O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaVazamento de óleo na tampa e na junta ? Será ?
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

65 mensagens
Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Vazamento de óleo na tampa e na junta ? Será ?

por Adriano cruz » 04 Jul 2014, 21:24

renatovisk escreveu:Juntas Taranto são muito boas... troquei ha mais de 3 anos a junta da tampa de válvulas do meu monza, TARANTO, até hj tá sem vazamento nenhum, e há 2 semanas troquei a do vectrão tambem, TARANTO... E acredito também que vá durar bastante.

Abraços!


Você roda mais ou menos quantos quilômetros por ano com o Monza ?

marcelo.martins
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 06 Out 2015, 18:08
Nome Completo: Marcelo
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Vazamento de óleo na tampa e na junta ? Será ?

por marcelo.martins » 23 Out 2015, 23:01

Pessoal desculpa a ignorância, mas não entendo muito de mecânica e me surgiu uma duvida, se alguém puder me esclarecer agradeço, o vazamento de óleo é uma coisa "normal" visto um carro com uma alta kilometragem algo em torno de 150mil ou é um sinal de que o motor ja está meio cansado com sintomas de ir pro pau? agradeço a atenção!

Avatar do usuário
EMERSON BARRETO
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 434
Registrado em: 25 Mai 2015, 09:06
Nome Completo: Emerson Barreto da Mota
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vazamento de óleo na tampa e na junta ? Será ?

por EMERSON BARRETO » 24 Out 2015, 08:30

marcelo.martins escreveu:Pessoal desculpa a ignorância, mas não entendo muito de mecânica e me surgiu uma duvida, se alguém puder me esclarecer agradeço, o vazamento de óleo é uma coisa "normal" visto um carro com uma alta kilometragem algo em torno de 150mil ou é um sinal de que o motor ja está meio cansado com sintomas de ir pro pau? agradeço a atenção!



Bom dia Marcelo.
Não irmão, vazamento em juntas não é sinal de motor com sua vida útil no final e sim sinal de quê precisa dar mais atenção a sua manutenção, ou seja, substituir a junta, ou a cebolinha de óleo, desobstrução das manguedas de respiro e assim vai.
Então meu caro, vá na ferramenta pesquisa do fórum e por lá verás todos os tipos de manutenção que precisar, OK!!!
:88:
ImagemImagem
_______________________________________________________________________________

Emerson - Vectra CD 2.0 16V 1997 Mec. Completo
Minha garagem - viewtopic.php?f=70&t=10926

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Vazamento de óleo na tampa e na junta ? Será ?

por Thiago Menezes » 25 Out 2015, 21:14

marcelo.martins escreveu:Pessoal desculpa a ignorância, mas não entendo muito de mecânica e me surgiu uma duvida, se alguém puder me esclarecer agradeço, o vazamento de óleo é uma coisa "normal" visto um carro com uma alta kilometragem algo em torno de 150mil ou é um sinal de que o motor ja está meio cansado com sintomas de ir pro pau? agradeço a atenção!

Vazamento se for na junta da tampa do comando de valvula é coriqueiro acontecer com Vectra! Mas juntas, orings isso tem vida útil, resseca, perda a função de vedação mas não está ligado a um problema propriamente dito do motor, só desgaste natural mesmo

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

andyaribeiro
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Jul 2013, 10:57
Nome Completo: Anderson de Araujo Ribeiro
Cidade: porto alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1996

[Vectra B] Vazamento crônico na tampa de válvulas 2.2 16v.

por andyaribeiro » 26 Jan 2017, 16:58

Galera peço a ajuda de vocês para solucionar um problema crônico que tenho em meu Vectra B é um GLS ano 2000.

Já troquei umas 200 vezes a junta coloquei cola pra junta e por último troquei a tampa, mas de nada adianta o maldito vazamento sempre volta. Não sei se é um problema em todos os Vectras 16v ou é só o meu. Já estou até pensando em vender ele e pegar um 8v. Mas estou com ele há 6 anos e realmente não queria me desfazer do carro que gosto tanto. Então preciso de dicas de como resolver esse vazamento. Desde já agradeço a todos.

leodealmeida
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Jan 2017, 16:43
Nome Completo: Leonardo de Almeida Pereira
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

[Vectra B] Vazamento crônico na tampa de válvulas 2.2 16v.

