O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaNefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

121 mensagens
diegotwim
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 05 Abr 2014, 14:02
Nome Completo: Diego
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Nefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...

por diegotwim » 28 Nov 2015, 18:55

Não estou questionando nada, mas ja pararam para pensar que o filtro existe exatamente para essa função? Se fosse algo que sem ele seu motor seria destruido, os engenheiros colocariam no carro. Toda essa porcariada que fica no imã passaria pela bomba (sem problemas, pois a peneira do pescador segura particulas maiores) e iria para o filtro ANTES de ir para o motor! Por isso que é tão importante fazer a troca do filtro SEMPRE que trocar o oleo!

Algum beneficio ele deve trazer sim, mas apenas para o filtro, que é trocado sempre!
-Vectra GT 2.0 Manual: Rodas 19" e som.
-Parati GLS 1.8 1994: restauração exterior: OK|preparação: 80%

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Nefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...

por Almeidão » 29 Nov 2015, 08:55

diegotwim escreveu:Não estou questionando nada, mas ja pararam para pensar que o filtro existe exatamente para essa função? Se fosse algo que sem ele seu motor seria destruido, os engenheiros colocariam no carro. Toda essa porcariada que fica no imã passaria pela bomba (sem problemas, pois a peneira do pescador segura particulas maiores) e iria para o filtro ANTES de ir para o motor! Por isso que é tão importante fazer a troca do filtro SEMPRE que trocar o oleo!

Algum beneficio ele deve trazer sim, mas apenas para o filtro, que é trocado sempre!


diegotwim, escrevi demais e com certeza você não leu tudo, então escrevo rápido para você entender que Eixo, anéis e biela tanto onde fica o pistão como a parte do eixo não passam pelo filtro. O filtro é para o cabeçote, parte de cima do motor e estas porcarias antes de passar pela bomba fica lubrificando o que eu escrevi e pode entupir um orifício de lubrificação de um destes, afinal não há pressão para lubrificar los.

Sds
Imagem

diegotwim
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 05 Abr 2014, 14:02
Nome Completo: Diego
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Nefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...

por diegotwim » 29 Nov 2015, 09:47

Desculpe, tem razao. O cilindro e o pino são lubrificados sem a bomba.
-Vectra GT 2.0 Manual: Rodas 19" e som.
-Parati GLS 1.8 1994: restauração exterior: OK|preparação: 80%

Avatar do usuário
evandroapsantos
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 12 Jun 2014, 15:04
Nome Completo: Evandro Santos
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Nefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...

por evandroapsantos » 07 Mai 2016, 00:06

Apenas pra dar um feedback... Hoje troquei o óleo depois de colocar a peça que mostrei nas msgs anteriores... Um nefroil genérico

Ele limpo:

Imagem

Como saiu do cárter:

Imagem


Meu motor foi todo refeito e tem 16mil rodados.
Após a última troca, rodei 4mil em 6,5 meses.
Tirem suas próprias conclusões

Sent from my XT1033 using Tapatalk

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Nefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...

por Adriano cruz » 13 Mai 2016, 18:17

Então pra quem ainda acha que não precisa, tudo bem, mas as imagens já falam por si só. Parabéns.

Avatar do usuário
kleyton ferreira
GL Member
GL Member
Mensagens: 101
Registrado em: 04 Out 2014, 18:50
Nome Completo: kleyton c ferreira
Cidade: niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Nefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...

por kleyton ferreira » 13 Mai 2016, 20:18

Gostaria de compartilhar minha experiência com o nefroil. É uma belo up de manutenção preventiva.
Porém esse parafuso existe um ressalto para fora da face do cárter , o original não existe isso , até acho que é feito assim pois dessa maneira e mais difícil de espanar onde se encaixa a chave para tirar o bujão já que o original isso é mais fácil .
Como meu carro e rebaixado esse ressalto bateu em uma pedra e acabou quebrando o cárter. Para quem anda em altura original acredito que não tenha problema mas aos amigos que gostam de andar baixo muito cuidado mesmo que o carro tenha o protetor do cárter .

Avatar do usuário
evandroapsantos
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 12 Jun 2014, 15:04
Nome Completo: Evandro Santos
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Nefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...

por evandroapsantos » 14 Mai 2016, 00:06

Eita! Ai pode ser um problema mesmo.
O protetor do cárter não ajudou em nada?

Sent from my XT1033 using Tapatalk

Avatar do usuário
kleyton ferreira
GL Member
GL Member
Mensagens: 101
Registrado em: 04 Out 2014, 18:50
Nome Completo: kleyton c ferreira
Cidade: niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Nefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...

por kleyton ferreira » 23 Mai 2016, 13:37

evandroapsantos escreveu:Eita! Ai pode ser um problema mesmo.
O protetor do cárter não ajudou em nada?

