O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

408 mensagens
Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por leoborgesl » 11 Abr 2016, 19:38

Pior q não!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Cláudio Simões Ferreira
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Ago 2016, 10:12
Nome Completo: Cláudio Simões Ferreira
Cidade: Caetanópolis
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

por Cláudio Simões Ferreira » 08 Ago 2016, 21:13

Amigos, meu Vectra CD 2.0 16 V mais conhecido como FANTASMA foi retificado a menos de 2 meses, porém estou me deparando com um problema de fumaça azul quando acelero na alta. A princípio suspeitávamos de uma possível montagem de anéis de raspa errados (virados), como por exemplo, o mecânico deixando eles na mesma posição, onde o óleo passa para a câmara de combustão. Outra suspeita seria que algum, ou alguns dos retentores não terem vedação correta no cabeçote.
Entre estas duas, ainda temos a suspeita de que a junta do cabeçote poderia está queimada, fazendo com que o óleo passasse também para a câmara de combustão.
Enfim, podem ser enumeras possibilidades de erros.
Para complicar ainda mais, hoje, ao levar o possante ao mecânico novamente, sabendo que ainda está na garantia o motor, o Vecão abriu o bico e espirou óleo por todo o motor, chegando ao mecãnico com um barulho de pinos, parecendo uma Maria fumaça.
Alguém poderia me dar uma sugestão plausível a respeito dessa anomalia?

Meu nome é Cláudio Simões e estou no cadastrado no Clube do Vectra a menos de uma semana. Peço socorro para aqueles que já passaram por uma situação similar a minha.

Observações:
01- Foi uma dureza funcionar o bruto após retífica, a começar pelo sincronismo da polias e ao meu ver a surra que o Mecânico ainda tomou. Aconteceu de tudo, até uma contrapressão no motor que resultou em um prejuízo de 185 reais para um intermediário da descarga.

02- A oscilação danada no sistema de injeção que até hoje ainda persistia.

03- A fumaça azul que desde a montagem até ao problema de hoje ainda continua, ou continuou até ele pifar de vez.

Enfim, um terror que não acaba.

Aguardo.

Atenciosamente;
Cláudio

leolucia
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 24 Nov 2013, 20:27
Nome Completo: Leonardo Gonçalves Junior
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Mistério no arrefecimento

por leolucia » 20 Set 2016, 12:46

Boa tarde à todos!!
Eu sei que existem vários tópicos com relação ao arrefecimento, mas está um mistério o caso do arrefecimento do meu vectroso!! :62:
Desde o ano passado quando troquei o radiador e este ano quando substituí todas as mangueiras do sistema de arrefecimento, tubo d'água e etc, ainda continua baixando água!! Não é muita coisa, mas em uma semana baixa uns 300 ml!!
Será que queimou junta? Meu mecânico na última manutenção fez o teste de compressão do sistema depois de ter trocado todas as mangueiras e não vazou nenhuma gota!!
Ah!! Precisei mandar anular o ar quente, pois aqui onde moro a válvula e as mangueiras do sistema custam 1.200,00 que meu mecânico orçou na agência!! Vou tentar no futuro procurar em Sâo Paulo, porque aqui é tudo mais caro!!!
Mas uma vez, eu sei que é um tópico repetitivo, mas na experiência de vocês gostaria de uma luz!! :13:

Abraços

Avatar do usuário
Johnny Maronesi
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 169
Registrado em: 14 Set 2016, 09:03
Nome Completo: Jonatan Marönesi
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Mistério no arrefecimento

por Johnny Maronesi » 20 Set 2016, 14:44

Blz leolucia!

Não manjo muito de mecânica mas cairia no conceito de poder ser alguma coisa besta. aplique a engenharia reversa, pega a lista de peças que o mecânico trocou e faça um checklist em todo o conjunto do arrefecimento e derivados! Exemplo foi trocado as mangueiras e o radiador! mas verificou a bomba d'agua, válvula termostática, Tampa do reservatório pode não estar vedando direito, abraçadeiras gastas. manja?

Exemplo: Trabalho como "Analista de testes de Software" e sempre os testes feitos pelo "Desenvolvedor=Mecânico" dão certo na máquina deles, na minha sempre encontro erros, kkk sem ofensa aos brothers desenvs.!!!
seja vc o Tester e descubra o que o mecânico não trocou ou não pensou em fazer!!!kkkk Com arrefecimento eu não brinco teve uma vez que fui viajar com o prisma que tinha e na revisão trocaram a bomba d'agua e não trocaram a válvula junto, quase que perdi o cabeçote por conta desse vacilo, a válvula deu pane a tampa do reservatório foi pro vinagre. quase que estragou o rolê. Lição aprendida!

