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Vectra BCarro Sem Força\Amarrado - Vectra B

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kinhofsa
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Re: Motor sem força e falhando [VECTRA B]

por kinhofsa » 27 Ago 2015, 14:40

Thiago Menezes escreveu:
kinhofsa escreveu:Boa tarde a todos, estou com um "pequeno" problema no meu Vectra CD 2.2 16V 2001:

Estava a andar normalmente quando o carro perdeu força, parecia uma carroça, encostei ele e esperei o momento oportuno pra levá-lo a oficina. O mecânico deu uma revisada e fez os seguintes procedimentos:

- Revisão da pressão na linha de combustível: OK
- Velas e cabos: Ok
- Bicos: foram limpos e estão OK
- Bobina de ignição: Nova (OK)

Depois de tudo isso ainda continuo com o problema do carro fraco e embolando, quando acelero pra subir RPM até que estabiliza um pouco, porem quando tento colocar o carro em movimento o danado parece uma tartaruga.

Fiz o teste lampejante e deu os seguintes erros:

12, 24, 31, 45, 71, 119, 132, 139, 144 e 145

ainda não levei pra passar escanear devido a correria do dia a dia. To quase crendo que o problema seja no MAP... Alguém que tenha passado por problema semelhante me diz como proceder?


Ele está consumindo mais que o normal e provocando cheiro forte de combustível? :47:

Como ando muito pouco, e dentro do bairro, ele marcava em média 5 km/l, e sentia cheiro de combustível somente quando entrava na reserva... O problema que agora ele ta muito franco, quase que não anda... Ele é automático, só pra constar.

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kinhofsa
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Re: Motor sem força e falhando [VECTRA B]

por kinhofsa » 27 Ago 2015, 17:14

Alcir Andreoni escreveu:Código 12 e 31 veio por conta do motor desligado.

24 - Sensor de velocidade
45 - Sonda Lambda
71 - MAF
119 - Só para os 8V
132 - Válvula EGR
139 - Sensor MAP
144 e 145 - Motor desligado

Eu, se estivesse no seu lugar, dava um jetinho levaria à uma oficina para passar o carro pelo scanner com o motor ligado... :47:

É o jeito irmão, tempo ta curto (faculdade e trabalho)... Vou tentar levar no sábado

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José Leal
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Re: Motor sem força e falhando [VECTRA B]

por José Leal » 27 Ago 2015, 20:46

No chutômetro, vc gasta dinheiro e não resolve o problema. Tem que escanear o carro em modo contínuo e o cidadão tem que saber interpretar os valores apresentados.
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keliton
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Re: Motor sem força e falhando [VECTRA B]

por keliton » 27 Ago 2015, 20:59

Meu chute vai pra sincronismo :52:
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Thiago Menezes
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Re: Motor sem força e falhando [VECTRA B]

por Thiago Menezes » 27 Ago 2015, 21:23

kinhofsa escreveu:
Como ando muito pouco, e dentro do bairro, ele marcava em média 5 km/l, e sentia cheiro de combustível somente quando entrava na reserva... O problema que agora ele ta muito franco, quase que não anda... Ele é automático, só pra constar.


Bom, eu perguntei do cheiro e do consumo por causa da Sonda Lambda. Se ele estiver em mal funcionamento carro vai embolar e ficar fraco, mas no caso ia ascende luz de anomalia no painel quando isso acontecesse, alguma vez a luz ascende ou pisca?

Mesma coisa o sensor MAP...

Pode ser um dente da correia que pulou, mas nessa hipótese acho menos provável.

Mas faça como foi dito acima leva na oficina pra dar uma olhada!
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Re: Motor sem força e falhando [VECTRA B]

por kinhofsa » 27 Ago 2015, 22:44

Thiago Menezes escreveu:
kinhofsa escreveu:
Como ando muito pouco, e dentro do bairro, ele marcava em média 5 km/l, e sentia cheiro de combustível somente quando entrava na reserva... O problema que agora ele ta muito franco, quase que não anda... Ele é automático, só pra constar.


Bom, eu perguntei do cheiro e do consumo por causa da Sonda Lambda. Se ele estiver em mal funcionamento carro vai embolar e ficar fraco, mas no caso ia ascende luz de anomalia no painel quando isso acontecesse, alguma vez a luz ascende ou pisca?

Mesma coisa o sensor MAP...

Pode ser um dente da correia que pulou, mas nessa hipótese acho menos provável.

Mas faça como foi dito acima leva na oficina pra dar uma olhada!

