O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblemas com freio! - Vectra B

77 mensagens
The Mole
GL Member
GL Member
Mensagens: 68
Registrado em: 23 Abr 2015, 06:40
Nome Completo: Claudio
Cidade: Sao Luis
Estado: Maranhão
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problemas com freio!

por The Mole » 15 Set 2015, 14:41

Pois é... DOT 5.1 é mais caro e não tenho necessidade dele pro dia a dia.

O que dizem da Bosch?

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Problemas com freio!

por Alcir Andreoni » 15 Set 2015, 14:47

The Mole escreveu:Pois é... DOT 5.1 é mais caro e não tenho necessidade dele pro dia a dia.

O que dizem da Bosch?

Também é bom!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

The Mole
GL Member
GL Member
Mensagens: 68
Registrado em: 23 Abr 2015, 06:40
Nome Completo: Claudio
Cidade: Sao Luis
Estado: Maranhão
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problemas com freio!

por The Mole » 16 Set 2015, 13:55

:61:
Nao sabia que tiha tanta opção de marca pra fluido de freio; tava vendo no site dessa loja aqui e essa aqui

Vou acabar pegando um DOT 4 de marca conhecida; acho que Bosch é mais fácil de achar em lojas automotiva na minha cidade,

igor.gusmão
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 05 Out 2015, 08:15
Nome Completo: Igor Gusmão
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Problemas com freio!

por igor.gusmão » 13 Out 2015, 16:13

mikebaldez escreveu:Galera preciso de ajuda, hoje eu senti um arranhão na hora que pisei no freio, e nessa hora a luz do ABS acendeu. Não é toda hora que isso acontece, mas quando acontece a luz do ABS acende. O que eu posso fazer pra descobrir o problema e resolver?

Alem de que quando o abs fica com a luz acessa o arranhão para. fui num mecanico que pediu $150 para verificar e disse que o conserto fica de $2mil a $4mil


Oi Amigo,

Vc descobriu o que aconteceu com o seu freio? Aqui aconteceu o mesmo com a minha zafira voltando de viagem...mesma coisa. Uma vez que a luz esteja acesa, não arranha mais!

Mecanica só amanha, mas não tenho 100% de confiança no meu mecânico..então, queria ao menos ter uma ideia do que pode ser antes de ser enganado rs

abs

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Problemas com freio!

por Alcir Andreoni » 13 Out 2015, 16:18

igor.gusmão escreveu:
mikebaldez escreveu:Galera preciso de ajuda, hoje eu senti um arranhão na hora que pisei no freio, e nessa hora a luz do ABS acendeu. Não é toda hora que isso acontece, mas quando acontece a luz do ABS acende. O que eu posso fazer pra descobrir o problema e resolver?

Alem de que quando o abs fica com a luz acessa o arranhão para. fui num mecanico que pediu $150 para verificar e disse que o conserto fica de $2mil a $4mil


Oi Amigo,

Vc descobriu o que aconteceu com o seu freio? Aqui aconteceu o mesmo com a minha zafira voltando de viagem...mesma coisa. Uma vez que a luz esteja acesa, não arranha mais!

Mecanica só amanha, mas não tenho 100% de confiança no meu mecânico..então, queria ao menos ter uma ideia do que pode ser antes de ser enganado rs

abs

Uma vez que a luz do ABS está acesa é porque o mesmo não está funcionando, ai para de arranhar... :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

igor.gusmão
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 05 Out 2015, 08:15
Nome Completo: Igor Gusmão
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Problemas com freio!

por igor.gusmão » 13 Out 2015, 16:25

Alcir Andreoni escreveu:
igor.gusmão escreveu:
mikebaldez escreveu:Galera preciso de ajuda, hoje eu senti um arranhão na hora que pisei no freio, e nessa hora a luz do ABS acendeu. Não é toda hora que isso acontece, mas quando acontece a luz do ABS acende. O que eu posso fazer pra descobrir o problema e resolver?

Alem de que quando o abs fica com a luz acessa o arranhão para. fui num mecanico que pediu $150 para verificar e disse que o conserto fica de $2mil a $4mil


Oi Amigo,

Vc descobriu o que aconteceu com o seu freio? Aqui aconteceu o mesmo com a minha zafira voltando de viagem...mesma coisa. Uma vez que a luz esteja acesa, não arranha mais!

Mecanica só amanha, mas não tenho 100% de confiança no meu mecânico..então, queria ao menos ter uma ideia do que pode ser antes de ser enganado rs

abs

Uma vez que a luz do ABS está acesa é porque o mesmo não está funcionando, ai para de arranhar... :47:


Faz sentido kkkk.. então o "arranhão" não vem do sistema de freio, e sim de algo relacionado ao ABS (como a própria luz indica kkk)...levando em conta que trocou o fluido não faz tempo, será que tem relação ?

