O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

466 mensagens
Cassius
Member
Member
Nome Completo: Cassius Damin
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha aciona quando quer+ luz da injecao acesa

por Cassius » 11 Nov 2015, 22:22

Almeidão escreveu:
Cassius escreveu:como saber se os reles estao bons??

Amigo, o problema pode ser simples, se foi lavado quando quente voce já está correndo um risco enorme de queimar a junta do cabeçote por pouca coisa, isto porque o cebolão ao acionar antes da hora já estava lhe avisando para ser trocado e ao insistir chega um momento que ele aciona as vezes e ao insistir mais ainda, ele para. Tudo em um motor tem seu tempo correto de funcionamento e se notar algo errado pare o carro e descubra o que está errado, nunca deve insistir sem pelo menos ter a consciência que o prejuízo pode ser grande.

Seu caso está bem claro que foi o cebolão que estragou e se fosse eu de você não colocaria de forma nenhuma outro que não fosse MTE 763 ou MTE 760. Se são fáceis ou difíceis para encontrar, não pararia o carro até achar um destes.

Sds

Obrigado pela dica Almeidao, amanhã o vecao vai pra oficina e vão colocar ele no scanner, se tiver que trocar o cebolao vou dizer pro mecanico colocar um destes que me indicou com base no que disseste. Assim que tiver novidades volto pra contar!!

Cassius
Member
Member

por Cassius » 11 Nov 2015, 22:25

Thiago Menezes escreveu:Aqui tem um tópico que pode te ajudar:

viewtopic.php?f=45&t=2182

Obrigado Thiago, este problema é bem semelhante ao meu...já deu pra ter uma boa ideia das possiveis causas desse problema.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 11 Nov 2015, 22:40

Não sei se scaner vai acusar cebolão não amigo. Cuidado com testes e mais testes sem ter a certeza que a temperatura não está boa. Não confio nas deduções dos mecânicos sobre temperatura tendo em vista relatos aqui no forum.
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo

por Ju_Bueno » 12 Nov 2015, 08:43

Almeidão escreveu:Cuidado com testes e mais testes sem ter a certeza que a temperatura não está boa. Não confio nas deduções dos mecânicos sobre temperatura tendo em vista relatos aqui no forum.

Fato!
Alta probabilidade de ouvi-lo dizer: "Motor do Vectra trabalha quente mesmo."
E quando vc pedir o cebolão mencionado: "Esse não é do Vectra. Coloca o 797." :23:
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Ventoinha - Segundo Estágio liga quando quer

por Last_Warrior » 12 Nov 2015, 10:11

Só um lembrete que a temperatura do painel não é a temperatura real do sistema.. Isso é uma questão cultural, as pessoas acham que a água vai ferver se passar dos 98-100 graus, mas não entendem que o sistema é pressurizado e ela só vai ferver bem acima disso.

Por exemplo o cebolão MTE 760 do omega 4.1/S10 2.5 aciona o primeiro estágio nos 95 graus, e o segundo nos 105 graus. Só como comparação, o cebolão original do Vectra B, aciona o primeiro estágio com 100 graus, e o segundo com 105 graus, portanto, ao fazer a substituição vc só estará alterando o funcionamento do primeiro estágio... Em dias de trânsito muito congestionado e com ar ligado, certamente ele irá acionar o segundo estágio, dando na mesma usar o cebolão original...

Não sou a favor de ficar mudando o projeto original do carro, porque o motor foi otimizado para trabalhar quente, e manter o óleo em determinada temperatura depende de vários fatores e nem todos ps carrod vão estar necessariamente na mesma temperatura.

Por exemplo, o cebolão do omega 4.1 aciona um pouco mais cedo, mas cabe lembrar que o motor inteiro, inclusive o cabeçote, são de ferro fundido, diferente do motor do vectra onde o cabeçote é de alumínio.

Essa de ficar baixando a tempeeatura e quanto mais frio melhor, não é bem verdade.

Meu primo teve um Vectra 2.2 98 verde e ficava preocupado às vezes com a temperatura, mas eu insisti que ele mantivesse o sistema original, sendo que nunca havia chegado ao vermelho.

Ele ficou meio contrariado, mas aceitou minha sugestão, e rodou nada menos que 293.000 com o carro, sendo que ele o comprou com 30.000km, portanto vendeu o carro com 320.000km aprox, com motor totalmente íntegro, só fazendo manutenção básica.

Portanto, se está superaquecendo, é porque deve existir algum problema de fato, porque fica aqui um testemunho que você pode confiar no sistema original.

Detalhe, ele morava em Palmas -TO, onde faz 40 graus de dia durante praticamente todo o ano.

