O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BMensagem no Mid - Falta de Óleo do motor

31 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
Xandhov
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 21 Abr 2013, 09:48
Nome Completo: Alexandre Viana
Cidade: Riacho Fundo I
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Mensagem no Mid - Falta de Óleo do motor

por Xandhov » 11 Jun 2013, 06:11

Amigos, gostaria da ajuda de vcs para resolver esse problema:

Há alguns dias, após rodar alguns km, parei o carro por umas 4 horas. Daí ao ligá-lo apareceu no MID a mensagem "falta óleo de motor"; desliguei o carro, esperei uns minutos para verificar o nível de óleo e o mesmo, ao verificá-lo, estava normal.
Pois bem, após uma semana, eu estava dirigindo o carro e a mesma mensagem surgiu ("falta óleo de motor"). Continuei andando e a mensagem desapareceu após uns 2 km percorridos. Isso foi num sábado. No domingo verifiquei o nível do óleo e estava normal.
Desde então a mensagem não apareceu mais.
O que pode ser? Falha no MID ou algum problema com a bomba de óleo? Algum de vcs teria outra explicação?

Abraços a todos os colegas do Clube!
THERE'S NO REPLACEMENT FOR DISPLACEMENT

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Re: Óleo do motor

por rgapski » 11 Jun 2013, 08:30

Xandhov,

Isso não é tão incomum nos vectras. O meu já deu essa mensagem.

Se o óleo esta no nível e a mensagem aparece, o defeito esta no sensor de nível (que vai dentro do carter).
De repente pode ser um mal contato no conector. Faça a limpeza dele com limpa contatos.

No meu caso, a limpeza do conector resolveu.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Xandhov
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 21 Abr 2013, 09:48
Nome Completo: Alexandre Viana
Cidade: Riacho Fundo I
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Óleo do motor

por Xandhov » 11 Jun 2013, 17:43

Onde eu acho esse limpa contatos rgapski?
THERE'S NO REPLACEMENT FOR DISPLACEMENT

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Óleo do motor

por Almeidão » 11 Jun 2013, 18:33

limpa contatos você acha em várias lojas de ferramentas ou material elétrico. É muito comum isto, apesar de que eu não goste muito e nem acreditar tanto no que ele faz mas tenho o meu da marca wurth. Tenho ele porque ele tem uma vantagem que é repelir a agua e isto sim é importante para um eventual problema quando lavamos o motor. Para evitar discussão ele serve sim para limpar contatos que não estejam muito oxidado que pode ser o seu caso que hora funciona, hora não. Mas eu ainda sou a favor da velha e difícil lixa e depois usar uma graxa especial no local.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Xandhov
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 21 Abr 2013, 09:48
Nome Completo: Alexandre Viana
Cidade: Riacho Fundo I
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Óleo do motor

por Xandhov » 12 Jun 2013, 05:20

É fácil e visível localizar esse sensor de nível no cárter?
THERE'S NO REPLACEMENT FOR DISPLACEMENT

Avatar do usuário
Xandhov
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 21 Abr 2013, 09:48
Nome Completo: Alexandre Viana
Cidade: Riacho Fundo I
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Óleo do motor

por Xandhov » 12 Jun 2013, 05:22

Almeidão escreveu:limpa contatos você acha em várias lojas de ferramentas ou material elétrico. É muito comum isto, apesar de que eu não goste muito e nem acreditar tanto no que ele faz mas tenho o meu da marca wurth. Tenho ele porque ele tem uma vantagem que é repelir a agua e isto sim é importante para um eventual problema quando lavamos o motor. Para evitar discussão ele serve sim para limpar contatos que não estejam muito oxidado que pode ser o seu caso que hora funciona, hora não. Mas eu ainda sou a favor da velha e difícil lixa e depois usar uma graxa especial no local.

Sds


Almeidão, que graxa especial é essa? Onde encontrá-la?
THERE'S NO REPLACEMENT FOR DISPLACEMENT

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Re: Óleo do motor

por rgapski » 12 Jun 2013, 08:16

Xandhov,

Se o sensor tiver ido pro espaço, o código é esse aqui: 90379288
Vai ter que garimpar, pois custa por volta de 400 reais na CSS!