Sent from my XT1033 using Tapatalk

Blz Evandro ..
Não ..
Pq não sei como ela entrou entre o cárter e o protetor ....

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Nefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...

por JoãodoValle » 23 Mai 2016, 13:45

kleyton ferreira escreveu:Fuente del Mensaje Gostaria de compartilhar minha experiência com o nefroil. É uma belo up de manutenção preventiva.
Porém esse parafuso existe um ressalto para fora da face do cárter , o original não existe isso , até acho que é feito assim pois dessa maneira e mais difícil de espanar onde se encaixa a chave para tirar o bujão já que o original isso é mais fácil .
Como meu carro e rebaixado esse ressalto bateu em uma pedra e acabou quebrando o cárter. Para quem anda em altura original acredito que não tenha problema mas aos amigos que gostam de andar baixo muito cuidado mesmo que o carro tenha o protetor do cárter .

Sabe que ja me peguei pensando nisso.... Ontem mesmo troquei oleo e tava observando isso, se nao fosse o protetor de carter mesmo o bujao original em uma raspada seria o primeiro a ir pro limbo, seria bom se fosse igual os ford que é na lateral do carter.

MarcioCEsteves
Member
Member
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Jan 2015, 20:26
Nome Completo: Marcio de Carvalho Esteves
Cidade: teresopolis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Nefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...

por MarcioCEsteves » 25 Mai 2016, 08:15

José Leal escreveu:Fuente del Mensaje E como é a instalação desse parangolé?

Na hora da troca do óleo é só instalar ele, mais cuidado com o torque de aperto do bujão.
"Nossos fracassos são, às vezes, mais frutíferos que nossos êxitos" Henry Ford

MarcioCEsteves
Member
Member
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Jan 2015, 20:26
Nome Completo: Marcio de Carvalho Esteves
Cidade: teresopolis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Nefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...

por MarcioCEsteves » 25 Mai 2016, 08:17

Vou providenciar o meu na próxima troca de óleo.
"Nossos fracassos são, às vezes, mais frutíferos que nossos êxitos" Henry Ford

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Nefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...

por Adriano cruz » 25 Mai 2016, 18:06

kleyton ferreira escreveu:Fuente del Mensaje Gostaria de compartilhar minha experiência com o nefroil. É uma belo up de manutenção preventiva.
Porém esse parafuso existe um ressalto para fora da face do cárter , o original não existe isso , até acho que é feito assim pois dessa maneira e mais difícil de espanar onde se encaixa a chave para tirar o bujão já que o original isso é mais fácil .
Como meu carro e rebaixado esse ressalto bateu em uma pedra e acabou quebrando o cárter. Para quem anda em altura original acredito que não tenha problema mas aos amigos que gostam de andar baixo muito cuidado mesmo que o carro tenha o protetor do cárter .

Criei esse tópico e posso te garantir que eu também tive problema por bater embaixo também, só não quebrou o cárter mas amassou um pouco mas já desamassei. Meu carro é original(não rebaixado). O bujão passa do protetor de cárter por isso eu passei a cabeça dele no esmeril pra abaixá-lo mas mesmo assim fica mais pra baixo do que o bujão original. Já tirei o ímã e vou adaptá-lo no bujão original.

lmm1973
Member
Member
Mensagens: 21
Registrado em: 17 Ago 2014, 01:01
Nome Completo: Leonardo Meira Mouro
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Nefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...

por lmm1973 » 28 Jul 2019, 10:52

O tópico já é antigo e rendeu bastante, mas ainda assim eu fiquei curioso. Para mim, é indubitável que o bujão magnético traz algum benefício, mas me pergunto para quê estaria servindo o filtro de óleo que trocamos regularmente, já que a proposta dele é exatamente ser um filtro magnético para reter partículas metálicas. Será que existem filtros de óleo no mercado que seriam de qualidade inferior? Em outras palavras, teriam estes um ímã menos potente do que deveriam (ou não teriam ímã, servindo apenas de "engana trouxas")? Seria interessante que quem experimentou o bujão magnético mencionasse qual a marca de filtro de óleo estava usando quando detectou a retenção de limalha no bujão magnético.
Por fim, a minha contribuição seria no sentido de "pensar fora da caixa": não seria mais prático e barato encostar um ímã bem potente de alto-falante na superfície externa do filtro de óleo e deixá-lo ali até a troca do filtro? Não traria o mesmo resultado? Existem alto-falantes aos montes nas sucatas, que poderiam servir de doadores de ímãs e a um custo bem menor...

