O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Som & TuningCompatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID
Espaço criado para troca de informações técnicas sobre som & tuning.

28 mensagens
  • 1
  • 2
Pontapo
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Set 2016, 17:32
Nome Completo: Eduardo de Mello
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Compatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID

por Pontapo » 30 Dez 2016, 07:58

Colegas

Instalei no meu Vectra um rádio Clarion 3332g, que equipa alguns carros da Chevrolet. Com isso mantive a possibilidade de controle no volante. E não precisei de muitas modificações no som. Foi quase "plug and play".

Esse rádio (Clarion) tem o conector de dez pinos do rádio original do Vectra, mas as informações não aparecem na tela MID. (A data desaparece quando o rádio é ligado. Já vi no Fórum que há possibilidade de resolver cortando um fio do chicote do MID ou aplicando o Tech2)

Mas acho que esse rádio tem condições de exibir as informações no MID. Parece que a posição dos pinos é diferente nesse rádio porque ele não equipa o Vectra.

No rádio original os três primeiros pinos desse conector controlam o MID.

Alguém sabe a posição dos pinos do conector de 10 pinos do Rádio Clarion 3332G?

Ainda pode ser que necessite alguma configuração no rádio para permitir a exibição de informações em display remoto, como o MID do Vectra, apagando o mostrador do rádio.

O manual do aparelho não tem informação sobre a pinagem dos conectores e nem sobre a possibilidade de configurar a exibição remota. Também não achei neste Fórum e nem na Internet.

Obrigado desde logo pela ajuda e Feliz Ano Novo para todos.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Compatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID

por Arquiteto » 13 Jan 2017, 19:31

ai eduardo se seu radio tiver display e 99,9% que nao vai mandar informações pro MID

:76:

Pontapo
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Set 2016, 17:32
Nome Completo: Eduardo de Mello
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Compatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID

por Pontapo » 14 Jan 2017, 07:54

Olá Arquiteto

Obrigado pela atenção.

Meu rádio tem display.

Mas também tem o conector C, com dez pinos. Como o manual não tem nenhuma informação, penso que o conector tenha alguma finalidade. Alguns modelos de rádio da marca Clarion, mas para outros tipos de carro, não tem o conector de 10 pinos.

No rádio original do Vectra (DF 762) esse conector C comandava o MID e recebia sinais da disqueteira que ficava no porta malas. Alguns modelos de rádio da marca Clarion, mas para outros tipos de carro não tem o conector de 10 pinos.

Depois de fazer algumas pesquisas na Internet, obtive a informação que os rádios originais dos carros Opel (com os quais alguns GM nacionais tem parentesco) precisam de
uma programação para operarem em TIDs de 8 e 10 dígitos. Se ligados ao TID de oito dígitos, mas programados para operarem com 10 dígitos, não geram informações no display remoto. O MID do meu Vectra parece ter 10 dígitos.

Talvez o Radio Clarion também precise de uma programação para enviar informações para o MID. Mas essa confirmação não consegui obter em nenhuma fonte.

Abraços.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Compatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID

por Arquiteto » 14 Jan 2017, 08:31

eu acho que vai ser uma batalha ingloria

se vc não tiver segue a pinagem do df762/742

vai que a mesma para sua radio ...

:52:

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Vek22
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 184
Registrado em: 08 Abr 2013, 15:46
Nome Completo: Philipi
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Compatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID

por Vek22 » 14 Jan 2017, 08:47

Pegando uma caroninha no tópico, compensa instalar este rádio clarion, ou um bom pioneer ou sony? pois o rádio original é bem frustrante, ficar gravando cd é tenso, digo pois dizem que este radio não aceita pen drives de alta memória, procede?
Vectra C o l l e c t i o n 2.0 M.P.F.I

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Compatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID

por Arquiteto » 14 Jan 2017, 11:24

na minha opinião a melhor configuração seria um DVD 1 din dos ultimos da positron que

oferece a função de configurar o controle de volante original sem intermedio de interface

pois ai vc teria alem de usb e bluetooth (dependendo do modelo) camera de re


caso queira algo mais original tem a opção dos aparelhos do astra e zafira e alguns da linha visteon

como o que eu uso no challenge, neste caso não vai ter camera de re

Avatar do usuário
Vek22
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 184
Registrado em: 08 Abr 2013, 15:46
Nome Completo: Philipi
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Compatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID

por Vek22 » 14 Jan 2017, 12:08

Realmente vi que este aparelho da positron é a melhor opção, pois os modulos de interface somado ao aparelho custaria muito, ja este não necessita, obg.
Vectra C o l l e c t i o n 2.0 M.P.F.I

Pontapo
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Set 2016, 17:32
Nome Completo: Eduardo de Mello
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Compatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID

por Pontapo » 15 Jan 2017, 17:17

- Arquiteto

Não sei se o Radio Clarion tem a mesma pinagem original do Vectra no conector C. Pelo que vi na Internet não há muita padronização nesse conector.
Mesmo que a pinagem fosse a mesma, a comunicação com o MID poderia não acontecer se necessária a programação para displays de 8 e 10 caracteres como em outros rádios.
Obrigado.

