O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaCorreia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

251 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 26 Jul 2016, 22:20

Bem, agora me animei a mexer na ventoinha da frente, afinal eu inventei uma ferramenta para tirar o rolamento do eixo do motor. Vou consertar para ele kakkakka.

Sobre girar pesado, pode ser arranque, ou melhor, embuchamento dele. Pode ser.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 19 Fev 2017, 09:34, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 27 Jul 2016, 14:45

Pode ser as buchas do arranque também, vou passar agora em uma casa de bateria para testar a tensão do alternador e o estado da bateria.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 30 Jul 2016, 07:11

Desmontei o arranque. Eram as escovas ( Já postei no tópico adequado - manutenção). Estavam quase "zero" de escovas. Não troquei as buchas por que não tinha da medida do vectra. Montei tudo ontem, terminei as 21Hs pois tinha que sair daqui no outro dia( hoje). Faltou o kit reparo do planetário e as buchas.
Voltando ao tópico original, aproveitei e comprei a correia dentada e a de serviço 6PK1890, por causa da polia do ar que é menor. As duas da marca Gates. O problema é que tanto a capa interna quanto a externa foram cortadas na parte de baixo como relatei anteriormente, e não tenho a referência de marcação inferior.
Tiro a vela, pistão em PMS (chegando), polia do comando na marca e pronto.
Dessa vez vou trocar a corrreia de serviço sem tirar o calço. kkkk
Ah! E o arranque funcionou.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

junior.filho
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Out 2015, 12:29
Nome Completo: Euzebio filho
Cidade: SALVADOR
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por junior.filho » 01 Dez 2016, 15:14

esse seu argumento seu esta errado amigo, do modo que vc ta falando que o carro fica mais forte e mais econômico nesse ponto que vc esta indicando ai no papel... na verdade o carro ganha mais torque em baixa rotação pq o ponto esta adiantando, por conseqüência ele perde eficiência, depois dos 3500 giros, se caso o ponto ficasse atrasado ai o motor se comportaria de forma contraria, ficara com maior desempenho e alta rotação e com pouco desempenho em baixa.... por isso o fabricante adota o maior termo, onde existe as marcações que devem ser respeitadas...

junior filho Mecanico preparador!

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 01 Dez 2016, 20:29

????????
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por JoãodoValle » 02 Dez 2016, 09:09

ArnaldoRj escreveu:Fuente del Mensaje O problema é que tanto a capa interna quanto a externa foram cortadas na parte de baixo como relatei anteriormente, e não tenho a referência de marcação inferior.

Arnaldo, não é mais confiável vc tirar a polia de acessórios e olhar a marcação pela polia do vira? Ou vc está achando esse PMS com relógio comparador?

perides
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Set 2014, 22:37
Nome Completo: perides walfran de barros junior
Cidade: maceio
Estado: Alagoas
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por perides » 02 Dez 2016, 21:17

Meu Vectra 2.2 8v Millenium 2001 também tem essa Polia do comando com duas marcas de ponto e resolvi colocar na posição MPFI, mas vou colocar na posição q estava pq acho q estava melhor. Nesta posição MPFI, tenho q fazer o motor girar muito.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 02 Dez 2016, 22:08

Pessoal, não confundam as coisas, não existe opção de ponto, ele é um somente. As polias com duas marcas ou sei lá com marcas diferente não é para ter opção de usar este ou aquele. Com certeza são polias para serem usadas em carros diferentes. Um exemplo, tal marca usa em um Omega, para usar em um Vectra usa a marca 2 etc. O problema é que tem uma polia diferente da outra embaixo e esta diferença com certeza são aproveitamentos de peças de outro carro, porem montadas de uma forma que fica certo ou se não for aproveitamento, são venderores que vendem peças de um carro para outro só por achar que seja parecida.

