O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoVectra 2.0 16v Projeto Aspro
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

153 mensagens
Avatar do usuário
Powertech
Organizador
Organizador
Mensagens: 266
Registrado em: 05 Abr 2013, 18:37
Nome Completo: Maurílio Marra de Oliveira Júnior
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Powertech » 10 Fev 2016, 01:17

Então, Galera!

Chegou a hora de abrir o motor completo do meu carro e partir pra fazer tudo. Aos 250 mil KM meu motor tinha quebrado a junta do cabeçote e como estava meio ruim das pernas não podia fazer tudo, então agora aos 290 mil KM ele começou a fumar em alta e quero fazer logo o motor e aproveitar pra concluir meu projeto Aspro.

Sei que pelo CustoXBenefício um turbo terei mais resultado com menos gasto, porém há 2 motivos pelo qual preferi o Aspro:

1- É um projeto diferenciado que foge um pouco dos padrões de hoje
2- Há 2 meses fui parado numa blitz em Brasília e pediram pra abrir o capô pra saber se o carro não era preparado

Mesmo tendo um sonho ainda de ter um carro turbo e mesmo tendo o Kit guardado há 3 anos sem montar, decidi por passar o Kit Turbo pra frente e fazer o Aspro de vez.

Agora gostaria de ter dicas da galera que está mais antenada nesse mundo com alguns detalhes que possam me ajudar, principalmente na questão do quanto vou perder ou deixar de ganhar.

Atualmente meu carro possui:

Coletor em Inox 4x1 com escapamento sem catalisador em 2 e 1/4" e dois abafadores
Bicos e Bomba do Astra Flex
Sonda Lambda Bosch universal 4 fios
Cabeçote levemente rebaixado da vez que troquei a junta
Velas Vectra 2.4 Grau 7

Na parte de suspensão e freios tem:
Molas Momo (Tio Becker acabou de sentir saudades após ler isso kkkkkkkkkk)
Amortecedores TAG
Discos Fremax HP
Pastilhas Bendix

Calçado com rodas Vectra Elite 17" e Pneus 215/45


A intenção inicial e que já andei lendo em alguns tópicos de outros membros é:

Pistões do monza a Álcool cabeça chata
(EDIT: Mudei o projeto pros pistões do Astra Flex e deu certinho)
Volante do motor e Embreagem do Monza 89 (carburado)
(EDIT: Motor 1.8)
Possível polimento dos dutos e assentamento das válvulas
Ajuste da TBI para maior diâmetro na admissão sem mexer no coletor


O que mais eu precisaria para ter um carro legal? Como se eu estivesse fazendo um retrofit no motor pra adequar ao desempenho de carros de tecnologia mais atual? Mesmo no motor 16v, os pistões do Monza a Álcool são compatíveis? (já mandando fazer as cavas das 2 válvulas. ou neste caso é preciso fazer as cavas das 4 válvulas?)

Li em algum lugar sobre Distribuidor de Monza e bonina de Gol Mi, procede?
Li também sobre Utilizar velas Grau 9 após trocar os pistões pelos do Monza
O que mais posso fazer pra extrair mais potência desse motor? Lembrando que não pretendo mexer com comandos por agora. Comandos será um projeto para um futuro, visto que além de serem caros, é muito difícil achar para 16v
(EDIT: acabei comprando os comandos C20XE hehe)

Enfim, é um projeto pra ser o Daily Car. Não estou preocupado com consumo, mas também não quero meu carro fazendo 2km/l kkkkkkkkkkkkk
Também não preciso de desempenho de TrackDay, Apenas um carro ágil, que eu sinta leve pra andar e divertido pra acelerar.

como podemos proceder?
Editado pela última vez por Powertech em 26 Abr 2016, 22:53, em um total de 1 vez.
Atuais: Vectra CD 97 2.0 16V 136cv
Jetta 2008 2.5 20V 170cv
Ex: Vectra Expression 2002 2.2 8V 123cv

brunoricarte
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Mar 2014, 17:47
Nome Completo: Bruno Wellington Ferreira Ricarte
Cidade: Paranoá
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por brunoricarte » 10 Fev 2016, 01:27

Também tenho a mesma duvida da Bobina!


