O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisComo trocar uma correia do alternador - Vectra B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

16 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
celusbr
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 30 Mai 2013, 21:13
Nome Completo: marcelo l g duarte
Cidade: joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Como trocar uma correia do alternador - Vectra B

por celusbr » 09 Jul 2013, 19:20

Galera tenho um Vectra cd, 1997, 2.0, 16 válvulas, tive um problema com a mangueira de retorno de óleo da direção que estava vazando, arrumei a mangueira, e quando fui dar a partida no vecao, a correia deve ter pego em algum lugar que despedaçou ela, então mais um trabalho trocar a correia do alternador. ai começou a minha dor de cabeça, mas vou dar o passoo a passo completo, pra quem tiver que trocar a correia valeu vamos la então. So lembrando e necessário retirar o para choque e a roda direita ok.
Imagem
esse ai eh o tensionador ele ira esticar a correia.
Imagem
aqui estou mostrando o tensionador de frente, na foto ele já esta sem o parafuso, mas já vou dar uma dica, quando for tirar a velha se não quiser cortar ela, com uma chave de boca 15mm de aperto no parafuso que vai afrouxar a correia para poder tirar ela inteira ok. ( estou dando essa dica porque eu não sabia disso e tirei na forca puxando a correia e jogando ela pro lado, ehehehehe. ) agora vamos tirar o parafuso do tensionador para que ele fique solto,
agora vamos ver como tirar a correia. ( inteira )
Imagem
a peca destacada com 1, ela prende a correia ( nesse ponto eu também sofri pra conseguir desmontar, então vai uma dica pra quem também não sabe ok. )
em destacado com 3 eh o parafuso da peca um, eh necessário soltar a porca por baixo ( chave de boca 15 ), depois a peca destacada com 2 e 4 eh tipo um regulador de altura, entao pode soltar bem a porca item 4 ( chave de boca 19 ) que ela vai ajudar a levantar o parafuso do item 3 na foto, ok agora para o próximo passo eh levantar o motor assim.
Imagem
deem uma olhada utilizei 2 macacos, um para o carro, meia altura outro para o motor.
Imagem
notem que peguei pela berada do reservatório de óleo, com cuidado para não amassar, levanta ate o máximo que o motor levantar e para ok.
pronto, ai como descobri como fazer para colocar a correia nova, cortei a correia velha porque a troca tava garantida certo.
Entao vamos ao passo de colocar a corria nova. o parafuso do item 1 e 3, não vai sair totalmente, eu tive que levantar mais um pouco com uma alavanca ( nada muito difícil ok ).
agora com o parafuso levantado passe a corria nova por ele, pronto agora so falta passar pelo tensionador.
Imagem
eh uma pena que essa foto ficou meia escura, mas da pra ver que o tensionador esta de lado, bom na primeira tentativa tentei passar a correia por cima dele, e bem não eh assim, a correia tem que passar pela parte de baixo dele ok.
pronto com a correia nova colocada eh so posicionar ela nas polias. dexei esta polia da parte de cima por ultimo tive que pedir uma ajuda pra minha mulher, eu afrouxei a correia por baixo no tensionador e ela posicionou a correia na ultima polia.
Imagem
agora eh so colocar o parafuso no tensionador de novo, apertar ate o fim o tensionador vai pra frente afrouxando a correia para que seja posicionada na ultima polia. ( Aqui que eu descobri como afrouxar a correia para tirar ela, por isso que tirei na forca hehehehe. )
pronto correia nova no lugar e o vecao ta pronto, eh so montar tudo de novo e corre pro abraco valeu galera espero que esse tutorial ajude alguém.

Fica o agradecimento para o almeidao ele sempre tem me ajudado obrigado.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 12 Mai 2017, 16:17, em um total de 1 vez.
Razão: correção de erro ortográfico

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Como trocar uma correia do alternador

por Arquiteto » 09 Jul 2013, 20:45

vai ser otimo para auxiliar quem gosta de fazer estas manutençoes em casa

movido para a seção howto ...

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Como trocar uma correia do alternador

por Ricardo Crispim » 10 Jul 2013, 09:50

Muito útil, muito útil..
Parabéns pelo post.

