O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaMistério Ventoinha (Arrefecimento)
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

100 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 13 Mai 2015, 11:12

Turassi escreveu:Almeidão,

Desconectei o cebolão, e ao desconectar, as duas ventoinhas pararam...a questão do relê, não verifiquei ainda.


Ok já temos um grande início. Verifica os relês que é fácil, voce olhando ali pra ele, o da direita tem 4 pinos, o do meio tem 5 e o da esquerda tem 4, estando eles assim vamos testar todos os 3.

Agora testando os relês:
1 - os relês tem 2 termiais com numeros emabaixo, 85 e 86
2 - coloque o pino 85 no positivo da bateria e o 86 no negativo. Se fizer ao contrario funciona também, óbvio que voce precisará de um fio de 40 cm para fazer este teste.
3 - se ele fizer um click ao encostar os fios e porque estão funcionando

Segundo teste: Com cebolão conectado, coloque a ventoinha para funcionar, assim que tiver funcionando tire o primeiro relê, voce olhando é o da direita. Se tiver correto a ventoinha vai parar se for a velocidade lenta, se for a alta será o relê da esquerda. Não mexa no relê do ar que é o ultimo do outro lado.

Se nos testes acima estiver tudo dando ok e eu preciso das respostas, então o problema será puro e simples o cebolão.
Ai voce compra um cebolão MTE 760 ou 763 e coloque no seu carro e reaolverá o problema.

Estarei esperando os testes que são muito simples e com certeza voce conseguirá fazer, Pode colocar as respostas na frente das perguntas ou do teste
Imagem

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por ArnaldoRj » 15 Mai 2015, 19:25

As vezes tenho vontade de imprimir um tópico desses e mostrar para o eletricista que mexe no meu carro de vez em quando, se bem que na maioria das vezes eu nem vou lá, resolvo por aqui mesmo.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 18 Mai 2015, 08:07

ArnaldoRj escreveu:As vezes tenho vontade de imprimir um tópico desses e mostrar para o eletricista que mexe no meu carro de vez em quando, se bem que na maioria das vezes eu nem vou lá, resolvo por aqui mesmo.


Eu levaria, porque o que faltam para eles são informações, eles sabem mexer, só não sabem porque estão mexendo. Preferem se juntar a tarde em um barzinho e tomar cerveja a tentar ler algo útil e até discutir isto pela internet como fazemos aqui. Não é difícil expôr para eles como funciona, mas que voce não sabe fazer e por isto quer que eles fazem como é o carro de fábrica. Tem coisas simples que escrevi ai que alguns leigos nem sabem tipo terminais, relês encantados etc, Com certeza eles saberão e voce nem sempre tem que saber.

Amigo, é humanamente impossível consertar qualquer coisa sem saber como funciona e é exatamente isto que faltam neles. Fazer a ventoinha girar é fácil, difícil é fazer ela ir no tempo certo e o tempo certo está mais que explicado ai pra cima e é só seguir.
Imagem

Affs180386
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 23 Jun 2016, 11:16
Nome Completo: Alysson franklin
Cidade: Maceio
Estado: Alagoas
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Affs180386 » 14 Jul 2016, 12:05

amigos sou novo aqui e quero tirar uma duvida meu vectra é ano 2000 motor 2.2 , a temperatura dele com o ar desligado fica em torno de 85 a 89 as vesez chega ao 90 graus e depois baixa de nov, mas quando eu ligo o ar ela as vesez chega aos 93 graus queria saber se é normal com o ar ligado ela chegar ate 93 graus?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Ju_Bueno » 14 Jul 2016, 13:47

Alysson, na seção de Manutenção, Mecânica e elétrica você vai encontrar 2 tópicos onde estão alistados os assuntos mais recorrentes. Procure pelos que falam de Arrefecimento. Há bastante informações sobre temperatura, acionamento de ventoinhas, sensores, etc... em vários tópicos. Vai ser uma aula bem proveitosa!
Boa leitura!!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 16 Jul 2016, 18:13

é bom dar uma checada nos tópicos isto enriquece os conhecimentos, mas está normal sim, desde que ele não fique muito tempo em 93 quando liga o ar.
Imagem

