O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CProblemas com engate de marchas - Vectra C

115 mensagens
Avatar do usuário
Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 299
Registrado em: 05 Ago 2014, 19:13
Nome Completo: Jeferson da Silva
Cidade: Capinzal
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Quarta e Quinta marchas do Elegance

por Jeferson.eng » 06 Jul 2015, 17:16

O câmbio do teu Vectra é o F23? Esse tem o engate da marcha ré pra trás, ao lado da quarta. Se for, a relação de marchas desse câmbio é realmente um pouco curta, acredito ser normal.
Imagem

Avatar do usuário
GIOVANNIRNP
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 411
Registrado em: 24 Abr 2013, 12:03
Nome Completo: Giovanni Roberto Nery Pimentel
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006
Idade: 45

Re: Quarta e Quinta marchas do Elegance

por GIOVANNIRNP » 06 Jul 2015, 18:36

Seu Vectra pode ter o câmbio f23 ou f17, isso nos dois câmbios é normal e o f23 mais curto um pouco. Já o seu antigo Vectra era câmbio f18 wr, câmbio longo esse, daí a grande diferença notada por você.
2009 ELITE 2.0 140cv PRATA TOP FULL/2010 STILO 1.8 8V PRETO
2006 ELITE 2.4 150cv PRETO TOP FULL
1997 CD2.0 141cv VERMELHO
2001 GLS2.2 123cv PRETO
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... f=31&t=423
Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Quarta e Quinta marchas do Elegance

por Last_Warrior » 09 Jul 2015, 19:50

Depende do câmbio como foi dito, no caso dos 8v costumam ter o câmbio mais curto mesmo, infelizmente, gerando mais ruído e consumo de combustível, graças a cultura brasileira de sair de quinta marcha a 40km/h numa retomada.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Estevão
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Ago 2014, 08:40
Nome Completo: Estevao da Silva
Cidade: porto Xavier
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Quarta e Quinta marchas do Elegance

por Estevão » 10 Jul 2015, 16:07

Minha duvida era se essa pouca diferença de rotação entre a quarta e a quinta marcha q eu notei no meu carro era normal em todos...
E a marcha ré dele engata pra frente..
Mas essa semana consegui andar com outro elegance(esse um 2007) de um conhecido meu e a rotação da quinta marcha dele é totalmente diferente do meu. Notei que a diferença de rotação entre a quarta e a quinta marchas dele é de 1000 rpm sendo que a do meu é de 300rpm...
Agora estou na duvida se é porque o meu é 2006 que é assim...

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Quarta e Quinta marchas do Elegance

por Thiago Menezes » 10 Jul 2015, 16:16

Estevão escreveu:Minha duvida era se essa pouca diferença de rotação entre a quarta e a quinta marcha q eu notei no meu carro era normal em todos...
E a marcha ré dele engata pra frente..
Mas essa semana consegui andar com outro elegance(esse um 2007) de um conhecido meu e a rotação da quinta marcha dele é totalmente diferente do meu. Notei que a diferença de rotação entre a quarta e a quinta marchas dele é de 1000 rpm sendo que a do meu é de 300rpm...
Agora estou na duvida se é porque o meu é 2006 que é assim...


O ano não vai fazer diferença, ambos usam o mesmo motor só nos NE que passa para 140 cv ou se fosse um Elite 2.4 16v com 150 cv.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Julio Cesar
GLS member
GLS member
Mensagens: 769
Registrado em: 20 Out 2013, 11:14
Nome Completo: julio cesar cordeiro
Cidade: são sebastião do paraiso
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: Quarta e Quinta marchas do Elegance

por Julio Cesar » 11 Jul 2015, 09:46

:47: :47:
Vectra Elegance 2006 Preto
ABS + 4 Airbags + Sensor de Chuva, etc....

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Problemas com engate de marchas - Vectra C

por Thiago Menezes » 16 Nov 2015, 11:41

Tópicos fundidos por tratarem do mesmo assunto.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Dificuldade de engate: trambulador ou embreagem? F23

por leoborgesl » 23 Dez 2015, 11:35

bruno2000 escreveu:
Almeidão escreveu:
bruno2000 escreveu:
Almeidão escreveu:Manda foto de cima da caixa e direi para voce, deve ser exatamente no kite que voce comprou, pelo menos é o unico que conheço que vende no paralelo que é a ponta do cabo que vendo la no motor fica no lado direito. Se seu carro rodou muito, pelo ano dele já deve ter mais peças folgadas ai.



Fala almeidao..não entendi muito bem. Quer a foto do que?

Sobre o kit, comprei pelo ML, um vendedor de Belo Horizonte...aparentemente é o único que tem...comprei pelas boas qualificações.

