O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CVectra GTX - Problema Kick Down

28 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
alyssonmr
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Jul 2013, 10:54
Nome Completo: Alysson Marques Rodarte
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Vectra GTX - Problema Kick Down

por alyssonmr » 05 Set 2013, 22:21

Bom dia pessoal, eu sou novo aqui no clube do vectra. Adquiri o meu a pouco mais de 30 dias. Vectra Gtx 10/10.

Até o momento estou gostando muito do carro, porém acredito que estou tendo um problema com ele e gostaria da ajuda de vocês.


Nas duas primeiras viagens com ele na rodovia, quando necessitava de uma ultrapassagem mais arrojada, eu dava o kick-down nele e ficava segurando o pé no fundo. O conta giros subia rapidamente até o 6 mil giros e trocava a marcha.

Pois bem, em minha ultima viagem tive uma surpresa. Quando fui fazer o mesmo procedimento, o conta giros subiu ate 5,2 mil giros e ficou ali travado como se tivesse acelerando em falso, e depois de uns 10 segundos passou a marcha, travando da mesma forma no mesmo local (5 mil giros).

Isso aconteceu por 3x na rodovia e continuo com o problema. Alguém já teve o mesmo problema e pode me instruir o que fazer?

Obrigado a todos.

MarceloOliveira

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por MarceloOliveira » 06 Set 2013, 06:07

Alysson, seja bem vindo, logo logo o pessoal chega aí para analisar o seu caso.

:88:

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por Alcir Andreoni » 06 Set 2013, 11:14

alyssonmr escreveu:Bom dia pessoal, eu sou novo aqui no clube do vectra. Adquiri o meu a pouco mais de 30 dias. Vectra Gtx 10/10.

Até o momento estou gostando muito do carro, porém acredito que estou tendo um problema com ele e gostaria da ajuda de vocês.


Nas duas primeiras viagens com ele na rodovia, quando necessitava de uma ultrapassagem mais arrojada, eu dava o kick-down nele e ficava segurando o pé no fundo. O conta giros subia rapidamente até o 6 mil giros e trocava a marcha.

Pois bem, em minha ultima viagem tive uma surpresa. Quando fui fazer o mesmo procedimento, o conta giros subiu ate 5,2 mil giros e ficou ali travado como se tivesse acelerando em falso, e depois de uns 10 segundos passou a marcha, travando da mesma forma no mesmo local (5 mil giros).

Isso aconteceu por 3x na rodovia e continuo com o problema. Alguém já teve o mesmo problema e pode me instruir o que fazer?

Obrigado a todos.

Passar o Tech-2 para saber se existe algum problema de eletrônica...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por Arquiteto » 06 Set 2013, 11:19

se quiser experimentar e souber reprogramar o radio e relogio

desliga a bateria por uns trinta minutos ... em alguns problemas de eletrônica quando religa reinicia normal

não custa tentar ... e gratis ...

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por Alcir Andreoni » 06 Set 2013, 12:19

Arquiteto escreveu:se quiser experimentar e souber reprogramar o radio e relogio

desliga a bateria por uns trinta minutos ... em alguns problemas de eletrônica quando religa reinicia normal

não custa tentar ... e gratis ...

Vamos incluir mais um procedimento...

Desligar os cabos da bateria. Com eles fora da bateria, juntar os dois. Aí é só reprogramar rádio, relógio e vidros...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
alyssonmr
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Jul 2013, 10:54
Nome Completo: Alysson Marques Rodarte
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por alyssonmr » 06 Set 2013, 12:23

Alcir, obrigado pela resposta. Vou testar esse procedimento no sábado, porém não sei como programar o rádio e vidros. O relógio é tranquilo.

Vou procurar na internet algum tutorial de programação dos mesmos.

Obrigado

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por Alcir Andreoni » 06 Set 2013, 12:26

alyssonmr escreveu:Alcir, obrigado pela resposta. Vou testar esse procedimento no sábado, porém não sei como programar o rádio e vidros. O relógio é tranquilo.

Vou procurar na internet algum tutorial de programação dos mesmos.

