rgapski escreveu:Almeidão escreveu:Sobre as trocas dos esticadores e bomba dágua o Zau não está errado, e pode sim ser trocado pra frente com um ruido diferente e eu faço isto no meu carro, ou seja troco a correia dentada e não troco esticador e nem bomba d'agua.
Há um porem, qualquer ruído diferente eu sei de onde vem e o que devo fazer. Já um outro proprietário dificilmente dará bola para qualquer barulho se o carro está andando e muitos nem ouve este barulho devido ao famodo DVD que foi comprado e não deve ficar parado.
Não podemops esquecer que rolamento quando começa a zunir pode estradar de uma hora para outra e temos ai o rolamento do esticador e o da bomba e para prevenir é melhor trocar Bomba d'água e esticador sempre que trocar a correia dentada.
Tem gente que nem ouve ou sente o barulho das rodas do carro frouxas e seguem viagem até que ela sai por completo e é algo impossivel de não sentir ou ouvir quando freia e quando sai com o carro.
Almeidão,
E no meu caso em que os rolamentos de apoio não faziam nenhum barulho, mas quando retirei do carro estavam com uma folga considerável?!
É um risco grande de travar, embora não faça barulho, não acha?
Eu fiquei com receio e troquei, afinal, preferi gastar 140 de rolamento do que 1000 na hipótese de arrebentar a correia.
Acho que foi o Ricardo Pinto que teve problema com um rolamento desse, que embora não fizesse barulho, acabou causando um belo prejú...
Abs!
WolneyJr escreveu:Bom Galera.
Aproveitando o tópico, fiz um quadrinho com as informações básicas de cada motor:
Além da potência, da para perceber que a grande diferença entre os 8V e 16V, relação ao desempenho, é que os 8V tem excelente torque em baixa rotação. Já os 16V, devem demorar um pouquinho mais para embalar, mas depois devem virar um avião hehehe.
Mas isto são especificações. Diz ai galera. As principais diferenças práticas entre eles.
Vlw.
WolneyJr escreveu:MatheusJ escreveu:Olá pessoal
Bom... Eu tenho um gls 2.2 8V... Já dirigi o 2.4 16v.
Mesmo sendo 2.4, parece q a arrancada do 8v é mais rápida... Mas é só isso....logo depois o 2.4 passa na frente e a partir daí já era. Eu pego mta estrada entaum sinto bem a questão do motor mais preso em alto giro....passa dos 4mrpm e vc sente o motor segurar...o barulho aumenta e o carro amarra....naum que naum seja bom na estrada...é um carrão...mas vc sente essa diferença.
Quanto à manutenção...naum existe mecânico que elogie...em toda mecânica que paro eu faço questão de perguntar....e nunca ouvi nenhum falando bem. Mais recentemente fui em um que, na minha opinião, foi o que deu a opinião mais honesta...ele reconheceu todas as vantagens do 16...inclusive nos motores mais novos e até o 2.4 do vectra C...mas disse que os motores 16 do vectra B possuem mto problema de vazamento de óleo em retentor e empenamento de tampa do cabeçote...entaum...que ele pega mto 16v com vazamento de óleo pra arrumar e nos 8v naum dá esse problema
Bom...de fato, sabemos q a tampa do 16v empena mesmo com mais facilidade...quanto ao vazamento em retentores....aí naum sei...mas o mecânico mexe com isso no dia a dia entaum acredito que ele está usando a estatística...como esse mecânico nem falou nada sobre correia dentada...exceto o custo da troca pois as peças são mais caras e vc ainda tem os roletes ( nos 8v é só o tensionador) acredito q ele foi bem imparcial para dar a opinião. Quando perguntei sobre o problema de sincronizar a correia nos 16v ele até falou q isso naum existe com mecãnico bom pq existe ferramenta para travar as polias e garantir a posição e o manual de serviços da Gm descreve passo a passo como fazer...entaum...parece q ele sabe bom o que está fazendo.
