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Forster
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Re: Motor 2.0 8V - 2.0 16V - 2.2 8V - 2.2 16V

por Forster » 23 Abr 2014, 20:51

Quando peguei o Elite eu troquei tudo ali ..melhor do que ficar na mão
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zau
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Re: Motor 2.0 8V - 2.0 16V - 2.2 8V - 2.2 16V

por zau » 24 Abr 2014, 10:02

rgapski escreveu:
Almeidão escreveu:Sobre as trocas dos esticadores e bomba dágua o Zau não está errado, e pode sim ser trocado pra frente com um ruido diferente e eu faço isto no meu carro, ou seja troco a correia dentada e não troco esticador e nem bomba d'agua.

Há um porem, qualquer ruído diferente eu sei de onde vem e o que devo fazer. Já um outro proprietário dificilmente dará bola para qualquer barulho se o carro está andando e muitos nem ouve este barulho devido ao famodo DVD que foi comprado e não deve ficar parado.

Não podemops esquecer que rolamento quando começa a zunir pode estradar de uma hora para outra e temos ai o rolamento do esticador e o da bomba e para prevenir é melhor trocar Bomba d'água e esticador sempre que trocar a correia dentada.

Tem gente que nem ouve ou sente o barulho das rodas do carro frouxas e seguem viagem até que ela sai por completo e é algo impossivel de não sentir ou ouvir quando freia e quando sai com o carro.


Almeidão,

E no meu caso em que os rolamentos de apoio não faziam nenhum barulho, mas quando retirei do carro estavam com uma folga considerável?!
É um risco grande de travar, embora não faça barulho, não acha?
Eu fiquei com receio e troquei, afinal, preferi gastar 140 de rolamento do que 1000 na hipótese de arrebentar a correia.

Acho que foi o Ricardo Pinto que teve problema com um rolamento desse, que embora não fizesse barulho, acabou causando um belo prejú...

Abs!


Olha, esse rolamentos são lisos e posicionados nas costas da correia, eu pessoalmente nunca vi um destes travar, no entanto caso venham a travar eles não vão estourar a correia no exato momento em que travavem porem a correia vai girar com mais dificuldade inclusive atrapalhando o arranque e muito provavelmente fará algum barulho pois haverá atrito entre a parte lisa da correia e a parte lisa do rolamento.
Se a pessoa em si é do tipo que só abre o caput quando o carro para ou quando acende uma luz no painel, estes sim são aconselhados a trocar tudo, afinal não saberam identificar do que se trata.
Finalizando, é muito mais comum o compressor do Ar travar e estourar a poly-v e esta enroscar na dentada do que a dentada estourar, outra coisa que ocorre é a engrenagem dos commandos e do vira ficar afiada com o atrito dos dentes da correia esse fato pode fazer com que os dentes sejam cortados e ai sim mora o perigo pq ninguém até então falou em troca de engrenagens, ficam com preciosismo da troca de rolamentos fixos mas deixam de lado o maior motivo da perda das correias pois elas dificulmente arrebentam, mas sim perdem os dentes que faz com que ocorra a falta de sincronia entre a parte de baixo do motor e a parte de cima.
Vamos deixar assim, se vc não é entusiasta de mecanica, troca, pronto.

[]`s
ZAU

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Re: Motor 2.0 8V - 2.0 16V - 2.2 8V - 2.2 16V

por Ives » 25 Abr 2014, 19:01

boas opinioes a respeito do assunto..... quem tiver 15 minutinho livre, vale a pena assistir.....

http://www.youtube.com/watch?v=mlYn8Bc2gLM
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Re: Motor 2.0 8V - 2.0 16V - 2.2 8V - 2.2 16V

por marcusbatera1 » 12 Out 2015, 10:06

WolneyJr escreveu:Bom Galera.
Aproveitando o tópico, fiz um quadrinho com as informações básicas de cada motor:

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Além da potência, da para perceber que a grande diferença entre os 8V e 16V, relação ao desempenho, é que os 8V tem excelente torque em baixa rotação. Já os 16V, devem demorar um pouquinho mais para embalar, mas depois devem virar um avião hehehe.

Mas isto são especificações. Diz ai galera. As principais diferenças práticas entre eles.
Vlw.




entendi!!!