por leodealmeida » 26 Jan 2017, 18:11

Quando trocar a junta tem que limpar bem o local na tampa onde a junta assenta. Não pode ter nenhum resíduo de óleo. Geralmente vaza entre a junta e a tampa, e não entre a junta e o cabeçote. A marca da junta deve ser Sabó ou original. E cola só vai nos cantinhos abaixo:
https://scontent.fgig4-1.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/16299573_1877811865829743_7227151616345340468_o.png?oh=de0bf35b37ca23ba2f806ae33f1d2c61&oe=5905BF76

Se continuar vazando, a tampa está empenada. Só trocando. :(

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

[Vectra B] Vazamento crônico na tampa de válvulas 2.2 16v.

por Arquiteto » 26 Jan 2017, 19:03

tem how to do procedimento ...

geralmente não se segue a sequencia de aperto nem o torque ai ja começa errado

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vazamento de óleo na tampa e na junta ? Será ?

por Ju_Bueno » 26 Jan 2017, 19:45

JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
funari97
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 01 Jun 2020, 08:47
Nome Completo: Diogo Funari Di Lucia
Cidade: Pelotas
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995
Idade: 27

[VECTRA A] Vazamento de óleo

por funari97 » 24 Ago 2020, 23:31

Fala pessoal,

Meu 1995 Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V começou a apresentar vazamento de óleo e levei ao mecânico. Ele me disse que vai precisar desmanchar parte do cabeçote no comando de válvulas onde fica o vazamento. Ele disse que não chegou a pegar no catalizador nem sujar as velas, mas vai ter que desmanchar pra resolver.

Ele disse que ao desmanchar, teria que ser colado novamente o suporte de comando de válvulas e trocar a junta de tampa de válvulas. Segundo ele, caso não seja afetada a junta do cabeçote, basta montar tudo novamente.

Caso tenha que trocar a do cabeçote aí tem que levar até a tampa pra aplainar na retifica. E também vai precisar trocar a junta do coletor de escape pois está fazendo muito barulho.

Ele disse que na melhor da hipóteses vou gastar R$400,00. O que acham? É um preço justo, dentro da realidade?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vazamento de óleo na tampa e na junta ? Será ?

por Ju_Bueno » 25 Ago 2020, 09:14

Considerando que terá que tirar o comando de válvulas, terá que desmontar correias, + as juntas a serem trocadas e possivelmente retentores, creio que está dentro do aceitável.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de óleo na tampa e na junta ? Será ?

por Almeidão » 25 Ago 2020, 09:18

Não sei o que possa está vazando, mas se o seu carro for um 8 V troque a tampa porque só trocar a junta não resolve e não pode usar cola ali e a tampa original vem com a junta e tampa de óleo. Comando tem retentor, se tiver vazando trocar retentor. Se tiver que mexer na gaiola ai sim tirar o cabeçote fora e leva na retífica sim, mas não deve plainar esta peça, tem que limpar e trocar as válvulas e retificar sede etc.
Resumo geral, sinceramente nçao sei onde está vazando no seu carro, mas eu suponho que seja tampa da Válvula e o mecânico esteja fazendo um terror danado em você e sendo 8V, só trocar a tampa por um outra sendo original e resolve o vazamento, bem pela idade do carro fazer um cabeçote na retífica ainda é lucro.

Entenda uma coisa, junta do cabeçote não mina óleo, ou vaza para estragar ou nada. Seu carro parrou? Ele funciona? Se sim, o problema é a tampa da válvula, mas se você quiser dar uma geral, ai sim tirar cabeçote e mandar pra retifica, ajustar tudo, trocar correias, retentores tuchos, balancins etc e não escapará de comprar uma tampa da Válvula e a que funciona é a original
Imagem

Avatar do usuário
funari97
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 01 Jun 2020, 08:47
Nome Completo: Diogo Funari Di Lucia
Cidade: Pelotas
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995
Idade: 27

Vazamento de óleo na tampa e na junta ? Será ?

por funari97 » 25 Ago 2020, 10:41

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Não sei o que possa está vazando, mas se o seu carro for um 8 V troque a tampa porque só trocar a junta não resolve e não pode usar cola ali e a tampa original vem com a junta e tampa de óleo. Comando tem retentor, se tiver vazando trocar retentor. Se tiver que mexer na gaiola ai sim tirar o cabeçote fora e leva na retífica sim, mas não deve plainar esta peça, tem que limpar e trocar as válvulas e retificar sede etc.
Resumo geral, sinceramente nçao sei onde está vazando no seu carro, mas eu suponho que seja tampa da Válvula e o mecânico esteja fazendo um terror danado em você e sendo 8V, só trocar a tampa por um outra sendo original e resolve o vazamento, bem pela idade do carro fazer um cabeçote na retífica ainda é lucro.

