O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisManutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

62 mensagens
José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Manutenção na resistência do ventilador interno - Vectra B

por José Leal » 07 Abr 2013, 05:39

Amigos, estava com um problema no sistema de AC do meu carro, em especial o ventilador interno estava com mal funcionamento. Ao selecionar a velocidade 9, o ventilador operava normalmente, mas ao selecionar uma velocidade menor, depois de algum tempo ele parava. De posse dessas dicas, parti para a guerra...
Como não tirei muitas fotos, tentarei descrever com o máximo de detalhes como chegar a peça e realizar a manutenção. As fotos não estão 100% nítidas, pois meu celular não tem como controlar corretamente o foco para fotos muito próximas.

A localização da resistência está por trás de um acabamento a direita dos pedais. Retirando o acabamento (é uma continuação do console central), na caixa de ar, vc verá uma etiqueta pregada, com a marca Valeo e alguns números, referente ao "part number" GM e Valeo. Na direção do canto superior esquerdo desse adesivo, exatamente ao lado do suporte do pedal do acelerador, é o alojamento da resistência.
Na verdade, vc verá somenta a parte dos conectores dela. Essa parte é de forma retangular, com a inscrição GM e Valeo:
Imagem
O "restante" da peça fica dentro da cx de ar, para que a própria circulação de ar ajude a resfriar a peça. No teste depois da manutenção, pude comprovar que ela esquenta muito.

Para retirar a peça do alojamento, é preciso retirar 2 parafusos, um em baixo e outro em cima e soltar o cabo do acelerador. O cabo é apenas encaixado no pedal, por uma borracha. Soltando o cabo, deve-se calçar o pedal, para que ele fique todo pressionado, liberando espaço para a movimentação da peça. Como o espaço é bem reduzido, devido ao suporte do acelerador, tem que fazer um malabarismo e um contorcionismo para retirá-la da cx de ar.

Depois da peça retirada, para desconectá-la, o conector possui uma trava no centro, que deve ser pressionada. Tive dificuldades para retirar esse conector, pois ele estava derretido. Aqui, uma foto dele:
Imagem
Repare que aparece um pedaço da etiqueta pregada na cx de ar.

Depois de desconectada, podemos trabalhar melhor na peça. Algumas fotos:
Imagem

Imagem

Imagem
Esse relé é o que escutamos atracar quando selecionamos a velocidade 9

Imagem
Nessa parte protegida devem ser os resistores que fazem o ventilador girar nas velocidades.

Os pinos que estavam com defeito eram do conjunto da direita, o primeiro da direita para a esquerda da coluna de cima e o primeiro da esquerda para a direita, da coluna de baixo.
Imagem

Os pinos estavam com solda fria, o que causou o aquecimento ao ponto de derreter a peça. Eles saíram muito facil da placa, demonstrando que o pingo de solda era pequeno. Resoldei os pinos, dei uma pequena revisada na placa, em busca de outras soldas frias e testei o sistema. Tudo OK, remontei as peças retiradas e agora estou com meu sistema de AC em ordem.

Um abraço e espero ter ajudado.
Imagem
Imagem
Imagem

HANK
Organizador
Organizador
Mensagens: 661
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:59
Nome Completo: Hank Krummrich Zaidan
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por HANK » 14 Abr 2013, 19:44

Legal

O meu ta com esse problema, mas meu vectra so tem até a velocidade 4, porém não sei se é isso ou se tem alguma coisa raspando no ventilador e tem horas que trava o ventilador pois ele não entra.
Era esse o mesmo sintoma do seu?
PS:que ano e modelo de vectra é esse tutorial

Abraços
Clube do Vectra - Regional MS
Imagem

Imagem

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por José Leal » 17 Abr 2013, 15:55

Kahn, o meu era um 98/99.

No seu caso, pode ser que o ventilador esteja emperrado ou a resistência dele esteja queimada. Só que no AC analógico, a resistência é diferente, mas provavelmente deve ficar no mesmo lugar.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
wyll_rj
GL Member
GL Member
Mensagens: 54
Registrado em: 15 Abr 2013, 19:21
Nome Completo: william pereira
Cidade: xxx
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por wyll_rj » 24 Abr 2013, 19:00

Ola amigos, voces que possuem vectra com ar eletronico, poderiam fazer a caridade de disponibilizar o esquema do chicote/conector preto de 22 vias que pega atras do painel do ar digital, assim eu concluiria minha adaptaçao para ar digital, só falta isso. :38:

HANK
Organizador
Organizador
Mensagens: 661
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:59
Nome Completo: Hank Krummrich Zaidan
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por HANK » 24 Abr 2013, 21:37

José Leal escreveu:Kahn, o meu era um 98/99.