Mas...o 16v representa de fato a evolução e o que há de mais avançado em motores...tanto que vc naum vai encontrar um vectra top...com teto solar...completo...com motor 8v....naum original de fábrica... Entaum...se vc naum está procurando um com todos os opcionais...e quer uma manutenção mais em conta...fiquei com o 8
Agora...se vc é como eu...que quer um carro completo...com tudo q a linha ofereçeu...vai cair no 16V...e...coisas mais caras possuem manutenção mais cara mesmo rs
Abraços
Entao Matheus. Acho q o rendimento em rotaçoes vão me fazer falta em alguns mommentos, mas serão poucos e considerando o uso que vou ter, acho que o 8v vai se encaixar melhor. Por isso, estou meio decidido quanto a minha preferência aos 8v. Mas é como o Melk disse, o item mais importante na escolha é o estado do veículo. Entao, nao voo deixar de pegar um 16v se eu achar um super inteiro. Quanto aos itens, tem algumas coisas que não quero abrir mao como freio a disco nas 4 (se possível ABS), ar digital, computador de bordo completo, comandos no volante. Outras nem faço tanta questao, como couro (porque se nao tiver eu vou colocar, ate prefiro eu mesmo colocar heheh) e teto solar tbm nao faço questao.
rgapski escreveu:Pessoal,
Vou deixar minha contribuição ao tópico, pois já dirigir todos os modelos do vectra, exceto o GSi.
A primeira coisa que tenho a dizer: os 16v são superiores, sim.
Quem diz que não, é saudosista e adepto daquele ditado do vovô que diz que "carro bom é fusca pq não tem radiador".
Primeiro vou falar de algumas vantagens dos motores 16v sobre os 8v.
E como não há argumentos contra fatos, vejamos:
1) Os 16v "respiram" melhor, afinal, duas válvulas quando somadas tem área maior que apenas uma.
Se um motor consegue admitir mais ar e combustível, ele obterá maior potencia e torque. Simples assim.
2) No caso do vectra, nos 16v a injeção é sequencial (injeta combustivel na hora exata) e utiliza sonda lambda aquecida, que tem uma leitura mais precisa.
3) Os motores 16v, pela dinâmica em que admitem a mistura ar+gasolina, são geralmente mais econômicos quando conduzidos em baixa rpm (antes da faixa máxima de torque).
4) 16v não são "xoxos" em baixa rpm. Geralmente, 80% do torque já esta disponível nas 2mil rpms.
O que acontece é que os 16v conseguem mandar mais torque em rotações mais altas, que dá aquela sensação de fôlego, em geral inexistentes nos 8v, que despejam tudo de uma vez antes de atingir as 3mil rpm.
5) "Carro 16v tem manutenção mais cara"
Meia verdade.
A unica coisa que muda em um motor 16v para um 8v, é o cabeçote e sua distribuição (correia).
Alguem aqui quebra cabeçote todo ano?! Acho que ninguém, né...
A manutenção do 16v só é mais cara que um 8v quando se meche no cabeçote e nas correias, o que não acontece sempre, afinal, uma correia e jogo de esticadores dura pelo menos 50mil km ou 5 anos e não custa o dobro do 8v, no maximo 50~60% à mais.
Essa sensação defendida por muitos de que o vectra 8v é mais esperto e o 16v é mais xoxo é somente devido ao câmbio.
Os motores 16v usam cambio com relações longas (mais velocidade por rpm) e espaçadas entre si (cai mais a rpm entre as trocas), enquanto os 8v utilizam cambio curto (menos velocidade por rpm) e justas entre si (queda menor de rpm entre as trocas).
Se você colocar um motor 16v em um vectra 8v, certamente o carro ficará mais esperto e com muito mais fôlego em alta rpm.
A GM adotou o cambio longo nos vectras 16v justamente pelo fato do motor deste motor ter mais torque e potência, permitindo maiores velocidades com rotações mais baixas, o que novamente favorece o consumo.
Por isso essa "diferença".
Se colocar um 8v contra um 16v na pista, o 16v some na frente...
Quem tem 16v e acha fraco na cidade, basta colocar um cambio mais curto que vieram nos 8v (F18cr ou F23).
Abs!
WolneyJr escreveu:Fuente del Mensaje Olá Pessoal.
Sou novo aqui e agora aos 26 anos consegui juntar uma graninha pra comprar meu primeiro carro. E o melhor. A vista.