Obrigado

É só seguir o manual, não tem erro...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

abineh
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1177
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:23
Nome Completo: Abhner Vianna Ignachitti
Cidade: Uberaba
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por abineh » 08 Set 2013, 10:10

O rádio é fácil:
Segura o botão AF e com ele apertado, aperte o botao de ligar e aguarde alguns segundos com os dois apertados.
Vai aparecer no mostrador a mensagem "SAFE". Quando ela aparecer pode soltar os botões e aguardar aparecer logo após quatro tracinhos _ _ _ _
Feito isso, utilize os botões 1 2 3 4 pra digitar o código do rádio...
É assim: cada numero é para uma orderm do código... por exemplo... pra digitar "2" na primeira posição dos codigos, aperte 1 duas vezes... pra digitar "3" na segunda posição, aperte o botão 2 três vezes... etc...
Digitado o código, aperte AF e segure por alguns segundos.
Prontinho! :P

Lembrando que se digitar o código errado 10 vezes, o player trava totalmente. Portanto se vc apertar o AF no final e a contagem de 10 cair pra 9, o código está errado... então procure digitar o codigo corretamente.

No caso dos vidros, se não me engano o alarme dos Vectra C já refaz a programação automaticamente ao travar o carro no controle...

Avatar do usuário
alyssonmr
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Jul 2013, 10:54
Nome Completo: Alysson Marques Rodarte
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por alyssonmr » 08 Set 2013, 11:54

Alcir, fiz o procedimento recomendado e fiz um pequeno teste. Tudo voltou a funcionar normalmente. Hoje ainda irei viajar por 400 km e terei que usar o kick e o botão S e amanha posto sobre.

Mas gostaria de agradecer pela ajuda.

Muito obrigado.


Alysson Rodarte

Joaotorres
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Ago 2013, 18:59
Nome Completo: João Torres
Cidade: Salvador
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por Joaotorres » 08 Set 2013, 12:01

alyssonmr escreveu:Alcir, fiz o procedimento recomendado e fiz um pequeno teste. Tudo voltou a funcionar normalmente. Hoje ainda irei viajar por 400 km e terei que usar o kick e o botão S e amanha posto sobre.

Mas gostaria de agradecer pela ajuda.

Muito obrigado.


Alysson Rodarte


Estou com o mesmo problema. Se conseguir resolver me ajuda também.

Abs!
Editado pela última vez por Joaotorres em 09 Set 2013, 08:03, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por Alcir Andreoni » 09 Set 2013, 07:54

alyssonmr escreveu:Alcir, fiz o procedimento recomendado e fiz um pequeno teste. Tudo voltou a funcionar normalmente. Hoje ainda irei viajar por 400 km e terei que usar o kick e o botão S e amanha posto sobre.

Mas gostaria de agradecer pela ajuda.

Muito obrigado.


Alysson Rodarte

Torcendo para que tudo dê certo... :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
alyssonmr
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Jul 2013, 10:54
Nome Completo: Alysson Marques Rodarte
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por alyssonmr » 27 Abr 2015, 14:34

O problema tinha sumido por 5 meses até que voltou e agora tem sido recorrente e nem fazendo o reset da central ele volta conforme foram as ultimas vezes.

Após observar alguns dados do problema conclui algumas coisas e gostaria de opinião de vocês:

1) O problema ocorria sempre que eu trocava de combustível, ou seja, quando rodava apenas no etanol o problema não aparecia. Quando eu colocava gasolina no tanque e voltava pro etanol o problema aparecia e dai eu tinha que zerar a central tirando os cabos da bateria. Portanto concluí inicialmente que o problema poderia ser no reconhecimento de qual combustível o carro estava usando, ou qual a mistura correta, para que a central ao reconhecer mudasse a relação de entrada de combustível/ar no pistão. Ao verificar o funcionamento do carro observei que existe para fazer o reconhecimento do combustível/mistura um equipamento chamado de sonda lambda. Portanto o problema poderia estar nesta peça que não estava reconhecendo corretamente a mistura do tanque.