Agora, se quiserem insistir em baixar a temperatura, saibam que pode ocorrer aumento do consumo de combustível, maior carbonização do motor e, a longo prazo, menor durabilidade.

Um outro testemunho...

Meu omega 2.0 alcool, que está na nossa família desde 1998, na época eu não tinha conhecimento de mecânica, e desde que me conheço por gente, o ponteiro nunca passou do azul.

Mesmo fazendo as trocas de óleo corretas, o motor teve que fazer uma retífica prematura por volta dos 190.000km.

Lição aprendida, após a retífica, coloquei a termostática mova dele de 92 graus, e o motor agora esquenta em poucos minutos, vamos ver quanto tempo vai durar.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Nov 2015, 10:48

Eu continuo discordando e já está comprovado com 10 anos de uso em uma cidade onde chega 42 grau que o segundo estágio não entra por nada se tiver sem o ar ligado usando o 763 ou o 760. E jamais posso concordar que a temperatura na estrada seja 82º no painel e na rua ser 95. É um projeto errado o qual custaria caro acertar e tendo em vista que o problema pode aparecer a longo prazo, então ficou ele como certo.
Qual a diferença do motor da Blaze? Porque ela usa o 760?

Para mim, 82 na estrada, na rua o máximo seria 90. Leitura de painel e assim o meu é e praticamente todos que conheço mais novos que o meu.

Sds
Imagem

flavio02santana
Member
Member
Nome Completo: flavio de souza santana
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por flavio02santana » 12 Nov 2015, 10:51

:47: bom dia o meu e 98 2.2 8 válvula andava com este problema resolvi tira a válvula termostática já era acabou o problema e não aumentou muito o consumo de combustível como os mecânicos dizem um abraco

Davidsouzmr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: David Souza de Moura
Estado: Ceará
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por Davidsouzmr » 12 Nov 2015, 11:35

Meu sistema de arrefecimento foi refeito recentemente, troquei radiador, válvula termostática(estava sem) e o sensor de temperatura!

Moro em Fortaleza no Ceará, e sim, como vocês imaginam aqui é bem quente!! E a primeira coisa que o mecânico falou quando falei pra ele colocar a válvula foi que não precisava de válvula, pois essa válvula era somente pro sudeste, e até mesmo pra EUROPA, já que o Vectra é um projeto Europeu. E antes de fazer o serviço meu carro demorava pra esquentar, tanto é que fazia meu trajeto pra faculdade e nem sequer lembro do carro armando a primeira velocidade do Eletro-ventilador. Depois do serviço feito, Vectra fica em temperatura operacional rapidamente... não preciso andar muito mais que 2 quilômetros pra termostática abrir e ele chegar em temperatura operacional. E dentro da cidade... NUNCA passou de 90 graus(marcados no painel)! Mesmo com transito intenso...

Caso ajude, a valvula e o sensor de temperatura que utilizei foram da MTE, e tem cumprido bem o papel até agora!

Os codigos são esses: VT327.82 (Valvula) e 4051 (Sensor de Temperatura)

Meu Vectra é um 98 GLS 2.2 8v

Abraço

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 12 Nov 2015, 12:51

Exatamente este é o numero da termostática, 82º e o sensor do seu caro também está correto, 4051 já que ele não usa cebolão. Não existe região que vamos usar termostática e outra não, basta usar a correta do carro e isto os mecânicos quase nunca sabem e o problema será resolvido e não é por não usar termostática que ele não vai esquentar, o que pode fazer sem ela de imediato é demorar um pouco mais para atingir o regime de trabalho a longo prazo varias coisas poderão vir bem como um desgaste em excesso por trabalhar muito tempo com a temperatura mais baixa do que deveria.

Pessoal, não confundam as coisas. Usar ou não termostática? já está errado.
Usar ou não a termostática correta? Ai sim a pergunta seria correta.

Se usarem a correta e é com 82º a do Vectra, ele ficará igual se tivesse sem ela logo que o ponteiro sair do azul, a diferença fica somente ai entre o zero e o fim do azul.

Deixo uma pergunta para aqueles que tiraram ela e não colocaram mais. Quanto tempo tinha ela no carro para dar o problema? Isto mesmo pessoal, 5 anos já é um limite máximo para esta peça.

Só me falta um mecânico aparecer dizendo que podemos tirar um parafuso da roda do carro que tem 5, afinal a maioria é com 4. Para que usar 5 então? Tirar do Corcel ficaria complicado porque ele só tem 3.