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Re: Motor 2.0 8V - 2.0 16V - 2.2 8V - 2.2 16V

por marcusbatera1 » 12 Out 2015, 10:23

WolneyJr escreveu:
MatheusJ escreveu:Olá pessoal

Bom... Eu tenho um gls 2.2 8V... Já dirigi o 2.4 16v.

Mesmo sendo 2.4, parece q a arrancada do 8v é mais rápida... Mas é só isso....logo depois o 2.4 passa na frente e a partir daí já era. Eu pego mta estrada entaum sinto bem a questão do motor mais preso em alto giro....passa dos 4mrpm e vc sente o motor segurar...o barulho aumenta e o carro amarra....naum que naum seja bom na estrada...é um carrão...mas vc sente essa diferença.

Quanto à manutenção...naum existe mecânico que elogie...em toda mecânica que paro eu faço questão de perguntar....e nunca ouvi nenhum falando bem. Mais recentemente fui em um que, na minha opinião, foi o que deu a opinião mais honesta...ele reconheceu todas as vantagens do 16...inclusive nos motores mais novos e até o 2.4 do vectra C...mas disse que os motores 16 do vectra B possuem mto problema de vazamento de óleo em retentor e empenamento de tampa do cabeçote...entaum...que ele pega mto 16v com vazamento de óleo pra arrumar e nos 8v naum dá esse problema

Bom...de fato, sabemos q a tampa do 16v empena mesmo com mais facilidade...quanto ao vazamento em retentores....aí naum sei...mas o mecânico mexe com isso no dia a dia entaum acredito que ele está usando a estatística...como esse mecânico nem falou nada sobre correia dentada...exceto o custo da troca pois as peças são mais caras e vc ainda tem os roletes ( nos 8v é só o tensionador) acredito q ele foi bem imparcial para dar a opinião. Quando perguntei sobre o problema de sincronizar a correia nos 16v ele até falou q isso naum existe com mecãnico bom pq existe ferramenta para travar as polias e garantir a posição e o manual de serviços da Gm descreve passo a passo como fazer...entaum...parece q ele sabe bom o que está fazendo.

Mas...o 16v representa de fato a evolução e o que há de mais avançado em motores...tanto que vc naum vai encontrar um vectra top...com teto solar...completo...com motor 8v....naum original de fábrica... Entaum...se vc naum está procurando um com todos os opcionais...e quer uma manutenção mais em conta...fiquei com o 8

Agora...se vc é como eu...que quer um carro completo...com tudo q a linha ofereçeu...vai cair no 16V...e...coisas mais caras possuem manutenção mais cara mesmo rs

Abraços


Entao Matheus. Acho q o rendimento em rotaçoes vão me fazer falta em alguns mommentos, mas serão poucos e considerando o uso que vou ter, acho que o 8v vai se encaixar melhor. Por isso, estou meio decidido quanto a minha preferência aos 8v. Mas é como o Melk disse, o item mais importante na escolha é o estado do veículo. Entao, nao voo deixar de pegar um 16v se eu achar um super inteiro. Quanto aos itens, tem algumas coisas que não quero abrir mao como freio a disco nas 4 (se possível ABS), ar digital, computador de bordo completo, comandos no volante. Outras nem faço tanta questao, como couro (porque se nao tiver eu vou colocar, ate prefiro eu mesmo colocar heheh) e teto solar tbm nao faço questao.




mano isso tudo so no 16v, e na moral é um carro muito top... fiz o motor todo do meu troquei tudo, nem penso em desfazer dele, compro outro mas ele fica na garagem.

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Re: Motor 2.0 8V - 2.0 16V - 2.2 8V - 2.2 16V

por marcusbatera1 » 12 Out 2015, 18:47

rgapski escreveu:Pessoal,

Vou deixar minha contribuição ao tópico, pois já dirigir todos os modelos do vectra, exceto o GSi.

A primeira coisa que tenho a dizer: os 16v são superiores, sim.
Quem diz que não, é saudosista e adepto daquele ditado do vovô que diz que "carro bom é fusca pq não tem radiador".