Acompanhando.
Imagem
Atual : Vectra CD 2.2 16v 138cv AT 2002/02 Preto Liszt
Ex: Vectra Comfort 2.0 8v 2003/04 Azul Perseus

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member
Mensagens: 685
Registrado em: 07 Abr 2013, 16:37
Nome Completo: Gabriel
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Gabriel Abrahão » 11 Fev 2016, 15:51

Putz, o Tio Becker, ja teve o Vectra Expression dele tanto turbo e aspirado. Lembro que ele mandou fazer um cabeçote, numa loja especializada, que dava um folego a mais para o carro. Tenta ver com o overspeed (acho que é esse o nick), que é de SP, capital, que ele tem um receita para o chip para o Vectra, mas não sei se ele continua mexendo com isso. :7:

Mas irei acompanhar o tópico, para ver o andamento do projeto.
Atual: Honda Civic LX 2003/2004 - Fotos

Ex: Ford Fiesta 2016/2017 - Fotos

Ex-Vectra CD 2003/2003 - Fotos

Avatar do usuário
Powertech
Organizador
Organizador
Mensagens: 266
Registrado em: 05 Abr 2013, 18:37
Nome Completo: Maurílio Marra de Oliveira Júnior
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Powertech » 11 Fev 2016, 22:54

Gabriel Abrahão escreveu:Putz, o Tio Becker, ja teve o Vectra Expression dele tanto turbo e aspirado. Lembro que ele mandou fazer um cabeçote, numa loja especializada, que dava um folego a mais para o carro. Tenta ver com o overspeed (acho que é esse o nick), que é de SP, capital, que ele tem um receita para o chip para o Vectra, mas não sei se ele continua mexendo com isso. :7:

Mas irei acompanhar o tópico, para ver o andamento do projeto.



Pois é, Gabriel! Esse cabeçote aspro dele veio pra Brasília, pro Felippe Villaça. O carro dele ficou muito bom pra andar.

Vou aguardar as ideias da galera aqui pra gente ir reunindo infos. Já estou correndo atrás do volante de motor do Monza pra instalar nele e fiquei sabendo das bobinas do Uno tb que são tão boas quanto as do Gol Mi pra centelhar melhor
vou confirmar e já posto aqui tb
Atuais: Vectra CD 97 2.0 16V 136cv
Jetta 2008 2.5 20V 170cv
Ex: Vectra Expression 2002 2.2 8V 123cv

Avatar do usuário
japs
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 183
Registrado em: 05 Abr 2013, 18:16
Nome Completo: Franco Sakae Ribeiro Nishiguti
Cidade: BRASILIA
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por japs » 12 Fev 2016, 11:48

Acompanhando de perto esse projeto :9:
Imagem

Avatar do usuário
Powertech
Organizador
Organizador
Mensagens: 266
Registrado em: 05 Abr 2013, 18:37
Nome Completo: Maurílio Marra de Oliveira Júnior
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Powertech » 13 Fev 2016, 12:36

Atualizando o tópico, estou na dúvida entre colocar esses pistões

Imagem

ou esses pistões

Imagem

Lembrando que Terei que fazer as cavas de ambos pois meu motor é 16v
Atuais: Vectra CD 97 2.0 16V 136cv
Jetta 2008 2.5 20V 170cv
Ex: Vectra Expression 2002 2.2 8V 123cv

Avatar do usuário
Powertech
Organizador
Organizador
Mensagens: 266
Registrado em: 05 Abr 2013, 18:37
Nome Completo: Maurílio Marra de Oliveira Júnior
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Powertech » 13 Fev 2016, 16:16

Atualizando novamente hehe

Volante de motor do Monza comprado. Como podem ver nas fotos, a diferença de material é muito grande, assim como a diferença de peso dos 2. A quantidade de dentes da cremalheira é a mesma assim como os parafusos que atracam no vira.

Porém a embreagem não é compatível. Terei que comprar do Monza também.

Imagem

Imagem
Atuais: Vectra CD 97 2.0 16V 136cv
Jetta 2008 2.5 20V 170cv
Ex: Vectra Expression 2002 2.2 8V 123cv

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member
Mensagens: 685
Registrado em: 07 Abr 2013, 16:37
Nome Completo: Gabriel
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Gabriel Abrahão » 13 Fev 2016, 18:26

O cambio do seu Vectra é o F-18 ? Ou o F-23 ? E vai postando o que for fazendo, estou ansioso para ver o projeto finalizado. :40:
Atual: Honda Civic LX 2003/2004 - Fotos

Ex: Ford Fiesta 2016/2017 - Fotos

Ex-Vectra CD 2003/2003 - Fotos

Avatar do usuário
Powertech
Organizador
Organizador
Mensagens: 266
Registrado em: 05 Abr 2013, 18:37
Nome Completo: Maurílio Marra de Oliveira Júnior
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Powertech » 13 Fev 2016, 18:29

O meu é F18, Gabriel. Cheguei a pensar e o Japs tb chegou a me falar sobre a troca pelo F23, mas já estou acostumado com o Conforto do 18 em viagens aí vou mantê-lo também.