2) Não troquei a sonda lambda e quando a poucos dias tive problema com a bomba de combustível (estava marcando errado o combustível no tanque) fiz a troca da mesma. Após isso o problema está muito frequente. Usando apenas etanol é rodar 5 km após zerar a central pro problema voltar.

Portanto não consegui estabelecer uma ligação entre a sonda lambda e a bomba de combustivel pra concluir onde está o problema, porém acredito que seja em uma das duas peças.

O que acham?

Avatar do usuário
Janderson
Ouvidoria
Mensagens: 1175
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:06
Nome Completo: Janderson von Neumann
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por Janderson » 27 Abr 2015, 22:26

Todo o teu problema é um só, é ir numa autorizada GM e pedir para atualizar o software da injeção eletrônica, ECU do motor, seu Vectra deve ser da safra problemática de 2009 até inicio de 2010, onde a GM passou um bom tempo tendo problemas e quando os clientes reclamavam chegaram até mesmo a trocar cabeçote do motor, porém depois a GM descobriu que tudo era problema do software da injeção que dava a "louca" na leitura do sensor KS , vulgo sensor de detonação, o procedimento é simples, eu mesmo fiz no meu que é 2010 também, ao chegar na concessionária deve -se pedir para atualizar o módulo de injeção com o tech II, eles tem o programa novo num computador que tem acesso ao banco de dados da fábrica, e de posse do nº do chassis eles mesmo vão ver se foi ou não feita essa atualização, vão ligar o Tech II na porta OBD do carro e regravar o novo software (como se faz em computadores pessoais de casa), é coisa de uns 5 ou 10 minutos.

Fica em cima, muitas concessionárias (ainda mais agora que já passou um bom tempo) podem alegar que não precisa, "querer arrumar outro problema", querer cobrar pelo serviço, etc...mostre que vc. sabe qual é o problema e qual é a solução, seja enfático ao dizer que veio ali fazer a reprogramação e que tu tens um Vectra da linhagem aquela que havia problema de fábrica do software, a versão para os carros com câmbio automático é a versão 1065, não aceite outra, essa é a mais atual, não confunda com a versão 1067 que é para carros com câmbio manual, que não é o caso, em tempo, eu não paguei nada e fui muito bem atendido, mesmo meu carro na época não estando muito manco e não notando claramente esses problemas todos relatados internet afora eu mandei fazer a atualização, e não me arrependi, já saí da concessionária com outro Vectra, bem mais forte, giro subindo liso e fácil até a rotação de corte, carro bem esperto, se bobear na arranca do sinal chega a cantar pneu se o terreno fôr pouca coisa irregular, enfim, ficou o bicho.

Abraços
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Avatar do usuário
wertson
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 29 Mai 2013, 00:06
Nome Completo: wertson ferreira
Cidade: v.v
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por wertson » 06 Mai 2015, 16:31

Bom galera, aproveitando o tópico.

Nesse final de semana fiz uma viagem com meu GT-X 09/10 AT, no meio do Caminho o carro começou a falhar 1 cilindro, assim que parei pra ver o que era percebi que a vela do cilindro 1 havia trincado na ceramica e por isso estava falhando o cilindro. Parei no primeiro posto, la nao tinha velas do modelo original, então coloquei uma outra para seguir a viagem. Chegando em casa comprei as BPR7E e instalei, logo apos a substituição, o carro ficou muito ruim para a primeira partida do dia além e perceber que ele estava mais fraco (sempre achei ele meio manco, achava que era o normal dele), e nesse mesmo teste, observei esse mesmo problema que o carro chegava a 5000 rpm e não trocava a marcha, em baixas rotações trocando normalmente. Meu carro atualmente esta com 31 mil km. Liguei para a GM e agendei essa atualização do software para sabado as 11hrs. Minha duvida e a seguinte, esse software sera tambem capaz de resolver esse problema da troca de marcha em rotacoes altas ?

Avatar do usuário
LUCIANO_R_P
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Jul 2015, 13:57
Nome Completo: Luciano Roncetti Pimenta
Cidade: Viçosa
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por LUCIANO_R_P » 01 Jul 2015, 14:24

Olá Pessoal.

