Ju_Bueno escreveu:Robson, a VT certamente é Wahler. Já usei uma dessa com a mesma inscrição 82/97. E nessa MM, tem alguma inscrição?
Mais umas perguntinhas que preciso fazer:
-Qdo o 2º estágio ainda funcionava, qual era a temperatura de trabalho que o relógio indicava usando AC na cidade?
-Agora sem ele funcionar, até onde o 1º estágio dá conta de baixar tb usando AC?
Desde que comecei a "estudar" o sistema de arrefecimento e mexer no meu, tenho passado por um perrengue sem final. Hoje, mesmo após já ter trocado bomba d'água, radiador, VT (82°), os 2 cebolões e aferido o funcionamento com scanner, recondicionado as 2 ventoinhas e com o sistema limpinho com aditivo tenho problemas com refrigeração insuficiente.
Ocorre o seguinte: andando na cidade, sem AC, a temperatura se eleva até 92~93° e liga o primeiro estágio; ainda sobe pra 94° e só então começa a baixar beeeeem devagar até 90° e fica por aí, às vezes subindo pra 91° - detalhe, com as ventoinhas ainda ligadas. Deveriam baixar pra 88° e desligar, mas não acontece (exceto se pegar uma descida mais longa e deixar em cut-off). A partir do momento em que ligam, não desligam mais, independente de quanto eu ainda ande. Se ligar o ar, sobe nos 96~97°, liga o segundo estágio, e se estiver muito calor, vai ainda pros 98° e começa a baixar bem, mas bem devagar... Aí geralmente eu desligo o AC com medo de dar merd@ e tb pq o rendimento dele cai bastante nessas circunstâncias
Já em rodovia, a temperatura se mantém abaixo do 90 (e acima do ponto azul) s/ AC, e c/ AC quase que estaciona nesses 90° e passa um pouquinho em aclives mais longos. Analisando isso, tenho a hipótese de que a ventoinha esteja fraca - msm depois de recondicionada. Nessa semana comprei uma nova, mas optei pela do Monza 94-96, que entra certinho no defletor mas tem a hélice diferente - 5 pás bem largas, igual do Vectra 94 (a minha original Bosch tem 7 pás mais estreitas e curvas, acho que igual do Vectra B). Mas como o clima deu uma amenizada, ainda não deu pra avaliar o funcionamento.
Por isso fiquei bem surpreso com seu relato, pois no seu GSI só o 1º estágio estava dando conta de usar o AC.
Parabéns pelo trato no GSI. Não disse que ele iria melharar???
Abs!
*Desculpa o texto enorme. Se quiser que eu remova daqui, a gente pode continuar por MP.
Deveriam baixar pra 88° e desligar, mas não acontece (exceto se pegar uma descida mais longa e deixar em cut-off). A partir do momento em que ligam, não desligam mais,
Já em rodovia, a temperatura se mantém abaixo do 90 (e acima do ponto azul) s/ AC, e c/ AC quase que estaciona nesses 90° e passa um pouquinho em aclives mais longos.
Robson Lott escreveu:Fuente del Mensaje
A queda de temperatura lenta e a manutenção da temperatura do motor alta realmente faz o carro ficar lento. O meu, quando chegava quase nos 100o (também 98 ou 99 graus!) ficava estranho!
Robson Lott escreveu:Fuente del Mensaje Partindo da hipótese de que sua tampa do distribuidor + rotor não estejam bons, nem a lambda (pra corrigir), faísca fraca faz a mistura ficar incompleta, causando aquecimento excessivo na câmara, esquentando mais o motor. Entradas falsas de ar também. O que acha?
Robson Lott escreveu:Fuente del Mensaje
Acho que vc pode tentar olhar o que pode tá causando esquentar, e não o que possivelmente não esteja diretamente relacionado a não-esfriar, sabe!? Tipo lavar o sistema, tirar o radiador e lavar ele ao contrário (metendo água na saída - lado esq e deixando ela sair pela entrada - lado dir, onde tem a VT). No Monza tb fiz isso e o radiador Valeo (não mais original de fábrica) saiu até grãos de areia!!!
Robson Lott escreveu:Fuente del Mensaje
Revisando aqui, outras considerações:Deveriam baixar pra 88° e desligar, mas não acontece (exceto se pegar uma descida mais longa e deixar em cut-off). A partir do momento em que ligam, não desligam mais. Já em rodovia, a temperatura se mantém abaixo do 90 (e acima do ponto azul) s/ AC, e c/ AC quase que estaciona nesses 90° e passa um pouquinho em aclives mais longos.