Primeiro vou falar de algumas vantagens dos motores 16v sobre os 8v.
E como não há argumentos contra fatos, vejamos:

1) Os 16v "respiram" melhor, afinal, duas válvulas quando somadas tem área maior que apenas uma.
Se um motor consegue admitir mais ar e combustível, ele obterá maior potencia e torque. Simples assim.

2) No caso do vectra, nos 16v a injeção é sequencial (injeta combustivel na hora exata) e utiliza sonda lambda aquecida, que tem uma leitura mais precisa.

3) Os motores 16v, pela dinâmica em que admitem a mistura ar+gasolina, são geralmente mais econômicos quando conduzidos em baixa rpm (antes da faixa máxima de torque).

4) 16v não são "xoxos" em baixa rpm. Geralmente, 80% do torque já esta disponível nas 2mil rpms.
O que acontece é que os 16v conseguem mandar mais torque em rotações mais altas, que dá aquela sensação de fôlego, em geral inexistentes nos 8v, que despejam tudo de uma vez antes de atingir as 3mil rpm.

5) "Carro 16v tem manutenção mais cara"
Meia verdade.
A unica coisa que muda em um motor 16v para um 8v, é o cabeçote e sua distribuição (correia).
Alguem aqui quebra cabeçote todo ano?! Acho que ninguém, né...
A manutenção do 16v só é mais cara que um 8v quando se meche no cabeçote e nas correias, o que não acontece sempre, afinal, uma correia e jogo de esticadores dura pelo menos 50mil km ou 5 anos e não custa o dobro do 8v, no maximo 50~60% à mais.

Essa sensação defendida por muitos de que o vectra 8v é mais esperto e o 16v é mais xoxo é somente devido ao câmbio.
Os motores 16v usam cambio com relações longas (mais velocidade por rpm) e espaçadas entre si (cai mais a rpm entre as trocas), enquanto os 8v utilizam cambio curto (menos velocidade por rpm) e justas entre si (queda menor de rpm entre as trocas).

Se você colocar um motor 16v em um vectra 8v, certamente o carro ficará mais esperto e com muito mais fôlego em alta rpm.

A GM adotou o cambio longo nos vectras 16v justamente pelo fato do motor deste motor ter mais torque e potência, permitindo maiores velocidades com rotações mais baixas, o que novamente favorece o consumo.
Por isso essa "diferença".

Se colocar um 8v contra um 16v na pista, o 16v some na frente...

Quem tem 16v e acha fraco na cidade, basta colocar um cambio mais curto que vieram nos 8v (F18cr ou F23).

Abs!


Que explicação top!!! vibrei demais, VectraB 2.2 16v Eterno na minha garagem!!!

JANDER26
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Dúvida

por JANDER26 » 18 Jul 2016, 10:12

Os Vectra de 1997 a 2003 , qual o melhor para comprar, o CD, Gls, 2.0 ou 2.2.?
Porque o 2.2 é sempre mais barato que o 2.0?

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Dúvida

por rodrigo.dos-santos » 18 Jul 2016, 10:31

Brother eu sou fã do 2.2 16v
o 2.0 8v é o monzatech classico
o 2.0 16V é o girador (quase um GSI amansado)
o 2.2 8v é o torcudo, quase uma S10
e o 2.2 16v é o que tem a media de torque e giro que eu considero ideal para o vectra completo.

O fato do 2.2 ser mais barato é pq são os que sairam mais, mais judiados e com problemas na arvore de balanceamento.


em breve alguem mais entendido vai responder melhor sua pergunta
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Motor 2.0 8V - 2.0 16V - 2.2 8V - 2.2 16V

por Ju_Bueno » 18 Jul 2016, 12:46

Jander, trouxe sua mensagem para este tópico que trata do assunto que vc levantou. Há bastante informações desde a 1ª pagina dele. Algo a mais nestes outros tópicos tb:

viewtopic.php?f=35&t=9411&p=151862&hilit=diferen%C3%A7a+de+motores#p151862

viewtopic.php?f=35&t=3283&p=151750&hilit=diferen%C3%A7a+de+motores#p151750

Boa leitura!
JULIANO -
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11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
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Motor 2.0 8V - 2.0 16V - 2.2 8V - 2.2 16V

por augusto.vinicius » 22 Jul 2016, 13:42

to muito feliz com meu Vectra CD A 2.0 8v e essa de nao ter folego na estrada é papo furado o meu beira 6500 rpm a 170 km/h em quarta marcha se puxa quinta e estica gruda 200 facil facil pode ter um 16v na frente mas se o vekao tive com a quarta cheia sai da frente rsrs..... tirando as brincaderas todos os motores sao bons e atendem diferentes tipos de pessoas ai vai do gosto e utilidade que preferir
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por Nono Marques » 24 Abr 2017, 00:04