Estou com um problema Semelhante e gostaria da ajuda de vocês.

Meu Vectra é uma Elite 2.0 Aut. 2010/2010 com teto solar (Completíssimo), está com 90.000 km.

Há uns 2 anos ele estava limitando o giro em 5.500 rpm toda vez que abastecia e ficava assim por uns 20 Km ou era só tirar os cabos da bateria por uns 30 seg e religar que voltava ao normal. Esse problema foi solucionado apenas fazendo a Atualização do Software da ECU assim como descrito nas postagens anteriores aki do forum. A versão do Software da ECU atual é a 1065 e acabei de tentar atualizar na concessionaria da minha cidade e não tem versão mais atual.

Bom, o problema é que semana passada quando fui viajar ele começou a limitar o giro novamente mas agora em 5.200 rpm e as vezes passa para 5.600 e daí corta voltando para 5.200. Muita raramente ele passa dos 5.600 e efetua a mudança de marcha, mesmo assim, quando passa ele dá tipo umas pausas em 5.200 e 5.600 antes de mudar a marcha.

Outro fato intrigante é que mesmo na Posição N e o carro em movimento ele limita o giro, mas com o carro parado na posição P ou N ele não limita o giro chegando aos 7.200 rpm (máximo) e não corta mesmo se segurar o acelerador por muito tempo. Nessas circunstâncias, eu acho que ele deveria cortar o giro pelo fato do carro estar parado, estou certo? Já ouvi dizer que existe um sensor de segurança para evitar superaquecimento do motor, não sei se isso procede.

Já pedi para rastrear com o Tech II e não acusa código de falha em nenhuma sensor tanto no motor quanto na transmissão. A pressão da Bomba está OK. Sensores de Oxigênio fazendo leitura normal.

Sem usar o Kick Down ele faz as mudanças de marchas normalmente, pois assim elas ocorrem antes dos 5.200 rpm, mas se usar o Kick Down ou ativar o modo Sport e segurar o acelerador no funfo, ocorre o problema descrito acima.

Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

P.S. O meu fecha o teto e os retrovisores com o alarme, abaixa o retrovisor qnd engata a ré, O CB mostra o consumo instantâneo, e outras coisas mais como instalação da Multimídea M1 original com controles de volante funcionando 100%. Tudo foi eu mesmo que instalei seguido as dicas aki do clubedovectra. Caso alguém precisar de help pode me contactar.

lucianorpimenta@yahoo.com.br
31-7130-0692 (Vivo/whatsapp).

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por Thiago Menezes » 01 Jul 2015, 14:42

LUCIANO_R_P escreveu:Olá Pessoal.

Estou com um problema Semelhante e gostaria da ajuda de vocês.

Meu Vectra é uma Elite 2.0 Aut. 2010/2010 com teto solar (Completíssimo), está com 90.000 km.

Há uns 2 anos ele estava limitando o giro em 5.500 rpm toda vez que abastecia e ficava assim por uns 20 Km ou era só tirar os cabos da bateria por uns 30 seg e religar que voltava ao normal. Esse problema foi solucionado apenas fazendo a Atualização do Software da ECU assim como descrito nas postagens anteriores aki do forum. A versão do Software da ECU atual é a 1065 e acabei de tentar atualizar na concessionaria da minha cidade e não tem versão mais atual.

Bom, o problema é que semana passada quando fui viajar ele começou a limitar o giro novamente mas agora em 5.200 rpm e as vezes passa para 5.600 e daí corta voltando para 5.200. Muita raramente ele passa dos 5.600 e efetua a mudança de marcha, mesmo assim, quando passa ele dá tipo umas pausas em 5.200 e 5.600 antes de mudar a marcha.

Outro fato intrigante é que mesmo na Posição N e o carro em movimento ele limita o giro, mas com o carro parado na posição P ou N ele não limita o giro chegando aos 7.200 rpm (máximo) e não corta mesmo se segurar o acelerador por muito tempo. Nessas circunstâncias, eu acho que ele deveria cortar o giro pelo fato do carro estar parado, estou certo? Já ouvi dizer que existe um sensor de segurança para evitar superaquecimento do motor, não sei se isso procede.

