O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaCorreia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

251 mensagens
Avatar do usuário
tjvargas
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 17 Set 2014, 12:59
Nome Completo: josé da silva
Cidade: cidade tal
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por tjvargas » 07 Jan 2016, 07:57

Almeidão, obrigado pela atenção novamente.
Só não pude colocar em prática desta vez porque bati violentamente o carro, suspeita de PT :(

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 07 Jan 2016, 08:30

Com certeza o PT é bem suspeito mesmo kakkakkakkakakka.

Espero que não tenha acontecido nada contigo, isto é mais importante e melhor ainda se voce tiver seguro.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 19 Fev 2017, 09:24, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por JoãodoValle » 08 Jan 2016, 16:22

E lá vamos nós, sou mais uma vítima da incapacidade de nossos mecânicos, com a ajuda do Almeidao conferi meu carro hj e estava fora do ponto correto:

Superior na marca:
Imagem

Inferior onde deveria ser o certo mas por tudo isso que foi discutido aqui esta errado:
Imagem

Desconsiderando a medida pela polia externa inferior uma vez que a minha capa está impossibilitada de fazer medições rsrsrs.

Agora no ponto certo:
Imagem
Imagem

O carro melhorou bastante o desempenho, vou andar mais pra ter mais detalhes.

Obrigado almeida!!!!!

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 09 Jan 2016, 17:19

De nada João, só lembrando que em uma época qualquer um mecânico viu isto, tanto que ele fez a marca por si próprio na sua polia, portanto uns pra frente devem ter trocado a correia e não notou isto e nem fez a conferência necessária. Aliás eu mesmo não tinha visto esta marca e você me alertou sobre ela. Então nem tudo está perdido, em algum lugar por ai tem um mecânico bom de Vectra, enquanto vocês não acharem ele, eu tentarei está aqui para ajudar vocês.
E que o pessoal fique atento com a diferença desta polia, com a outra postada antes. Esta diferença deixa o carro um dente com o ponto atrasado, com isto irá beber mais, ficará mais fraco e aumenta a carbonização por excesso de gasolina. Na verdade nem é um excesso, mas uma falta de aproveitamento total da gasolina injetada por explodir depois da compressão total dos pistões. Ou seja na descendência.

Valeu, You are welcome
Imagem

cleiton pará
Member
Member
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Nov 2014, 13:38
Nome Completo: cleiton da silva barros
Cidade: poranga
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por cleiton pará » 12 Jan 2016, 13:14

Adiantando meu vectra e 2.2 8v 1999/1999.

Bom dia todos do clube.
Almeidão como disse meu vectra ta meio amarrado ate postei 2 fotos da pressão da bomba.
Então mandei olha o tempo da correia dentada o mecanico disse que tava no ponto .

ta assim polia de cima alinhada com a marcação da capa interna.
na parte de baixo ele conferiu a polia interna aquela pequena que e dentada aquele ponto tipo um u esta alinhado com o u da bomba de oleo .
que vc me diz desse assunto.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 19 Fev 2017, 09:25, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por JoãodoValle » 12 Jan 2016, 13:31

Pelo que ví junto com o almeidao, precisava saber o tipo de polia inferior que teu carro usa, seria interessante uma foto dela para ficar mais fácil o diagnóstico, tem polias que a marcação é diferente e dão essa sensação de que está no ponto.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 19 Fev 2017, 09:26, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 12 Jan 2016, 15:47

Um mecânico que não conhece esta mudança que eu ainda não consegui entender, ele vai dizer sempre que está no ponto. E mais, estejam certo que o 16 V também tem este tipo de polia diferente.

para responder melhor para ele João eu fiz isto, olhar na pagina um deste post a ultima foto que postei ou postaram para mim e ver que onde entra o parafuso está a marca para ser conferida. Depois olhar a pagina 5, foto 3 e verá que a marca não é onde entra o parafuso ou seja diferente uma da outra. Para saber se o seu está no ponto certo, precisamos saber qual tipo de polia usa o seu. Tanto em cima como embaixo. Por foto eu consigo identificar bem inclusive que a do carro do João é igual a do meu carro tanto em cima como embaixo.

Se o mecanico conferir na capa interna e externa pela polia externa ele acerta, mesmo não tendo a marca na capa, se ele conhecer chevrolet, saberá onde ela fica.

Sds
Imagem

cleiton pará
Member
Member
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Nov 2014, 13:38
Nome Completo: cleiton da silva barros
Cidade: poranga
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por cleiton pará » 13 Jan 2016, 00:31

Blz joao do vale e almeidão,vo ver se consigo tirar umas fotos depois posto elas .

