O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BSoftware para interface Opcom com programação - Vectra B

149 mensagens
Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Software para interface Opcom com programação - Vectra B

por Arquiteto » 25 Nov 2016, 23:20

ja experimentou vectra 97 > engine > 20xev

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 193
Registrado em: 23 Fev 2015, 19:10
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Software para interface Opcom com programação - Vectra B

por diego_ » 27 Nov 2016, 11:27

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje ja experimentou vectra 97 > engine > 20xev

Foi o primeiro,mas a central no OP-COM é diferente da minha, no caso a Motronic.

Consegui fazer funcionar no 1997 Vectra B o Air Bag e o ABS, TC, basicamente tudo que usa o pino 12. os outros pinos parecem que não funcionam.

acho que está na hora de fazer uma tabela disso, vou fazer alguma coisa no excel depois eu mando pra algum admin botar na área de download.
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

Avatar do usuário
lucvon
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 26 Fev 2016, 11:22
Nome Completo: Luciano Muhlen
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006
Idade: 43

Software para interface Opcom com programação - Vectra B

por lucvon » 20 Jan 2017, 13:04

Eu tenho atualmente um vectra Elite 2.4 16v e acabei desenvolvendo para ele uma ferramenta muito útil para acessar os diferentes módulos do veículo tais como freio ABS e cambio automático, pois a GM utiliza um padrão de pinagem diferenciado no conector OBD2. Dessa forma o padrão ISO 9141 KWP2000 geralmente se encontra no pino 7 do padrão OBD2, mas para módulos como ABS e transmissão automática essa pinagem pode ser outra, mas com o mesmo protocolo de comunicação ISO9141 KWP2000. Vejam o os dois videos no youtube que explica direitinho a utilização dessa ferramenta chamada OBD2 Box no Vectra Elite 2.4 16v automático.
Resumindo essa ferramenta pode ajudar a fazer a correta conexão do scanner com os módulos do veículo quaisquer que sejam os protocolos envolvidos. Sejam eles ISO 9141, KWP200, J1850, PWM, VPW ou rede Can. Ferramenta muito útil que além do caso do vectra Elite 2.4 16v pode ser útil em qualquer outro veículo que tenha conector OBD2.

https://www.youtube.com/watch?v=GjYu7kyfN-M

https://www.youtube.com/watch?v=eAiU6KWLzlM

Avatar do usuário
lucvon
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 26 Fev 2016, 11:22
Nome Completo: Luciano Muhlen
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006
Idade: 43

Software para interface Opcom com programação - Vectra B

por lucvon » 20 Jan 2017, 13:05

Eu tenho atualmente um vectra Elite 2.4 16v e acabei desenvolvendo para ele uma ferramenta muito útil para acessar os diferentes módulos do veículo tais como freio ABS e cambio automático, pois a GM utiliza um padrão de pinagem diferenciado no conector OBD2. Dessa forma o padrão ISO 9141 KWP2000 geralmente se encontra no pino 7 do padrão OBD2, mas para módulos como ABS e transmissão automática essa pinagem pode ser outra, mas com o mesmo protocolo de comunicação ISO9141 KWP2000. Vejam o os dois videos no youtube que explica direitinho a utilização dessa ferramenta chamada OBD2 Box no Vectra Elite 2.4 16v automático.
Resumindo essa ferramenta pode ajudar a fazer a correta conexão do scanner com os módulos do veículo quaisquer que sejam os protocolos envolvidos. Sejam eles ISO 9141, KWP200, J1850, PWM, VPW ou rede Can. Ferramenta muito útil que além do caso do vectra Elite 2.4 16v pode ser útil em qualquer outro veículo que tenha conector OBD2.

https://www.youtube.com/watch?v=GjYu7kyfN-M

https://www.youtube.com/watch?v=eAiU6KWLzlM

marcosdacruz
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Mar 2017, 07:37
Nome Completo: Marcos Fernando da Cruz
Cidade: Anápolis
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Software para interface Opcom com programação - Vectra B

por marcosdacruz » 10 Mar 2017, 08:22

Olá pessoal! Tenho um Vectra 2000/2001 CD 2.2 16V, e uma Zafira 2.0 8V 2008/09 Elegance.
Comprei um ODB2 ELM327 ele só funcionou na Zafira, no Vectra não reconhece a central.
Pesquisando vi que o melhor seria o OPCOM, então comprei o mesmo chegou ontem, mas não consigo também ler o Vectra, ele leu a Zafira mas não entrou com modelo e ano dela mesmo, nem dá acesso ao TID/MID. Minha intenção é desbloquear a informação de CONSUMO INSTANTANEO na Zafira, e no Vectra ler algumas falhas que estão presentes no painel.

Alguém poderia me ajudar?