Entenda uma coisa, junta do cabeçote não mina óleo, ou vaza para estragar ou nada. Seu carro parrou? Ele funciona? Se sim, o problema é a tampa da válvula, mas se você quiser dar uma geral, ai sim tirar cabeçote e mandar pra retifica, ajustar tudo, trocar correias, retentores tuchos, balancins etc e não escapará de comprar uma tampa da Válvula e a que funciona é a original


Valeu pela resposta amigo. Dito isso, o que tu me recomenda fazer? O carro está lá na oficina e o mecânico está esperando eu permitir ou não que ele faça o serviço. Peço que ele troque apenas a tampa? Pergunto se trocando a tampa não resolveria?

Aliás, ele disse que o vazamento é no comando de válvulas. E que por isso vai ter que desmanchar parte do cabeçote. O carro funciona e o vazamento é por cima, pois o motor sujou de óleo mas não pinga no chão.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vazamento de óleo na tampa e na junta ? Será ?

por Ju_Bueno » 25 Ago 2020, 11:02

Vc postou que seu carro é 95, correto? Neste caso, não há a necessidade de se trocar a tampa porque ela é de ferro. A partir do Vectra B é que usa a de plástico, daí é mais comum ela empenar.

Me corrija o Almeidão se eu estiver equivocado.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
funari97
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 01 Jun 2020, 08:47
Nome Completo: Diogo Funari Di Lucia
Cidade: Pelotas
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995
Idade: 27

Vazamento de óleo na tampa e na junta ? Será ?

por funari97 » 25 Ago 2020, 11:38

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Vc postou que seu carro é 95, correto? Neste caso, não há a necessidade de se trocar a tampa porque ela é de ferro. A partir do Vectra B é que usa a de plástico, daí é mais comum ela empenar.

Me corrija o Almeidão se eu estiver equivocado.


Isso, é um Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V 1995

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de óleo na tampa e na junta ? Será ?

por chirola » 25 Ago 2020, 11:53

nao sei se entendi muito mais ,
o 8v tem o cabeçote e em cima dele vai a gaiola com o comando ne , se o vazamento entre o cabeçote e a gaiola do comando tem que tirar o cabeçote sim, e conferir se as duas peças estao bempleinadas entre elas , se for no retentor da polia do comando ate da para trocar no lugar e meio chato mais tem como , se for na tampa do comando aquela de plastico , nao teria que tirar o cabeçote , as tampas de valvulas tem um problema mais nao e da tampa na maioria dos casos e sim dos mecanicos .
o aperto delas e que acaba empenando elas geralmente monta tudo e aperta com o brasimetro o que ultrapasa os 2kilos de torke absurdamente uma chave L na posiçao vertical da mais de 13 kilos se deitar ela pasa dos 20 trancuilamente , iso e algo que muita gente nao entende mais vou tentar explicar .

Imagem
fiz um desenho para que fique claro , no da esquerda seria a tampa torqueada certo , o da dereita seria o exesso de torque , se vc aperta mais do que o material aguanta
acaba dando o efeito que mostrei no desenho ao esquentar e esfriar a peça vai copiar a deformidade de forma permanente se ja de aluminho plastico ou o que for .
entao troca a junta e melhora so que a tampa ja foi deformada e com pouco tempo vai vazar denovo se colocar cola é ate pior a cola se acumula no meio da deformaçao e ao ter mais masa vai deformando mais com o tempo , almeidao explico em outro topico que acontece o mesmo com as abraçadeiras de parafuso e as mangueiras.
a junta so vai vedar se as peças casam entre si , e se for asim nao faz falta cola alguma.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de óleo na tampa e na junta ? Será ?

por Almeidão » 25 Ago 2020, 12:21

Vazar na gaiola com o cabeçote seria uma raridade de um serviço muito mal feito, mas sim pode vazar, o problema que estes carros começam a vazar e vão deixando, deixando, deixando e deixando e quando um mecânico olha ele imagina que está sendo pulverizado óleo pra fora do motor por todos os lados. O correto ai seria lavar o motor e deixar ele 100% limpo, logo verão onde está o vazamento que eu suponho ser na tampa da válvula. Sua explicação está perfeita mas falta acrescentar que quando bem feita com o Tempo elas vão vazar também, a minha eu troquei recente por uma original e a anterior durou 8 anos sem vazamentos. Antes troquei a junta e percebi que a junta entrava toda e isto é devido ao tempo mesmo que vai aquecendo a peça e esteja certo que vaza sempre pelo fundo da junta, lado contrário e nunca onde ela apoia.
Uma dica para o nosso amigo considerando o tempo de uso do carro dele seria:
- Tirar cabeçote e mandar na retifica acertar válvulas, guias e sede.
- Trocar os balancins
- Caso seja necessário trocar os tuchos.
- Limpar o suspiro
- Verificar os selos do bloco e trocar se for preciso.
- Bomba de água
- Trocar as duas correias, rolamentos do esticador e retentor polia inferior e já que irá desmontar trocar retentor do comando.
- Trocar a tampa da válvula e usar uma original
- Termostática MTE 211-82
- 3 litros de aditivo Extended life