Deveriam, concordo! Mas algo tá fazendo o carro se manter tão quente o suficiente pra NÃO desarmar o(s) cebolão(ões)
Ju_Bueno escreveu:Nessa temperatura o que perde o rendimento no caso do meu carro é o AC. Começa a ficar desconfortável dentro dele. No motor não percebo nada de anormal.
Dessa parte não entendo muito, mas falsa entrada de ar e faísca fraca ocasionariam falhas / cortes no funcionamento? A mistura e queima inadequada tb afetariam o consumo, não mesmo? Na cidade nunca calculei - mas não acho que tenho a reclamar do consumo, e na rodovia média de 14, alguma coisa - excelente, não? Ah, no final de janeiro troquei velas e cabos antes de viajar.
Então, fiz limpeza no sistema várias vezes, desmontando termostática, retirando o radiador e enfiando a mangueira d'água na entrada de água do motor e com o motor funcionando, até a água sair limpinha. O radiador, mesmo sendo novo, já lavei da maneira q vc mencionou. Foi levantada a hipótese de o cabeçote estar taxado, mas não há grilos (detonação), e com o fato de em rodovia o motor trabalhar "não muito quente", foi descartado. Tb já misturei etanol na gasolina, não houve mudança e ao chegar na reserva, mandei apenas etanol no tanque. Nada tb. Um dia larguei o motor funcionando rua e na garagem (após ter chegado com o motor quente) com as ventoinhas ligadas e ficou lá nos 91° - não esfriou / desarmou.
A valvula é de 82°. Segundo informações daqui do fórum e auto-peças tb, Monza, Astra e Vectra a gasolina usa essa mesmo - vários usam tb nos flex.
Aqui é o ponto. Não tenho problemas com superaquecimento. A questão é uma demora muito grande para refrigerar. E aqui já comento em resposta ao Diego tb. Como ele comentou, no dele a temperatura baixa rápido. No meu não. Eu posso largar o carro ligado, tanto na garagem como ao ar livre que as ventoinhas ficam lá ligadas o tempo todo e não baixa pra 88° a fim de desligarem.
Vou esperar algum dia quente (acho que nesse fim de semana) pra se a ventoinha nova melhora algo.
**Robson, a discussão ficou longa d+. Estou querendo mover essas postagens pra minha garagem pra não poluir a sua com o meu problema. Lá eu fico + à vontade pra postar em mínimos detalhes.
Robson Lott escreveu:Fuente del Mensaje
Isso me levantou outra suspeita: Será que seu VAF foi mexido? Se alteram a calibração do ponteiro ou da pista, ou da mola da portinhola, manda a info errada pra ECU que "corrige" a mistura erroneamente. O que acha?
Robson Lott escreveu:... Mas o bom seria comparar sei lá, talvez o ruído e velocidade das minhas ventoinhas com a sua, pra ver se mesmo reparada/trocada por uma nova, descartaríamos de vez a hipótese do seu motor estar aquecendo demais.
Robson Lott escreveu:Dias quentes, que cheguem logo! Eu tb tô sem poder testar o meu, queria levar no mecânico mas ver novamente o problema acontecendo! O meu, no caso do 2o. estágio, QUANDO ARMA , também abaixa rápido!
Robson Lott escreveu:Pensei em uma coisa aqui: Mesmo a aplicação da sua VT (de onde vc tirou a informação?) sendo pro 8v 82o, tô com uma pulga atrás da orelha se essa especificação de VT junto aos ceboloões.... será q não tá conflitando não!???!?! Num seria o caso de vc "investir" uns 50 reais e comprar uma MM com carcaça de 92o para fins de teste??? Perder ela vc num vai, pq ao revender ela aqui no forum, certamente alguerm compra ela de vc!
Ju_Bueno escreveu:Eita!!!! Num quero nem pensar que seja esse treco... Mexer nele só mandando praquele cara (acho que Ricardo, do RJ, né?) e sabemos que o trem não é barato.
Ju_Bueno escreveu:Acho que comparar seria fácil com os carros lado a lado. Por vídeo, sei lá - talvez ficaria imperceptível. Em janeiro mandei dar uma geral no compressor do ar e recarregar o gás; o técnico disse que essa ventoinha parece estar muito fraca. O eletricista tb "achou" isso. Mas foi conferida a corrente no chicote, e "eletricamente", tudo em ordem.
Ju_Bueno escreveu:Na hora que eu puder testar pra valer essa ventoinha nova, ou mato o "largato" ou tenho que procurar outra causa para o problema. Afinal com a ventoinha original estava desse jeito, com ela retificada continuou; e se com uma nova continuar, já descarto.