Pois é irmão, estou levando no sábado pra passar scanner. Levei nesse mecânico que comentei no início pq tinha uma certa confiança no trabalho, mas quando perguntei se poderia acontecer de perder o ponto, o mesmo disse que só se quebrasse algum "dente" e não conferiu se o ponto tava certo, fiquei um pouco intrigado com isso

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Re: Motor sem força e falhando [VECTRA B]

por Thiago Menezes » 28 Ago 2015, 07:17

kinhofsa escreveu:
Pois é irmão, estou levando no sábado pra passar scanner. Levei nesse mecânico que comentei no início pq tinha uma certa confiança no trabalho, mas quando perguntei se poderia acontecer de perder o ponto, o mesmo disse que só se quebrasse algum "dente" e não conferiu se o ponto tava certo, fiquei um pouco intrigado com isso

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Se a correia foi montada com um minimo de folga ela pode pular um dente sim...
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Re: Motor sem força e falhando [VECTRA B]

por Alcir Andreoni » 28 Ago 2015, 08:16

Thiago Menezes escreveu:
kinhofsa escreveu:
Pois é irmão, estou levando no sábado pra passar scanner. Levei nesse mecânico que comentei no início pq tinha uma certa confiança no trabalho, mas quando perguntei se poderia acontecer de perder o ponto, o mesmo disse que só se quebrasse algum "dente" e não conferiu se o ponto tava certo, fiquei um pouco intrigado com isso

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Se a correia foi montada com um minimo de folga ela pode pular um dente sim...

Muito se fala sobre correia dentada pular um dente, mas eu não acredito nisso.

Se você montar a correia dentada e ela pular um dente o motor não vai funcionar.

Estar fora de ponto é um pouco diferente da correia pular um dente. :47:
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cristiano nunes
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Re: Motor sem força e falhando [VECTRA B]

por cristiano nunes » 29 Ago 2015, 09:35

O meu 8v tava fazendo 5 km.l
Troquei a sonda lambida e resolveu

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Tiago Gois
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Re: Caminho Das Pedras: Perda de Potencia!

por Tiago Gois » 09 Set 2015, 13:07

Estou com um problema de potencia no meu vectra gls 96/97, depois de fazer a troca de todos os sensores, inclusive o MAP foi entupido pelo antigo dono para evitar que a luz da anomalia de injeção acendesse, passei o scanner e a injeção está perfeita, então fui até uma oficina e medi a compressão dos cilindros, deram os seguintes valores:
1 cilindro =155 Psi,
2 cilindro =160 Psi,
3 cilindro 181 Psi,
4 cilindro 165 Psi.
Obs: As velas eram originais Made in France e estavam carbonizadas.
Minha dúvida é a seguinte,O motor é silencioso e não tem mais a fumaça preta de mistura rica devido o entupimento do sensor map. Então pode o meu cabeçote estar carbonizado impedindo a vedação das valvulas e ocasionando a falta de potencia? ou pode ser ser coisa mais grave, tendo que ser feita a retifica inclusive de camisas e substituição de anéis?
Estou com receio de abrir o motor e ter uma surpresa desagradavel, se alguém passou pelo mesmo ou tem alguma luz, me avisa aí!!!

rgapski
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Re: Caminho Das Pedras: Perda de Potencia!

por rgapski » 09 Set 2015, 14:15

Tiago Gois escreveu:Estou com um problema de potencia no meu vectra gls 96/97, depois de fazer a troca de todos os sensores, inclusive o MAP foi entupido pelo antigo dono para evitar que a luz da anomalia de injeção acendesse, passei o scanner e a injeção está perfeita, então fui até uma oficina e medi a compressão dos cilindros, deram os seguintes valores:
1 cilindro =155 Psi,
2 cilindro =160 Psi,
3 cilindro 181 Psi,
4 cilindro 165 Psi.
Obs: As velas eram originais Made in France e estavam carbonizadas.
Minha dúvida é a seguinte,O motor é silencioso e não tem mais a fumaça preta de mistura rica devido o entupimento do sensor map. Então pode o meu cabeçote estar carbonizado impedindo a vedação das valvulas e ocasionando a falta de potencia? ou pode ser ser coisa mais grave, tendo que ser feita a retifica inclusive de camisas e substituição de anéis?
Estou com receio de abrir o motor e ter uma surpresa desagradavel, se alguém passou pelo mesmo ou tem alguma luz, me avisa aí!!!


Tiago,

Há uma disparidade grande entre os valores de compressão nos cilindros.
Pelo que me lembro, a compressão ideal no motor GM 2.0 F2 é na ordem de 170 a 200psi, com diferença tolerável entre cilindros na ordem de 10~15psi.

Quando isso acontece, a compressão esta "vazando" ou pelas válvulas ou pelos anéis.

A verdadeira causa só da pra saber desmontando tudo e efetuando as medições de folga (no caso nos anéis de pistão) ou estanqueidade (no caso do cabeçote).