No seu caso, pode ser que o ventilador esteja emperrado ou a resistência dele esteja queimada. Só que no AC analógico, a resistência é diferente, mas provavelmente deve ficar no mesmo lugar.

Então

Acho que era algo no ventilador, agora ta funcionando de boa e nem mechi nada.
Porém acredito que possa ser algo no botão, visto que conforme ligo ele as vezes apaga as luzes do console central, tipo curto ou mal contato.

Abraços
Clube do Vectra - Regional MS
Imagem

Imagem

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por José Leal » 29 Abr 2013, 09:19

Provavelmente algum mal contato no soquete das lâmpadas.

Abra o compartimento do filtro de cabine e veja se não tem algo preso no ventilador. Acho que por ali tb tem acesso a resistência do ventilador.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Anderson
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 130
Registrado em: 05 Abr 2013, 09:26
Nome Completo: Anderson Marzinkowski
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por Anderson » 30 Abr 2013, 08:09

José, pq não vi seu tutorial ontem a noite?? :13:

Estou com um problema semelhante ao seu.
Meu ar semana passada passou a funcionar somente com a velocidade 9. Se coloco qualquer outra velocidade, ele desliga a ventilação imediatamente.
Sera que pode ser essa peça?
Vectra B Elite 2005 Garagem[/b]

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por José Leal » 30 Abr 2013, 17:41

Pode ser sim a resistência. No meu carro, ao pressionar o AUTO, o ventilador ia até a velocidade 9. Quando ia baixando, funcionava por alguns minutos e depois parava. Provavelmente a resistência provocada pela solda fria esquentava a peça e abria o contato.

Depois que vc pegar o jeito de tirar a resistência, fica mais fácil qqer manutenção posterior.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Diego Perroni
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 248
Registrado em: 07 Mai 2013, 10:40
Nome Completo: Diego Perroni
Cidade: Americana
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por Diego Perroni » 14 Jun 2013, 19:47

Já faz dias que desmontei a resistencia conforme orientações do Jose Leal. Sem saber como testá-la, chamei um amigo que manja de eletronica.
Munido de um multimetro, ele já notou que os transístores da placa estão em curto.
O mais interessante foi o teste no local. Conforme voce aumenta ou diminui a velocidade do ventilador, a central envia os dados corretamente para a placa.
No momento desse teste, foi possível ver a solda do transistor em ponto de fusão na placa. Esse meu amigo, disse que aposta em 95% de chances de ser ela.

A troca do transistor, é praticamente impossível. Ela foi fabricada de forma "blindada" com rebites. Ou seja, queimou qualquer componente, troque a placa completa...

Preço nas CSS's ultrapassam a casa dos R$850,00.

Com um pouco de paciencia, procurei em demais auto-peças da cidade e encontrei na PACCINI em Americana/SP. Auto-peças especializada em refrigeração automotiva. Obs.: Peça original da Valeo!!!

Valor: R$220,00 em 2x no cartão.

Troquei a peça e o problema está resolvido!

Obrigado Leal!
Diego Perroni
Vectra Elite 2.2 16V Automatic - Cinza Trinidad (2005)
http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=703

"Em nome do vento, Parabéns!"

Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por Rafael Gouveia » 02 Jul 2013, 23:50

Estou com um problema parecido com meu Vectra GTX, ele tem uma resistencia diferente, mas com a mesma função; ela fica atraz do porta luvas perto do ventilador, o estranho é que o meu não funciona em nenhuma velocidade e normalmente quando é problema nessa peça ele fica só na velocidade maxima e isso não acontece no meu...

Alguem sabe exatamente qual é o fusivel desse ventilador? Quais os reles responsáveis por ele?

Já desmontei o porta luvas e amanha vou tentar testar o ventilador.
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

Avatar do usuário
Diego Perroni
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 248
Registrado em: 07 Mai 2013, 10:40
Nome Completo: Diego Perroni
Cidade: Americana
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por Diego Perroni » 03 Jul 2013, 09:38

Rafael Gouveia escreveu:Alguem sabe exatamente qual é o fusivel desse ventilador? Quais os reles responsáveis por ele?