Ele fica no local circulado em vermelho:
Imagem

Pode usar WD-40 no conector que também ajuda a tirar a ferrugem e repelir água!
No meu carro, há cada 06 meses, eu vou retirando os conectores e dando uma borrifada de WD-40 para não oxidar e evitar umidade! Recomendo!

Vai mantendo a gente informado!

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

oliveiramao
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 337
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:21
Nome Completo: Marco Aurélio de Oliviera
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Óleo do motor

por oliveiramao » 12 Jun 2013, 08:46

Também uso o WD40, recomendo.... :88:
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Óleo do motor

por Almeidão » 12 Jun 2013, 16:26

Eu quase escrevi WD40 hehhehe. Acho ele melhor que o limpa contato, porem o limpa contato seca logo enquanto o WD40 não. Eu prefiro o WD40.
A graxa especial é uma graxa branca, não transparente, é branca mesmo NSK. Ótima para usar em fusíveis, mas não é para emplastar, só uma leve camada e pra quem tem trambulador externo, ou seja com cabos de aço ela é muito eficiente nestas peças externas.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Xandhov
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 21 Abr 2013, 09:48
Nome Completo: Alexandre Viana
Cidade: Riacho Fundo I
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Óleo do motor

por Xandhov » 14 Jun 2013, 07:22

rgapski escreveu:Xandhov,

Se o sensor tiver ido pro espaço, o código é esse aqui: 90379288
Vai ter que garimpar, pois custa por volta de 400 reais na CSS!

Ele fica no local circulado em vermelho:
Imagem

Pode usar WD-40 no conector que também ajuda a tirar a ferrugem e repelir água!
No meu carro, há cada 06 meses, eu vou retirando os conectores e dando uma borrifada de WD-40 para não oxidar e evitar umidade! Recomendo!

Vai mantendo a gente informado!

Abs!


Rgapski, agora fiquei em dúvida. Para ter acesso ao sensor eu não teria que abrir o cárter pelo sensor ir dentro do mesmo? Mas pela imagem que vc postou, eu teria como chegar ao sensor externamente. Então como eu tenho acesso ao sensor? Preciso abrir o cárter?
THERE'S NO REPLACEMENT FOR DISPLACEMENT

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Re: Óleo do motor

por rgapski » 14 Jun 2013, 08:51

Xandhov escreveu:
Rgapski, agora fiquei em dúvida. Para ter acesso ao sensor eu não teria que abrir o cárter pelo sensor ir dentro do mesmo? Mas pela imagem que vc postou, eu teria como chegar ao sensor externamente. Então como eu tenho acesso ao sensor? Preciso abrir o cárter?


Cara, não sei te responder com precisão.
Quando foi feita a limpeza no do conector eu não estava presente, apenas sei onde fica porque meu mecânico apontou ali.
Talvez o conector fique pra fora e o sensor dentro do carter.

Logo mais alguém confirma isso!

Abs
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Xandhov
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 21 Abr 2013, 09:48
Nome Completo: Alexandre Viana
Cidade: Riacho Fundo I
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Óleo do motor

por Xandhov » 30 Jun 2013, 00:08

Rgapski, utilizei o limpa-contato no sensor de nível e o aviso de falta de óleo no MID parou de aparecer.
Valeu pela dica amigo!
Abç
THERE'S NO REPLACEMENT FOR DISPLACEMENT

Avatar do usuário
Agno Ramalho
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Jul 2013, 21:14
Nome Completo: Agno Dos Santos Ramalho
Cidade: campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Óleo do motor

por Agno Ramalho » 22 Jul 2013, 21:40

Meu vectra está aparecendo qdo ligo na primeira partida a luz do oléo e após alguns segundos apaga e eu queria saber se é normal ou tenho que trocar a bomba de oleo e o cebolinha,já estou a 6 anos com ele e ela nunca demorou para apagar,mais no computador de bordo não está aparecendo nada.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Re: Óleo do motor

por rgapski » 24 Jul 2013, 08:38

Agno Ramalho escreveu:Meu vectra está aparecendo qdo ligo na primeira partida a luz do oléo e após alguns segundos apaga e eu queria saber se é normal ou tenho que trocar a bomba de oleo e o cebolinha,já estou a 6 anos com ele e ela nunca demorou para apagar,mais no computador de bordo não está aparecendo nada.