Sds
Imagem

Cassius
Member
Member

por Cassius » 12 Nov 2015, 19:19

Pessoal, peguei meu vectra hoje da oficina, o mecanico revisou o sistema de arrefecimento trocou o cebolao e dois reles verdes que ficam em frente a bateria que ainda eram os originais do vectra 1997 e ventoinha voltou a funcionar :11: . Enquanto eles testavam se estava tudo certo o scanner estava conectado e percebi que ventoinha esta acionando entre 83 e 85 olhando pelo painel e no scanner marcava 92 a 95 que segundo o mecanico é a temperatura da agua, ainda nao testei com o arcondicionado ligado. O que voces acham desta temperatura? é aceitavel? :47:

clayton1997
Member
Member
Nome Completo: clayton machado barros

Ventuinha vectra 97 8v 2.0 nao liga 1 estagio

por clayton1997 » 13 Nov 2015, 12:00

Boa tarde meu carro não esta ligando as duas ventuinhas no 1º estagio so liga a de dentro e ja liga no 2º estagio, sera que o cebolao entrou em curto, ou algum fio se quebrou no meio , os reles e fusiveis ja olhei tudo certo,

tem como testar cebolão? sistema fora isso esta ok mangueiras radiador nivel de agua não baixa mas não entendo o pq de nao estar ligando as duas em 1 e somente uma no segundo grato

Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni

Re: Ventuinha vectra 97 8v 2.0 nao liga 1 estagio

por Alcir Andreoni » 13 Nov 2015, 12:01

Dá uma pesquisada no tópico abaixo:

viewtopic.php?f=45&t=11629

Tenho certeza que você vai encontrar o que precisa! :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 13 Nov 2015, 12:44

Amigo, já respondi para ti, no seu caso é o relê de acionamento que fica em frente a bateria. Pode sim ser cebolão, mas este de ligar uma ventoinha e outra não é o relê mesmo.
Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Marcio Gregolin

por Last_Warrior » 13 Nov 2015, 14:37

Bem, a temperatura da válvula não depende somente do motor, do material do mesmo, tem vários fatores envolvidos, como o volume total de água, diâmetro das galerias, tempo para a água circular no sistema, etc... E nos cálculos do cebolão também...

Por exemplo a termostática dos 16v é de 82 graus, mas é outro esquema, a água demora mais para circular no sistema, pelo cabeçote ser bem maior, etc... Já a válvula do Vectra 8v é de 87 graus, um pouco acima do 16v...

Me desculpe discordar de vc Almeidão, mas baseado em que você diz que o projeto do Vectra é errado? Você é engenheiro e trabalha com projeto para as fábricas? Só quero ouvir a sua opinião, e o seu argumento.

Se houvesse realmente um defeito nesse quesito, a imprensa seria a primeira a "meter o pau", e os motores não teriam sido fabricado por tantos anos com esse defeito, é a minha humilde opinião.

Cabe lembrar também que, com o motor trabalhando mais frio do que deveria, o cilindro tem uma dilatação menor, podendo haver maior atrito e maior desgaste do mesmo, isso vale para todas as peças móveis do motor.

Se veio de fábrica daquele jeito, é porque foi calculado para trabalhar daquele jeito mesmo...
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Vct GLS 97
Member
Member
Nome Completo: Ari Odiclei Dos Santos
Estado: Paraná

por Vct GLS 97 » 13 Nov 2015, 17:34

boa tarde galera,possuo um vectra do mesmo ano e motorização e tive o mesmo problema, observei o chicote(plug do cebolão, o debaixo que arma o 01 estágio) estava solto,desta forma só liga o 2estagio

cleiton pará
Member
Member
Nome Completo: cleiton da silva barros
Estado: Ceará
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por cleiton pará » 15 Nov 2015, 21:25

Last_Warrior escreveu:Bem, a temperatura da válvula não depende somente do motor, do material do mesmo, tem vários fatores envolvidos, como o volume total de água, diâmetro das galerias, tempo para a água circular no sistema, etc... E nos cálculos do cebolão também...

Por exemplo a termostática dos 16v é de 82 graus, mas é outro esquema, a água demora mais para circular no sistema, pelo cabeçote ser bem maior, etc... Já a válvula do Vectra 8v é de 87 graus, um pouco acima do 16v...

Me desculpe discordar de vc Almeidão, mas baseado em que você diz que o projeto do Vectra é errado? Você é engenheiro e trabalha com projeto para as fábricas? Só quero ouvir a sua opinião, e o seu argumento.

Se houvesse realmente um defeito nesse quesito, a imprensa seria a primeira a "meter o pau", e os motores não teriam sido fabricado por tantos anos com esse defeito, é a minha humilde opinião.

Cabe lembrar também que, com o motor trabalhando mais frio do que deveria, o cilindro tem uma dilatação menor, podendo haver maior atrito e maior desgaste do mesmo, isso vale para todas as peças móveis do motor.