Quem coloca o carro no ponto olhando ou sentindo o pistão pela vela do primeiro cilindro, muito cuidado, poque o ponto é quando realmente chega o pistão, porém ele chega e a polia continua girando um dente para ele começar a descer, isto se chama o ponto morto superior, na verdade o ponto é antes do ponto morto superior. Melhor forma para se fazer isto, é usar um cabo de ferro, um pouco mais folgado que a rosca da vela, colocar ele no local, voltar a polia uns 4 dentes e depois girar a roda dianteira direita que deve está levantada e engrenado em uma quinta. Olhar bem quando ele começar a descer e fazer uma marca, repetir o processo e ir marcando ele com uma caneta de marcar testo, até chegar no ponto em que você tem certeza que chegou, assim ele ficará no local correto e não um dente a frente que seria atrasado. Volto a repetir, o ponto é quando chega em cima e não no espaço que ele fica parado pelo embolo que a biela faz.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 03 Dez 2016, 20:34

Correto Almeidão, tenho ciência das posições diferentes do PMS e estou atento a isso. Sei que alguns colegas podem até desconfiar desse método que uso por opção. Poderia sim, tirar a polia para ver a marcação, seria até mais confiável, mas opto por perceber a chegada do PMS com uma chave de fenda grande, roda no alto, 5ª marcha... O trabalho é bem menor. São vários movimentos até chegar a posição, sei disso amigos. Quando acontece de um dente ficar fora, por um descuido meu, a percepção é imediata. Até mesmo porque, eu confiro com a correia no lugar. O mais interessante seria eu comprar logo essa capa, mas confesso que no meu dia a dia a última coisa que penso é em capa das correias. Hoje dei o primeiro passo para comprar. Marquei como favoritos no MLivre.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 19 Fev 2017, 09:34, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 03 Dez 2016, 21:16

JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje
ArnaldoRj escreveu:Fuente del Mensaje O problema é que tanto a capa interna quanto a externa foram cortadas na parte de baixo como relatei anteriormente, e não tenho a referência de marcação inferior.

Arnaldo, não é mais confiável vc tirar a polia de acessórios e olhar a marcação pela polia do vira? Ou vc está achando esse PMS com relógio comparador?


Sim, seria mais confiável.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 06 Dez 2016, 20:21

Domingo troquei o tensor da dentada (GM). Dessa vez tirei a polia do virabrequim e coloquei na marca da polia dentada. Aí, lá em cima na polia do comando, eu alinhei com o meio da tampa do cabeçote. O carro está com o mesmo funcionamento de antes. Um foguete.
Vou comprar essas capas logo para parar de fazer malabarismos.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 07 Dez 2016, 22:30

Eu fico até na dúvida em se você deve ou não comprar, afinal da forma que você faz é corretíssima se é que você entende, o duro é comprar tudo novo e deixar na mão de um mecânico que não sabe destas polias diferentes e eles teimam em não olhar a capa externa que é a marca correta para qualquer polia e assim confiam nas marcas que elas tem. Até concordo que eles não são obrigados a saber disto, mas se conferir nas capas não vão errar. Já os que fazem igual a você irão se espantar com alguns carros, mas irão fazer certo sempre.

Sds
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 19 Fev 2017, 09:35, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação
Imagem

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 14 Dez 2016, 18:48

Cem por cento do que sei sobre esse assunto aprendi aqui no fórum lendo o que vocês postam.
E pegando um gancho, eu espanei a rosca onde pega o parafuso que aperta o tensor da correia dentada, pois apertei com uma chave mais longa e que não era de meu costume usar. Usei um estojo que tinha e cerrei o parafuso e consegui dar aperto.
Gostaria de saber se o tensor fica parafusado direto no bloco do motor ou se há uma outra parte intermediária onde ele é fixado?
Por enquanto está lá. Só não sei até quando.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 14 Dez 2016, 21:26

É parafusado na bomba de óleo, mas acho que tem como colocar um helicoil ali sem tirar o motor fora, se soltar o calço de jogar ele para baixo, com certeza dá.
Para espanar, ou o parafuso entrou enjambrado ou foi tirado como motor muito quente e não pode fazer isto, a rosca sai colada no parafuso. Não é um local onde pode andar frouxo e nem muito apertado, eu uso 13 pequena para isto. há uma chance também, você tirar o parafuso fora, medir a profundidade, medir o parafuso que estava lá e ai sim colocar um maior, mas dentro da medida para não forçar. Sempre há um pedacinho a mais de rosca, tipo 5 a 10 mm.
Imagem

miguelandre
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Out 2015, 23:33
Nome Completo: Miguel Andre
Cidade: tres lagoas
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por miguelandre » 16 Dez 2016, 17:55

Almeidão!