Já pedi para rastrear com o Tech II e não acusa código de falha em nenhuma sensor tanto no motor quanto na transmissão. A pressão da Bomba está OK. Sensores de Oxigênio fazendo leitura normal.

Sem usar o Kick Down ele faz as mudanças de marchas normalmente, pois assim elas ocorrem antes dos 5.200 rpm, mas se usar o Kick Down ou ativar o modo Sport e segurar o acelerador no funfo, ocorre o problema descrito acima.

Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

P.S. O meu fecha o teto e os retrovisores com o alarme, abaixa o retrovisor qnd engata a ré, O CB mostra o consumo instantâneo, e outras coisas mais como instalação da Multimídea M1 original com controles de volante funcionando 100%. Tudo foi eu mesmo que instalei seguido as dicas aki do clubedovectra. Caso alguém precisar de help pode me contactar.

lucianorpimenta@yahoo.com.br
31-7130-0692 (Vivo/whatsapp).


Luciano,

Não entendi uma coisa na posição N em movimento? Você utiliza a posição N em alguma situação rodando com o carro em movimento tipo decida? :47:

Sentiu se o carro perdeu um pouco de desempenho? Chegou a trocar a correia dentada recentemente?
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
LUCIANO_R_P
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Jul 2015, 13:57
Nome Completo: Luciano Roncetti Pimenta
Cidade: Viçosa
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por LUCIANO_R_P » 01 Jul 2015, 20:34

Thiago Menezes escreveu:
Luciano,

Não entendi uma coisa na posição N em movimento? Você utiliza a posição N em alguma situação rodando com o carro em movimento tipo decida? :47:

Sentiu se o carro perdeu um pouco de desempenho? Chegou a trocar a correia dentada recentemente?


Thiago, primeiramente obrigado pela atenção.

Eu não uso na posição N não, foi o mecânico da GM que deu a dica pra testar se pode ser algo relacionado com a Transmissão, enquanto isso ele estava fazendo leituras de sensores com o Tech 2 conectado. Foi só pra teste mesmo. E o resultado foi esse: mesmo na Posição N e o carro em movimento ele limita o giro, o que indica que não é algo relacionado com a transmissão. O que você acha?

A Correia Dentada foi trocada aos 60.000 Km e agora está com 90.000 Km.

Depois que dessa viagem, onde isso começou, eu sinto que ele não está com o desempenho total na hora das retomadas de velocidade, demora um pouco mais pra desenvolver e abrir giro, mas não é uma perda muito considerável. O consumo está o mesmo, não mudou. Na última vez que abasteci, eu deixei chegar na reserva e completei com Álcool pra ver se faria diferença e não mudou nada.

Noite passada eu tirei os cabos da bateria e deixei a noite toda desligado e liguei hoje e não deu em nada também.

Não sei se vale a pena trocar o sensor de rotação para testar, haja vista o custo alto por causa da mão-de-obra (tem que tirar até o compressor do ar-condicionado). O sensor não acusa defeito nenhum, mesmo se mexer nele enquanto o motor está em funcionamento.

Se tiver alguma ideia...

Desde já agradeço.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por Thiago Menezes » 01 Jul 2015, 20:48

LUCIANO_R_P escreveu:
Thiago Menezes escreveu:
Luciano,

Não entendi uma coisa na posição N em movimento? Você utiliza a posição N em alguma situação rodando com o carro em movimento tipo decida? :47:

Sentiu se o carro perdeu um pouco de desempenho? Chegou a trocar a correia dentada recentemente?


Thiago, primeiramente obrigado pela atenção.

Eu não uso na posição N não, foi o mecânico da GM que deu a dica pra testar se pode ser algo relacionado com a Transmissão, enquanto isso ele estava fazendo leituras de sensores com o Tech 2 conectado. Foi só pra teste mesmo. E o resultado foi esse: mesmo na Posição N e o carro em movimento ele limita o giro, o que indica que não é algo relacionado com a transmissão. O que você acha?

