VitorISP escreveu:Boa noite galera. Em breve irei fazer a revisão de 50 mil do meu GT e pretendo fazer uma manutenção bem completa. Um dos itens que pretendo substituir é o óleo da transmissão manual. Mesmo o manual dizendo que não é necessário substituir e só verificar o nível, irei fazer pois acredito que nenhum fluído é eterno, ainda mais com engrenagens em atrito.
Algumas coisas eu mesmo pretendo fazer, e a minha dúvida é se para trocar o óleo desse câmbio (F17 wr) existe bujão de dreno, ou é necessário remover o cárter da caixa. É recomendável a troca da junta caso seja necessária a retirada?
Abraço a todos.
VitorISP escreveu:Olá Almeidão, obrigado pelos esclarecimentos, vou comprar esse silicone negro para aplicar.
Óleo original sempre 75w85, prefiro pagar mais e ficar sossegado do que ter dor de cabeça depois. Igual o da DH que vou colocar o Dexron III GM.
O único que não será original vai ser o fluído de freio, vai entrar um ATE no lugar.
Abraço!
VitorISP escreveu:Fuente del Mensaje Saiu meio preto já, lavei bem o cárter o parafuso com imã e a junta. Depois abasteci pelo respiro com a quantidade recomendada (1,6L). O da DH saiu mais limpo.
DelsonRamos escreveu:Fuente del Mensaje Vou upar esse tópico mesmo. Podem me dar o prêmio pá de ouro kkkk
Tenho um Vectra Elegance 08/08 manual (ré perto da primeira marcha) e se eu não me engano, o câmbio é um F17-5WR, confere?
Qual(is) parafuso(s) eu tiro pra completar o óleo do câmbio?
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje ouvi relatos de uns não ter este parafuso, eu nunca vi. O meu fica atrás da saída da homocinética do lado direito. Sem ele eu sinceramente não saberia o nível que está, tendo o parafuso, o nível é ele, colocar óleo até começar a ser devolvido por este buraco.
Eu nçao pensei na cebolinha do óleo que então seria a terceira opção, porque o cambio tem um suspiro em cima e é fácil tirar e colocar o óleo por ali, mas cuidado para não colocar em excesso
chirola escreveu:Fuente del MensajeAlmeidão escreveu:Fuente del Mensaje ouvi relatos de uns não ter este parafuso, eu nunca vi. O meu fica atrás da saída da homocinética do lado direito. Sem ele eu sinceramente não saberia o nível que está, tendo o parafuso, o nível é ele, colocar óleo até começar a ser devolvido por este buraco.
Eu nçao pensei na cebolinha do óleo que então seria a terceira opção, porque o cambio tem um suspiro em cima e é fácil tirar e colocar o óleo por ali, mas cuidado para não colocar em excesso
serio procurei o parafuso do nivel e realmente nao achei nao ten mesmo , fui completar o oleo acostumado com monza kadette algum astra o parafuso fica na altura da base do retentor da homocinetica um parafuso 10 llave 10mm se nao me engano e sorpresa nao tem .
na hora de colocar eu tenho um funil pequeno com uma mangueirinha de gasolina de silicone e vai colocando de a pouco se colocar muito de repente vai vazar para fora , outra que achei chato poderiam ter colocado um buxao para escoar o oleo ne .
asim ficaria mais facil.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje É que a ideia deles este óleo não precisaria trocar nunca e não precisa mesmo porque o calor ali é baixo para estragar lo, basta ir completando.
DelsonRamos escreveu:Fuente del Mensaje Valeu, galera. Realmente vi o parafuso do suspiro da caixa de câmbio, vou completar por ele mesmo. A questão é achar o parafuso que vai vazar o óleo, pra saber o quanto eu tenho que colocar até escorrer por ele.
chirola escreveu:Fuente del MensajeDelsonRamos escreveu:Fuente del Mensaje Valeu, galera. Realmente vi o parafuso do suspiro da caixa de câmbio, vou completar por ele mesmo. A questão é achar o parafuso que vai vazar o óleo, pra saber o quanto eu tenho que colocar até escorrer por ele.
bom na imagem da para ver que indica para completar pelo respiro
pelo que entendi na imagem tem dois modelos um tem o bujao do lado esquerdo (motorista ) , e a imagem de baixo parece ser do lado dereito (carona)
quem teve a ideia de colocar um bujao do lado dereito so pra ver tem que tirar o protetor de carter , que no vectra e grandinho e chatinho de tirar
pode que no 8v consiga por cima no 16v nao tem espaço nem para pensar .
tem horas que da saudades da minha belina 2 daba para sentar no cofre para mexer e tinha aquela peça moderna que acababa com tudos os problemas de bomba sensores , sonda e tudo mais .
um bo e belinho carburador 32 36 com progreçao mecanica lembro que so limpei o chicle uma vez
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