O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaAbastecer com álcool / Kit flex / Módulo bicombustível - Vectras A/B
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

41 mensagens
EmersonSousa
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 25 Jul 2015, 03:21
Nome Completo: Emerson Silva de Sousa
Cidade: Ivaiporã
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

modulo bicombustivel - Vectra A

por EmersonSousa » 28 Jul 2015, 01:07

ola gente ...
bom aki na cidade que moro a gasolina esta com preço muito elevado, e alcool mesmo rendendo menos esta mais viavel que a gasolina para os carros flex.
tenho um vectra gls 97 e tem pessoas intalando um kit conversor nos carros a gasolina, como este do link
<http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-675854179-conversor-bi-combustivel-automatico-techrace-_JM>
Sera q no vectra isso ficaria bom, alguem sabe se traz danos ao carro, se realmente compensa....
:2:

EmersonSousa
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 25 Jul 2015, 03:21
Nome Completo: Emerson Silva de Sousa
Cidade: Ivaiporã
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

modulo bicombustivel

por EmersonSousa » 28 Jul 2015, 01:10

ola gente ...
bom aki na cidade que moro a gasolina esta com preço muito elevado, e alcool mesmo rendendo menos esta mais viavel que a gasolina para os carros flex.
tenho um vectra gls 97 e tem pessoas intalando um kit conversor nos carros a gasolina, como este do link
<http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-675854179-conversor-bi-combustivel-automatico-techrace-_JM>
Sera q no vectra isso ficaria bom, alguem sabe se traz danos ao carro, se realmente compensa....
:2:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: modulo bicombustivel

por Almeidão » 28 Jul 2015, 08:31

EmersonSousa escreveu:ola gente ...
bom aki na cidade que moro a gasolina esta com preço muito elevado, e alcool mesmo rendendo menos esta mais viavel que a gasolina para os carros flex.
tenho um vectra gls 97 e tem pessoas intalando um kit conversor nos carros a gasolina, como este do link
<http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-675854179-conversor-bi-combustivel-automatico-techrace-_JM>
Sera q no vectra isso ficaria bom, alguem sabe se traz danos ao carro, se realmente compensa....
:2:


Amigo, voce vai ler por ai que eu escrevi isto várias vezes, seu carro não precisa fazer nada, basta colocar o alcool e sair andando desde que onde voce more a temperatura não alcance pela manhã algo menor que 5 graus. Este conversor não faiz nada e até acredito que não tem nada dentro também.
Se voce tiver mêdo de fazer ou dúvida, deixe seu carro ir lá para reserva e logo coloque 5 liros de alcool e sai com ele se voce sentir algo diferente complete com gasolina, mas com certeza vai funcionar como se fosse na gasolina.

DETALHE.
01 - O seu motor não é flex, então não terá a compressão de um, logo a injeção vai mandar mais combustivel para completar o espaço que falta. Isto ela faz perfeito e não precisa de adaptador.
02 - Caso voce ante 100 km com gasolina e gaste 40 reais, se voce for com o alcool irás gastar 50.
03 - Bomba, filtro, bicos e catalizadores, suportam sem problema.
04 - E como já informei, o funcionamento é igual, tstado no meu usando velas Bosch super 4.

A unica vantagem que vi é que se acabar a gasolina eu posso colocar alcool no meu, caso contrário jamais.
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: modulo bicombustivel

por JoãodoValle » 28 Jul 2015, 16:53

Uia... essa é nova pra mim rsrsrs.

Tem algum malefício a longo prazo Almeidão?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: modulo bicombustivel

por Almeidão » 28 Jul 2015, 17:25

Nada que não estragaria um Totalflex, óbvio que a descarga irá durar menos que um a gasolina e como eu disse a injeção vai injetar o que for necessário a completar a compressão dele. O meu eu andei com ele assim para teste por 90 dias, não senti diferença pela manhã, lembrando que aqui era inverno mas inverno aqui é 20 graus pela manhã, não senti diferença nas estradas por ganhar alguns míseros cavalos e nem senti ele ruim na lenta ou retomadas etc.