Espero ter ajudado por onde começar! kkk

Conheço Rio Preto: Muito bom aí faz tempo que não vou kkk Grade Abraço!
Imagem
Maronesi Custom
Cel: (11) 95454-0137
Tel: (11) 2364-8515
Site: http://jonatanmaronesi.wix.com/luthier

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Mistério no arrefecimento

por Alcir Andreoni » 20 Set 2016, 15:26

Você testou a compressão dos cilindros?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

leolucia
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 24 Nov 2013, 20:27
Nome Completo: Leonardo Gonçalves Junior
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Mistério no arrefecimento

por leolucia » 21 Set 2016, 10:33

Johnny, boa idéia com relação ao cheklist. Realmente o que ele não verificou foi a bomba d'água que já têm quase 3 anos e a válvula termostática que não têm nem um ano...
Moro em Rio Preto à 8 anos, e estou sempre em sampa também, gosto muito daí!!
Abraço!!

Alcir, acredito que meu mecânico não testou compressão de cilindros. Vou verificar com ele!!

Muito obrigado à vocês pelas dicas!!

Avatar do usuário
Johnny Maronesi
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 169
Registrado em: 14 Set 2016, 09:03
Nome Completo: Jonatan Marönesi
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Mistério no arrefecimento

por Johnny Maronesi » 21 Set 2016, 10:45

Nois Mano!

que bom poder ajudar!

tenho parentes em Rio Preto, quando estiver com viagem marcada eu aviso! ai agente toma umas brejas! kkk abraço
Imagem
Maronesi Custom
Cel: (11) 95454-0137
Tel: (11) 2364-8515
Site: http://jonatanmaronesi.wix.com/luthier

Avatar do usuário
Brener
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 17 Dez 2015, 05:57
Nome Completo: Brener
Cidade: Belo horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Mistério no arrefecimento

por Brener » 21 Set 2016, 11:01

leolucia escreveu:Fuente del Mensaje Johnny, boa idéia com relação ao cheklist. Realmente o que ele não verificou foi a bomba d'água que já têm quase 3 anos e a válvula termostática que não têm nem um ano...
Moro em Rio Preto à 8 anos, e estou sempre em sampa também, gosto muito daí!!
Abraço!!

Alcir, acredito que meu mecânico não testou compressão de cilindros. Vou verificar com ele!!

Muito obrigado à vocês pelas dicas!!


Cara tive problema com a bomba d'agua a pouco tempo, percebi que baixava o nível do carro, e só pingava quando esta em uma determinada posição.
Há na bomba um orifício " ladrão" por onde escapa a água. se não for isso, ai parte pro teste do o colega indicou ai, o teste de compressão de cilindro.
Ex: Vectra Expression 2.0 Manual 2007/2007- Top
Atual: New Civic Exs 1.8 Aut. 2008/2008

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério no arrefecimento

por Almeidão » 21 Set 2016, 20:55

Só um pequeno detalhe, 300 ml em uma semana é muito, absurdamente muito. Bem, se tiver passando água por junta queimada, ele passará ou para o óleo ou para as câmaras. Os dois jeitos aparecem sintomas no carro, se for para o óleo o mesmo ficará com cor de café com leite e isto aparece na tampa do óleo do motor, já se passar para as câmaras e na verdade será uma delas, o carro vai falhar, ratear e em retomada na alta ficará ainda pior. Mas ela pode está vazando em 3 locais sendo dois quase invisível se usa aditivo e totalmente invisível se não usa aditivo e ala aparece ali no filtro de óleo dando uns pinguinhos. Estes locais são a bomba que pode já está cansada e já abriu o bico e vaza no furo que ela tem para isto ou na parte superior da bomba que é a caixa da Termostática, ali tem um anel de borracha que ao prender a caixa na cara do motor, com o tempo pode vazar e pior ainda quem usa cola no anel pensando que poderá ajudar. Para tirar caixa da termostática fora, somente tirando tudo da frente do motor como polias, correias etc.

Outro local quase invisível é o tubo plastico que as vezes trinca e não se vê a água evaporando, são microfissuras e é difícil de ver se o carro tiver ligado, normalmente aparece com ele muito quente e desligado, com uma lanterna se consegue ver.

Por fim, a tampa do reservatório que se estragar a válvula que ela tem, como defesa a água saia pra fora em momentos que as vezes não vemos.

Cabe a você agora ter a percepção necessária a saber o que possa esta acontecendo, estou considerando que mangueira e radiador são novos e que não tem mistério nisto.

Só lembrando a você que seu carro usa mangueira inteira para o sistema dele, mas você consegue comprar tudo separado, tubos e mangueiras etc, assim eu fiz no meu para não ter que gastar esta fortuna que a inteira custa, e mais comprei tudo original porque tem carros igual ao seu com esta mangueira vindo de fábrica e outros não.
Imagem

leolucia
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 24 Nov 2013, 20:27
Nome Completo: Leonardo Gonçalves Junior
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Mistério no arrefecimento