O projeto tem uma previsão de terminar até o meio do ano mas nesse mês quero adiantar muita coisa e toda a aquisição ou novidade vou postando aqui.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
Atuais: Vectra CD 97 2.0 16V 136cv
Jetta 2008 2.5 20V 170cv
Ex: Vectra Expression 2002 2.2 8V 123cv

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por corsa turbo » 15 Fev 2016, 07:24

BOm dia. Belo projeto.
Eu tenho um par de comando do motor C20XE, acho que ficaria bem legal no seu projeto.,
Porem pelo o que sei, eles tem que ser usados com a polia original do C20XE e eu não possuo elas..
E tambem elas tem que verificar algum tipo de trabalho para que o sensor de fase faça a leitura como nas originais da C20XEV.
Mas fica ai em aberto. Se acaso te interessar, estou aberto a negociar ele a preço muito bom. (ja tenho um cabeçote completo C20XE)
att,
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Powertech
Organizador
Organizador
Mensagens: 266
Registrado em: 05 Abr 2013, 18:37
Nome Completo: Maurílio Marra de Oliveira Júnior
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Powertech » 15 Fev 2016, 11:02

Eu tenho interesse nos comandos, mas como é um investimento mais alto quero deixar pra posterior decisão. Porém os comandos do C20XE seriam muito bons pro projeto. Vou fazer os cálculos de gasto e entro em contato ctg, Corsa!!



Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
Atuais: Vectra CD 97 2.0 16V 136cv
Jetta 2008 2.5 20V 170cv
Ex: Vectra Expression 2002 2.2 8V 123cv

Jonathan_.
GL Member
GL Member
Mensagens: 55
Registrado em: 06 Jul 2013, 09:59
Nome Completo: Jonathan Andrioli
Cidade: Barão
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Jonathan_. » 15 Fev 2016, 20:53

faqueamento no vira vai ficar legal junto com esse volante do monza.
pretende girar quanto? injeção programavel?
No matter what you drive, drive fast.

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por corsa turbo » 15 Fev 2016, 21:32

Powertech escreveu:Eu tenho interesse nos comandos, mas como é um investimento mais alto quero deixar pra posterior decisão. Porém os comandos do C20XE seriam muito bons pro projeto. Vou fazer os cálculos de gasto e entro em contato ctg, Corsa!!



Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk


Noite. Comigo/comandos voce não vai gastar muito não, penso em valor bem justo e coerente..
Citaram sobre a injeção, se for usar programavel que nao seja sequencial, pode usar os comandos sem a necessidade da polia com ressalto para a leitura do sensor de fase, ai fica mais facil ainda..
att,
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Philipius
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 13 Jun 2013, 06:49
Nome Completo: Felippe
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Philipius » 15 Fev 2016, 21:48

Estou acompanhando esse projeto ansiosamente!
Sou defensor do turbo no 16v, já achava a saída do VHC (meu 8v aspro cujo cabeçote foi citado acima) sofrível, imagina no 16v aspro com volante aliviado etc. Hehe
Mas pelo capricho do dono, sei que a viatura vai ficar de primeira, espero que quebre os preconceitos como o meu.

Avatar do usuário
Powertech
Organizador
Organizador
Mensagens: 266
Registrado em: 05 Abr 2013, 18:37
Nome Completo: Maurílio Marra de Oliveira Júnior
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Powertech » 15 Fev 2016, 22:21

Jonathan_. escreveu:faqueamento no vira vai ficar legal junto com esse volante do monza.
pretende girar quanto? injeção programavel?

Jonathan, o projeto final após instalação dos comandos pretendo girar 7200, mas com comando original prefiro manter o giro normal de 6500 pra não dar sobrecarga nos mesmos e não flutuar as válvulas por estar usando ainda tucho hidráulico. Se eu conseguir comandos e tuchos mecânicos aí posso girar uns 7200 hehehe

A injeção de início será feira em cima da original, mas ano q vem pretendo usar uma pandoo pra ter melhor aproveitamento do conjunto total

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
Atuais: Vectra CD 97 2.0 16V 136cv
Jetta 2008 2.5 20V 170cv
Ex: Vectra Expression 2002 2.2 8V 123cv

Avatar do usuário
Powertech
Organizador
Organizador
Mensagens: 266
Registrado em: 05 Abr 2013, 18:37
Nome Completo: Maurílio Marra de Oliveira Júnior
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Powertech » 15 Fev 2016, 22:23

corsa turbo escreveu:
Powertech escreveu:Eu tenho interesse nos comandos, mas como é um investimento mais alto quero deixar pra posterior decisão. Porém os comandos do C20XE seriam muito bons pro projeto. Vou fazer os cálculos de gasto e entro em contato ctg, Corsa!!



Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk


Noite. Comigo/comandos voce não vai gastar muito não, penso em valor bem justo e coerente..
Citaram sobre a injeção, se for usar programavel que nao seja sequencial, pode usar os comandos sem a necessidade da polia com ressalto para a leitura do sensor de fase, ai fica mais facil ainda..
att,

Corsa, mas se eu usar a injeção original, terei algum problema em usar os comandos C20XE com as polias do meu? Sempre tive essa dúvida
Atuais: Vectra CD 97 2.0 16V 136cv
Jetta 2008 2.5 20V 170cv
Ex: Vectra Expression 2002 2.2 8V 123cv

Avatar do usuário
Powertech
Organizador
Organizador
Mensagens: 266
Registrado em: 05 Abr 2013, 18:37
Nome Completo: Maurílio Marra de Oliveira Júnior
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Powertech » 15 Fev 2016, 22:27

Philipius escreveu:Estou acompanhando esse projeto ansiosamente!
Sou defensor do turbo no 16v, já achava a saída do VHC (meu 8v aspro cujo cabeçote foi citado acima) sofrível, imagina no 16v aspro com volante aliviado etc. Hehe
Mas pelo capricho do dono, sei que a viatura vai ficar de primeira, espero que quebre os preconceitos como o meu.

Kkkkkkkkk pinhooowww cara eu tb queria muito o turbo, mas fiscalização tá tensa. E esse projeto aspro tb, se eu conseguir realizar meus objetivos, vai ser um carro divertido de dirigir e ao mesmo tempo legal de ter feito visto q os 16v tem fama de ser frouxo em baixa hehe vamos fazer um Vtec nele hauhauahuahauahauhau
Atuais: Vectra CD 97 2.0 16V 136cv
Jetta 2008 2.5 20V 170cv
Ex: Vectra Expression 2002 2.2 8V 123cv

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por corsa turbo » 16 Fev 2016, 07:08

Powertech escreveu:
corsa turbo escreveu:
Powertech escreveu:Eu tenho interesse nos comandos, mas como é um investimento mais alto quero deixar pra posterior decisão. Porém os comandos do C20XE seriam muito bons pro projeto. Vou fazer os cálculos de gasto e entro em contato ctg, Corsa!!



Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk


Noite. Comigo/comandos voce não vai gastar muito não, penso em valor bem justo e coerente..
Citaram sobre a injeção, se for usar programavel que nao seja sequencial, pode usar os comandos sem a necessidade da polia com ressalto para a leitura do sensor de fase, ai fica mais facil ainda..
att,

Corsa, mas se eu usar a injeção original, terei algum problema em usar os comandos C20XE com as polias do meu? Sempre tive essa dúvida


Bom dia. Não sei te afirmar... mas pelo o que ouço falar teria que usar polias do C20XE devido a posicionamento dos guias de centralização da polia... Daria para usar a do C20XEV porem acho que tem que usinar algum milimetro na face delas e o "ponto" da polia ficaria fora do orginal...
estou falando por comentarios, nunca medi/verifiquei.
obs. Se for usar a IE original, ja vá pensando em um bom cara para reprogramar e tirar proveito do motor.
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Powertech
Organizador
Organizador
Mensagens: 266
Registrado em: 05 Abr 2013, 18:37
Nome Completo: Maurílio Marra de Oliveira Júnior
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por Powertech » 16 Fev 2016, 11:22

Entendi. A questão é mais pelo ponto da polia que pelo comando em si. Pq eu já ouvi falar que se eu usar as polias do C20XE no XEV eu tb teria que tocar bomba d'água e polia do vira. Sempre tive essa dúvida. Por isso que ainda não tive uma decisão concreta em relação aos comandos. Seria algo que a galera que já fez isso pudesse explicar pra gente aqui

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
Atuais: Vectra CD 97 2.0 16V 136cv
Jetta 2008 2.5 20V 170cv
Ex: Vectra Expression 2002 2.2 8V 123cv

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Vectra 2.0 16v Projeto Aspro

por corsa turbo » 16 Fev 2016, 13:20

seria a questão do "ponto" da polia sim... Essa historia de trocas as demais engrenagens surgiu a tempos com os mininos bons que gostavam de mexer com os motores GM, porem era devido aos C20Xe do exterior terem polia com dentes diferente dos daqui.. Aqui no Brasil as correias/polia tem o memso tipó de dente, não tem necessidade de troca das demais!!
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

153 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 70 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 19:25