Li o tópico porém, a minha única duvida é: No caso do vectra b 8v eu verifiquei nas fotos aqui do tópico que a fissura ou marcação da polia inferior fica um pouco a direita (olhando de frente) da marcação da tampa do carter. Isso é o correto então? E errado elas se alinharem?
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 19 Fev 2017, 09:35, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 17 Dez 2016, 20:50

miguelandre, você não deve ter lido tudo, nem leria tamanho está a conversa no tópico o qual eu nem sabia que iria ficar tão grande. Ou se você leu, pode ter se perdido.

Dá uma olhada nestas duas fotos nos links abaixo, estão aqui neste tópico e talvêz nem irás precisar ler o que eu escreverei nas diferenças delas.

Veja que no primeiro link está exatamente o que você comenta, um dente pra trás já que ela gira sentido horário, isto porque a marca na polia está exatamente em cima do local onde entra o parafuso da polia externa - Consideramos isto como MARCAÇÃO NUMERO 2.
Em seguida no outro link, observe que a marca está exatamente um dente antes do furo para entrada do parafuso da polia externa.

Bem, não é para jogar a polia fora, aliás eu não joguei porque o primeiro é o meu carro, só que descobri este erro em vários carros da GM e depois aqui neste mesmo tópico eu descobri que são dois tipos para o mesmo motor e que um seria com um tipo diferente de polia superior e outra outro tipo, mas pelo que tenho visto, misturaram tudo.

Bem, a posição delas embaixo são sempre assim, considerando o furo do parafuso da polia um pouco pra direita e todas ficarão iguais. Não esquecendo de conferir que tipo de polia está em cima. A mais popular para o Vectra, tem a marca exatamente na direção do pino que trava o polia, pino este que fica perto (um pouquinho pra cima) do parafuso central. Apesar de o ângulo da foto não ser favorável, mas posso afirmar que é na mesma direção. Sendo assim, basta checar que polia tem seu carro na parte inferior, colocar em cima na marca da capa interna e embaixo conforme a polia que o seu carro tiver comparando estas duas fotos.

viewtopic.php?f=39&t=2397

viewtopic.php?f=39&t=2397&start=40
Imagem

miguelandre
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Out 2015, 23:33
Nome Completo: Miguel Andre
Cidade: tres lagoas
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por miguelandre » 17 Dez 2016, 23:06

Bom, Almeidão!
Muito obrigado pela confirmação, realmente certa vez quando foi trocar minha correia dentada eu coloquei o motor em pms porém, observei que a marca de cima ( pick da polia e da proteção) e a de baixo (polia e carcaça da bomba)"não se alinharam, justamente por esse motivo que você explicou no entando eu preferi deixar as marcas alinhadas pois eu avia baixado um desenho no site do doutor carro que mostrava dessa maneira mas agora vou deixar como está mesmo pelo menos até a prócima troca de correia pois o carro está normal só tem dificuldade na partida quando o motor está quente.

Obrigado!!!!
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 19 Fev 2017, 09:36, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 18 Dez 2016, 19:53

É, o doutor carro explica corretamente. Mas será que ele sabe que existe duas polias sendo uma marca diferente da outra?

Se o seu tiver fora do lugar, minha dica é acertar logo, mas não ire do lugar sem saber o que esteja fazendo, se ele tiver fora ele estará bem mais fraco, marcha senta sempre oscilando e ainda dá uma roncadinha ao usar uma marcha antes da hora, tipo ainda é para ficar na segunda e já passa a terceira ou estando em quara, precisa reduzir mas muda de ideia. Insistir neste erro, ele pode sofrer alguns desgastes diferente de quando normal sem contar que joga combustível fora.
Imagem

miguelandre
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Out 2015, 23:33
Nome Completo: Miguel Andre
Cidade: tres lagoas
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por miguelandre » 18 Dez 2016, 20:34

Então!
O motor está sereno marcha lenta estável isso que é estranho.Minha correia esta dessa form, igual a do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=gCWRTFKrhhI
O problema é que pra mexer eu teria que comprar outra correia, estou pensando em deixar assim mesmo por enquanto, sei lá
:13:
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 19 Fev 2017, 09:36, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 19 Dez 2016, 09:59

Estou ainda achando que você não entendeu que existem dois tipos de polida inferior diferente uma da outra. Não importa, se tiver igual ao vídeo estará certo
Imagem

251 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 95 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.