por Tiagomos1 »
24 Jan 2016, 21:40
Vamos lá, vela mais quente que a especificada pelo fabricante pode levar ao superaquecimento da vela. Levando situação de pré-ignição, o que leva a queima fora do ponto e acabar prejudicando o motor, podendo até furar o pistão. Além disso, o aquecimento da vela pode levar a fusão do eletrodo da vela e esse vai cair dentro do motor.
Já a utilização da vela mais fria que a especificada leva à carbonização da vela, pois ela não atinge temperatura suficiente para queimar oq está sobre ela e assim se limpar.
Portanto, leva a um aumento do consumo.
O correto é utilizar a vela como especificado. Para especificar uma vela, uma parafernalha é ligada no motor e este posto num dinamômetro para medir todas as faixas de temperatura que a ponta da vela alcançar (seja em baixa ou alta velocidade do carro). Portanto, não é feita na base do achismo. Usar um grau abaixo ou um acima não é sentido de imediato, pois tanto a vela como o motor são bem robustos.
Mas com o tempo é sentido. Daí que surgem os relatos que a vela "colou" no cabeçote e ao tirar acabou com a tosca do mesmo (vela muito quente). Ou que o carro aumenta o consumo e começou falhar (vela muito fria).
A vela não faz o motor esquentar mais ou ficar mais frio, o grau térmico dela diz respeito à capacidade dela de perder calor.
Já o contrário é verdadeiro, sistema de arrefecimento ruim também pode levar ao superaquecimento da vela.
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