Affs180386
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 23 Jun 2016, 11:16
Nome Completo: Alysson franklin
Cidade: Maceio
Estado: Alagoas
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Affs180386 » 28 Jul 2016, 12:19

almeidão ele sem o ar ligado fica em torno de 88 89 as vesez chega aos 90 depende do transito mas volta pra 85 84 graus....quando eu ligo o ar ele chega em 92 as vesez 93 e entra o segundo estagio depois volta pra 88 89 graus isso é normal passar do meio com o ar ligado? pq os outros carro com o ar ligado nunca passa do meio essa é minha duvida?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Ju_Bueno » 28 Jul 2016, 13:38

Totalmente normal, de acordo com muitos relatos por aqui!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

mauricio.venon
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 10 Out 2015, 08:09
Nome Completo: mauricio soares
Cidade: itaborai
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por mauricio.venon » 09 Dez 2016, 01:27

Gostaria de pegar uma carona na conversar Almeidão o meu carro e um elite 2005/2006 ele esta com o seguinte problema as vezes ele sobe a temperatura acima dos 90º e continua e noto que sempre que isso acontece o ar para de gelar se eu paro o carro desligo e ligo de novo a temperatura vai baixando e o ar volta ao normal sendo que depois andando acontece a mesma coisa tem ideia do que pode ser?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 10 Dez 2016, 22:02

mauricio.venon escreveu:Fuente del Mensaje Gostaria de pegar uma carona na conversar Almeidão o meu carro e um elite 2005/2006 ele esta com o seguinte problema as vezes ele sobe a temperatura acima dos 90º e continua e noto que sempre que isso acontece o ar para de gelar se eu paro o carro desligo e ligo de novo a temperatura vai baixando e o ar volta ao normal sendo que depois andando acontece a mesma coisa tem ideia do que pode ser?


Eu respondi sua mensagem. Bem, o motor do seu carro está se protegendo, checa lá e depois me diga qual é a temperatura dele em rodovias sem ar ligado.
Imagem

jrpitbull
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Dez 2016, 13:31
Nome Completo: dilson saldanha
Cidade: Petropolis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por jrpitbull » 18 Dez 2016, 14:39

pessoal sou novo nos vectra meu e um gls 2.2 ano 2000 tenho duvida vi que fio que leva sensor temp tinha mal contato qual a temperatura que ela arma primeiro estagio da ventoinha e quando ela desliga e possivel fazer uma adptação tipo quite verão? como ficaria os estagios da ventoinha preciso de ajuda grato.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 18 Dez 2016, 19:59

Não pense que é só no verão que ele precisa de ar fresco não amigo, a temperatura do carro na cidade não altera nada entre um local que tenha 18º temperatura local para um local onde estamos com 40º.

Coloque um MTE 4051, que se ele tiver limpo vai armar perto dos 88ª e desarmar com 83º, marcação de painel. Ser não der isto, possa ser problemas no sistema.

SDS
Imagem

glisboa5
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Dez 2015, 18:45
Nome Completo: giovani lisboa de almeida
Cidade: nova iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por glisboa5 » 22 Dez 2016, 09:14

Estou de cabelo de em pé com Vectra 99 2.2,sempre que ligo o meu ar a temperatura chega a 100 graus e se der mole passa,já troquei válvula termostática,sensor de temperatura,verifiquei o radiador não tem obstrução.já não sei o que fazer,no rio de janeiro ter que andar com ar desligado sem condições.
por favor me ajude!!!

dodefifa
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 28 Dez 2014, 12:40
Nome Completo: marcelo da silva ribeiro
Cidade: salvador
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por dodefifa » 14 Fev 2017, 15:43

prazados estou precisando muito de ajuda meu vecão não esta armando mais a ventoinha ja fiz de tudo até botar um cebolão mais quando entra em funcionamento queima o mesmo,, ele e 2000 isto estou isolando todo sistema original pra não queimar o modulo mais continua esquentando estou andando com ele na direta que pena,, por favor alguem pode me ajudar

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Arquiteto » 14 Fev 2017, 16:58

talvez seja melhor trocar o chicote do reles ... isto e curto em algum lugar

Wellington Donizete
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Mar 2017, 19:19
Nome Completo: WELLINGTON DONIZETE DE SOUZA OLIVEIRA
Cidade: Paranacity
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Wellington Donizete » 23 Abr 2017, 10:57