Na verdade eu acho que quem inventou o totalflex foi o povão e o mesmo povão fez o governo perceber que o alcool quase se mistura 100% com a gasolina, na verdade é quase e eu me lembro que meu irmão em um fusca já misturava 10 litros de alcool e eu tenho uma migo que tem um Omega e ele nunca colocou gasolina nele.

Mas que é uma idiotíce fazer isto, sem dúvida que é na verdade a unica coisa que engana bem é o ponteiro de gasolina que sobe um pouquinho mais com o mesmo valor que irão abastecer com o alcool, porem baixa em uma velocidaaaade.
Imagem

EmersonSousa
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 25 Jul 2015, 03:21
Nome Completo: Emerson Silva de Sousa
Cidade: Ivaiporã
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: modulo bicombustivel

por EmersonSousa » 29 Jul 2015, 00:05

Almeidão escreveu:Nada que não estragaria um Totalflex, óbvio que a descarga irá durar menos que um a gasolina e como eu disse a injeção vai injetar o que for necessário a completar a compressão dele. O meu eu andei com ele assim para teste por 90 dias, não senti diferença pela manhã, lembrando que aqui era inverno mas inverno aqui é 20 graus pela manhã, não senti diferença nas estradas por ganhar alguns míseros cavalos e nem senti ele ruim na lenta ou retomadas etc.

Na verdade eu acho que quem inventou o totalflex foi o povão e o mesmo povão fez o governo perceber que o alcool quase se mistura 100% com a gasolina, na verdade é quase e eu me lembro que meu irmão em um fusca já misturava 10 litros de alcool e eu tenho uma migo que tem um Omega e ele nunca colocou gasolina nele.

Mas que é uma idiotíce fazer isto, sem dúvida que é na verdade a unica coisa que engana bem é o ponteiro de gasolina que sobe um pouquinho mais com o mesmo valor que irão abastecer com o alcool, porem baixa em uma velocidaaaade.


Almeidão.... então basicamente n compensa... mas vc sabe quanto km ele faz por um de um litro de alcool na cidade e e na estrada...

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: modulo bicombustivel

por lugier » 29 Jul 2015, 17:34

Alguem sabe me dizer quem fabrica a bomba original do vectra? se é Siemens VDO ou Bosch? e se vale a pena por a Siemens ou bosch no paralelo?
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: modulo bicombustivel

por Almeidão » 29 Jul 2015, 17:45

Não lembro se Siemes fabrica para a GM, com certeza a Bosch sim e pode comprare um refil bosch que é boa aliás a minha é Bosch e troquei a pouco tempo e a dica é usar a mangueira plástica nova, porque é uma peça que ao tirar não serve mais e não deve aquecer ela no fogo para colocar na bomba.

Sobre a pergunta do EmersonSouza, não lembro mais quanto ele fez na estrada, na rua nem fiz conta, mas lembro que andei 150 km na estrada onde eu gastaria na época 50 reais de gasolina e no alcool gastei 64.

Sds
Imagem

EmersonSousa
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 25 Jul 2015, 03:21
Nome Completo: Emerson Silva de Sousa
Cidade: Ivaiporã
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: modulo bicombustivel

por EmersonSousa » 29 Jul 2015, 19:00

valew obrigado pela dica amigo

AdrianoFerro
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Fev 2015, 06:51
Nome Completo: Adriano jose ferro
Cidade: catanduva
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: modulo bicombustivel

por AdrianoFerro » 04 Ago 2015, 17:08

E se em uma eventual retifica eu trocar os pistões do Vectra pelos do ômega a álcool que tem uma saliência típica de pistões a álcool e rebaixar um pouco o cabeçote? Isso melhoraria o consumo de alguma forma?

