juba303 escreveu:Galera qual a função desses reles que vou descrever que estão localizados perto da bateria, são eles 3 verdes, 2 marrom, 1 laranja, 1 cinza claro, 2 roxos alem de mais 3 fusíveis sendo 1 de 20a e 2 de 30a alguem pode me explicar qual a suas funções e por cores
Grato..
altamirpatao escreveu:Fuente del Mensaje
Pauloprszp96 escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite meu Vectra GLS MPFI 2.2 8v 01 tem dois relés verdes na caixa na frente da bateria um fica o primeiro da esquerda para direita e o outro é o primeiro da direita para esquerda eles são exatamente iguais qual é a função destes dois relés?
cremaschi escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia Almeidão! Eu tinha um Vectra GL sem ar Vendi e comprei um GLS 97 2.0 com ar digital... lindo!!!! minha duvida era esta . o Vectra GL 98 2.0 se a ventoinha estivesse ligada ao desligar a chave ela desligava, agora este GLS só desliga a ventoinha quando diminui a temperatura do radiador! (primeiro estagio que seria as duas ventoinhas) estou falando sem usar o ar condicionado!
É normal entao o GLS a ventoinha do primeiro estagio continuar ligada por um período? (igual VW)
lmm1973 escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal:
Fiz uma compilação da informação contida neste tópico para facilitar a vida de todos.
R1 - primeira velocidade da ventoinha do radiador (recebe sinal negativo: do cebolão do radiador nos vectras mais antigos e do sensor que manda informação para a central nos vectras mais novos);
R2 - habilita a segunda velocidade da ventoinha do radiador e a ventoinha do condensador. Ao ligar a ignição, ele arma para habilitar R3, ou seja, se a segunda velocidade da ventoinha do radiador estiver acionada e a ignição for desligada, este relé se desligará e ficará funcionando apenas a primeira velocidade da ventoinha do radiador até baixar a pressão dentro do sistema de AC, momento em que se desligará também a primeira velocidade da ventoinha do radiador;
R3 - segunda velocidade da ventoinha do radiador. Aciona a ventoinha do condensador e a segunda velocidade da ventoinha do radiador. Também manda sinal para compensar a marcha-lenta quando o AC é ligado;
R6 - relé do compressor do condicionador de ar;
F2 - 20A - fusível do compressor do condicionador de ar;
F4 - 30A - fusível da primeira velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC;
F5 - 30A - segunda velocidade da ventoinha do radiador.
Obs. 1: Se R1 estraga ou o sensor não manda o sinal, a ventoinha do radiador funcionará apenas na segunda velocidade (só funciona R2 e R3).
Obs. 2: como consequência direta de tudo o que foi descrito acima, R1 também pode funcionar com a ignição desligada.
Obs. 3: (nota do postador) as referências "R1", "R2", "R3", "F2", "F4", e "F5" foram tiradas da segunda versão do manual do proprietário do vectra 2005, onde foi adicionada a imagem da caixa de fusíveis da foto acima com estas nomenclaturas.
Almeidão: se cometi algum engano na descrição peço que comente.
Abraço a todos.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensajelmm1973 escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal:
Fiz uma compilação da informação contida neste tópico para facilitar a vida de todos.
R1 - primeira velocidade da ventoinha do radiador (recebe sinal negativo: do cebolão do radiador nos vectras mais antigos e do sensor que manda informação para a central nos vectras mais novos);
R2 - habilita a segunda velocidade da ventoinha do radiador e a ventoinha do condensador. Ao ligar a ignição, ele arma para habilitar R3, ou seja, se a segunda velocidade da ventoinha do radiador estiver acionada e a ignição for desligada, este relé se desligará e ficará funcionando apenas a primeira velocidade da ventoinha do radiador até baixar a pressão dentro do sistema de AC, momento em que se desligará também a primeira velocidade da ventoinha do radiador;
R3 - segunda velocidade da ventoinha do radiador. Aciona a ventoinha do condensador e a segunda velocidade da ventoinha do radiador. Também manda sinal para compensar a marcha-lenta quando o AC é ligado;
R6 - relé do compressor do condicionador de ar;
F2 - 20A - fusível do compressor do condicionador de ar;
F4 - 30A - fusível da primeira velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC;
F5 - 30A - segunda velocidade da ventoinha do radiador.
Obs. 1: Se R1 estraga ou o sensor não manda o sinal, a ventoinha do radiador funcionará apenas na segunda velocidade (só funciona R2 e R3).
Obs. 2: como consequência direta de tudo o que foi descrito acima, R1 também pode funcionar com a ignição desligada.
Obs. 3: (nota do postador) as referências "R1", "R2", "R3", "F2", "F4", e "F5" foram tiradas da segunda versão do manual do proprietário do vectra 2005, onde foi adicionada a imagem da caixa de fusíveis da foto acima com estas nomenclaturas.
Almeidão: se cometi algum engano na descrição peço que comente.
Abraço a todos.
É isto mesmo, nem sei se eu entendi errado, me perdoa se isto aconteceu ou se não interpretei como deveria, então acrescento que: Se o R1 estragar ou se o sensor estragar e não mandar sinal para ele que é o primeiro estagio, entrará em funcionamento o R3 que é alta velocidade, porém funcionará somente a ventoinha interna e é um das causas possíveis de funcionar o segundo estágio mesmo se o ar não tiver ligado.
Muito boa estas informações.
lmm1973 escreveu:Pessoal:
Fiz uma compilação da informação contida neste tópico para facilitar a vida de todos.
R1 - primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador (recebe sinal negativo: do cebolão do radiador nos vectras mais antigos e do sensor que manda informação para a central nos vectras mais novos);
R2 - habilita a segunda velocidade da ventoinha do radiador e a ventoinha do condensador. Ao ligar a ignição, ele arma para habilitar R3, ou seja, se a segunda velocidade da ventoinha do radiador estiver acionada e a ignição for desligada, este relé se desligará e ficará funcionando apenas a primeira velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador até baixar a pressão dentro do sistema de AC, momento em que se desligará também a primeira velocidade das duas ventoinhas;
R3 - segunda velocidade da ventoinha do radiador e da ventoinha do condensador. Aciona a ventoinha do condensador e a ventoinha do radiador na segunda velocidade. Também manda sinal para compensar a marcha-lenta quando o AC é ligado;
R6 - relé do compressor do condicionador de ar;
F2 - 20A - fusível do compressor do condicionador de ar;
F4 - 30A - fusível da primeira velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador);
F5 - 30A - fusível da segunda velocidade da ventoinha do radiador/ventoinha do AC (condensador).
Obs. 1: Se R1 estraga ou o sensor não manda o sinal, funcionará apenas a ventoinha do radiador e apenas na segunda velocidade (só funciona R2 e R3).
Obs. 2: como consequência direta de tudo o que foi descrito acima, R1 também pode funcionar com a ignição desligada.
Obs. 3: (nota do postador) as referências "R1", "R2", "R3", "F2", "F4", e "F5" foram tiradas da segunda versão do manual do proprietário do vectra 2005, onde foi adicionada a imagem da caixa de fusíveis da foto acima com estas nomenclaturas.
Almeidão: se cometi algum engano na descrição peço que comente.
Abraço a todos.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 202 visitantes