Ju_Bueno escreveu:Robson Lott escreveu:Dias quentes, que cheguem logo! Eu tb tô sem poder testar o meu, queria levar no mecânico mas ver novamente o problema acontecendo! O meu, no caso do 2o. estágio, QUANDO ARMA , também abaixa rápido!
Vc já tentou fazer um jump no cebolão? Isso identifica se ele está operando ou não. Já fiz e refiz nos meus várias vezes, inclusive nesta semana pra conferir se a ventoinha nova realmente tem 2 rotações.
Ju_Bueno escreveu:Bem, a VT é a super-hiper recomendada aqui no fórum pelo Almeidão, com muitos relatos que usando ela a temperatura fica "filé". E se não me engano, na caixinha dela veio a aplicação mencionada "Astra / Vectra Gasolina". É a MTE 82° 211 série ouro.
Já os cebolões são os MTE correspondente aos originais: 741 - 88/83° e o segundo 767 - 1 95/90° 2 - (acho que 115/120).
Mas uma pergunta: se usar uma VT mais quente, ela vai segurar a água quente por mais tempo no motor, o que a aquecerá ainda mais. Isso não vai comprometer a troca de calor, sendo que quanto mais quente a água que sair do motor, mais vai demorar para resfriá-la no radiador?
Robson Lott escreveu:Fuente del Mensaje
Passados esses dias, matou o ? hehehehe!!! Ou seja, foi possível instalar a ventoinha nova?
Robson Lott escreveu:Sabe uma coisa que eu tava pensando... em todo o momento (salvo exceções) estamos falando de ventoinha e seus 2 estágios. Como o Vectra CD que tive eram 2 ventoinhas, uma na frente do condensador, outra atrás do radiador, estamos falando que ambas são ligadas em paralelo??? Ou seja, 2 estágios para as 2 ventoinhas?
Robson Lott escreveu:O problema é o acesso, minha mão não é pequena, mas não entra no vão pra tentar desconectar sem lascar a pele em algum lugar, ou estragar algo no carro. Acho que o lance seria de fazer isso com o carro suspenso, não!? Talvez pelo fato do meu Vectra ser 16v...
Robson Lott escreveu: queria muito saber onde vc conseguiu encontrar a especificação de que o 767 é 95/90 graus? No site da MTE só tem que é 95/120 (arma a 95 graus a ventoinha no 2o. estágio, e desacopla o compressor do A/C a 120o)
Ju_Bueno escreveu:Ela já estava instalada, mais foi bem nos dias que veio a frente fria, e no fim de semana esfriou de novo. Andei um pouco com o carro e tive a impressão de que houve uma sensível melhora - mas pode ser só efeito placebo e então o clima externo mais ameno. Tenho que esperar voltar os 30° novamente...
(...)
Sim, estão em paralelo. As duas trabalham sempre juntas; em ambos os estágios - com ou sem uso do AC.
(...)
Não considero minha mão pequena, mas eu faço ali pelo cofre mesmo. Mas acho que tb dá por baixo sem ter que levantar o carro.
(...)
No próprio cebolão. 95/90; 115/120. Tenho o velho guardado.
Adalberto.jr escreveu:Galera, quero dissertar sobre o comportamento d arrefecimento d meu carro. No manual, diz que a temperatura ideal de trabalho, é o traço intermediário, ou seja, 95 graus no painel d vectra A e 90 no painel d B.
No meu carro a temperatura oscila entre 88 e 97 graus com ou sem o ar. As ventuinhas são acionadas em 93 e 97 graus, e penam pra baixar, pois Fortaleza a temperatura média é de 40 graus rsrs
Mas ao trocar a tampa do reservatório, melhorando a pressurização do sistema, a temperatura média baixo um pouco e ficou melhor controlada.
Fato que me chamou atenção, foi o aumento da temperatura de trabalho, com adição do aditivo a base de etilenoglicol, acredito por aumentar a densidade d fluido!
Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk
Adalberto.jr escreveu:Robson, quanto a ventuinha, acho a primeira velocidade fraca, mas a segunda padrão. Fui a um especialista e esse me disse, que se houvesse problema, seria nas duas velocidades, pois segundo o eletricista está tudo nos conformes!
Fato que me chamou atenção, foi adição do aditivo aumentar a temperatura de trabalho, acionar as ventuinha 1 grau mais tarde e principalmente, dificultar a troca térmica.
Robson Lott escreveu:Relaxa, man! Como eu disse, sou apenas um curioso, baixíssimo nível técnico, vou apenas palpitar meus achismos.
Aprendi mais uma nova agora!
Abraços,
Robson Lott
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