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: modulo bicombustivel

por Almeidão » 04 Ago 2015, 21:36

AdrianoFerro escreveu:E se em uma eventual retifica eu trocar os pistões do Vectra pelos do ômega a álcool que tem uma saliência típica de pistões a álcool e rebaixar um pouco o cabeçote? Isso melhoraria o consumo de alguma forma?

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk


Não mexa no cabeçote amigo, só os pistões já vai alterar e ai sim irás fazer a coisa certa, porem ele não poderá funcionar na gasolina, ou até pode mas não andará 40Km e queimará a junta;
Imagem

Renan8327
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 29 Nov 2014, 09:25
Nome Completo: Renan de Oliveira
Cidade: Santa Bárbara d'Oeste
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: modulo bicombustivel

por Renan8327 » 25 Ago 2015, 09:34

Isso não passa de uma gambiarra, vai economizar com combustível, mas todo o resto vai ser prejudicado, levando em consideração que o álcool é mais corrosivo..
Se com 27% de álcool na gasolina, já está gerando problemas de oxidação em varios componentes, pense em 100%/de álcool..

lamotinha
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Set 2014, 20:49
Nome Completo: clayton luis lamota
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Re: Abastecer com ALcool - Vectra B

por lamotinha » 29 Jan 2016, 20:31

boa noite a todos eu comprei um Vectra gl ano 98 e ele veio instalado um injetor de de gasolina mas sem o kit flex .
Bem o ultimo dono não sabia direito sobre o carro se ele era álcool ou gasolina porque esse veiculo foi adquirido em um leilão de nossa cidade ele era placa de ribeirão preto o escape estava todo podre e faltava o silencioso traseiro coloquei gasolina nele na cidade andando devagar faz 5km\l e na estrada 9km\l coloquei álcool puro nele faz a mesma coisa não falha só para ligar de manha q tem que injetar um pouco mesmo na gasolina ele consome muito 5 por km alguem tem alguma dica sobre isso agradeço desde já .

castro1947
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Out 2015, 11:25
Nome Completo: james michael castro godoi
Cidade: Umuarama
Estado: Paraná
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Abastecer com ALcool - Vectra B

por castro1947 » 12 Out 2016, 10:50

bom dia tenho um Vectra gls 98 a 2 anos uso no álcool com um injetador para dar partida de manha ele fás 6.5 na cidade e 9.5 na rodovia nunca tive problemas com ele principalmente de bomba de combustível acho que pra min ele e ótimo no álcool roda macio e com mais potencia acho que depende do carro e de como o motorista o usa fazer revisão e sempre bom e acho que nem todo defeito e do combustível deixando claro não uso álcool só pelo preço e que notei o carro mais forte bom feriado a todos abraço

Luizescolta
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Set 2018, 15:36
Nome Completo: Luiz Fernando de Oliveira
Cidade: Juiz de fora
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 46

Vectra 98 flex

por Luizescolta » 24 Set 2018, 16:00

Existe Vectra 98 flex, estou negociando um, está nos documentos flex. :47:

Avatar do usuário
Adalberto.jr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 156
Registrado em: 28 Ago 2014, 11:32
Nome Completo: jose adalberto rodrigues junior
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vectra 98 flex

por Adalberto.jr » 24 Set 2018, 16:17

Amigo, vectra de 1993 a 2005 ( modelos A e B) são monocombustiveis. Ou seja, a gasolina! Modelo C a partir de 2005, é flex.