Bom, ao menos scaner o mecanico tem..então, vamos que falha aparece no scaner!

abs

igor.gusmão
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 05 Out 2015, 08:15
Nome Completo: Igor Gusmão
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Problemas com freio!

por igor.gusmão » 14 Out 2015, 16:14

igor.gusmão escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
igor.gusmão escreveu:
mikebaldez escreveu:Galera preciso de ajuda, hoje eu senti um arranhão na hora que pisei no freio, e nessa hora a luz do ABS acendeu. Não é toda hora que isso acontece, mas quando acontece a luz do ABS acende. O que eu posso fazer pra descobrir o problema e resolver?

Alem de que quando o abs fica com a luz acessa o arranhão para. fui num mecanico que pediu $150 para verificar e disse que o conserto fica de $2mil a $4mil


Oi Amigo,

Vc descobriu o que aconteceu com o seu freio? Aqui aconteceu o mesmo com a minha zafira voltando de viagem...mesma coisa. Uma vez que a luz esteja acesa, não arranha mais!

Mecanica só amanha, mas não tenho 100% de confiança no meu mecânico..então, queria ao menos ter uma ideia do que pode ser antes de ser enganado rs

abs

Uma vez que a luz do ABS está acesa é porque o mesmo não está funcionando, ai para de arranhar... :47:


Faz sentido kkkk.. então o "arranhão" não vem do sistema de freio, e sim de algo relacionado ao ABS (como a própria luz indica kkk)...levando em conta que trocou o fluido não faz tempo, será que tem relação ?

Bom, ao menos scaner o mecanico tem..então, vamos que falha aparece no scaner!

abs


Só para manter o tracking...

O Scanner acusou erro de baixa tensão, o erro não aconteceu novamente no dia de hoje. O que é bem estranho... o mecânico levantou duas possibilidades, bateria (se o problema estiver ocorrendo ao ligar...e confesso não ter notado isso imediatamente após ligar o carro) ou aterramento com algum osmar. De qq forma, estou rodando com o carro até o problema voltar!

Nesse processo, acabamos descobrindo um vazamento na mangueira de agua que vai para o radiador de ar quente... trabalhinho chato e caro hein (mais de 500 pau o jogo na ccs)

abs

Danbh13
GL Member
GL Member
Mensagens: 124
Registrado em: 27 Mai 2014, 14:41
Nome Completo: Danilo Augusto Silva Campos
Cidade: Ibirité
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Problemas com freio! - Vectra B

por Danbh13 » 22 Dez 2015, 15:03

Pessoal me ajudem, acabei de passar pelo problema pós troca de fluido de freio.

Estou com meu Vectra ha menos de dois meses, e acabei de ir pra troca de óleo e fitros e fluido de freio, seguindo a quilometragem correta.

Quando saí da troca, acelerei o carro e na frenagem, cadê o freio?? Sumiu, lá no finalzinho do pedal começou a frear devagar, mas se não reduzisse marcha não parava. Voltei onde fiz a troca, falei sobre o problema e pedi pra fazer a sangria novamente. Feita a sangria melhorou consideralvelmente, engraçado que não saiu ar na nova sangria.
Enfim chegando em casa andando normal em uma frenagem normal, cadê o freio?? De novo. Mais uma vez só com o pé no fundo ele ia freando bem devagar mas não ia parar o carro se não fosse nas reduções. Voltei la novamente mas na conversa com o amigo que fez a troca não adiantava fazer uma sangria pela terceira vez, visto que acompanhei tudo de perto. Passei em um mecânico perto, que não é o meu, só pra ter uma noção, e ele me falou mesmo do cilindro mestre.

Mas claro que como todos aqui sabem mais que eu, queria uma ajuda pra saber se é isso mesmo o problema pra não sair gastando centenas de reais que eu não tenho atoa rs
To precisando de uma luz pra não passar o fim do ano sem carro e correndo o risco de deixar o garoto parado.
Imagem
Danilo / MG-BH / Vectra CD 2.2 16v 02/02

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=11155

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problemas com freio! - Vectra B

por Arquiteto » 22 Dez 2015, 20:53

blz Dan ... como comentei no whats

temos de esgotar todas as possibilidades antes de partir pra troca do cilimdro

alem de dificil de achar e bem carinho ...

:47:

vamos aguardar daqui a pouco o pessoal da uma força aqui ...

Danbh13
GL Member
GL Member
Mensagens: 124
Registrado em: 27 Mai 2014, 14:41
Nome Completo: Danilo Augusto Silva Campos
Cidade: Ibirité
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Problemas com freio! - Vectra B

por Danbh13 » 23 Dez 2015, 08:12

Ta ok Arquiteto, agradeço a sua ajuda e a de todos que deram dicas também.