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Nefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...

por Ju_Bueno » 29 Jul 2019, 08:21

lmm1973 escreveu:Fuente del Mensaje Será que existem filtros de óleo no mercado que seriam de qualidade inferior?

Já vi várias vezes o ADG falando disso, dizendo que tem muita marca tabajara por aí...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Nefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...

por chirola » 29 Jul 2019, 12:09

lmm1973 escreveu:Fuente del Mensaje O tópico já é antigo e rendeu bastante, mas ainda assim eu fiquei curioso. Para mim, é indubitável que o bujão magnético traz algum benefício, mas me pergunto para quê estaria servindo o filtro de óleo que trocamos regularmente, já que a proposta dele é exatamente ser um filtro magnético para reter partículas metálicas. Será que existem filtros de óleo no mercado que seriam de qualidade inferior? Em outras palavras, teriam estes um ímã menos potente do que deveriam (ou não teriam ímã, servindo apenas de "engana trouxas")? Seria interessante que quem experimentou o bujão magnético mencionasse qual a marca de filtro de óleo estava usando quando detectou a retenção de limalha no bujão magnético.
Por fim, a minha contribuição seria no sentido de "pensar fora da caixa": não seria mais prático e barato encostar um ímã bem potente de alto-falante na superfície externa do filtro de óleo e deixá-lo ali até a troca do filtro? Não traria o mesmo resultado? Existem alto-falantes aos montes nas sucatas, que poderiam servir de doadores de ímãs e a um custo bem menor...

tem carro que sai de fabrica com o buchao magbetizado eu vi ford e renault a ideia e que se o farelo de metal e maior ficaria preso na penera da bomba e ficando no fundo do carter nao acontrece. se vc da uma olhada no topico almeidao explica claramente que nao tudo o oleo pasa pelo filtro pistao aneis pinos e outras partes que sao as que tem chanse de soltar mais farelo sao lubrificadas por movimento e salpico e nao por preçao da bomba

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Nefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...

por Adriano cruz » 15 Ago 2019, 23:46

O criador do tópico voltou viu ? Pessoal o uso do ímã não é obrigatório mas concerteza trás benefícios porque segura as limalhas que circulam no cárter.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Nefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...

por Almeidão » 16 Ago 2019, 09:12

É Chirola, esqueceram de ler onde escrevo sobre este assunto, deixo claro que não uso este imã, mas eu deveria usar porque como já informei bielas, eixo e camisas são lubrificados diretos com os movimento de vai e vem dos pistões, o eixo até usa a bomba, mas as camisas nunca, neste caso fica exposto para esta limária ficar esfregando ali e marcar algo que não deveria. E tem algo muito importante, a bomba é bem forte e puxa o óleo até mesmo com sujeiras até o filtro, porém estas limárias podem ser paradas na peneira do pescador e atrapalhar a sucção da bomba.
Sobre o filtro e sua durabilidade ou confiabilidade é complicado afirmar, mas tudo vão mudando para pior, os fornecedores crescem e o lucro nunca é satisfatório e estão sempre tirando alguns componentes para terem mais lucros e não seria diferente com os filtros de óleo.
Um filtro de óleo tem um sistema de segurança o qual em um possível entupimento ele abre e libera a sujeira, isto é viável, poque pelo menos libera o óleo também, e acontece com aqueles que não trocam o filtro, ou até mesmo com os que não trocam o óleo nunca. Podemos julgar que este filtro iria abrir quando tivesse alcançado 20 mil km, e com a economia na fabricação para um maior lucro, ele pode abrir com 10. Isto é um exemplo, nada certo, mas assim que funcionam as industrias e seus gananciosos donos.
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Nefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...

por Adriano cruz » 16 Ago 2019, 15:44

Pior é que nem todos os filtros tem a válvula com a mola(psl619).

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Nefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...

por Almeidão » 16 Ago 2019, 16:15

Adriano cruz escreveu:Fuente del Mensaje Pior é que nem todos os filtros tem a válvula com a mola(psl619).


Nem sei se podemos usar estes filtros no Vectra, esta mola é uma válvula que não deixa o óleo retornar, o Vectra já tem esta válvula na bomba onde entra o filtro, ali tem uma esfera com uma mola por trás e é ali a válvula dele, ao usar o este filtro seriam duas válvulas e ela não tem nada a ver com o filtro que quando sujo se abre para liberar o óleo . Normalmente os filtros com válvulas são para uns gols e outros que nem conheço.
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Nefroil - Pra quem ainda pensa que é desnecessário...

por Adriano cruz » 06 Set 2019, 14:28

Exatamente.

121 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 157 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.