Rodar com essa mistura excessiva gera muita carbonização.
A carbonização faz com que as válvulas não fechem totalmente, o que faz escapar compressão.
Outro problema causado por carbonização excessiva é risco no cilindro, que só resolve com retífica.

Pelos valores encontrados, eu acredito que seja apenas a carbonização no cabeçote.
De qualquer forma, você vai ter que acertar esse cabeçote. Isso é inevitável.
Quando retirar o cabeçote, já faz a medição e analise dos pistões/bloco e veja se precisa de retífica.

Outra coisa: aproveite que vai retirar o cabeçote e peça para a retífica verificar se não hã desgaste no comando de válvulas. Se houver troque por um original (nada de marca paralela!).
Já vi um corsa com comando desgastado que causava uma absurda falta de potencia.
Depois da troca do comando o carro se transformou.

Abs.
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


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Tiago Gois
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Re: Caminho Das Pedras: Perda de Potencia!

por Tiago Gois » 09 Set 2015, 17:51

Já dei uma pesquisada no valor da retifica do cabeçote, vou tentar abrir ele mês que vem e mandar fazer uma geral, fica em torno de 280R$, troca de vedadores, plana e ajeitar a sede das válvulas pra ficar certinho.
Quanto aos anéis, acredito que estejam bons pelo fato do carro não fumar, mas vou pedir pro mecânico ver isso pra mim, assim que fizer e souber a resposta, eu posto aqui pra ajudar alguém que possa passar pelo mesmo problema, realmente perdí o sono com a falta de potência até descobrir a razão hehehe :62:

Obrigado pela resposta!

RafaelGRolim
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Re: Caminho Das Pedras: Perda de Potencia!

por RafaelGRolim » 02 Out 2015, 17:14

Olá amigos, sou novo com vectra e consequentemente novo aqui no clube. Gostaria da opinião de vocês que certamente são bem mais entendidos a respeito do carro do que eu. Comprei um Vectra GLS 2.2 2000 (veículo muito bonito, peguei de um senhor de idade que o tinha desde novo), e em como todo carro usado comecei a resolver alguns detalhes. Indo direto pros ''finalmente'' estou com um problema chato com o carro, ele está exalando um cheiro muito forte de combustível além de estar com um desempenho não satisfatório (sinto o carro amarrado) e alto consumo. Troquei as velas, filtro de ar, fiz o teste de fuga de corrente dos cabos com a solução de água com sal em um borrifador, mas como a fuga de centelha foi minima fiquei em duvida se os cabos estavam ruins.
Pelo meu pouco conhecimento acredito que possa ser sonda lambda, algum sensor, regulador... Gostaria da opinião de voces a respeito, e se já passaram por esse probleminha.

Abraço a todos!
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Re: Caminho Das Pedras: Perda de Potencia!

por Rafael Mogli » 02 Out 2015, 17:31

Thiqgo . Se seu carro usa aditivo e o cabecote tiver em boas condicoes talvez n seja necessario a plaina.


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Re: Caminho Das Pedras: Perda de Potencia!

por Pedro Josino » 04 Out 2015, 23:15

Tiago Gois escreveu:Já dei uma pesquisada no valor da retifica do cabeçote, vou tentar abrir ele mês que vem e mandar fazer uma geral, fica em torno de 280R$, troca de vedadores, plana e ajeitar a sede das válvulas pra ficar certinho.
Quanto aos anéis, acredito que estejam bons pelo fato do carro não fumar, mas vou pedir pro mecânico ver isso pra mim, assim que fizer e souber a resposta, eu posto aqui pra ajudar alguém que possa passar pelo mesmo problema, realmente perdí o sono com a falta de potência até descobrir a razão hehehe :62:

Obrigado pela resposta!


Mas fique atento que tirar o cabeçote os gastos serão bem maiores.

Você vai trocar junta do cabeçote, junta dos coletores, junta da tampa de válvulas, retentor do comando, parafusos de fixação do cabeçote, correias e alguma outra coisa que devo estar esquecendo. Sem falar no risco de abri-lo, faze-lo e a parte de baixo não aguentar.

Para tentar limpar essa carbonização eu tentaria esses aditivos para gasolina, como o Koube Perfect Clean. Um amigo fez isso num Gol G5 que tinha carbonização excessiva nas válvulas impedindo elas de fechar totalmente e melhorou bastante. Ele usava 2 latas por tanque durante um mês ou pouco mais (gastando um tanque por semana). Se não me engano foram 10 latas. Tudo bem que essas 10 latas custa quase o serviço do cabeçote, mas há de pensar no resto de coisas para fazer depois de abri-lo.

