolao e em seguida desconectar e conectar a bateria a ventoinha parava. porem mais um porem ontem e hj q esta mt friu (13 à 15°C) a ventoinha arma fica ligado um minuto ou menos e ja desliga.
"detalhes: meu vectra e 96/97 usa dois cebolao de 3 fios. o cebolao que desconecto e correspondente ao mte 838 e eh novo" (que segundo a uma loja local q so trabalha com peças para GM e a original pro meu carro).
e os tres reles da ventoinha que tem na frente da bateria, quando desconecto o primeiro nada acontece e quando desconcto o segundo ou o terceiro a ventoinha para . se conectar a ventoinha volta a ligar. nao faço ideia do que seja..
vcs podem me ajudar nisso?
desde ja muito obrigado.....
Mosson escreveu:Almeidão, sábado fui a caça do MTE 763, mas como você falou anda bem sumida, nem histórico de compra tinha na maior auto peças daqui da cidade, aí fiquei com o 760 que já havia comprado.
Resumo do fim de semana:
- substituído MTE 797 (que estava lá) por um MTE 760;
- sensor de temperatura código MTE 4051 e conector (que estava trincado);
- fluído de arrefecimento;
- sonda Lambda;
- eliminada resistência da ventoinha;
- Revisão no aterramento do motor e do chicote.
Pontos positivo é que antes ele acionava a ventoinha com quase 100º no painel, agora quando o ponteiro bate 90º ela aciona. Rodando ele mantém o ponteiro entre 80 e 90º.
Sonda lambda... A luz da injeção estava ascendendo direto e a média caiu de 10,5~10,7 Km/l para 9,4~9,7 Km/l (rodando aproximadamente 25Km por dia em trajeto misto). Mais para o final de semana, vamos ver se a média melhorou. Pelo menos a lâmpada da injeção não ascendeu mais.
Só tenho uma dúvida agora, desde que comprei ele, quando desligo a chave e a ventoinha está ligada, ela desliga imediatamente, não fica um tempo ligada como os demais carros, o que pode ser isso? Nunca tinha atentado, mas agora fiquei curioso...
JoãodoValle escreveu:Comprei o meu 763 essa semana na jocar:
https://www.jocar.com.br/Produto.aspx?C ... &CP=715592
Mantenedor escreveu:JoãodoValle escreveu:Comprei o meu 763 essa semana na jocar:
https://www.jocar.com.br/Produto.aspx?C ... &CP=715592
Aí João , quais valores de temperatura? De arme e desarme do ventilador está conseguindo?
Abraço
Mantenedor/VCD/2.0/16V.
Nâo se assustem caso quiserem fazer um teste encostando o fio do segundo estagio na lata com a chave ligada, somente uma ventoinha irá funcionar na alta e isto é fácil de entender, estando o primeiro estágio desligado, só funciona uma ventoinha, encostando os dois fios e com a cahve ligada funcionará as duas.
vamos eliminar um sábado de cerveja e vamos fazer esta manutenção simples.
JoãodoValle escreveu:HAuhauhauhauhaua esse é o cara do arrefecimento..Nâo se assustem caso quiserem fazer um teste encostando o fio do segundo estagio na lata com a chave ligada, somente uma ventoinha irá funcionar na alta e isto é fácil de entender, estando o primeiro estágio desligado, só funciona uma ventoinha, encostando os dois fios e com a cahve ligada funcionará as duas.
Como comentei com vc outra vez, fiz uma chave que fica escondida a baixo do painel criando esse "terra", e essa chavinha vem me salvando nesses dias macabros hahahahavamos eliminar um sábado de cerveja e vamos fazer esta manutenção simples.
Que mané eliminar o sábado de cerveja o que, aqui nos mexemos no carro tomando cerveja
Mosson escreveu:Obrigado pelas explicações Almeidão, mas devo ter sido sorteado com tudo que possa estar ao contrário no meu Vectra kkk
Vários tópicos falam sobre a caixa de relés na frente da bateria, mas o meu não tem essa caixa, nem ar condicionado (por ser GL eu acredito), somente uma caixinha ao lado da bateria com 2 relés e um fusível de 30A, uma saída para o positivo da bateria, saídas de massa (-) e contatos motor/relés.
Pois bem, munido desta excelente explicação e de um multímetro, desmontei tudo novamente ontem a noite e comecei a testar fio por fio:
- os cabos de alimentação do cebolão e da ventoinha passam por baixo do sistema, onde há locais para travar a fiação;
- o fio marrom, realmente era negativo em todo o sistema;
- o fio amarelo que ativaria o primeiro relé, no meu é marrom com branco, e pra minha surpresa, tinha um positivo pós-chave pra ativar a corrente do relé, por isso ao contrário do problema citado pelo nosso colega Alexandre Priest, a ventoinha do Vectra desligava se ela estivesse ativada e eu desligasse a ignição;
- o fio cinza que ativaria a segunda velocidade no meu caso é marrom com amarelo.