Li muito conteúdo, conversei com colegas, amigos e cheguei a um fabricante: GM, e, dentro do que minha grana me permite, a dois modelos: Astra (2003 pra cima) ou Vectra B.
Inclusive, há um tópico aqui no fórum onde varios colegas comentaram e compararam os dois carros. Foi de grande ajuda também. Meu amigo do trabalho elogiou os dois mas disse pra mim ir de Astra. Eu, como novato no assunto deveria escutá-lo, porque realmente ele entende de carro. Mas não deu hehehe. To apaixonado pelo Vectra B. Mesmo o carro já estar passando dos 10 anos.... Então, estou a caça.
Mas agora, desculpem se já há esse tópico (motores), mas eu não encontrei mesmo. Se tiver, só me avisa galera que eu excluo esse aqui deixar as informações organizadas aqui no fórum. O que realmente vai influenciar na minha decisão é o estado do carro. Mas to muito curioso para saber as principais diferenças e principalmente se tem uma ovelha negra, ou uma ovelha dourada no meio dessas 4 opções de motores heheh.
2.0 8V - 2.0 16V - 2.2 8V - 2.2 16V
Se voces puderem me ajudar agradeço.
Vlw.
rgapski escreveu:Pessoal,
Vou deixar minha contribuição ao tópico, pois já dirigir todos os modelos do vectra, exceto o GSi.
A primeira coisa que tenho a dizer: os 16v são superiores, sim.
Quem diz que não, é saudosista e adepto daquele ditado do vovô que diz que "carro bom é fusca pq não tem radiador".
Primeiro vou falar de algumas vantagens dos motores 16v sobre os 8v.
E como não há argumentos contra fatos, vejamos:
1) Os 16v "respiram" melhor, afinal, duas válvulas quando somadas tem área maior que apenas uma.
Se um motor consegue admitir mais ar e combustível, ele obterá maior potencia e torque. Simples assim.
2) No caso do vectra, nos 16v a injeção é sequencial (injeta combustivel na hora exata) e utiliza sonda lambda aquecida, que tem uma leitura mais precisa.
3) Os motores 16v, pela dinâmica em que admitem a mistura ar+gasolina, são geralmente mais econômicos quando conduzidos em baixa rpm (antes da faixa máxima de torque).
4) 16v não são "xoxos" em baixa rpm. Geralmente, 80% do torque já esta disponível nas 2mil rpms.
O que acontece é que os 16v conseguem mandar mais torque em rotações mais altas, que dá aquela sensação de fôlego, em geral inexistentes nos 8v, que despejam tudo de uma vez antes de atingir as 3mil rpm.
5) "Carro 16v tem manutenção mais cara"
Meia verdade.
A unica coisa que muda em um motor 16v para um 8v, é o cabeçote e sua distribuição (correia).
Alguem aqui quebra cabeçote todo ano?! Acho que ninguém, né...
A manutenção do 16v só é mais cara que um 8v quando se meche no cabeçote e nas correias, o que não acontece sempre, afinal, uma correia e jogo de esticadores dura pelo menos 50mil km ou 5 anos e não custa o dobro do 8v, no maximo 50~60% à mais.
Essa sensação defendida por muitos de que o vectra 8v é mais esperto e o 16v é mais xoxo é somente devido ao câmbio.
Os motores 16v usam cambio com relações longas (mais velocidade por rpm) e espaçadas entre si (cai mais a rpm entre as trocas), enquanto os 8v utilizam cambio curto (menos velocidade por rpm) e justas entre si (queda menor de rpm entre as trocas).
Se você colocar um motor 16v em um vectra 8v, certamente o carro ficará mais esperto e com muito mais fôlego em alta rpm.
A GM adotou o cambio longo nos vectras 16v justamente pelo fato do motor deste motor ter mais torque e potência, permitindo maiores velocidades com rotações mais baixas, o que novamente favorece o consumo.
Por isso essa "diferença".
Se colocar um 8v contra um 16v na pista, o 16v some na frente...
Quem tem 16v e acha fraco na cidade, basta colocar um cambio mais curto que vieram nos 8v (F18cr ou F23).
Abs!
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