- VeK22

O Rádio Clarion 3332G aceita pen-drives com até 999 músicas.

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Compatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID

por danrmp » 08 Jan 2019, 22:36

Olá.
A norma ISO 10487 define apenas o formato do conector. As pinagens são livres para cada fabricante definir a sua. Por este motivo deve se ter muito cuidado ao ligar um rádio desconhecido, pois apesar de incomum, nada impede de até os fios de alimentação serem incompatíveis.

Quanto ao Clarion em questão, não encontrei a pinagem do conector C dele (nem no manual, nem na etiqueta do aparelho, o que acho um absurdo). Para que este funcionasse com o MID, deveria haver os pinos do barramento I2C utilizado, bem como o software do aparelho suportar esta comunicação.

Microguru
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 25 Fev 2015, 16:58
Nome Completo: Vinicius Silva
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Compatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID

por Microguru » 17 Mai 2020, 16:30

Pontapo escreveu:Fuente del Mensaje Colegas

Instalei no meu Vectra um rádio Clarion 3332g



Estou usando um desses no meu caso também pelos controles no volante e Bluetooth, mas queria muito as informações no mid

Microguru
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 25 Fev 2015, 16:58
Nome Completo: Vinicius Silva
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Compatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID

por Microguru » 17 Mai 2020, 16:56

Por curiosidade, quando meu rádio liga a data some do mid. Acredito que alguns info ele deve receber do rádio p ficar zerado. Fiquei pensando que talvez a polaridade de dados seja inversa

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Compatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID

por danrmp » 17 Mai 2020, 21:06

Porque o MID está ligado à saida de Remote do rádio, a mesma que controla antena elétrica e amplificador externo. Sempre que o aparelho de som é ligado, ele recebe 12V neste fio e desativa a exibição de hora e data.

Microguru
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 25 Fev 2015, 16:58
Nome Completo: Vinicius Silva
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Compatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID

por Microguru » 19 Mai 2020, 14:23

danrmp escreveu:Fuente del Mensaje Porque o MID está ligado à saida de Remote do rádio, a mesma que controla antena elétrica e amplificador externo. Sempre que o aparelho de som é ligado, ele recebe 12V neste fio e desativa a exibição de hora e data.


Eu olhei o esquema de pinagem que tenho no carro mas não identifiquei qual o pino do plugue que envia essas informações para o MID. Pode me ajudar?
Imagem

Microguru
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 25 Fev 2015, 16:58
Nome Completo: Vinicius Silva
Cidade: Apucarana
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Compatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID

por Microguru » 19 Mai 2020, 14:28

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje vai que a mesma para sua radio ...

Um outra pergunta, vi que na pinagem original o C23 e o C25 são destinados a telefone. Alguém já tentou acoplar um módulo Bluetooth a essa entrada?

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Compatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID

por danrmp » 19 Mai 2020, 15:18

Microguru escreveu:Fuente del Mensaje
Eu olhei o esquema de pinagem que tenho no carro mas não identifiquei qual o pino do plugue que envia essas informações para o MID. Pode me ajudar?


é o fio que sai do pino 7 do rádio, neste desenho. Caso não tenha nenhum circuito que utilize ele (antena, amplificador, etc) ele pode ser isolado na saída do rádio. Senão terá que ser feito no conector do MID.
Lembrando, basta retirar o pino do alojamento do conector. Cortar fio em chicote original é serviço porco.

Avatar do usuário
Luan dos Santos
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 199
Registrado em: 06 Abr 2020, 11:44
Nome Completo: Luan dos Santos Machado
Cidade: Viamão
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002
Idade: 35

Compatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID

por Luan dos Santos » 19 Mai 2020, 15:26

Cara, eu queria muito conseguir utilizar o rádio da Zafira no meu carro, mas por toda essa questão do MID (Que eu não abro mão), não foi possível ainda.
Espero muito que alguém consiga isso e compartilhe a fórmula com a gente aqui.
Garagem: https://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=18046

Vectra CD 2.2 16v AT - 2002/2002 - Cinza Nobre

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Compatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID

por Andrepilot » 19 Mai 2020, 18:05

Luan dos Santos escreveu:Fuente del Mensaje Cara, eu queria muito conseguir utilizar o rádio da Zafira no meu carro, mas por toda essa questão do MID (Que eu não abro mão), não foi possível ainda.
Espero muito que alguém consiga isso e compartilhe a fórmula com a gente aqui.