Assim seria o serviço completo já que o mecânico diz tanta coisa, então que ele fique sabendo que é isto que seria o correto. Caso contrário, irá tampar um buraco e abrirá outro.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de óleo na tampa e na junta ? Será ?

por chirola » 25 Ago 2020, 12:36

pois e bem o que vc fala a borracha da junta amasa e a inteligencia dos mexanicos diz aperta mais o que acaba transformando uma troca de junta em uma deformaçao da tampa por exeso de aperto .

Avatar do usuário
funari97
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 01 Jun 2020, 08:47
Nome Completo: Diogo Funari Di Lucia
Cidade: Pelotas
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995
Idade: 27

Vazamento de óleo na tampa e na junta ? Será ?

por funari97 » 25 Ago 2020, 13:11

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Vazar na gaiola com o cabeçote seria uma raridade de um serviço muito mal feito, mas sim pode vazar, o problema que estes carros começam a vazar e vão deixando, deixando, deixando e deixando e quando um mecânico olha ele imagina que está sendo pulverizado óleo pra fora do motor por todos os lados. O correto ai seria lavar o motor e deixar ele 100% limpo, logo verão onde está o vazamento que eu suponho ser na tampa da válvula. Sua explicação está perfeita mas falta acrescentar que quando bem feita com o Tempo elas vão vazar também, a minha eu troquei recente por uma original e a anterior durou 8 anos sem vazamentos. Antes troquei a junta e percebi que a junta entrava toda e isto é devido ao tempo mesmo que vai aquecendo a peça e esteja certo que vaza sempre pelo fundo da junta, lado contrário e nunca onde ela apoia.
Uma dica para o nosso amigo considerando o tempo de uso do carro dele seria:
- Tirar cabeçote e mandar na retifica acertar válvulas, guias e sede.
- Trocar os balancins
- Caso seja necessário trocar os tuchos.
- Limpar o suspiro
- Verificar os selos do bloco e trocar se for preciso.
- Bomba de água
- Trocar as duas correias, rolamentos do esticador e retentor polia inferior e já que irá desmontar trocar retentor do comando.
- Trocar a tampa da válvula e usar uma original
- Termostática MTE 211-82
- 3 litros de aditivo Extended life

Assim seria o serviço completo já que o mecânico diz tanta coisa, então que ele fique sabendo que é isto que seria o correto. Caso contrário, irá tampar um buraco e abrirá outro.



Como eu peguei o carro faz pouco tempo, eu estava fazendo a preventiva e recentemente troquei isso aqui:

Kit da correia de distribuição
Descarbinizante
Bomda de água
Retentor do comando
Retentor do virabrequim
Filtro de combustível
Filtro de ar
Válvula Termostática
Aditivo Orgânico black

Além de ter trocado o óleo também, claro.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vazamento de óleo na tampa e na junta ? Será ?

por Almeidão » 25 Ago 2020, 13:20

funari97 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Vazar na gaiola com o cabeçote seria uma raridade de um serviço muito mal feito, mas sim pode vazar, o problema que estes carros começam a vazar e vão deixando, deixando, deixando e deixando e quando um mecânico olha ele imagina que está sendo pulverizado óleo pra fora do motor por todos os lados. O correto ai seria lavar o motor e deixar ele 100% limpo, logo verão onde está o vazamento que eu suponho ser na tampa da válvula. Sua explicação está perfeita mas falta acrescentar que quando bem feita com o Tempo elas vão vazar também, a minha eu troquei recente por uma original e a anterior durou 8 anos sem vazamentos. Antes troquei a junta e percebi que a junta entrava toda e isto é devido ao tempo mesmo que vai aquecendo a peça e esteja certo que vaza sempre pelo fundo da junta, lado contrário e nunca onde ela apoia.
Uma dica para o nosso amigo considerando o tempo de uso do carro dele seria:
- Tirar cabeçote e mandar na retifica acertar válvulas, guias e sede.
- Trocar os balancins
- Caso seja necessário trocar os tuchos.
- Limpar o suspiro
- Verificar os selos do bloco e trocar se for preciso.
- Bomba de água
- Trocar as duas correias, rolamentos do esticador e retentor polia inferior e já que irá desmontar trocar retentor do comando.
- Trocar a tampa da válvula e usar uma original
- Termostática MTE 211-82
- 3 litros de aditivo Extended life

Assim seria o serviço completo já que o mecânico diz tanta coisa, então que ele fique sabendo que é isto que seria o correto. Caso contrário, irá tampar um buraco e abrirá outro.