Forte abraço!!!!!!!!!!

felix185
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 26 Jul 2014, 03:52
Nome Completo: Marcelo Aguiar Felix
Cidade: Rio Grande
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Como trocar uma correia do alternador

por felix185 » 01 Jun 2015, 23:23

Obrigado. Segui este tutorial e ele me foi muito util.
Imagem

Paulo Enedino
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Abr 2015, 10:29
Nome Completo: Paulo Enedino de oliveira
Cidade: campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Como trocar uma correia do alternador

por Paulo Enedino » 28 Dez 2015, 11:09

Legal! seguir esses procedimentos, facilita muito para que gosta de fazer a manutenção do próprio Vectra, mas vamos ser prestativo quanto a segurança, evitando o uso do macaco como suporte de apoio do carro enquanto fazemos a manutenção.

Flaviopts
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Jan 2016, 12:00
Nome Completo: Flavio Fortunato
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Como trocar uma correia do alternador

por Flaviopts » 24 Jan 2016, 12:48

BOA TARDE ,SEMPRE USAR UM CAVALETE PARA APOIAR O CARRO E O MOTOR,OS MACACOS NÃO SÃO PROPIOS PARA SUSTENTAR O PESSO DE UM CARRO,DURANTE O SEU REPARO.

Rodrigo Marcel Silva
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Ago 2016, 15:55
Nome Completo: Rodrigo Marcel Silva
Cidade: Pindamonhangaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Como trocar uma correia do alternador - Vectra B

por Rodrigo Marcel Silva » 07 Out 2016, 20:00

Valeu, eu estava tentando trocar de tudo que é jeito, mas agora vai

miguel lima
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Dez 2015, 07:55
Nome Completo: miguel lima
Cidade: jaboticabal
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Como trocar uma correia do alternador - Vectra B

por miguel lima » 25 Nov 2016, 10:13

bom dia. o compressor do ar do meu carro travou. fica caro para arrumar e o décimo 13 ainda esta longe kkkkk. alguém sabe de uma correia que não passe pelo compressor? uma adaptação para pelo menos eu poder andar com o carro. obrigado

Avatar do usuário
cedenilson.silva
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Jan 2017, 11:01
Cidade:

Como trocar uma correia do alternador - Vectra B

por cedenilson.silva » 11 Jan 2017, 11:31

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje vai ser otimo para auxiliar quem gosta de fazer estas manutençoes em casa

movido para a seção howto ...

muito bom e muito obrigado pois eu estava louco em volta do carro sem saber o que fazer.

Edcio0066
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Mai 2017, 08:58
Nome Completo: Edemilson Paulo dos santos
Cidade: Extrema
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Como trocar uma correia do alternador - Vectra B

por Edcio0066 » 12 Mai 2017, 09:19

Minha correia do alternador está desfiando, já troquei 2 novas!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Como trocar uma correia do alternador - Vectra B

por Arquiteto » 12 Mai 2017, 16:00

Edcio0066 escreveu:Fuente del Mensaje Minha correia do alternador está desfiando, já troquei 2 novas!



talvez vai ter de tocar alguma polia ... ou esticador por onde ela passa

veja este topico

viewtopic.php?f=45&t=15319&p=176223&hilit=correia+do+alternador+arrebentando#p176223

fabiobortoloti
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 10 Fev 2018, 17:00
Nome Completo: Fabio Bortoloti Dias
Cidade: Salto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Correia Poly V

por fabiobortoloti » 20 Abr 2018, 14:47

Boa tarde a todos.

Comprei o carro a pouco tempo e vou trocar a correia dentada, por garantia, vou aproveitar e trocar essa correia Poly V, tenho um Vectra CD 2.0 16v 97 e procurando nos catálogos encontrei esse código de referência 6PK1680. Aos mais entendidos deixo a pergunta, é isso mesmo?

Sei que vi o código num catálogo, mas nada melhor confirmar. :40:

Imagem

Li muito sobre correia dentada da Gates, e foi dessa marca que comprei pela internet, e para Poly V, a Gates também é uma boa escolha?

Pesquisando sobre Poly V vi esses da GoodYear, do modelo GatorBack, tem a proposta de reduzir possíveis barulhos de correia, não encontrei na referência do meu Vecão Chapolim, alguém conhece?

Imagem

Como não encontrei nada aqui no fórum, decidi abrir novo tópico específico.