Eu comprei um de Astra/Zafira mais antigo para o Astra 1999 do meu tio e um papel bem grande veio dizendo que "em carros que utilizam informações em TID/MID tem que desabilitar o fio (se não me engano branco e vermelho) caso negativo irá queimar o rádio".

Imagem
Esse é o rádio/CD Player que veio com o carro e não tem MP3, USB ou Bluetooth. Por mim manteria ele, mas para evitar que meu tio troque por um radio mais moderno e que o chicote seja cortado (já que pretendo ficar com esse carro depois!) eu já me adiantei e comprei um rádio que é só instalar...

Imagem
...e ele é praticamente Plug&Play, a única coisa vai ser desabilitar esse fio que manda informação para o TID para evitar a queima do rádio, segundo o manual, ou seja, impossível manter os dois displays funcionando ao mesmo tempo.

:9:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Papa Charlie
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Ago 2018, 23:30
Nome Completo: PAULO CESAR DOS SANTOS
Cidade: Foz do Iguaçu
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 48

Compatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID

por Papa Charlie » 02 Ago 2020, 18:36

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
Luan dos Santos escreveu:Fuente del Mensaje Cara, eu queria muito conseguir utilizar o rádio da Zafira no meu carro, mas por toda essa questão do MID (Que eu não abro mão), não foi possível ainda.
Espero muito que alguém consiga isso e compartilhe a fórmula com a gente aqui.

Eu comprei um de Astra/Zafira mais antigo para o Astra 1999 do meu tio e um papel bem grande veio dizendo que "em carros que utilizam informações em TID/MID tem que desabilitar o fio (se não me engano branco e vermelho) caso negativo irá queimar o rádio".

Imagem
Esse é o rádio/CD Player que veio com o carro e não tem MP3, USB ou Bluetooth. Por mim manteria ele, mas para evitar que meu tio troque por um radio mais moderno e que o chicote seja cortado (já que pretendo ficar com esse carro depois!) eu já me adiantei e comprei um rádio que é só instalar...

Imagem
...e ele é praticamente Plug&Play, a única coisa vai ser desabilitar esse fio que manda informação para o TID para evitar a queima do rádio, segundo o manual, ou seja, impossível manter os dois displays funcionando ao mesmo tempo.

:9:

Seguinte tem levar polo novo para o módulo ou desativa altifalantes e subwoofer. Tira o positivo do tid que fica a data sempre ligada.

dmagliano
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 19 Jul 2018, 03:18
Nome Completo: Diogo Magliano
Cidade: Petropolis
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2002/2003
Idade: 37

Compatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID

por dmagliano » 19 Ago 2020, 20:56

Papa Charlie escreveu:
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
Luan dos Santos escreveu:Fuente del Mensaje Cara, eu queria muito conseguir utilizar o rádio da Zafira no meu carro, mas por toda essa questão do MID (Que eu não abro mão), não foi possível ainda.
Espero muito que alguém consiga isso e compartilhe a fórmula com a gente aqui.

Eu comprei um de Astra/Zafira mais antigo para o Astra 1999 do meu tio e um papel bem grande veio dizendo que "em carros que utilizam informações em TID/MID tem que desabilitar o fio (se não me engano branco e vermelho) caso negativo irá queimar o rádio".


Imagem
...e ele é praticamente Plug&Play, a única coisa vai ser desabilitar esse fio que manda informação para o TID para evitar a queima do rádio, segundo o manual, ou seja, impossível manter os dois displays funcionando ao mesmo tempo.

:9:

Seguinte tem levar polo novo para o módulo ou desativa altifalantes e subwoofer. Tira o positivo do tid que fica a data sempre ligada.


Boa noite.
Acabei de comprar para minha zafira um Clareon muito parecido com esse, mas ele era de um Suzuki Jimny (ME-12D3335SB).
Não achei a pinagem de ligaçao do som. Será que consigo ligar ele no chicote original da zafira?

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Compatibilidade Rádio Clarion 3332G x MID

por chirola » 19 Ago 2020, 22:50

se o plug e o mesmo que o da zafir e do som teria que ser plug an play so colocar n o lugar a clarion utiliza o mesmo pinagem para os radios .
so se tem som premium pode mudar pela ligacao do modulo mais acredito que nao seja o caso

28 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 120 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 05:55