O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1050 mensagens
dnis0123
GL Member
GL Member
Nome Completo: Dênis Pimentel
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Motor esquentou [VECTRA B]

por dnis0123 » 26 Ago 2015, 16:21

Creio eu que nesse caso métodos paliativos não funcionem,pode ser um desperdício de dinheiro,pois mesmo que o sistema de arrefecimento seja reparado, a junta ainda vai estar danificada e a água e o óleo ainda vão se misturar.

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 26 Ago 2015, 20:03

Eduardo Souza escreveu:Será que foi apenas a junta do cabeçote, ou as outras foi para o "saco" também.
Posso descartar problemas nos pistões, biela, outras partes onde o óleo passa?

Uma opção de retira todo o óleo misturado, trocas as velas que devem ter sido danificadas, realizar a limpeza de todo o sistema de arrefecimento (Bomba de água, reservatório, sensores, cebolão, válvula Termostática), realizar uma nova limpeza de bicos, colocar um óleo e velas novas e vê no que vai dar... Vcs acham viável fazer essa parte mais barata é deixar a retificação para o ultimo caso?

Falo porque já tive um VCD 2.0 16v 97 é tive que fazer o motor todo, é não tenho dinheiro para fazer isso no momento.

O mais importante é verificar o motivo da queima da junta primeiro, se abrir e só trocar a junta ela pode vim a queimar novamente. Pode ser até que o cabeçote esteja precisando de uma plaina, verifica o sistema de arrefecimento como um todo principalmente o radiador.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Jeferson da Silva
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por Jeferson.eng » 26 Ago 2015, 21:57

Se a junta do cabeçote queimou, como é o que te aconteceu, não tem outra alternativa a não ser abrir o cabeçote e trocá-la. Se você continuar andando com o carro assim, dai sim corre o risco de ocorrer um calço hidráulico ou algum outro problema que te estrague a parte de baixo do motor(pistões, bielas, etc.).
Esse serviço não é nenhum bicho de sete cabeças. O importante é verificar o motivo do problema e corrigir. Como já vai estar com o motor desmontado, manda o cabeçote pra retífica analisar. No seu caso, trocaria o kit de juntas e parafusos do cabeçote, válvula termostática, bomba d'água, cebolões, e daria uma boa conferida nas mangueiras, radiador e tudo mais. Depois só caprichar no aditivo para o sistema de arrefecimento, e ficar na tranquilidade.
Imagem

Rafael Mogli
Organizador
Organizador
Nome Completo: Rafael Alves Almeida
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1996

por Rafael Mogli » 27 Ago 2015, 01:29

Cara em 3 anos tive problemas no meu vcd e gra as a deus nessa ultima pesquisei muito , inclusive troquei os parafusos coisa que n tinha feito e exigi o aperto do cabecote da forma que tem aqui no clube assim com o uso de um torquimetro.
Hj to bem confiante com meu motor.
No meu caso misturou agua e oleo mais n por temperatura.
faça essa retifica , compre parafusos novos, isso eh de muita importancia e exija o aperto correto. Depois seja feliz kk

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Eduardo Souza
Member
Member
Nome Completo: Eduardo Souza
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por Eduardo Souza » 27 Ago 2015, 12:43

Blza...
Valeu pelas dicas.
Vou corre atrás de arrumar, e logo logo estará de volta chamando a atenção nas ruas :)
Percebi um problema quando foi olhar o nível do óleo, faço todas as vezes que vou sair, quando vi, preferi deixa-lo na garagem, assim evitando que o problema se espalhe

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 28 Ago 2015, 18:45

Eu não acredito que esta bomba tenha parado de funcionar, e mesmo depois do serviço feito não ligaria ele até descobrir o real motivo do aquecimento que pode ser simples como uma termostática travada ou algo mais complicado como radiador oxidado. Lembrando que ao levar o cabeçote para retífica, faça tudo que tem que fazer nele, voce só vai lucrar trocando o que for preciso e retificando o mesmo

É amigo, este aditivo até assusta muito ao comprar, afinal 3 litros é algo de 80 reais sendo ele o correto. Poucos percebem a mágica que ele faz dentro de um motor, ou melhor quem usa nem percebe.
Imagem

Eduardo Souza
Member
Member

por Eduardo Souza » 30 Ago 2015, 15:25

Ontem começamos a desmontar o motozão...
Da ate um desespero vendo o óleo misturado com a água :62:

Junta do cabeçote, Válvula Termostática, bomba d'água, entre outras peças.
Vou tentar mandar o cabeçote para a retifica dar o banho químico, postarei mais fotos...

Mas vai dar tudo certo

Imagem

Imagem

Imagem

André Pagani
Member
Member
Nome Completo: André Pagani de Jesus
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI

Temperatura Vectra

por André Pagani » 31 Ago 2015, 12:24

Bom dia/tarde/noite a todos. Estive lendo vários tópicos sobre temperatura e sensores, tenho um vectra b 2.2 8v que começou a esquentar de uma hora para outra. Deixei o carro por uma semana com meu pai, e quando peguei o carro estava esquentando, verifiquei o sistema de arrefecimento e percebi que várias bolhas saíram dele (indica junta queimada), mas após retirar todo o ar, não mais ar entrando (o que indica que a junta não está queimada), porém continuo com o carro esquentando muito na cidade, independente do ar estar ligado ou não. Queria a ajuda de vocês para identificar o problema (não sei com que cebolão o carro está, sei que após esse problema com a temperatura houve um problema relatado pelo meu pai do ar condicionado não gelar por uns momentos, e voltar a gelar depois).