Rafael, no VB parece não ter fusivel... No meu caso o ventilador ficou travado e só consegui desligar removendo um relê (mais detalhes na minha garagem).

Se voce observar a placa da resistencia, com um multimetro pode medir o que tá saindo para o ventilador. Quem me ajudou com isso foi um amigo que manja de eletronica. Com esse teste ele bateu o martelo, pois da central vinha o sinal correto da velocidade desejada, mas na saída para o ventilador nao, confirmando um curto na resistencia...
Diego Perroni
Vectra Elite 2.2 16V Automatic - Cinza Trinidad (2005)
http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=703

"Em nome do vento, Parabéns!"

Avatar do usuário
Rafael Gouveia
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Abr 2013, 01:37
Nome Completo: Rafael Gouveia
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por Rafael Gouveia » 03 Jul 2013, 15:40

Pessoal, resolvido! Nem acredito rsrsrs era só mau contato ou zica mesmo rsrsrs

Primeiro passo é tirar a peça do local (apanhei), depois desliguei os fios do ventilador, testei o ventilador ligando ele direto no 12v, funcionou normal, quando liguei novamente na resistência eletrônica, liguei o ar e o ventilador funcionou as 4 velocidades rsrsrs
Da raiva, mas pelo menos não vou precisar comprar outra peça...

Meio ruim tirar essa resistência, pouco espaço e tem umas travas que seguram ela, mas consegui o/
Agora está funcionando novamente hehehe... valeu...

Ta ai as fotos...

Os fios vermelho e preto são do ventilador e o outro é o chicote, o fio mais fino do conector é oque vem do controle do ar digital, quando mudamos a velocidade esse fio muda a tenção entre 0 e 5 volts, assim sabemos se o problema é no comando do ar ou na resistência...
O dissipador de alumínio fica para dentro do duto de ar, para o próprio ventilador refrigera-lo, pois essa peça esquenta muito...

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Hyundai Tiburon Coupe 2.7 V6
Nissan Sentra SV 2018 Grafite Metálico
Triumph Street Triple 675cc
Vectra GTX AT 140cv 2010 Fotos
Vectra B Elite AT 2005 Fotos
Vectra CD MT 2003 Fotos
Vectra B Opel Ecotec 1.6 16v AT 97 Fotos

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por luizhbh » 04 Jul 2013, 22:58

Diego Perroni escreveu:Já faz dias que desmontei a resistencia conforme orientações do Jose Leal. Sem saber como testá-la, chamei um amigo que manja de eletronica.
Munido de um multimetro, ele já notou que os transístores da placa estão em curto.
O mais interessante foi o teste no local. Conforme voce aumenta ou diminui a velocidade do ventilador, a central envia os dados corretamente para a placa.
No momento desse teste, foi possível ver a solda do transistor em ponto de fusão na placa. Esse meu amigo, disse que aposta em 95% de chances de ser ela.

A troca do transistor, é praticamente impossível. Ela foi fabricada de forma "blindada" com rebites. Ou seja, queimou qualquer componente, troque a placa completa...

Preço nas CSS's ultrapassam a casa dos R$850,00.

Com um pouco de paciencia, procurei em demais auto-peças da cidade e encontrei na PACCINI em Americana/SP. Auto-peças especializada em refrigeração automotiva. Obs.: Peça original da Valeo!!!

Valor: R$220,00 em 2x no cartão.

Troquei a peça e o problema está resolvido!

Obrigado Leal!


Só pra falar que a troca não é impossível, eu lembro de já ter visto um how-to ensinando a trocar esses transistores e justamente prendê-los de volta com rebite. Só que eu achei essa informação meio que por acaso na época e confesso que vacilei em não ter salvado. Hoje eu já não consigo mais achar onde foi...
Tenho quase certeza que era em algum forum ou site dedicado ao Vectra ou Opel em geral e era em portugues de portugal!

[EDITADO A 01 e 04 AM]
Oras pois pois ! ! O topico a que me referi está lá no outro forum... o link está acá, ó gajo!

http://vectraclube.com.br/forum/viewtop ... 82&start=0
Imagem

Avatar do usuário
Diego Perroni
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 248
Registrado em: 07 Mai 2013, 10:40
Nome Completo: Diego Perroni
Cidade: Americana
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.2 MPFI 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por Diego Perroni » 05 Jul 2013, 10:18

luizhbh escreveu:eu lembro de já ter visto um how-to ensinando a trocar esses transistores e justamente prendê-los de volta com rebite.