Bom pessoal tenho um vectra gls 2.2 8v.
Eu tenho um OP_COM tava monitorando os sensores percebi que que o meu vectra dispara o primeiro estagio da ventoinha de 95 para 96 graus isso gente no sensor de temperatura mas no painel e mas baixo fica entre 90 a 92 graus.
Gente ja fis muita viagem longa com meu vectra nunca ferveu quando to em viagem longa no horario entre 12 hora a quaze 2 da tarde muito raro mesmo com o AC ligado chega a bem perto de 95 graus isso no painel ai fico meio atento mas logo baixa então nunca ferveu nunca me deixo na mão.
Um pequeno relato fui na minha cidade natal no PARÀ ai fui pra rosa com minha familia carro lotado ate o porta malas tem uma parte la só morro mesmo e só estrada de chão mesmo e ruim ai andei uns 20 k percebi que o ponteiro tava chegando em 100 graus no painel ai parei pensando o carro não guenta vai ferve ai parei numa sombra abri o capo quando olhei cade a tampa do reservatorio de agua ai lembre que tinha olha a gua e tinha esquecido de colo cala de volta mas pra minha sorte tinha caido do lado da bateria,a agua vaso toda por causa da falta de pressão no sistema mas coloquei um 3 litros de agua que tinha pra beber no carro logo o ponteiro baixo e fui minha viagem.
Então gente eu falo uma coisa pra vcs se o sistema de arrefecimento do vectra tiver tudo ok ele e pão pra toda hora.
E o pessoal que tem vectra e bom que todos compre um OP_COM que serve muito pessoal pra compara tira teimas apagar falhas por que se vc leva seu carro só pra passar o scanner os cara cobra logo de 60 reais pra la e o OP_COM e esse valor nos sites da china eu mesmo comprei o meu no deal extreme mas tem tambem o aliexpress ate galera qualquer coisa to por aqui.

Se veio de fábrica daquele jeito, é porque foi calculado para trabalhar daquele jeito mesmo...

alan.jeferson
Member
Member
Nome Completo: Alan Jeferson
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Ajuda - Dúvidas sobre o eletroventilador do Radiador

por alan.jeferson » 15 Nov 2015, 23:49

A minha também começou com um barulho leve. Verifiquei e existe uma pequena folga.
Será que consigo verificar se é apenas uma folga por eu usar exaustivamente o ar condicionado do meu carro?
Meu Vectra é 2006.
Agradeço qualquer apoio
Obrigado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Re: Ajuda - Dúvidas sobre o eletroventilador do Radiador

por Almeidão » 16 Nov 2015, 10:37

alan.jeferson escreveu:A minha também começou com um barulho leve. Verifiquei e existe uma pequena folga.
Será que consigo verificar se é apenas uma folga por eu usar exaustivamente o ar condicionado do meu carro?
Meu Vectra é 2006.
Agradeço qualquer apoio
Obrigado

Como que é esta folga? Você empurra ela e puxa? Se for isto é normal. Dependendo do barulho o qual você comenta, pode ser o rolamento do motor, mas para trocar este rolamento precisa ser Magive e até hoje só conheço eu para fazer isto e até fiz uma ferramenta especial para tirar este rolamento que é bem difícil. Infelizmente para vocês o correto será trocar o motor com hélice já que achar um motor compatível com a hélice que tem seu carro as vezes é complicado. Normalmente elas vem com uma chapa trava na hélice para o motor e algumas vem com uma porca e um modelo não encaixa no outro.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Nov 2015, 10:49

Será que você está certo amigo? Será que ele veio com esta temperatura de 95 nas estradas? Porque uns são assim e outros não? Amigo, o Vectra novo não saiu com esta temperatura, alguns ficaram assim com o tempo e maus cuidados, os que foram cuidados tem no painel bem menos que isto. Que ele aguenta a temperatura mais alta isto é sabido, e não só ele, mas todos os motores tem suas vaiáveis e eu prefiro o meu na variável mais baixa.
Considerando a leitura de painel, eu tenho uma faixa de funcionamento entre 80 e 95º. Eu prefiro o meio termo, 83 e 90, estou dentro da faixa de funcionamento a qual ele foi fabricado como você mesmo informa e mais satisfeito por ter um aviso que se ultrapassar isto terei tempo até de estacionar ele antes de queimar a junta por uma falha qualquer. Junta esta, que não sei não pode ser seu pesadelo conforme sua informação, vamos torcer que não.
Imagem

Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: 1° estagio da ventoinha não funciona

por Thiago Menezes » 18 Nov 2015, 11:12

Tópicos fundidos por tratarem do mesmo assunto!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

466 mensagens