Como eu peguei o carro faz pouco tempo, eu estava fazendo a preventiva e recentemente troquei isso aqui:

Kit da correia de distribuição
Descarbinizante
Bomda de água
Retentor do comando
Retentor do virabrequim
Filtro de combustível
Filtro de ar
Válvula Termostática
Aditivo Orgânico black

Além de ter trocado o óleo também, claro.


Aditivo eu nçao conheço este, este descarbonizante também não funciona sem abrir e limpar, tudo que faz sozinho é invenção de preguiçoso. Termostática, precisa saber que foi usada se está no grau certo do carro, o resto são peças que não serão necessário trocar por hora.
Imagem

Avatar do usuário
funari97
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 01 Jun 2020, 08:47
Nome Completo: Diogo Funari Di Lucia
Cidade: Pelotas
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995
Idade: 27

Vazamento de óleo na tampa e na junta ? Será ?

por funari97 » 25 Ago 2020, 13:34

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
funari97 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Vazar na gaiola com o cabeçote seria uma raridade de um serviço muito mal feito, mas sim pode vazar, o problema que estes carros começam a vazar e vão deixando, deixando, deixando e deixando e quando um mecânico olha ele imagina que está sendo pulverizado óleo pra fora do motor por todos os lados. O correto ai seria lavar o motor e deixar ele 100% limpo, logo verão onde está o vazamento que eu suponho ser na tampa da válvula. Sua explicação está perfeita mas falta acrescentar que quando bem feita com o Tempo elas vão vazar também, a minha eu troquei recente por uma original e a anterior durou 8 anos sem vazamentos. Antes troquei a junta e percebi que a junta entrava toda e isto é devido ao tempo mesmo que vai aquecendo a peça e esteja certo que vaza sempre pelo fundo da junta, lado contrário e nunca onde ela apoia.
Uma dica para o nosso amigo considerando o tempo de uso do carro dele seria:
- Tirar cabeçote e mandar na retifica acertar válvulas, guias e sede.
- Trocar os balancins
- Caso seja necessário trocar os tuchos.
- Limpar o suspiro
- Verificar os selos do bloco e trocar se for preciso.
- Bomba de água
- Trocar as duas correias, rolamentos do esticador e retentor polia inferior e já que irá desmontar trocar retentor do comando.
- Trocar a tampa da válvula e usar uma original
- Termostática MTE 211-82
- 3 litros de aditivo Extended life

Assim seria o serviço completo já que o mecânico diz tanta coisa, então que ele fique sabendo que é isto que seria o correto. Caso contrário, irá tampar um buraco e abrirá outro.



Como eu peguei o carro faz pouco tempo, eu estava fazendo a preventiva e recentemente troquei isso aqui:

Kit da correia de distribuição
Descarbinizante
Bomda de água
Retentor do comando
Retentor do virabrequim
Filtro de combustível
Filtro de ar
Válvula Termostática
Aditivo Orgânico black

Além de ter trocado o óleo também, claro.


Aditivo eu nçao conheço este, este descarbonizante também não funciona sem abrir e limpar, tudo que faz sozinho é invenção de preguiçoso. Termostática, precisa saber que foi usada se está no grau certo do carro, o resto são peças que não serão necessário trocar por hora.


Essa manutenção foi feita antes desse vazamento, de forma preventiva. Foi feita em uma oficina mesmo, não fiz nada sozinho. Apenas comentei o que eu fiz recentemente para contextualizar a situação.

De qualquer forma, o mecânico que me passou esse orçamento referente ao vazamento já disse que os retentores estão bons, o vazamento não é neles. Perguntei sobre a troca da tampa e ele disse que não há necessidade pois o vazamento não é ali, é mais embaixo. Ele lavou o motor para identificar a origem do vazamento. Como eu não entendo muito, fiquei com dúvidas se esse orçamento que ele me passou tá dentro da realidade ou tá caro.

65 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 120 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.