Puxa Luiz, que beleza não?
Agora já troquei a resistencia... Na próxima queima, vamos partir para esse how to.
Seria bom mover ele pra cá neh?
Diego Perroni
Vectra Elite 2.2 16V Automatic - Cinza Trinidad (2005)
http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=703

"Em nome do vento, Parabéns!"

MarceloOliveira

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por MarceloOliveira » 05 Jul 2013, 10:44

Vou transferir para cá.

:88:

MarceloOliveira

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por MarceloOliveira » 05 Jul 2013, 11:00

O tópico esta aqui :

viewtopic.php?f=49&t=1246

copiei alguns links quebrados também, vai que um dia volta :-D

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por luizhbh » 23 Set 2014, 21:30

Só pra constar, as imagens do post inicial do José Leal estao OFF.. tem como refazer os links?
Imagem

marlonbenfica
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Abr 2014, 19:09
Nome Completo: MARLON BENFICA LOPES
Cidade: IPATINGA
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por marlonbenfica » 30 Dez 2014, 00:47

Olá!

Estou com praticamente o mesmo problema em meu Vectra 98 com ar digital. Porém, ao invés de somente ligar na velocidade 9, ele não liga o ventilador interno em nenhuma velocidade.

Retirando a peça pude perceber que a solda de três pinos estava quebrada, então chamei um amigo técnico em eletrônica para refazer as soldas. Após a soldagem correta dos pinos e limpeza dos contatos, o ventilador interno voltou a ligar, mas porém apenas até a velocidade 8, pois quando ligo no máximo (9) ele desarma o relé da resistência e fica ligando e desligando o ventilador interno (coisa de segundos mesmo).

Será que para este problema a substituição dos dois Transistors da resistência resolveria o meu problema. Pelo tempo de uso da peça sou mais favorável pela substituição, mas 200 conto ou mais não caiu do céu todo dia!!!

Alguém sabe de algum site que tenha a peça original GM Valeo???
Sou de Ipatinga, na região do Vale do Aço e estou a 220 km de BH, já procurei nos ferros velhos daqui e também na PORTA DA ESPERANÇA e N A D A da peça.

Obrigado a todos! Parabéns pelo post!

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por José Leal » 01 Jan 2015, 08:12

Luiz, esse imageshack c@gou meus tutoriais, pois postava as fotos nele. Deveria ter salvado-as em outro lugar.

Marlon, se o relé da velocidade 9 fica ligando e desligando, podem ser sim os transistores. Mas, infelizmente, pode ser tb o comando do AC. Tem que testar antes de condenar.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
claudiocasilva
GL Member
GL Member
Mensagens: 81
Registrado em: 28 Mar 2015, 18:05
Nome Completo: claudio almeida da silva
Cidade: itapevi
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Manutenção na resistência do ventilador interno

por claudiocasilva » 10 Ago 2015, 12:36

Rafael Gouveia escreveu:Pessoal, resolvido! Nem acredito rsrsrs era só mau contato ou zica mesmo rsrsrs

Primeiro passo é tirar a peça do local (apanhei), depois desliguei os fios do ventilador, testei o ventilador ligando ele direto no 12v, funcionou normal, quando liguei novamente na resistência eletrônica, liguei o ar e o ventilador funcionou as 4 velocidades rsrsrs
Da raiva, mas pelo menos não vou precisar comprar outra peça...

Meio ruim tirar essa resistência, pouco espaço e tem umas travas que seguram ela, mas consegui o/
Agora está funcionando novamente hehehe... valeu...

Ta ai as fotos...

Os fios vermelho e preto são do ventilador e o outro é o chicote, o fio mais fino do conector é oque vem do controle do ar digital, quando mudamos a velocidade esse fio muda a tenção entre 0 e 5 volts, assim sabemos se o problema é no comando do ar ou na resistência...
O dissipador de alumínio fica para dentro do duto de ar, para o próprio ventilador refrigera-lo, pois essa peça esquenta muito...

Imagem

Imagem

Imagem



amigao me diz como vc conseguiu chegar ate ele?

:47: :88:

62 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 139 visitantes