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Equipe - Clube do Vectra

Geral{Cambio Automático} parando e estacionando
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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Gabriel Marchi
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{Cambio Automático} parando e estacionando

por Gabriel Marchi » 25 Jun 2016, 18:59

Boa noite amigos ..
Gostaria de saber com alguem experiente algumas (simples ) duvidas
sobre condução do Vectra automatico ..

Na minha cidade existe uma série de valas ,lombadas ,
ou até mesmo sinaleiros em série que fazem com que tenhamos que
brecar /acelerar/parar/ diversas vezes , levando em conta que
quando engrenamos (por exemplo a marcha "D") ao tirarmos o pé do freio
o carro ja começa a se locomover ..esse fato do carro começar a andar
logo q tiramos o pe do freio , faz com que se precisarmos parar em um semáforo
simplesmente pisamos com o pé no freio?? ( e esperamos o sinal abrir ) com o carro
levemente " ficar forçando " pra sair ?? ..isso é prejudicial ao veículo?? ou o melhor é
parar ,mudar o cambio para a posição " N " e quando o sinal abrir , engatamos o carro e saímos ..

Levem em conta q se precisarmos fazer isso várias vezes , parece ser desconfortavel pro veículo
mudar toda hora de " D " para " N " , como semáforos em série .. parar em esquinas etc ...

E do mesmo modo ,parece estranho simplesmente freiar o carro e ficar esperando com o pé no freio
( e o carro fica fazendo aquela forcinha pra sair )...

Outra coisa ...
Comprei meu Vectra e notei que o freio de mão nao funciona muito bem
precisa puxar muitíssimo até o fim ( e mesmo assim ... )
No caso de precisar PARAR EM UMA SUBIDA , o que vcs me aconselham?
se fosse um carro de transmissão manual a gente pode engatar o veículo ,puxar o freio de mao
( mesmo q fraco ) e o carro não vai se mover...

Paro o carro em subidas colocando o cambio em " P " , todo o movimento do veículo é travado e tals

Tem algum perigo parar o carro na posição "p" se o freio de mão nao estiver funcionando legal ?

qual é o jeito certo para parar o carro nessas situações ?..

agradeço desde ja

eloynjunior
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{Cambio Automático} parando e estacionando

por eloynjunior » 25 Jun 2016, 20:15

Olá,
Sou novo no assunto de carro automático, mas li procurei dar uma lida nas dicas da internet. Segue:

Pode deixar o carro no D em semáforos sem problemas. Não é necessário ficar colocando no N, salvo um semáforo que tenha um tempo de parada muito longo colocamos no N para economizar combustível.

Se vc pegar um trânsito muito ruim (cidade grande) com muito anda e para, pode-se descer para a marcha 1 para evitar que o câmbio fique colocando a segunda e logo parando e reduzindo. Ou também para sair de um ladeira muito íngrime.

Quanto ao freio de mão deve ver o que está errado, pois ele tem que travar o carro. No seu caso pode ser a hora de substituir as lonas ou pastilhas.

Para parar deve-se sempre deixá-lo no P (parking), mas primeiro travamos o carro no freio de mão para não forçar o câmbio. Eu faço o seguinte: parto, puxo o freio de mão, tiro o pé do freio e aí coloco no P.
Você pode Segurar o carro no P, mas é prejudicial para o câmbio.... O mesmo vale pro manual. Engatar o carro antes de parar no freio de mão força o câmbio.

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Diesel
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{Cambio Automático} parando e estacionando

por Diesel » 28 Jun 2016, 18:00

Gabriel Marchi escreveu:Boa noite amigos ..
Gostaria de saber com alguem experiente algumas (simples ) duvidas
sobre condução do Vectra automatico ..

Na minha cidade existe uma série de valas ,lombadas ,
ou até mesmo sinaleiros em série que fazem com que tenhamos que
brecar /acelerar/parar/ diversas vezes , levando em conta que
quando engrenamos (por exemplo a marcha "D") ao tirarmos o pé do freio
o carro ja começa a se locomover ..esse fato do carro começar a andar
logo q tiramos o pe do freio , faz com que se precisarmos parar em um semáforo
simplesmente pisamos com o pé no freio?? ( e esperamos o sinal abrir ) com o carro
levemente " ficar forçando " pra sair ?? ..isso é prejudicial ao veículo?? ou o melhor é
parar ,mudar o cambio para a posição " N " e quando o sinal abrir , engatamos o carro e saímos ..

Levem em conta q se precisarmos fazer isso várias vezes , parece ser desconfortavel pro veículo
mudar toda hora de " D " para " N " , como semáforos em série .. parar em esquinas etc ...