A Correia Dentada foi trocada aos 60.000 Km e agora está com 90.000 Km.

Depois que dessa viagem, onde isso começou, eu sinto que ele não está com o desempenho total na hora das retomadas de velocidade, demora um pouco mais pra desenvolver e abrir giro, mas não é uma perda muito considerável. O consumo está o mesmo, não mudou. Na última vez que abasteci, eu deixei chegar na reserva e completei com Álcool pra ver se faria diferença e não mudou nada.

Noite passada eu tirei os cabos da bateria e deixei a noite toda desligado e liguei hoje e não deu em nada também.

Não sei se vale a pena trocar o sensor de rotação para testar, haja vista o custo alto por causa da mão-de-obra (tem que tirar até o compressor do ar-condicionado). O sensor não acusa defeito nenhum, mesmo se mexer nele enquanto o motor está em funcionamento.

Se tiver alguma ideia...

Desde já agradeço.

Entendi!

Quando eu perguntei da,correia dentada seria por talvez está fora do ponto é uma coisa,que pode ser verificado

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
LUCIANO_R_P
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Jul 2015, 13:57
Nome Completo: Luciano Roncetti Pimenta
Cidade: Viçosa
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por LUCIANO_R_P » 29 Jul 2015, 11:57

LUCIANO_R_P escreveu:Olá Pessoal.

Estou com um problema Semelhante e gostaria da ajuda de vocês.

Meu Vectra é uma Elite 2.0 Aut. 2010/2010 com teto solar (Completíssimo), está com 90.000 km.

Há uns 2 anos ele estava limitando o giro em 5.500 rpm toda vez que abastecia e ficava assim por uns 20 Km ou era só tirar os cabos da bateria por uns 30 seg e religar que voltava ao normal. Esse problema foi solucionado apenas fazendo a Atualização do Software da ECU assim como descrito nas postagens anteriores aki do forum. A versão do Software da ECU atual é a 1065 e acabei de tentar atualizar na concessionaria da minha cidade e não tem versão mais atual.

Bom, o problema é que semana passada quando fui viajar ele começou a limitar o giro novamente mas agora em 5.200 rpm e as vezes passa para 5.600 e daí corta voltando para 5.200. Muita raramente ele passa dos 5.600 e efetua a mudança de marcha, mesmo assim, quando passa ele dá tipo umas pausas em 5.200 e 5.600 antes de mudar a marcha.

Outro fato intrigante é que mesmo na Posição N e o carro em movimento ele limita o giro, mas com o carro parado na posição P ou N ele não limita o giro chegando aos 7.200 rpm (máximo) e não corta mesmo se segurar o acelerador por muito tempo. Nessas circunstâncias, eu acho que ele deveria cortar o giro pelo fato do carro estar parado, estou certo? Já ouvi dizer que existe um sensor de segurança para evitar superaquecimento do motor, não sei se isso procede.

Já pedi para rastrear com o Tech II e não acusa código de falha em nenhuma sensor tanto no motor quanto na transmissão. A pressão da Bomba está OK. Sensores de Oxigênio fazendo leitura normal.

Sem usar o Kick Down ele faz as mudanças de marchas normalmente, pois assim elas ocorrem antes dos 5.200 rpm, mas se usar o Kick Down ou ativar o modo Sport e segurar o acelerador no funfo, ocorre o problema descrito acima.

Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

P.S. O meu fecha o teto e os retrovisores com o alarme, abaixa o retrovisor qnd engata a ré, O CB mostra o consumo instantâneo, e outras coisas mais como instalação da Multimídea M1 original com controles de volante funcionando 100%. Tudo foi eu mesmo que instalei seguido as dicas aki do clubedovectra. Caso alguém precisar de help pode me contactar.

lucianorpimenta@yahoo.com.br
31-7130-0692 (Vivo/whatsapp).


Pessoal, problema resolvido.

O carro foi perdendo potência até quase nem andar mais.