Desde já agradeço a todos.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia Poly V

por Almeidão » 20 Abr 2018, 15:43

Gates é a melhor para o Vectra hoje, a GM está usando a contitech, achei esta marca muito ruim e faz um ruido danado na correia dentada, enquanto a Gates no meu carro não faz. A goodyear hoje se não me engano passou a ser contitech e eu usaria também a poli-V da Gates. Não estou certo se este é o tamanho correto para o Vectra, o 8 Válvula usa ela com 1900. Este valor em números são o mesmo que metro, estou achando este numero 1.680 muito pequena para quem tem direção hidráulica e ar condicionado. São 22 cm a diferença um do outro, acho meio estranho que seja esta para o seu carro.
Muito importante que na correia dentada esteja a marca HNBR ou XS, estas marcas HNBR seriam em todas as correias dentadas e as mais novas da Gates tem o XS. Não use sem estas especificações que não são para o seu carro.
Outro detalhe muito importante para as correias, elas tem lados e poucos mecânicos se importam com isto e você já pode exigir isto dele. A posição correta é você olhando do para lamas direito para as correias e podendo ler claramente o que estão escritos nelas e não de cabeça para baixo.
Imagem

fabiobortoloti
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 10 Fev 2018, 17:00
Nome Completo: Fabio Bortoloti Dias
Cidade: Salto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Como trocar uma correia do alternador - Vectra B

por fabiobortoloti » 06 Mai 2018, 08:25

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Gates é a melhor para o Vectra hoje, a GM está usando a contitech, achei esta marca muito ruim e faz um ruido danado na correia dentada, enquanto a Gates no meu carro não faz. A goodyear hoje se não me engano passou a ser contitech e eu usaria também a poli-V da Gates. Não estou certo se este é o tamanho correto ....


Obrigado Almeidão pela resposta, assim que concretizar o serviço coloco aqui as informações da correia.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Como trocar uma correia do alternador - Vectra B

por Almeidão » 11 Jul 2019, 13:34

Escrevo algo sobre esta correia que muitos ainda devem olhar como fazer, aliás um veio me perguntar algo e por isto vim aqui ver.

Esta correia e bem chata para trocar, mas para aquele que querem trocar em casa, lembrem se que este esticador tem como ser travado tensionado e sem fazer isto sofre se muito. O Ideal para tensionar ele é soldando um cabo de força em uma chave 15 sextavada, assim terão uma ferramenta correta e mexer por cima para não se acidentar. O restante é como na foto e eu não tiro nem a casca de coco ou protetor de lama para fazer isto, muito menos o filtro apesar que se tirar ele ajuda muito.
Um detalhe para quem gosta de fortes emoções, eu acho esta correia 3 vezes mais difícil para trocar que a correia dentada que fica depois dela e olha que tenho as ferramentas corretas.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Como trocar uma correia do alternador - Vectra B

por chirola » 12 Jul 2019, 13:44

fabiobortoloti escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde a todos.

Comprei o carro a pouco tempo e vou trocar a correia dentada, por garantia, vou aproveitar e trocar essa correia Poly V, tenho um Vectra CD 2.0 16v 97 e procurando nos catálogos encontrei esse código de referência 6PK1680. Aos mais entendidos deixo a pergunta, é isso mesmo?

Sei que vi o código num catálogo, mas nada melhor confirmar. :40:

Imagem

Li muito sobre correia dentada da Gates, e foi dessa marca que comprei pela internet, e para Poly V, a Gates também é uma boa escolha?

Pesquisando sobre Poly V vi esses da GoodYear, do modelo GatorBack, tem a proposta de reduzir possíveis barulhos de correia, não encontrei na referência do meu Vecão Chapolim, alguém conhece?

Imagem

Como não encontrei nada aqui no fórum, decidi abrir novo tópico específico.

Desde já agradeço a todos.

oi eu pene a falta de informaçao tambem a medida para o 2.0 16v com ar e direçao e 6pk1905 , 6pk e o numero de estrias na parte de baijo e 1905 e o compremento dela.
a 6pk1906 serve foi a que coloque no meu carro e esta a 6 meses funcionando todo dia.
Imagem
parece grande mais vai dereitinho.
para trocar tambem fabrique uma chave, com uma chave boca estrela 16mm com a parte da estrela defasada, corte a parte da boca e solde um cabo mais longo o que me permite trabalhar comodo sem bater os dedos, realmente almeidao eu preferia trocar a dentada a ideia de pasar a correia por debaixo do soporte nao foi boa complica e um trabalho simples acaba demorando

16 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Almeidão e 109 visitantes