Tive um gls 2.2 8 valvulas , que foi judiado pelo dono anterior, gastei muito para deixar redondo e terminei vendendo por desgosto devido ao excesso de idas a oficina. Hoje tô com um CD 2.2 16 valvulas que até agora não me deu problema algum. Detalhe, o GLS era 99 o CD e 97
Agora tenha certeza de uma coisa, vectra é vectra, procur com calma encontre um file e seja feliz.
Nono Marques

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Vectra 16v

por Roberto Ferreira Tavares » 02 Jul 2017, 17:02

Existe um mito sobre o motor 16V do vectra. Gostaria de saber mais sobre esse motor. E como lhe dar com ele. Quais as manutenções me merecem um atenção especial para não ter problemas.

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por Ju_Bueno » 02 Jul 2017, 17:26

Roberto, movi sua postagem para este tópico que explica um pouco do assunto. Só voltar à primeira página dele para ler todos os comentários. Se tiver mais dúvidas sobre o assunto pode postar por aqui!

Veja neste link algumas dicas de navegação no fórum: viewforum.php?f=98
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por Renato C marinho » 06 Jul 2017, 09:11

WolneyJr escreveu:Fuente del Mensaje Olá Pessoal.
Sou novo aqui e agora aos 26 anos consegui juntar uma graninha pra comprar meu primeiro carro. E o melhor. A vista.

Li muito conteúdo, conversei com colegas, amigos e cheguei a um fabricante: GM, e, dentro do que minha grana me permite, a dois modelos: Astra (2003 pra cima) ou Vectra B.
Inclusive, há um tópico aqui no fórum onde varios colegas comentaram e compararam os dois carros. Foi de grande ajuda também. Meu amigo do trabalho elogiou os dois mas disse pra mim ir de Astra. Eu, como novato no assunto deveria escutá-lo, porque realmente ele entende de carro. Mas não deu hehehe. To apaixonado pelo Vectra B. Mesmo o carro já estar passando dos 10 anos.... Então, estou a caça.

Mas agora, desculpem se já há esse tópico (motores), mas eu não encontrei mesmo. Se tiver, só me avisa galera que eu excluo esse aqui deixar as informações organizadas aqui no fórum. O que realmente vai influenciar na minha decisão é o estado do carro. Mas to muito curioso para saber as principais diferenças e principalmente se tem uma ovelha negra, ou uma ovelha dourada no meio dessas 4 opções de motores heheh.

2.0 8V - 2.0 16V - 2.2 8V - 2.2 16V

Se voces puderem me ajudar agradeço.
Vlw.

Oi, tenho um vectra B,meu irmão também já teve um,ja tive astra também,Agora te digo;se vc está procurando conforto,vai de vectra,melhor ainda se for o CD,o meu é GLS e meu irmao tinha o CD,M QUESITO CONFORTO NÃO tem igual.Amigo vou te dar minha opinião, a manutenção do CD é um pouco mais cara,principalmente se for mexer no motor,a troca da correia dentada,o cabeçote pra retificar é mais caro,no motor esses não os itens que mais pesa,mas acho que o conforto vale o investimento.Boa sorte e um abraço.

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Diesel
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Motor 2.0 8V - 2.0 16V - 2.2 8V - 2.2 16V

por Diesel » 06 Jul 2017, 19:56

rgapski escreveu:Pessoal,

Vou deixar minha contribuição ao tópico, pois já dirigir todos os modelos do vectra, exceto o GSi.

A primeira coisa que tenho a dizer: os 16v são superiores, sim.
Quem diz que não, é saudosista e adepto daquele ditado do vovô que diz que "carro bom é fusca pq não tem radiador".