Avatar do usuário
Gildo Santos
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 03 Set 2015, 10:58
Nome Completo: Gildo dos Santos
Cidade: Torres
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Gildo Santos » 31 Jan 2016, 17:20

ArnaldoRj escreveu:Meu motor está com a capa quebrada justamente onde marca o ponto então perdi essa referência. Enão faço o seguinte: em cima na marca da capa e em baixo pistão em cima vendo pela vela. E é assim que venho fazendo. Quando erro no dente percebo logo no comportamento do carro. Então nunca tinha me atentado pela indicação da polia interna, observei essa semana. O carro esta se comportando bem. Êxpliquei isso a um mecânico hoje e ele, como vocês achou estranho e falou sobre a hipótese do antigo dono ter feito algum trabalho de tornearia explicando alteração da marcação original. Vou deixar assim mesmo, time que está ganhando não se mexe.

Mas vc vê pela primeira vela???jah q quando dois pistões sobem,outros dois descem :9:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 01 Fev 2016, 20:19

Bem, o João do vale andava com ele fora do ponto e eu acho que o time dele estava vencendo também, mas ele quis dar uma mexidinha e descobriu que estava fora e acertou. Não existe isto de time que se ganha não se mexe, é ter a coisa certa, não quer dizer que o de vocês estão errados, mas não custa conferir e este erro não é de adaptação ou coisa parecida é algo feito de fabrica para aproveitar peças de outros carros já que o ponto deve ser colocado pela capa, e sendo pela capa sempre dá certo ou quase sempre porque mecânico nenhum usa ela para colocar ou conferir mesmo quando ela está boa.

Sds
Imagem

Cleiton rodrigues
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Fev 2016, 23:37
Nome Completo: Cleiton Roberto rodrigues
Cidade: Votorantim
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Cleiton rodrigues » 09 Fev 2016, 18:35

Olá pessoal sou novo por aki e gostaria de saber como faço para acertar o ponto do motor vectra 97 8 v eu já troquei a correia dentada e o esticador .. Na hora de montar as polias de volta foi posto normal como pede na maioria polia de cima com seta pra cima que coincide com marca da capa e polia de baixo com ceta pra baixo que coincide com a demarcação correspondente Porém o carro ficou fracoa mais na polia de cima tem três demarcado um vinco , um GM e uma seta qual delas devo seguir ? ea de baixo só tem um vinco na parte traseira da polia e vi um tópico que tem que seguir direção 4 hrs que n entendi

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por JoãodoValle » 09 Fev 2016, 21:02

Já leu esse tópico todo amigo?

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 10 Fev 2016, 10:04

Bem, se você vai ver que tem muitas explicações sobre este ponto que pode ser diferente de acordo com a polia interna inferior de cada carro. Verás também que o ponto não fica errado se você seguir as marcas que tem na capa ou seja polia superior na capa interna, polia externa embaixo na marca da capa externa. Se fizer isto, não importa a polia que você tem que pode ser diferente ou não, o ponto ficará certo. Acredito que você deva ter o problema de muitos e deva ter uma polia como exemplo igual a minha ou a do joão onde se seguir a marca embaixo fica atrasado. Dá uma olhada nas fotos das polias que tem aqui, digo polia dentada inferior, compare com a sua e logo saberás acertar ou poste a foto dela que lhe daremos uma ajuda.

Sds
Imagem

cleiton pará
Member
Member
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Nov 2014, 13:38
Nome Completo: cleiton da silva barros
Cidade: poranga
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por cleiton pará » 19 Mar 2016, 13:57

Blz pessoal do clube,Almeidão tava observando parece que seu carro ta e com a polia do vectra 16v tive observando as polias dos vectras 16v todas que vi tem a mesma marcação igual a sua a marquinha reto com o buraquinho do parafuso,mas também pode ser que eles usam elas agora o problema e que a pessoa que não conhece vai ta colocando fora de ponto,o meu tava meio fora de ponto a polia do meu tem a marcação do ponto meio de lado do,tirando aquela diferença que tem na sua,o meu tava errado era na parte da polia a minha e aquela que tem 2 pontos tem um que tem o nome GM embaixo e S10MPFI e outro ponto que tem OMEGA-S10 EFI,o meu tava no ponto que tem OMEGA-S10 EFI coloquei no la do MPFI.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 19 Fev 2017, 09:27, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 20 Mar 2016, 09:41

Sim, estas certo, a minha é do 16 V, ela dá perfeitamente no 8V porque ela altera somente a largura dela. Quando coloquei ela não mudou nada para mim poque a minha era do 8V e tinha a mesma marca, até então para mim isto tudo era normal já que eu sempre segui a marca da capa e a anterior era realmente 8V por ser mais estreita pela correia do 8V que também é mais estreita. Porém ao criar o tópico apareceu umas fotos as quais começaram a esclarecer o motivo o qual muitos erram ao trocar esta correia, erro o qual seria totalmente anulado caso fosse usar a marca da capa ao invés de usar a marca da carcaça, afinal a de cima usam a da capa, porque usar a carcaça embaixo.