Abraço


Se voce mandar a foto de cima da caixa de cambhio, o trambulador vem junto kakakak




Fala almeidao....acho que não fui muito claro. A regulagem que o mecânico da GM disse que vai fazer (agendei para segunda feira) é na alavanca de marchas...não la naquela peça que vai no câmbio.

Continuo não acreditando que vai dar certo alguma regulagem..de toda forma, já combinei com ele que vou levar as peças que comprei no ML para que, 'caso não dê certo a regulagem', ele já montar a alavanca com as peças novas...ele concordou.

Já com relação aos cabos em cima do cambio, segundo ele e outro mecânico, este sistema realmente não tem regulagem...ai a foto:

Abraço

Imagem


O meu tem uma folga nessa peça da foto acima, mas não é na ponta dos cabos, deve ser dentro do câmbio. O carro tem 125.000km
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Avatar do usuário
person
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Ago 2015, 20:51
Nome Completo: person junior fernandes
Cidade: alvorada
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas com engate de marchas - Vectra C

por person » 28 Mar 2016, 17:11

3DmanBR escreveu:Fuente del Mensaje
bruno2000 escreveu:Almeidao..olha o que eu achei hoje por um golpe de SORTE..

Claro que nem tudo são flores, a base do trambulador está quebrada, mas a alavanca está PERFEITA, a coifa de courino e a base cromada estão intactas...Sem falar que praticamente não existe folga(menor que a minha).

Paguei 100 reais no conjunto...consegui aprender a soltar os cabos e desmontar todo o conjunto...só pelo aprendizado já valeu os 100 reais...ainda levei de quebra a coifa e a manopla que NÃO SE ACHA em lugar nenhum...quando se acha, só tem do cambio f18/f17 com a ré a frente...

Essa ai é mosca branca, olho azul e verruga no nariz..ehehehehe


Imagem



Bruno eu parei exatamente naquela peça ali do lado da que ta desmontada...essa pecinha que liga o cabo e é encaixada na base da haste da alavanca..com uma ponta esferada...eu nao consigo retirar isso. Tem como?



blz cara to com o mesmo problema q o seu parei naquela esfera maldita e não sei como remover kkk você por acaso conseguiu removela?? e como? desde de ja lhe agradeço abraço.

Ronaldo Ramos
Member
Member
Mensagens: 19
Registrado em: 03 Out 2016, 11:08
Nome Completo: Ronaldo Ramos
Cidade: Ribeirao preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Problemas com engate de marchas - Vectra C

por Ronaldo Ramos » 03 Out 2016, 14:48

aproveitando o topico sobre rigidez nos encaixes das marchas tenho um vectra 2003 cd 8v a tempos venho tendo problemas com essa dureza na troca das marchas qualquer umas delas esta rigido levei a um mecanico ele disse que é o cabo seletor de marchas mas como ele é dificil encontrar e muito caro estou procurando soluções alternativas alguns dos colegas poderiam me ajudar nesse entrave! obrigado

clemilson.gonçalvez
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Dez 2015, 20:09
Cidade:

Problemas com engate de marchas - Vectra C

por clemilson.gonçalvez » 01 Mar 2017, 18:33

Boa noite pessoal! Meu vectra esta com um problema pois,as vezes arranha a quarta marcha e a quinta marcha tem curso mais mais não entra,fica como se fosse o neutro do carro.ja troquei o reparo do trambulador mais o problema continua,oque poderia ser?

Ronaldo Ramos
Member
Member
Mensagens: 19
Registrado em: 03 Out 2016, 11:08
Nome Completo: Ronaldo Ramos
Cidade: Ribeirao preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Problemas com engate de marchas - Vectra C

por Ronaldo Ramos » 20 Mai 2017, 16:43

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Só não esquecer que o seu são com cabos de aço e envolve muitas coisas. Óbvio que fazer uma regulagem ficará uma meia boca, mas por pouco tempo.

O comum disto, ou seja é comum em TODOS OS CARROS, e mais acentuados nos que usam trambulador porque tem vários movimentos e os que usam trambulador aparecem os defeitos em forma de dificuldade de engate, enquanto os que não usam trambulador ficam com folgas mas ainda entram as marchas. ISTO NÃO É ESPECÍFICO GM, porque quase todos os carros usam trabulador principalmente os que tem motores transversais e quase todos hoje são assim.

Os que usam trabulador antigo é mais barato consertar, os que usam com cabos é mais complicado por ser bem mais caro e no caso do seu ele é com cabos.

Sds



demorei um pouco pq tempo esta me faltando ja troquei o kit tranbulador e o problemas persiste acho que terei que trocar os cabos da transmissao das marcha ja que esta piorando e as vezes a primeira marcha escapa
obrigado
abracos

apassini
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Abr 2016, 10:52
Nome Completo: Anderson Fernando Passini
Cidade: Porto Ferreira
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Problemas com engate de marchas - Vectra C

por apassini » 15 Abr 2019, 11:02

Elvis Silva escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde.. Meu vectra Elegance 05/06 na hora de engatar a segunda marcha ele é meio ruim, meio duro de engatar, e as vezes entra ate a quarta marcha por engano, isso acontece mais nas redução de terceira pra segunda em lombada, será q isso é um problema geral, ou o meu q ta ruim?