Agno,

O computador de bordo informa o nível do óleo, ou seja, a quantidade que tem dentro do motor.
A luz do painel, por sua vez, informa que o circuito esta com baixa pressão.
Um não tem haver com o outro.

Se a luz do painel esta demorando a apagar, você pode estar com baixa pressão no sistema, o que não permitirá a lubrificação correta do motor.
Isso tem que ser verificado com urgência.

A primeira providencia a ser tomada é medir a pressão do óleo.
Não sei de cabeça, mas todo mecânico que se preze tem uma tabela com os valores de referencia.

Se a pressão estiver normal, pode trocar a cebolinha. Custa baratinho, coisa de no máximo 15 reais e não da trabalho pra trocar.

Agora, se a pressão estiver baixa, recomendo retirar o cárter e verificar a existência de borra no sistema, ou até mesmo entupimento do pescador.
Abrir e fazer uma limpeza nunca é demais.
Essa borra é comum em carros que trocam o óleo através de maquinas de sucção. O certo é retirar o parafuso para que toda a sujeira depositada se vá junto com o óleo velho.

Depois de limpo o cárter, fazer uma nova medição na bomba de óleo.
Aí sim, se não estiver de acordo, fazer a troca dela.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

bortoly
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 28 Jun 2014, 16:08
Nome Completo: Carlos Alberto Bortoly
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Óleo do motor

por bortoly » 11 Jul 2014, 21:36

Olá pessoal,

Hoje fui numa mecânica tentar incluir o consumo instantâneo no mid... Segui os passos:
Após conectar o TECH2, vai seguindo as telas e entrando nas opções abaixo:
Diagnóstico
Ano 2008
Tipo Elux
Sistema Infotainment
Indicador Funções Multiplas
Liga chave
Confirma
Programação
Programe Indice Códigos
Programe
Enter no código
Consumo Instantâneo
Modificar / Ativar
Programe. (para salvar a alteração)


Resumo da ópera... Não consegui librar a opção consumo instantâneo e para piorar meu dia começou a aparecer a mensagem Controlar nível óleo ao ligar o veículo (só desaparece se aperto para trocar opção do CB) e ao desligar também aparece a mensagem Controlar nível óleo!

Por favor, alguém pode me ajudar a tirar essa mensagem e incluir o consumo instantâneo? tenho um gtx 2009/2010... Ficarei muito agradecido pessoal!

tiagofgm
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 23 Set 2015, 12:50
Nome Completo: Tiago Fernandes Galhardo Marcondes
Cidade: Alta Floresta
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Óleo do motor

por tiagofgm » 12 Jun 2016, 14:34

Pessoal...gostaria de contar minha experiencia hoje hehe.... Fui verificar o q estava acontecendo com o oleo porque aparecia a mensagem no mid falta oleo motor... E ao tentar retirar o sensor o mesmo caiu dentro do carter.... Ai neh so me sobrou uma alternativa e qual foi minha surpresa ao abrir o carter..... O fio do sensor estava quebrado..... Vou tentar emendar e fechar o carter novamente.... Assim q finalizar posto mais detalhes

LUISFRAGA
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 21 Jun 2016, 19:31
Nome Completo: luis fraga
Cidade: Guaíba
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Óleo do motor

por LUISFRAGA » 29 Jun 2016, 08:56

tiagofgm escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal...gostaria de contar minha experiencia hoje hehe.... Fui verificar o q estava acontecendo com o oleo porque aparecia a mensagem no mid falta oleo motor... E ao tentar retirar o sensor o mesmo caiu dentro do carter.... Ai neh so me sobrou uma alternativa e qual foi minha surpresa ao abrir o carter..... O fio do sensor estava quebrado..... Vou tentar emendar e fechar o carter novamente.... Assim q finalizar posto mais detalhes



Bom dia!!

Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber qual o oleo indicado para o 2.4 16v ? Obs motor com 150,000 km.