Abraços!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Software para interface Opcom com programação - Vectra B

por Arquiteto » 10 Mar 2017, 08:52

para o motor do vectra procure use o veiculo sintra se não me engano 1996

demais itens vectra mesmo ...

agora tenha em mente que a grande maioria das funçoes são apenas a nivel de diagnostico não de programação ou reprogramação

marcosdacruz
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Mar 2017, 07:37
Nome Completo: Marcos Fernando da Cruz
Cidade: Anápolis
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Software para interface Opcom com programação - Vectra B

por marcosdacruz » 10 Mar 2017, 10:43

Arquiteto, obrigado pela informação, irei ver se ele vai acessar, e tentar a programação do TID. Reporto aqui o resultado. Abraços!

marcosautomec
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Nov 2015, 14:11
Nome Completo: Marcos Cesar
Cidade: mongagua
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Software para interface Opcom com programação - Vectra B

por marcosautomec » 18 Mai 2017, 07:50

Pessoal, bom dia, eu comprei do aliexpress um opcom FW1.60. mas só instala até carros 2010. Qdo instalo o programa mais recente, da erro de driver, USB...
Pesquisando na net vi que precisa trocar o arquivo atraves de um programa MPROG, o programa consegui, gostaria se alguém já fez esse procedimento e se compartilhasse esse arquivo .EPT, desde já agradeço.

fernandomuniz33
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 21 Jan 2016, 08:23
Nome Completo: fernando m gonçalves
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Software para interface Opcom com programação - Vectra B

por fernandomuniz33 » 08 Jun 2017, 16:54

Boa noite alguém pode me informar qual o scanner é capaz de ler a injeção do vectra millenium ano 2001/2001 desde já agradeço.

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Software para interface Opcom com programação - Vectra B

por leoborgesl » 08 Jun 2017, 20:39

fernandomuniz33 escreveu:Boa noite alguém pode me informar qual o scanner é capaz de ler a injeção do vectra millenium ano 2001/2001 desde já agradeço.

Opcom

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

jpfranca
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Jan 2015, 21:46
Nome Completo: João Paulo Martins de França
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Software para interface Opcom com programação - Vectra B

por jpfranca » 29 Ago 2017, 23:51

Boa noite.


Tenho um Vectra B 97 GLS 2.0 com rádio original.

Eu subsititui o TID e o novo não está configurado para mostrar a informação do rádio.

Com o OPCOM eu consigo acessar várias funções do carro (testar alarme, parametros do painel, fazer o velocimetro avançar etc) mas não consigo acessar o TID para "ativar" a função rádio. Ele fica tentando conectar na ECU sem sucesso.

Alguma dica?


Muito obrigado.

miguelandre
GL Member
GL Member
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Out 2015, 23:33
Nome Completo: Miguel Andre
Cidade: tres lagoas
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Software para interface Opcom com programação - Vectra B

por miguelandre » 06 Fev 2018, 20:35

Luiz Antunes escreveu:Fuente del Mensaje
Famage escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal,

Estou com o OP-COM, consegui fazer a leitura dos erros da central e apagar esse erros, ler a KM do veículo, entretanto não consegui acessar as informações de ENGINE.

Vectra 2001 2.2 8v

Rodei vários anos e modelos, mas não achei algum que conseguisse ler. Alguém saberia como acessar?

Para o meu OP-COM funcionar eu utilizei o Windows 7. Fiz download do Virtual Box, com esse programa você consegue rodar máquinas virtuais, não precisa formatar o computador.
Esse final de semana vou me reunir com um amigo para tentar gravar o passo-a-passo que fiz para a instalação desde a máquina virtual até a instalação dos drivers do op-com.

Abraços!



Selecione o carro SINTRA 1997 !!!!


Luiz Antunes, muito obrigado! Voce resolveu meu problema Deus lhe page

elisnunes
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Dez 2016, 16:36
Nome Completo: Elis Nunes Ficos
Cidade: Rio Verde
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

OP-COM no Vectra 98/98

por elisnunes » 26 Abr 2018, 21:31

Boa noite pessoal, tenho um Vectra 1998/1998 e comprei um op-com, consegui instalar normalmente porém não estou conseguindo fazer leituras do motor somente algumas opções como, bateria, temperatura etc

Estou fazendo os seguintes passos:

- Diagnostics
- Automatic Vehicle Identification
- não identifica nem no Kwp nem Can
- Back

- Diagnostics
- 1998
- Vectra-B
- Instruments
- Measuring Blocks (Consigo ver as informações do painel, como temperatura, velocidade, e também voltagem da bateria e outras opções)

- Diagnostics
- 1998
- Vectra-B
- Engine
- 20 NEJ #Pin7 (nenhuma outra opção, nenhum outro pino da certo)
- Faults Codes (somente essa opção fica habilitada
- Consigo ver os códigos de erro (45 sonda lambda)
- Measuring Blocks (na tela de erros esse botão fica habilitado mas na tela anterior não)
- Não aparece nenhuma opção nas listas de blocos (Choose the measured value fron the list)

Poderiam me ajudar? Obrigado

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

OP-COM no Vectra 98/98

por danrmp » 27 Abr 2018, 08:11

Seleciona 1998 > Sintra > Engine > X 22XE que deve funcionar.