O carro ta indo agora pra oficina, espero saber logo do que se trata, uma vez que antes da troca do fluido o bicho tava parando até vento na curva.

Se alguém souber de mais informações, toda ajuda é bem vinda!
Imagem
Danilo / MG-BH / Vectra CD 2.2 16v 02/02

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=11155

Danbh13
GL Member
GL Member
Mensagens: 124
Registrado em: 27 Mai 2014, 14:41
Nome Completo: Danilo Augusto Silva Campos
Cidade: Ibirité
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Problemas com freio! - Vectra B

por Danbh13 » 24 Dez 2015, 19:33

Pessoal enfim problema resolvido.

Infelizmente o cilindro mestre estava danificado, foi preciso substituir. Feito o serviço tudo ok sem nenhum problema.
Preço 560,00 peça original GM com mão de obra.

Enviado do meu GT-P6200L
Imagem
Danilo / MG-BH / Vectra CD 2.2 16v 02/02

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=11155

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Problemas com freio! - Vectra B

por Thiago Menezes » 29 Dez 2015, 07:26

Danbh13 escreveu:Pessoal enfim problema resolvido.

Infelizmente o cilindro mestre estava danificado, foi preciso substituir. Feito o serviço tudo ok sem nenhum problema.
Preço 560,00 peça original GM com mão de obra.

Enviado do meu GT-P6200L


Danbh,

Que bom que conseguiu resolver, obrigado pelo retorno :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

carlosgls22
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Jun 2016, 21:21
Nome Completo: Carlos Pereira Costa Martins
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Problemas com freio! - Vectra B

por carlosgls22 » 14 Mar 2017, 16:57

Amigos estou com Problema!!!! ME ajudem
Tenho um Vectra GLS 2.0 8V 1997 o freio esta muito duro, ja troquei o Hidrovacúo completo e o freio continuou o mesmo pesado, ele nao ta ruim pra parar ele esta apenas duro o que pode ser? me ajudem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com freio! - Vectra B

por Almeidão » 14 Mar 2017, 21:45

carlosgls22 escreveu:Fuente del Mensaje Amigos estou com Problema!!!! ME ajudem
Tenho um Vectra GLS 2.0 8V 1997 o freio esta muito duro, ja troquei o Hidrovacúo completo e o freio continuou o mesmo pesado, ele nao ta ruim pra parar ele esta apenas duro o que pode ser? me ajudem


Se você desligar o carro e frear o peso é igual? Se for,
1 - o servo freio está ruim, mesmo novo. (Se é que você colocou um novo)
2 - A mangueira de vácuo está mal colocada e dando entrada de ar.
3 - Válvula da mangueira do Vácuo está estragada ou sem vedação
4 - Anel de vedação da bomba de freio e servofreio mal colocado, ruim, ressecado ou esqueceram de colocar (este anel de vedação fica entre o cilindro mestre e o servofreio).
5 - testar estes locais, ligue o carro, jogue umas gotinhas de água ali, se for sugado, já saberá do problema.

Sds
Imagem

Vinicius Cleber Pinheiro
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Mai 2017, 19:12
Nome Completo: vinicius cleber pinheiro
Cidade: São Joaquim da Barra
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Problemas com freio! - Vectra B

por Vinicius Cleber Pinheiro » 25 Mai 2017, 23:01

Boa noite, tenho um Vectra B CD ano 1999 automático, a pastilhas de freios foram trocadas e td vez que eu freio de leve ele faz um barulho tipo raspa e empurra o pé pra cima, alguém sabe me dizer o que isso pode ser ?
O Mecânico disse que é pq estão novas as pastilhas, mais ta muito estranho...

San
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 250
Registrado em: 12 Set 2013, 11:42
Nome Completo: Sandro de Souza Barbosa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Problemas com freio! - Vectra B

por San » 26 Mai 2017, 09:56

ThunderTank escreveu:Fuente del Mensaje Modelo: Vectra 2.2 16v 2000/2001, freio (ATE) com ABS.

Problema: Ao pisar rápido rápido o pedal fica duro e o carro não freia mesmo bombando, se pisar devagar, o carro freia ate travamento das rodas (módulo do ABS com problema, desligado + 2 anos).

Serviço: Troca de pastilha, discos e flexíveis dianteiros, mangueira do tubo do hidrovácuo, cilindro mestre e recondicionamento do hidrovácuo por indisponibilidade de peça no mercado, troca do fluido (dot 4), sangria em todas as rodas, no cilindro mestre e no ABS.