Almeidão
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Re: Caminho Das Pedras: Perda de Potencia!

por Almeidão » 05 Out 2015, 08:16

Só um detalhe, esta carbonização em excesso não é pelo combustível que nós usamos é por passar óleo através dos retentores de válvulas. Muita gente fica assustado ao ver um cabeçote desmontado com crosta de óleo por ali, só esquecem de informar que esta carbonização é devido ao óleo que não queima perfeitamente ou até mesmo excesso de óleo e o suspiro vai jogar para dentro outra vez.

Com isto não quero que pensem que ao fazer o cabeçote resolvam todos os problemas, mas um motor com 100 mil km já tem o consumo comprometido por já passar algum óleo pelo retentor e pelos desgastes das sedes, e deve ser ainda checado os tuchos e balancins que ao gastar o carro com certeza vai ficar preso, dificilmente estraga o comando e quem tem esta kilometragem no carro já podem pensar que a cada dia esta carbonização vai aumentando e que fazer o cabeçote será lucro afinal já deve está passando pelas válvulas de 500 a 800 ML a cada 5000 km. Em um resumo geral, para quem anda muito, o retorno em combustível depois de feito isto virá em um ano.

Sds
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Almeidão
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Re: Caminho Das Pedras: Perda de Potencia!

por Almeidão » 05 Out 2015, 08:18

RafaelGRolim escreveu:Olá amigos, sou novo com vectra e consequentemente novo aqui no clube. Gostaria da opinião de vocês que certamente são bem mais entendidos a respeito do carro do que eu. Comprei um Vectra GLS 2.2 2000 (veículo muito bonito, peguei de um senhor de idade que o tinha desde novo), e em como todo carro usado comecei a resolver alguns detalhes. Indo direto pros ''finalmente'' estou com um problema chato com o carro, ele está exalando um cheiro muito forte de combustível além de estar com um desempenho não satisfatório (sinto o carro amarrado) e alto consumo. Troquei as velas, filtro de ar, fiz o teste de fuga de corrente dos cabos com a solução de água com sal em um borrifador, mas como a fuga de centelha foi minima fiquei em duvida se os cabos estavam ruins.
Pelo meu pouco conhecimento acredito que possa ser sonda lambda, algum sensor, regulador... Gostaria da opinião de voces a respeito, e se já passaram por esse probleminha.

Abraço a todos!


Amigo, checa o regulador de pressão, é fácil, rápido e barato.

TESTAR O REGULADOR PRESSÃO
01 - Compre uma seringa de 20ML, descarte a agulha.
02 - Coloque a seringa comprimida bem no tubo do vacquo do regulador de pressão. A mangueira deve estar perfeita, esta mangueirinha que sai dele, se não tiver perfeita, coloque uma outro nova.
03 - Puxe a seringa até onde consigas e solte a.
04 - se ela voltar para onde estava e não veio líquido ou seja sinal de gasolina, ele está perfeitamente bom. Caso contrário, troque o.

Se ao puxar não vir nada e ela retornar, faça isto umas 4 vezes para confirmar, quer dizer que está perfeito. Qualquer quantidade de gasolina que vir, quer dizer que também está estragado.

Faça ai e informe por favor
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Alexandre Rider

meu vectra 97 fraco

por Alexandre Rider » 07 Out 2015, 09:59

Olá amigos, tenho um vectra 97 comigo a quase um ano, o carro é fraco não tem retomada de velocidade, já troquei quase tudo q faz parte de ignição, bombona Correia cabo de velas, velas já fiz limpeza de tbi e nada o carro continua fraco, ultimante fiz embreagem, o motor tá ótimo não faz um barulho sequer, alguém me ajuda?

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Re: meu vectra 97 fraco

por Alcir Andreoni » 07 Out 2015, 10:02

Primeiramente, seja bem-vindo ao Clube!

Dá uma lida nos tópicos do link abaixo, que será de suma importância para a correta utilização do Fórum:

viewforum.php?f=98

Após você estar familiarizado com a utilização, faça uma pesquisa usando a ferramenta que Fórum tem, que fica no canto superior direito da página, que tenho certeza que você encontrará um acervo farto de informações sobre o assunto.

No mais, aproveite o Clube! :88:
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Re: meu vectra 97 fraco

por Thiago Menezes » 07 Out 2015, 10:07

Alexandre Rider escreveu:Olá amigos, tenho um vectra 97 comigo a quase um ano, o carro é fraco não tem retomada de velocidade, já troquei quase tudo q faz parte de ignição, bombona Correia cabo de velas, velas já fiz limpeza de tbi e nada o carro continua fraco, ultimante fiz embreagem, o motor tá ótimo não faz um barulho sequer, alguém me ajuda?


Alexandre,

O ponto está certo? :47:
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