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por JoãodoValle » 31 Ago 2015, 12:31

Bora acompanhar!!!!!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Re: Temperatura Vectra

por Almeidão » 31 Ago 2015, 13:54

O seu carro não usa cebolão, dá uma olhada neste link abaixo e veja se algo enquadra com o que voce sente do seu carro. Ai voce pode escolher um e escrever informando se o problema é nas ruas, se é nas rodovias etc.

viewtopic.php?f=39&t=10615
Imagem

André Pagani
Member
Member
Nome Completo: André Pagani de Jesus
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI

por André Pagani » 31 Ago 2015, 15:20

Andei ando uma olhada em tudo e percebi que ao que me parece, a alta da ventoinha não está ligando. A um tempo lembro que com o carro parado, quado a alta ligava, arrastava a temperatura lá para os 85º, e a ventoinha na alta era tão forte que o barulho era alto e parecia até dar uma "sobrecarregada" no alternador, fazendo inclusive o motor trabalhar com mais força. Como faço pra checar se é a ventoinha que não liga na alta mesmo?

PS: Eu moro em uma região quente (Mato Grosso), faria mal retirar a valvula termostatica? Deconfio dela também, já que o carro é do ano 2000 e essa valvula possivelmente nunca foi trocada.

rafael.pereira-de-carvalho
Member
Member
Nome Completo: Rafael Pereira

vectra B aquecimento

por rafael.pereira-de-carvalho » 31 Ago 2015, 16:25

Pessoal me ajudem por favor :13: comprei um vectra a pouco tempo ano 2000 motor 2.2 16 aut mas a temperatura esta quase chegando no 100 graus e normal?. detalhe ja mandei troca a junta do cabeçote da tampa de valvula ja foi trocado o sensor de temperatura e a bomba de agua esta normal isso tudo ja foi verificado e o radiador e novo tbm. quando o carro esta parado a temperatura fica no 90 graus mas quando acelera ele sobe um pouco e demora a baixar e normal?

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: vectra B aquecimento

por Alcir Andreoni » 31 Ago 2015, 17:34

rafael.pereira-de-carvalho escreveu:Pessoal me ajudem por favor :13: comprei um vectra a pouco tempo ano 2000 motor 2.2 16 aut mas a temperatura esta quase chegando no 100 graus e normal?. detalhe ja mandei troca a junta do cabeçote da tampa de valvula ja foi trocado o sensor de temperatura e a bomba de agua esta normal isso tudo ja foi verificado e o radiador e novo tbm. quando o carro esta parado a temperatura fica no 90 graus mas quando acelera ele sobe um pouco e demora a baixar e normal?

Dá uma lida nos tópicos do link abaixo:

viewtopic.php?f=39&t=10615

:88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Eduardo Souza
Member
Member

por Eduardo Souza » 31 Ago 2015, 18:44

E a limpeza continua...
A cada peça que tiramos, fico mais assustado.

Retifica cobrou R$420, fora as peças e a mão de Obra

Alguém sabe onde consigo as junta de alumínio aqui em são Paulo
Não estou conseguindo achar nem no mercado Livre

Imagem

Imagem

Imagem

Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Jeferson da Silva
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

por Jeferson.eng » 31 Ago 2015, 19:01

retire a termostática e coloque uma nova, pois o refil dela é muito barato. Como o B 2.2 não usa cebolão, troque o sensor de temperatura, é um azul que fica acima da termostática, que também é barato pela sua importância. Seria interessante dar uma geral no sistema de arrefecimento, verificando bomba d'água, tampa do reservatório, possíveis vazamentos ou obstruções.
Imagem

rafael.pereira-de-carvalho
Member
Member
Nome Completo: Rafael Pereira

por rafael.pereira-de-carvalho » 31 Ago 2015, 19:01

qual a temperatura ideal para o vectra?

Ives
GLS member
GLS member
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por Ives » 31 Ago 2015, 20:05

Normal eh operar entre 88 a 93 sem ar condicionado....com ar ligado chega a ficar entre 85 a 89....com ar ligado a ventoinha fica ligado direto, trabalhando mais fria a água.....
Imagem

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por JoãodoValle » 31 Ago 2015, 20:21

Já tentou na accioly?

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

por Thiago Menezes » 01 Set 2015, 07:52

Acompanhando os trabalhos...
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 01 Set 2015, 10:50

Ives, acho que não, com ar ele trabalha mais quente mesmo com a ventoinha ligada direto e por isto que tem a opção obrigatória de ter os dois estágios na ventoinha, justamente para trazer a temperatura para baixo e sempre começar no ponto de partida que é 80º quando ela ultrapassar. Carro com ar ligado e temperatura sempre mais baixa, pode ser problema no sensor de pressão do ar e assim mantem o segundo estágio quase que sempre ligado.

O meu ficou assim, ficava ligado direto e eu não encontrava uma solução para ele, comprei uns 4 sensores e todos mantinha ligado direto, não demorou 20 dias e veio o alarme no painel, sorte minha que tenho este alarme e parei o carro com a temperatura em 94, isto porque o meu alarme é bonzinho. De tanto ficar ligado na alta o relê derreteu o alojamento e as ventoinhas não ligavam.

Hoje mudei o sistema e para mim ficou a perfeição, e não uso mais o sensor de pressão do ar.

No caso do nosso amigo, se tudo é novo e ainda está quente, está parecendo ser um termostática errada, a que usa o Vectra é 82º e a que conheço com este grau e eu uso é a MTE 211-82, sendo que o 16 tem um sistema diferente e um numero um pouquinho diferente, porem o final é 82º.

Bem, isto se tudo for realmente novo e que as ventoinhas funcionam perfeitamente e o sensor for correto que no caso dele seria o 4051.
Imagem

1050 mensagens