Testes: O hidrovácuo esta segurando o vácuo mesmo depois do carro desligado e atuando no pedal, a válvula da mangueira do hidrovácuo esta funcionando, as válvulas do ABS não estão impedindo a passagem do fluido, o processo de sangria foi refeita mais de 3 vezes, o cilindro mestre antigo foi recolocado, o pedal do freio não tem folga.

Mecânico de confiança, trabalha em CSS GM + 10 anos.

Suspeitas: Alguma válvula interna do Servo Freio com problema.

Preciso de ajuda dos amigos, obrigado.


O meu esta assim..
Porem, quando o pedal esta duro o carro freio "de uma vez" acho q se nao fosse o abs travaria as rodas.

Parece que fica assim, mas quando tiro o pé do acelerador e ja piso no freio (tipo no susto) ai o freio fica duro
Pq quando faço essa troca mais suave, o pedal fica normal...
Sandrinho.
VECTRA CD 2.2 16V 2001/2001 - Completim :102:
http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... =70&t=1959

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com freio! - Vectra B

por Almeidão » 26 Mai 2017, 11:20

Isto parece ser un problema no servo freio, mas entendam não quero dizer que ele esteja estragado mas possa ser que ele não esteja bem alimentado. Pode ser a válvula de entrada de ar nele e pode ser a mangueira furada ou mal posicionada e pode ser a mangueira que sai da valvula para o deposito de ar, (isto para alguns carros) e pode ser o anel de vedação que veda o cilindro mestre e o servo freio, fica ali no meio dos dois. Se o servo tiver bom e bem alimentado, o freio pode ficar ruim , mas nunca ele fica duro.

Tirar o pé do acelerador rápido e ficar duro, comprova isto e lógico que o servo perde a função se o carro permanecer acelerado, isto porque o vácuo é feito ao soltar o acelerador, neste momento a borboleta fecha e fáz o vácuo e se não tiver reserva dentro do servo ele ficará duro.
Imagem

sandro borba
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:04
Nome Completo: sandro de borba
Cidade: joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas com freio! - Vectra B

por sandro borba » 24 Jul 2017, 18:32

boa noite, estou com um problema no meu servo freio, quando piso de leve no freio ele faz um barulho, parece que esta raspando em alguma chapa de metal, o freio funciona normal só esse barulho que encomoda, e é um barulho bem alto, é esse do video

https://youtu.be/48ngZQ9DCyw

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com freio! - Vectra B

por Almeidão » 25 Jul 2017, 12:22

Eu nem achei tão chato, eu tinha um vizinho que tinha um trinca ferro que as 5 da manhã me acordava e eu na minha opinião acho que cantava pior que isto kakakakakak

Não dá pra ter 100% de certeza que seja o servo freio, mas parece ser ele mesmo, tipo um problema na mola de retorno ou algo parecido. Mas antes, será preciso você olhar bem ali embaixo com muita atenção se este ruido não vem da mola raspando ao pisar no freio, aliás você consegue com facilidade soltar a haste de freio do pedal e acionar ele separado um do outro e assim terás esta certeza. Ali em baixo tem um tubo de circulação do ar, solte ele para facilitar a inspeção, é fácil soltar e nçao tão difícil recolocar

Sds
Imagem

Robson2017
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 01 Abr 2017, 22:31
Nome Completo: Robson florencio
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Problemas com freio! - Vectra B

por Robson2017 » 04 Jan 2018, 13:33

Olá pessoal, recentemente dei uma geral no freio do meu Vectra 4 discos novos e 4 pastilhas novas, aproveitei e comprei 2 litros de fluido 5.1 motul pois bem...
O problema começou que para fazer a troca abri os sangradores e recuei o êmbolo "para obviamente montar sistema novo" porém terminei e fui testar o carro na garagem 1 erro pois esqueci olhar o reservatório, quando vi o óleo estava com nível super baixo.
É provável que entrou ar no sistema, porém eu ia pagar para fazer a sangria com o scaner pois possui ABS , por fim já que a cagada estava feita eu mesmo fiz, seguindo o padrão 1 trazeira direito / 2dianteira esquerda 3 traseira esquerda / 4 dianteira direita.
Fiz o processo com carro ligado, saíram bastante bolhas...e usei os 2 litros pois estava feia a coloração incluindo a embreagem.
Por fim antes o pedal já era meio baixo, agora parece que ficou ainda mais...tipo em bombadas leves rápidas ele já aciona. Já em contínuas e longas começa a segurar da metade do curso em diante, estou encucado ...pois discos novos... pastilhas novas... fluido novo...o freio não deveria ficar bem encima?
Será que ficou ainda ar no sistema? Ou pode ser problema de cilindro mestre?
Desculpem o tamanho do texto ...mas se alguém puder dar uma luz agradeço !

77 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 125 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 04:26