Almeidão e os demais companheiros se puderem me ajudar ficarei muito grato amigo. pois bem, o meu Vectra é o GLS 99/00, nele a ventoinha estava acionando assim que eu ligava o carro, depois de um tempo ele parou de fazer isso, apenas ligava normal e desligava quando eu desligava o carro, porém depois que eu mandei fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento dele ele fica ligado por muito tempo depois que eu desligo o carro, só que quando eu tiro o conector do sensor ele para, mas assim que eu coloco novamente ele continua a fazer a ventoinha ligar. Portanto, gostaria de saber, pode ser este sensor que fica do lado esquerdo do motor que esteja com problemas?
Gostaria muito de saber antes de gastar com peças erradas.
Desde já agradeço muito!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Almeidão » 24 Abr 2017, 11:23

Wellington Donizete escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão e os demais companheiros se puderem me ajudar ficarei muito grato amigo. pois bem, o meu Vectra é o GLS 99/00, nele a ventoinha estava acionando assim que eu ligava o carro, depois de um tempo ele parou de fazer isso, apenas ligava normal e desligava quando eu desligava o carro, porém depois que eu mandei fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento dele ele fica ligado por muito tempo depois que eu desligo o carro, só que quando eu tiro o conector do sensor ele para, mas assim que eu coloco novamente ele continua a fazer a ventoinha ligar. Portanto, gostaria de saber, pode ser este sensor que fica do lado esquerdo do motor que esteja com problemas?
Gostaria muito de saber antes de gastar com peças erradas.
Desde já agradeço muito!


99% que seja este sensor e ele não é tão caro. Na minha cidade um MTE 4051, custa algo de 20 reais e este é o modelo do seu carro. A não ser que o seu tenha cebolão, ai será ele o probema, mas neste ano não tem, mas nunca se sabe se um adptou isto.
Imagem

Luis DZF
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Abr 2017, 20:50
Nome Completo: Luis Henrique Domingues Fontoura
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Luis DZF » 25 Abr 2017, 08:30

[font=Arial Black] gente sou novo no grupo podem me ajudar estou com um probleminha no Vectra elite 2.4 2004 ando com ele normalmente responde tudo ok fiz um trajeto de 200km e o ponteiro dá temperatura vinha quieto isso a 90 100km/h no final peguei um pouco de tráfego ai andei a +-70km/h quando cheguei em casa desliguei o carro abri os portões virei a chave a temperatura estava um pouco além dá metade já não deu sinal parecia estar sem bateria nenhum sinal esperei um pouco bateu arranque normal oque pode ser????

DANILO ALEXANDRE
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 22 Fev 2017, 12:54
Nome Completo: DANILO ALEXANDRE PEDO
Cidade: CAMPO MOURAO
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por DANILO ALEXANDRE » 14 Set 2017, 13:27

vectra elite 2006, qual é a marca no painel em que a ventoinha do radiador deve ligar, porque eu fui tentar limpar o sistema pra colocar novo aditivo, o ponteiro subio até o meio e nao ligou a ventoinha, o carro ficou mais de 40 minutos ligado.

Loran
GL Member
GL Member
Mensagens: 119
Registrado em: 28 Mar 2014, 19:27
Nome Completo: loran almeida
Cidade: cachoeira do sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Mistério Ventoinha (Arrefecimento)

por Loran » 14 Set 2017, 15:39

Danilo, o certo é sem o ar estando ligado o ponteiro da temperatura chega próximo ao meio e as vezes no meio e a ventoinha arma e cai a temperatura para proximo de 1/4 no ponteiro, esse ciclo se repete. A ventoinha arma assim que vc ligar o ar condicionado mesmo ele estando frio.
Vectra Elite 2010/2011 Branco mahler Top Full + Banco caramelo
Vectra Elegance 2005/2006 Prata polaris 4 Air Bags + Piloto Automático

Ex-Vectra Elegance 2010/2011 Prata polaris
GARAGEM: viewtopic.php?f=70&t=16075

100 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 128 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.