Enviado de meu SM-G7102T usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Abastecer com Alcool / Kit flex / Módulo bicombustível - Vectra B

por Almeidão » 25 Set 2018, 08:52

Checa se o cara trocou o motor e assim incluiu estas informações no documento.
Imagem

Rafael2020
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Jan 2020, 18:46
Nome Completo: Rafael De Oliveira Alves
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2000/2000
Idade: 30

Abastecer com álcool / Kit flex / Módulo bicombustível - Vectras A/B

por Rafael2020 » 14 Jan 2020, 19:02

Boa tarde galera , sou novo no clube , mas ja vi varias pessoas dizendo que o vectra aceita bem o alcool, eu acabei de comprar um conversor bio combustível da Planatc ( marca conhecida) , aonde os 4 conectores dos aparelhos vão nos bicos do veículo, creio que sem o aparelho o carro em determinada situações não fica 100% , a função do conversor nada mais é que injetar combustível na proporção certa , o etanol consome cerca de 30% a mais que a gasolina,a porcentagem no aparelho é justamente isso, quanto a mais o bico vai injetar e não a proporção de etanol e gasolina , então tem que injetar mais combustível, sem o aparelho acho difícil ficar perto de 100% ... vou instalar no meu , Vectra Gl 2.0 8v 2000

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Abastecer com álcool / Kit flex / Módulo bicombustível - Vectras A/B

por Almeidão » 15 Jan 2020, 08:49

Talvez você não tenha lido tudo sobre o assunto, a central do Vectra se adapta de acordo com o combustível que esteja sendo usado, portanto os bicos irão injetar a quantidade certa sempre que necessária, portanto se você pegar esta central que você comprou e conetar um fio na caixa de cambio, outro no para-choque, outro no reservatório do freio e se tiver mais pode colocar um no calço da caixa de marcha. Com certeza o resultado será o mesmo que conectar eles nos bicos, talvez seja ainda melhor que conectar eles nos bicos.
Detalhe, o consumo do álcool não é 30% mais que a gasolina, isto depende do motor e no caso no Vectra ou outro que não seja flex, precisa de mais álcool para preencher o espaço das câmaras que são maiores.

Pra ser sincero, hoje só compensaria ou até poderia empatar se o carro for 100% álcool, sendo flex ou comum, melhor opção é na gasolina mesmo.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Abastecer com álcool / Kit flex / Módulo bicombustível - Vectras A/B

por chirola » 15 Jan 2020, 19:08

Rafael2020 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde galera , sou novo no clube , mas ja vi varias pessoas dizendo que o vectra aceita bem o alcool, eu acabei de comprar um conversor bio combustível da Planatc ( marca conhecida) , aonde os 4 conectores dos aparelhos vão nos bicos do veículo, creio que sem o aparelho o carro em determinada situações não fica 100% , a função do conversor nada mais é que injetar combustível na proporção certa , o etanol consome cerca de 30% a mais que a gasolina,a porcentagem no aparelho é justamente isso, quanto a mais o bico vai injetar e não a proporção de etanol e gasolina , então tem que injetar mais combustível, sem o aparelho acho difícil ficar perto de 100% ... vou instalar no meu , Vectra Gl 2.0 8v 2000

nao sei o que falaram para vc mais tem algo que e facil de entender a taxa de compreçao para alchool e de aproximadamente 12:1 e a da gasolina esta proxima dos 9,0:1 os flex na maioria andam pelos11,5:1 no caso do vectra B carro com uns 20 nos em media a taxa deve andar pelos 8,5:1 o que e insuficiente para queimar bemo alchool , o vectra que ´poderia andar com mais facilidade no alchool na minha opinhao e o 2.0 16v por ter uma taxa mais alta 11,1:1 chegado na taxa dos flex praticamente .
lembrar que o alchool requer velas de maior grau termico no caso de alchool puro e de grau 9 e as da gasolina sao grau 6 mao sei nos flex mais novos .
se colocar alchool ate vai andar mais nunca a maxima eficiencia.
olha o consumo dos carros flex comparando alchool e gasolina
falo como exemplo o vectra 2011 a diferença de consumo na gasolina rende mais que 40% a mais do que no alchool e ele e flex de fabrica como diz o almeidao para render 100% teria que ser um motor para alchool com taxa ideal para o combustivel .

41 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 139 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.