Sua tese é quase válida se eu não tivesse visto uma nas minhas mãos que era a anterior que eu tinha e quando comprei a do 16 V, eu não comprei errada, o vendedor disse que era igual, porém mais larga, e eu sabendo que o motor embaixo é igual eu a levei e mesmo assim antes de montar comparei a diferença na largura, ou seja a anterior que era original, tinha a mesma marca que a do 16V. Outra, coisa não consegui ver os números de todas, mas tem 3 fotos neste mesmo tópico e mesmo sem poder ver corretamente, as 3 com números diferentes.

Usem a capa como referencia que qualquer uma dará perfeitamente.
Imagem

jjnei2009
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Dez 2015, 17:19
Nome Completo: Jorge Gilnei Gonçalves
Cidade: tramandai
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por jjnei2009 » 25 Mar 2016, 11:26

Imagem
imagem retirada do manual técnico

Avatar do usuário
Babus souza
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Mar 2016, 18:39
Nome Completo: Romulo de Souza
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Babus souza » 26 Mar 2016, 19:11

Boa noite galera.

Tenho um problema coma a montagem da correia dentada do meu Vectra GT 2011, bom, comprei as correias Contitech CT 866 HNBR e o tensionador INA F-234394.
Montei o conjunto e percebi que, para a encaixar a correia na polia do comando deu um pouco de trabalho.
Tensionei a correia de acordo com a marcação do tensionador.
Ao funcionar o motor percebi um barulho na região da correia em aceleração.
Verifiquei que a correia está com baixa tensão, assim a vibração faz com que a mesma encoste no suporte do coxim e faça barulho.

Gostaria de saber se alguém já teve esses problemas e qual foi a solução, estou desconfiado da correia.

Obrigado.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 28 Mar 2016, 09:05

jjnei2009 escreveu:Fuente del Mensaje Imagem
imagem retirada do manual técnico


Eu não estou entendo a postagem desta imagem, poderia eu dizer qualquer coisa aqui sobre ela, mas como não entendi a postagem dela, vou somente comentar que para postar ela sem comentários, eu diria que você não leu o tópico inteiro, caso contrário não a postaria ou comentaria alguma coisa. Se uma imagem vale mais que 1000 palavras, esta pode valer o carro de muitos fora do ponto.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 28 Mar 2016, 09:19

Babus souza escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite galera.

Tenho um problema coma a montagem da correia dentada do meu Vectra GT 2011, bom, comprei as correias Contitech CT 866 HNBR e o tensionador INA F-234394.
Montei o conjunto e percebi que, para a encaixar a correia na polia do comando deu um pouco de trabalho.
Tensionei a correia de acordo com a marcação do tensionador.
Ao funcionar o motor percebi um barulho na região da correia em aceleração.
Verifiquei que a correia está com baixa tensão, assim a vibração faz com que a mesma encoste no suporte do coxim e faça barulho.

Gostaria de saber se alguém já teve esses problemas e qual foi a solução, estou desconfiado da correia.

Obrigado.


Para colocar ela na polia do comando, ajuda bastante afrouxando esta polia com uma chave 17, porem deve se usar algo pára travar ela ao apetar, não pode usara a coreia dentada como trava porque ai em cima se forçar pula dentes. Ou seja rodando embaixo não acontece nada, já rodando em cima os dentes pulam e travar ela é fácil até mesmo com uma chave de fendas entre ela e parafuso da capa interna.

Bem, você já colocou e isto não é mais impostante.

Sobre o esticador que deve ser regulado na marca onde mostra nele próprio mas deve se achar o ponto vago do motor e para isto é bem simples.
Bem, para trocar esta correia você deve colocar um macaco no lado direito dianteiro e levantar somente esta roda e para movimentar o motor, colocar uma quinta e girar ela para frente. Bem, o ajuste do esticador é exatamente entre a folga do motor que será sentido ao girar a roda. Terás um momento que ela fica pesada e logo folga, colocar no meio desta folga e regular o esticador.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Babus souza
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Mar 2016, 18:39
Nome Completo: Romulo de Souza
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Babus souza » 28 Mar 2016, 18:16

Obrigado Almeidão,

Hoje desmontei a correia e minhas suspeitas se confirmaram. Removi a correia Contitech e montei uma correia GATES e pronto, a montagem na polia do comando foi tranquila e após tensionada conforme procedimento a mesma não vibrava e nem entrava em contato com o suporte do coxim. Agora vou solicitar a devolução do dinheiro pago pela correia contitech.

251 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 118 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.