E do mesmo modo ,parece estranho simplesmente freiar o carro e ficar esperando com o pé no freio
( e o carro fica fazendo aquela forcinha pra sair )...

Outra coisa ...
Comprei meu Vectra e notei que o freio de mão nao funciona muito bem
precisa puxar muitíssimo até o fim ( e mesmo assim ... )
No caso de precisar PARAR EM UMA SUBIDA , o que vcs me aconselham?
se fosse um carro de transmissão manual a gente pode engatar o veículo ,puxar o freio de mao
( mesmo q fraco ) e o carro não vai se mover...

Paro o carro em subidas colocando o cambio em " P " , todo o movimento do veículo é travado e tals

Tem algum perigo parar o carro na posição "p" se o freio de mão nao estiver funcionando legal ?

qual é o jeito certo para parar o carro nessas situações ?..

agradeço desde ja

Boa Gabriel,

Como o Eloy falou, não é necessário colocar o câmbio em N à cada parada. O câmbio Automático é preparado pra isso.

Só se deve colocar em neutro no caso de uma parada mais longa.

Quanto ao carro sair andando ao tirar o pé do freio é pra evitar trancos ao acelerar, fazendo com que o carro tenha uma saída mais suave. Essa função, se não me engano chama creeping. Ela ajuda também em manobras de baixa velocidade como uma baliza. Basta aliviar o pé do freio para o carro se movimentar sem a necessidade de acelerar.

Já o modo correto de engatar o P é o seguinte: pare totalmente o carro, coloque o câmbio em N mantendo o pé no freio, puxe o freio de estacionamento, solte o pé do freio, aguarde o carro "apoiar" no freio de estacionamento e só então coloque a alavanca em P.

No começo parece complicado mas depois que acostuma você começa a fazer automaticamente.

Isso evita que o peso do carro fique no pino que trava o câmbio em P, diminuindo o desgaste e evitando quebras.

Pode fazer o teste e observar que não fazendo esse procedimento a alavanca fica mais pesada ao tirar do P pois o câmbio fica tensionado no pino.

Ao mudar de R pra N e vice-versa também é bom parar a alavanca em N por 1 ou 2 segundos. Também evita trancos e a quebra prematura do coxim de câmbio.

Quanto ao freio de estacionamento, o correto é que ele segure o carro com uns 3 dentes de acionamento. Se tem que puxar mais que isso, é necessário regular ou trocar as lonas/pastilhas traseiras.

Abraço!

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Gabriel Marchi
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{Cambio Automático} parando e estacionando

por Gabriel Marchi » 28 Jun 2016, 23:29

Eloy e Diesel muito mas muito obrigado mesmo pelas respostas
vocês não imaginam o quanto ajudaram ..
fico realmente muito grato por saber que existem caras como vocês prontos
a dar dicas , ajudar os que nao sabem etc ..
valeu

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Diesel
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{Cambio Automático} parando e estacionando

por Diesel » 30 Jun 2016, 11:36

Gabriel Marchi escreveu:Eloy e Diesel muito mas muito obrigado mesmo pelas respostas
vocês não imaginam o quanto ajudaram ..
fico realmente muito grato por saber que existem caras como vocês prontos
a dar dicas , ajudar os que nao sabem etc ..
valeu

Opa, o fórum serve justamente pra isso!


Abraço!

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{Cambio Automático} parando e estacionando

por Arquiteto » 03 Ago 2016, 22:18

gabriel , de qq forma vc deve mandar ajustar seu freio de mão

porque do jeito que esta o peso do seu carro acaba sendo transferido para a cx

vc eve estar percebendo um baita tranco ao mover a alavanca do P pra o D ...

quando vai sair com o carro apos ter estacionado em subidas e descidas ..

:47:

olivio25
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Freio Vectra Elite

por olivio25 » 31 Mar 2019, 13:31

Fala Galera !
O freio de mão do meu Vectra Elite 2011 quando eu paro o carro, ponho no neutro e puxo o freio de mão e coloco no P, percebo que ele ainda dá uma rolada pequena para frente ou para trás dependendo do terreno, o que pode ser isso, é tipo um folga no freio de mão, alguém já passou por isso ?

danrmp
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{Cambio Automático} parando e estacionando

por danrmp » 04 Abr 2019, 15:14

Acontece em todos os meus carros que usam esse mesmo sistema do Vectra.

Para evitar forçar a trava de Park e os coxins do motor, aciono o freio de mão, coloco em Neutro, solto o freio de serviço para que o carro se apóie no freio de estacionamento, e só então coloco em Park.

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