Como já havia trocado para MTE760, plug, etc. troquei o radiador também (sem ar condicionado – R$311,00 em Curitiba) e refiz as ligações elétricas novamente, usando luvas para emenda, espaguete termo retrátil, etc.
O positivo pós-chave que ativava o circuito, agora ativa somente o segundo relé, e o primeiro relé está ligado direto na bateria, ou seja, cada qual tem sua alimentação, bem como relé, pois adaptei mais um.
Saí para testar o carro e a temperatura ficou em torno de 88° (deduzo que seja, pois não encostou a marca mediada entre 80 e 100 do painel), só consegui ativar a ventoinha depois de subir a rua de casa toda em 1ª marcha rsrs, e logo que alinhou 90°, entrou a primeira velocidade e a temperatura caiu pra menos de 85°.
Na BR, a temperatura bateu os 80° e subiu a aproximadamente 85°.
Agora acredito que meus problemas com temperatura acabaram.
Almeidão escreveu:Mosson escreveu:Obrigado pelas explicações Almeidão, mas devo ter sido sorteado com tudo que possa estar ao contrário no meu Vectra kkk
Vários tópicos falam sobre a caixa de relés na frente da bateria, mas o meu não tem essa caixa, nem ar condicionado (por ser GL eu acredito), somente uma caixinha ao lado da bateria com 2 relés e um fusível de 30A, uma saída para o positivo da bateria, saídas de massa (-) e contatos motor/relés.
Pois bem, munido desta excelente explicação e de um multímetro, desmontei tudo novamente ontem a noite e comecei a testar fio por fio:
- os cabos de alimentação do cebolão e da ventoinha passam por baixo do sistema, onde há locais para travar a fiação;
- o fio marrom, realmente era negativo em todo o sistema;
- o fio amarelo que ativaria o primeiro relé, no meu é marrom com branco, e pra minha surpresa, tinha um positivo pós-chave pra ativar a corrente do relé, por isso ao contrário do problema citado pelo nosso colega Alexandre Priest, a ventoinha do Vectra desligava se ela estivesse ativada e eu desligasse a ignição;
- o fio cinza que ativaria a segunda velocidade no meu caso é marrom com amarelo.
Como já havia trocado para MTE760, plug, etc. troquei o radiador também (sem ar condicionado – R$311,00 em Curitiba) e refiz as ligações elétricas novamente, usando luvas para emenda, espaguete termo retrátil, etc.
O positivo pós-chave que ativava o circuito, agora ativa somente o segundo relé, e o primeiro relé está ligado direto na bateria, ou seja, cada qual tem sua alimentação, bem como relé, pois adaptei mais um.
Saí para testar o carro e a temperatura ficou em torno de 88° (deduzo que seja, pois não encostou a marca mediada entre 80 e 100 do painel), só consegui ativar a ventoinha depois de subir a rua de casa toda em 1ª marcha rsrs, e logo que alinhou 90°, entrou a primeira velocidade e a temperatura caiu pra menos de 85°.
Na BR, a temperatura bateu os 80° e subiu a aproximadamente 85°.
Agora acredito que meus problemas com temperatura acabaram.
Isto ai amigo, é pegar e fazer que dá certo, desculpa eu não percebi que o seu carro não tinha ar e por isto realmente a caixa de relê é diferente.
Minha tése sobre a ventoinha ficar ligada depois que desligar o carro é 100% correta, ou seja ela é somente para diminuir a pressão do gás do ar condicionado e está mais que óbvio que não refrigera mais nada no motor já que ele esta desligado, ao contrário da pressão do gás que altera muito com o calor, neste caso o seu que não tem ar condicionado a ventoinha desliga junto com o desligar da chave e já que voce mudou, não vai lhe atrapalhar em nada deixando ele assim desde que tenhas uma bateria boa, porem não ajudará em nada também. De qualquer forma, fico feliz que o restante tenha dado certo e minha dica hoje é já que voce trocou o radiador, usar litros de aditivo havoline long life, este eu uso e garando ele apesar que tem uns mais que seja bom tanto quanto ele.
Sobre o conector que o joão postou, eu também tinha comprado um tempos atrás, é de ótima qualidade e eu como voce fez no seu, uso sempre este espaguete termo contrátil e sempre com fios soldados, quase nunca uso fita isolante e nunca emendo fio sem solda.
Almeidão escreveu:João, desta vez eu não errei, veja abaixo como vendem isto kakkakakkakakkakak. Na verdade usam se estes dois nomes, tipo farol em São Paulo e sinal na minha cidade.
Detalhe, como eu tenho muita pressa ao fazer as coisas, nem uso secador ou soprador, uso o velho isqueiro que é mais rápido e todos sabem que um alarme tem um monte de fios, todos eles com um bichinho destes que tem várias medidas. Ótimo pra quem gosta se mexer em parte elétrica, incluo as residenciais também e sempre faço algumas
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -cores-_JM
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 106 visitantes