por leolucia » 23 Set 2016, 06:56

Caro Almeidão, depois de suas dicas me sinto mais aliviado porque verifiquei o óleo e a tampa e eles estão normais, portanto a água não está indo para o óleo. O carro também não está falhando nem rateando, então acredito que não esteja indo para as câmaras de combustão.
Agora sobrou pra mim a bomba que pelo tempo que eu substituí pode ser ela. o tubo plástico eu também troquei junto com as mangueiras e a válvula termostática eu troquei junto com o radiador.
De qualquer forma não custa dar uma conferida em tudo, pois isso está me incomodando muito e já até parei de usar aditivo porque é desperdício de dinheiro....
Vou ver o que posso fazer, pois estou um pouco apertado agora e não sei se vai dar para colocar o carro na oficina para ver esse problema, mas assim que tiver uma solução eu escrevo dizendo o que era...
Obrigado à todos pelas dicas

danielzhe
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 28 Jul 2016, 10:23
Nome Completo: Daniel J Santos
Cidade: Farroupilha
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Mistério no arrefecimento

por danielzhe » 23 Set 2016, 07:57

Testou a tampa do reservatório? Eu tive o mesmo problema e segundo dicas do fórum, foi só trocar a tampa e resolveu. :D

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Mistério no arrefecimento

por leoborgesl » 24 Set 2016, 15:39

Olha as mangueiras e a valvula do ar quente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério no arrefecimento

por Almeidão » 25 Set 2016, 17:46

Quanto eu falo de caixa de termostática, eu não estou falando da termostática ali do lado do motor, estou falando da peça onde a termostática é parafusada, esta peça é presa na cara do motor por dois parafusos em diagonal e o que veda ela é um anel de borracha que por sinal bem mais grosso que o normal.

Um grande vilão também pode ser a válvula de ar quente quando tem, tão ruim esta pela que eu fiz uma pra mim de alumínio e super perfeita, eu diria que é quase impossível de estragar.

Sds
Imagem

leolucia
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 24 Nov 2013, 20:27
Nome Completo: Leonardo Gonçalves Junior
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Mistério no arrefecimento

por leolucia » 26 Set 2016, 16:50

Então amigos, eu mandei isolar o ar quente pois quando eu troquei todas as mangueiras meu mecânico percebeu que a válvula estava com problema, mas aqui onde moro estão cobrando 1.200,00 pelo conjunto completo na agência. Não vou pagar esse valor de forma alguma pelo menos por enquanto, então mandei isolar para ver se encontro pelo Mercado Livre.
Agora vou olhar com mais carinho a caixa da termostática para ver se é lá também.....
Esta semana vou para São Paulo e acredito que só ficando de olho no nível da água não haverá muitos problemas com relação a essa baixa no nível... Sensor de temperatura foi trocado então é só ter carinho no nível de água...

Abraços

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Mistério no arrefecimento

por leoborgesl » 26 Set 2016, 20:30

A valvula custa em media $30 (paralela)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

xande_97
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Jan 2015, 21:58
Nome Completo: Alexandre Zatti
Cidade: Constantina
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mistério no arrefecimento

por xande_97 » 26 Set 2016, 21:40

Aconteceu a mesma coisa com o meu GLS, era a bomba da água que estava vazando e também um pedaço de mangueira rachada no meio do motor, troquei as duas coisas, resolvido.

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member
Mensagens: 685
Registrado em: 07 Abr 2013, 16:37
Nome Completo: Gabriel
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Mistério no arrefecimento

por Gabriel Abrahão » 26 Set 2016, 21:47

Quando tinha o Vectra CD e estava vazando na mangueira do ar quente, perto da parede corta fogo, era só a guarnição interna das 3 junções, que estava com problema. Mandei substituir essa guarnição e parou de vazar. Lembro que na época, mandei orçar na CSS, era quase R$800,00, se não me engano.
Atual: Honda Civic LX 2003/2004 - Fotos

Ex: Ford Fiesta 2016/2017 - Fotos

Ex-Vectra CD 2003/2003 - Fotos

leolucia
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 24 Nov 2013, 20:27
Nome Completo: Leonardo Gonçalves Junior
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Mistério no arrefecimento

por leolucia » 05 Out 2016, 16:25

Pessoal boa tarde, acho que achei onde está fazendo meu carro baixar água...
Imagem
Pelo o que observei é na junta da caixa da válvula EGR conectada ao bloco do motor!! Meu mecânico mexeu nisso na última manutenção mas pelo jeito não resolveu.
E detalhe: Só consegui localizar com o motor frio!!

Avatar do usuário
Johnny Maronesi
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 169
Registrado em: 14 Set 2016, 09:03
Nome Completo: Jonatan Marönesi
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Mistério no arrefecimento

por Johnny Maronesi » 05 Out 2016, 16:55

Boa!

Achado o Problema! partiu resolução!

Quando for resolvido essa questão passa o valor e as peças peças que foram trocadas, é interessante saber.

Grande abraço
Imagem
Maronesi Custom
Cel: (11) 95454-0137
Tel: (11) 2364-8515
Site: http://jonatanmaronesi.wix.com/luthier

leolucia
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 24 Nov 2013, 20:27
Nome Completo: Leonardo Gonçalves Junior
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Mistério no arrefecimento

por leolucia » 10 Out 2016, 16:29

Blz Johnny , vou tentar programar a manutenção ainda esta semana. Do jeito que está estou andando com medo!!

Abraço

408 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 167 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 11:48