Abraço!!

adalton da cruz martins
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Jun 2016, 09:27
Nome Completo: adalton da cruz martins
Cidade: gravataí
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mensagem no Mid - Falta de Óleo do motor

por adalton da cruz martins » 04 Jul 2016, 21:58

Boa noite pessoal, alguém pode me dar uma luz sobre o alarme de falta óleo motor no mdi do meu vectra cd 2.0 16v 1997, eu já troquei o sensor , já troquei o interruptor de pressão do óleo, já troquei o filtro de óleo por um dmarca e passei limpa contato nos plugles do sensor e nada resolveu, antes dava e sumia o alarme agora ficou de vez eu não sei o que fazer . Me dêem uma luz pelo amor de Deus.............Estou na espera!!!!!

tiagofgm
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 23 Set 2015, 12:50
Nome Completo: Tiago Fernandes Galhardo Marcondes
Cidade: Alta Floresta
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mensagem no Mid - Falta de Óleo do motor

por tiagofgm » 21 Jul 2016, 21:54

LUISFRAGA escreveu:Fuente del Mensaje
tiagofgm escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal...gostaria de contar minha experiencia hoje hehe.... Fui verificar o q estava acontecendo com o oleo porque aparecia a mensagem no mid falta oleo motor... E ao tentar retirar o sensor o mesmo caiu dentro do carter.... Ai neh so me sobrou uma alternativa e qual foi minha surpresa ao abrir o carter..... O fio do sensor estava quebrado..... Vou tentar emendar e fechar o carter novamente.... Assim q finalizar posto mais detalhes



Bom dia!!

Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber qual o oleo indicado para o 2.4 16v ? Obs motor com 150,000 km.

Abraço!!


Amigo... Aqui na minha cidade nao tem nenhuma autorizada GM entao foi dificil descobrir o oleo para o meu carro ja q nos posto de gasolina me indicava os sintetico por meu carro ser 16 v 2.0. Porem descobri uma autopeça aqui na minha cidade que o forte eh a linha GM e o dono da loja me informou q o oleo q usava era errado por ser um motor mais rodado e me indicou o oleo da acedelco sae 20W-50 API SJ... Porem no dia q deu problema no sensor eu acreditava q o sensor saia puxando externamente tentei tirar e o sensor caiu no carter e vasou quase um litro e meio do oleo, fui obrigado a abrir o carter e verificar o sensor e vi que o fio estava quebrada, neste caso fiz a solda de um novo fio e o sensor voltou a funcionar normalmente e na hora de fechar tive q comprar oleo para preencher o carter, so q era domingo e neste dia so encontrava oleo no posto.... Ai pra minha surpresa... Encontrei o oleo especificado acima da marca texaco hivoline com custo bem baixo e ao ler o rotulo era da mesma fabricante do oleo acedelco q eh a marca oficial da GM.... Ate a embalagem eh a mesma, so muda a cor. Em relaçao ao oleo eu aprovei....o motor antes batia os tuchos quando ligava e nao dava a sensaçao de macio.... Apos utilizar este oleo achei uma grande melhora pro motor.... Recomendo

tiagofgm
Member
Member
Mensagens: 15
Registrado em: 23 Set 2015, 12:50
Nome Completo: Tiago Fernandes Galhardo Marcondes
Cidade: Alta Floresta
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mensagem no Mid - Falta de Óleo do motor

por tiagofgm » 21 Jul 2016, 21:56

adalton da cruz martins escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal, alguém pode me dar uma luz sobre o alarme de falta óleo motor no mdi do meu vectra cd 2.0 16v 1997, eu já troquei o sensor , já troquei o interruptor de pressão do óleo, já troquei o filtro de óleo por um dmarca e passei limpa contato nos plugles do sensor e nada resolveu, antes dava e sumia o alarme agora ficou de vez eu não sei o que fazer . Me dêem uma luz pelo amor de Deus.............Estou na espera!!!!!


Ja abriu o carter e verificou o sensor.... Acho melhor levar na oficina e pedir pra abrir.... O meu tava quebrado o fio q une o plugue com o sensor

31 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 183 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 05:30