Ediluna2018
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 22 Jul 2018, 23:17
Nome Completo: Edilson de Oliveira Luna
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995
Idade: 50

Software para interface Opcom com programação - Vectra B

por Ediluna2018 » 22 Jul 2018, 23:22

Ives eu tenho esse Op com mas tô sem o CD teria como me emprestar ou alguém sabe onde consigo o cd ou baixar o software e drivers

Ediluna2018
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 22 Jul 2018, 23:17
Nome Completo: Edilson de Oliveira Luna
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995
Idade: 50

Software para interface Opcom com programação - Vectra B

por Ediluna2018 » 23 Jul 2018, 08:25

Galera não consigo fazer opcom funcionar no meu notebook ele não acha o driver o que posso fazer

Ediluna2018
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 22 Jul 2018, 23:17
Nome Completo: Edilson de Oliveira Luna
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995
Idade: 50

Software para interface Opcom com programação - Vectra B

por Ediluna2018 » 24 Jul 2018, 10:09

Alguém tem um tutorial de como usar o OPCom porque não estou conseguindo ler nada do carro

CDamin
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 26 Abr 2019, 17:25
Nome Completo: cassius morais damin
Cidade: quarai
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade:

Software para interface Opcom com programação - Vectra B

por CDamin » 21 Mai 2019, 15:52

Ives escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde pessoal, tudo bem???

entao, depois de fazer uma geral no carro e consertar tudo que tinha de detalhezinho, queria ver se agora resolvo a ultima pendencia q ficou......como meu carro é um GLS, ele veio com relogio apenas no painel, que veio com defeito, entao acabei aproveitando e fazendo o UP para o MID, passando assim a desfrutar do computador de bordo.

Porem, um detalhe é que o MID veio programado para roda 16 acredito (14972), e meu painel veio calibrado para a roda 14 original. Entao há uma diferença de cerca de 4% entre a marcação de km parcial do MID e painel, sendo que ambos devem estar com um pequeno erro acumulado, visto que eu troquei as rodas 14 por roda 15, montadas com o pneu especificado original 195/65R15.....

há mto tempo atras comprei uma interface OPCOM para tentar resolver isso, mas nao consegui....a interface q eu tenho é exatamente igual a essa

Imagem

entao queria agora ir a fundo, pra tentar resolver.....usando o opcom consigo acessar painel, fiz teste de LCD, iluminação, leitura de sensores, etc, e consigo acessar o MID (apenas permite testar o LCD pra acender tudo)

Quando acesso, as telas de painel e MID, fica desabilitada a função "programar", que creio que daria acesso a alterar o parametro de tamanho de roda....creio que possa ser um detalhe da versão que tenho

painel
Imagem

MID
Imagem

apos sofrer bastante procurando, consegui achar driver q rodou no windows 8 sem precisar ficar reiniciando no modo de teste (desabilitar imposição de verificação de assinatura digital de drivers), porem precisava agora da versao do software OPCOM com as funções de programação liberadas para poder alterar os parametros do painel e MID

Quem usou esse OPCOM como da foto, essas telas de programação ficavam liberadas para voces?? se sim, favor entrar em contato por MP para passar email e encaminhar a versão.....se puder, acessar a area de programação e tirar um print-screen das informações que permite alterar, para ver se a parte de configuração de roda aparece os dados para alterar.

Ah, e quem tiver um vectra com roda 15 original de fabrica com MID, se puder virar a chave de ignicao para acender o MID, e entao apertar e segurar por 5 segundos as duas teclas do MID na haste do limpador, e informar os dados que aparecem, para que eu possa configurar corretamente....na segunda linha tem a informação, composta por 5 digitos....no meu caso aparece "14972", q se nao me engano é de roda 16....gostaria do valor correto para roda 15, para deixar o odometro o mais preciso possivel.

Valeu galera, aguardo a ajuda de voces pra tentar matar essa charada, e deixar tudo em ordem no carro.

Ives


Consegue acessar a parte de programação com seu opcom??

angelo-jr
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 11 Set 2018, 18:16
Nome Completo: Ângelo Junior
Cidade: Florianópolis
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Software para interface Opcom com programação - Vectra B

por angelo-jr » 08 Ago 2019, 02:31

Olá amigos, lendo o site da OPCOM eles falam que nem a versão profissional serve para programar, a unica diferença são os modelos que podem ser acessados. Hä uma versão advanced que creio que possa ser usada para programar, mas precisarei falar com eles, estou enviando email e postarei a resposta

speedsters
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Out 2015, 11:29
Nome Completo: Luiz Menna Barreto
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Software para interface Opcom com programação - Vectra B

por speedsters » 28 Jan 2020, 09:50

Bom dia pessoal, após diversas leituras, deste tópico e de outros, preciso de uma ajuda. Vou comprar um scanner OpCom para fazer a leitura de um vectra 1997 2.0 8v, encontrei os chineses em três versões 1.39, 1.59, 1.7, 1.95 e 1.99.
Qual destas é a mais aconselhável para este modelo e ano?
e qual o software utilizar?

149 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 153 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 12:58