Pessoal, aproveitando o tópico, como não consegui achar um problema parecido, respondo esse mas perguntando....
Meu nome é Anderson, e sou novo por aqui, antes de começar a dizer os acontecimentos sobre meu vectra, agradeço sua atenção e disposição em ler e tentar me ajudar em minhas duvidas !!
Carro: Vectra Elegance 8V Manual 2006/2006
Problema:
Há duas semanas, minha esposa parou na garagem para abrir o portão e ao colocar 1ª marcha o carro simplesmente não saiu do lugar, ela me chamou e ao testar as marchas, nenhuma funcionava, parecia que a embreagem estava acionada...
Chamamos o mecânico que engatou diretamente no motor, porém o carro também não saia do lugar. Ele disse que poderia ser o câmbio ou a embreagem, mas teria que analisar na Oficina. Pedimos um guincho que levou o carro até lá e por incrível que pareça o carro voltou a funcionar normalmente, sem mexer em nada. Ele testou por horas e analisou as peças e encaixes, e não encontrou nada, me disse que nunca tinha visto algo parecido.
Pois bem, retirei o carro da Oficina e andei por 2 semanas (mais de 800km) e tudo normal, porém ontem pela manhã ao ligar o carro ele voltou a não engatar nenhuma marcha, e quando engata a ré ou a 5ª ele faz um barulho bem baixo como se estivesse enroscando...
Levei novamente no mecânico que disse que vai precisar abrir o câmbio para analisar...

Alguém já possou por caso semelhante???

Obrigado para quem puder achar um tempinho para me ajudar.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Problemas com engate de marchas - Vectra C

por Arquiteto » 15 Abr 2019, 16:20

apassini escreveu:Fuente del Mensaje
Elvis Silva escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde.. Meu vectra Elegance 05/06 na hora de engatar a segunda marcha ele é meio ruim, meio duro de engatar, e as vezes entra ate a quarta marcha por engano, isso acontece mais nas redução de terceira pra segunda em lombada, será q isso é um problema geral, ou o meu q ta ruim?



Pessoal, aproveitando o tópico, como não consegui achar um problema parecido, respondo esse mas perguntando....
Meu nome é Anderson, e sou novo por aqui, antes de começar a dizer os acontecimentos sobre meu vectra, agradeço sua atenção e disposição em ler e tentar me ajudar em minhas duvidas !!
Carro: Vectra Elegance 8V Manual 2006/2006
Problema:
Há duas semanas, minha esposa parou na garagem para abrir o portão e ao colocar 1ª marcha o carro simplesmente não saiu do lugar, ela me chamou e ao testar as marchas, nenhuma funcionava, parecia que a embreagem estava acionada...
Chamamos o mecânico que engatou diretamente no motor, porém o carro também não saia do lugar. Ele disse que poderia ser o câmbio ou a embreagem, mas teria que analisar na Oficina. Pedimos um guincho que levou o carro até lá e por incrível que pareça o carro voltou a funcionar normalmente, sem mexer em nada. Ele testou por horas e analisou as peças e encaixes, e não encontrou nada, me disse que nunca tinha visto algo parecido.
Pois bem, retirei o carro da Oficina e andei por 2 semanas (mais de 800km) e tudo normal, porém ontem pela manhã ao ligar o carro ele voltou a não engatar nenhuma marcha, e quando engata a ré ou a 5ª ele faz um barulho bem baixo como se estivesse enroscando...
Levei novamente no mecânico que disse que vai precisar abrir o câmbio para analisar...

Alguém já possou por caso semelhante???

Obrigado para quem puder achar um tempinho para me ajudar.


ja passei por situação de ficar sem uma ou outra marcha , no caso era trambulador e buchas ,

no caso ficar sem e depois voltar é sinistro mesmo , a embreagem do vectra tem acionamento hidráulico

e pelo que vc relata não percebeu nenhum tipo de vazamento

quando vc fala que ele não engata marcha nenhuma entendo que ao tentar engatar deve fazer aquele barulho característico de engrenagem arranhando

ou não ??

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com engate de marchas - Vectra C

por Almeidão » 16 Abr 2019, 07:24

Só abrindo a caixa mesmo para ver o que possa ter ocorrido, impossível acertar o que seja. Podemos julgar que pode ser o platô agarrando em determinado momento e ao soltar a embreagem ele fica colado (raro de acontecer) ou pode ser a própria caixa com problemas. Eu nunca vi algo assim, mas com certeza que pode acontecer.
Imagem

115 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 49 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 03:12