Primeiro vou falar de algumas vantagens dos motores 16v sobre os 8v.
E como não há argumentos contra fatos, vejamos:

1) Os 16v "respiram" melhor, afinal, duas válvulas quando somadas tem área maior que apenas uma.
Se um motor consegue admitir mais ar e combustível, ele obterá maior potencia e torque. Simples assim.

2) No caso do vectra, nos 16v a injeção é sequencial (injeta combustivel na hora exata) e utiliza sonda lambda aquecida, que tem uma leitura mais precisa.

3) Os motores 16v, pela dinâmica em que admitem a mistura ar+gasolina, são geralmente mais econômicos quando conduzidos em baixa rpm (antes da faixa máxima de torque).

4) 16v não são "xoxos" em baixa rpm. Geralmente, 80% do torque já esta disponível nas 2mil rpms.
O que acontece é que os 16v conseguem mandar mais torque em rotações mais altas, que dá aquela sensação de fôlego, em geral inexistentes nos 8v, que despejam tudo de uma vez antes de atingir as 3mil rpm.

5) "Carro 16v tem manutenção mais cara"
Meia verdade.
A unica coisa que muda em um motor 16v para um 8v, é o cabeçote e sua distribuição (correia).
Alguem aqui quebra cabeçote todo ano?! Acho que ninguém, né...
A manutenção do 16v só é mais cara que um 8v quando se meche no cabeçote e nas correias, o que não acontece sempre, afinal, uma correia e jogo de esticadores dura pelo menos 50mil km ou 5 anos e não custa o dobro do 8v, no maximo 50~60% à mais.

Essa sensação defendida por muitos de que o vectra 8v é mais esperto e o 16v é mais xoxo é somente devido ao câmbio.
Os motores 16v usam cambio com relações longas (mais velocidade por rpm) e espaçadas entre si (cai mais a rpm entre as trocas), enquanto os 8v utilizam cambio curto (menos velocidade por rpm) e justas entre si (queda menor de rpm entre as trocas).

Se você colocar um motor 16v em um vectra 8v, certamente o carro ficará mais esperto e com muito mais fôlego em alta rpm.

A GM adotou o cambio longo nos vectras 16v justamente pelo fato do motor deste motor ter mais torque e potência, permitindo maiores velocidades com rotações mais baixas, o que novamente favorece o consumo.
Por isso essa "diferença".

Se colocar um 8v contra um 16v na pista, o 16v some na frente...

Quem tem 16v e acha fraco na cidade, basta colocar um cambio mais curto que vieram nos 8v (F18cr ou F23).

Abs!

Onde assino?

williansnucci
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Dúvida - Vectra B 1997 ou 1998 - versão CD

por williansnucci » 14 Out 2017, 11:34

Olá pessoal, estou querendo comprar um Vectra B 1997 ou 1998, Branco. Mas após algumas consultas surgiu uma dúvida. Na versão CD é só 16V ou existe algum modelo CD 8V? Grato pela atenção.

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Ju_Bueno
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por Ju_Bueno » 16 Out 2017, 11:29

williansnucci, movi sua postagem para este tópico que trata da questão levantada.
CD 8v apenas uns poucos exemplares do ano 2003 (talvez 2004 tb :47: ), e c/ motor 2.0. Em 2005 teve alguns Elite 2.0 8v. CD 2.2 8v não foi fabricado.
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Pessoal existe vectra 2.2 16 valvulas com 99 cavalos

por williamCDV » 28 Nov 2017, 19:05

Existe ou nao ??? com 99 cavalos olha a foto do documento detran errou na hora de digitalizar?Imagem

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eduCarv
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Pessoal existe vectra 2.2 16 valvulas com 99 cavalos

por eduCarv » 28 Nov 2017, 19:31

Dando uma pesquisada rapida achei aqui a potência do GL começando em 123cv a 5200 rpm. Então.... eu acho que só de ser cd ja deveria ter no minimo a potencia do GL. Eu recém adquiri o meu não faz nem uma semana e eh 2.2 8v 121 cv.

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Pessoal existe vectra 2.2 16 valvulas com 99 cavalos

por Tiagomos1 » 28 Nov 2017, 20:10

Erraram nesse documento kkk

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