Era o catalisador entupido. Ainda não troquei mas desmiolei ele e pronto o carro voltou ao normal.

Para testar se era o catalisador, eu retirei a sonda Lambida superior (sensor de oxigênio 1) e funcionei dei partida no motor, com a sonda conectada para não acusar erro na ECU. e o motor funcionou normalmente pois a compressão devida ao entupimento do catalisador foi liberada no buraco da sonda.

Para resolver o problema sem precisar trocar o coletor de escape (Catalisador), não precisa nem desmontar.
Foi só retirar o protetor de cárter (peito de aço) depois retirar o conector da sonda lâmbida inferior (sensor de oxigênio 2) (não precisa tirar a sonda, só desplugar o chicote elétrico para poder afastar o tubo do escapamento), depois retirar os 3 parafusos que unem o coletor de escape (Catalisador) ao escapamento e com o auxílio de uma vareta de ferro fui quebrando a colmeia do catalisador até retirar completamente toda a cerâmica do interior do coletor com um alicate de bico, depois soprei com um compressor de ar para eliminar os resíduos. É Importante soprar de cima para baixo pelo buraco da sonda superior, não debaixo para cima, se não manda sujeira para os cilindros. Fiz isso em casa mesmo, só precisei pegar emprestado na oficina uma chave para retirar a sonda.

Alguns me disseram q aumentaria a potência e o consumo, mas nada disso ocorreu, está com a mesma potência e mesmo consumo. Só o barulho do escapamento é que dá pra notar uma leve diferença no coletor de escape, mas pra quem gosta de barulho esportivo, ficou até legal com um roncado mais agressivo, kkkkkkk.

Desde já agradeço à atenção e espero poder contribuir também.

cesar.miranda
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Set 2015, 15:20
Nome Completo: Cesar Miranda
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Vectra GTX - Problema Kick Down

por cesar.miranda » 25 Set 2015, 22:17

Prezados, um olá para todos os membros.
Eu me associei ao vosso conceituado site pois estou experimentando o mesmo problema.
O meu Vectra é um 2010/2010 Elite 2.0 MPFI 8V AUTO e com aproximadamente 90000 km eu notei que o motor estagnava em aprox. 5200 rpm. Eu instalei o Kit de GNV de 18m3 convencional. O carro funcionou muito bem por mais de 15000 km ate começar a apresentar novamente a pane de estagnar em torno de 5200 rpm. Após leituras no módulo ECU, ele mostrava problemas no sensor de oxigenio. O meu mecanico deu a ideia de retirar o miolo do catalizador, pois ele achava que o mesmo estava bem contaminado. Assim o fizemos, a pane melhorou, contudo ainda persistia aleatoriamente, dai eu vou e reseto o ECU desconectando a bateria por uns 5 minutos.
Eu resolvi e comprei pela Internet um Catalizador novo ( paguei 700 reais) e instalei, retirando o velho ja sem o miolo. A pane tem aparecido com mais frequencia do que com o catalizador antigo sem o miolo. Cheguei a duvidar da Sonda Lambda, mas ainda não a troquei.
Não sei qual é a versão do programa que esta no ECU e depois de ler as opiniões dos amigos aqui, estou pensando em ir na concessionaria que comprei o Vectra (Dirija) e pedir para fazer um UpDate para a versão 1065 que voces citaram. O meu Vectra ja esta com 120.000 rodados, mas tirando essa pane, eu estou satisfeito com o carro.
Quando a pane aparece, o motor estagna em +-5200 rpm mesmo com o carro parado e a alavanca em N ou P, ou em movimento em N, ou no GNV, ou na Gasolina, ele so volta ao normal com regularidade após resetar o ECU pelo cabo da bateria.
Eu gostei muito de me juntar este site, gostaria de dar os meus parabéns aos membros e aos idealizadores.
Eu tambem acreditava que essa pane fosse algo meio crítico no carro e agora vendo a realidade que voces comentaram, so confirmam as minhas suspeitas. Vou proceder o Update do ECU e volto a reportar.
Sds.
Cesar

28 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 166 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 18:17