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Faça você mesmo / TutoriaisInstalando xenon nos faróis de neblina - Vectra C
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Janderson
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Instalando xenon nos faróis de neblina - Vectra C

por Janderson » 14 Abr 2013, 23:18

Bom galera, demorou um pouco para eu instalar o kit, mas fiz no capricho e coloco o passo-a-passo aqui para compartilhar com os amigos, as fotos não estão muito legais pois foram todas tiradas a noite na garagem, único horário que tinha um tempinho para ir instalando aos poucos, além disso não tinha muito espaço, fiz tudo deitado no chão, sem levantar o carro nem nada, daí imaginem a trabalheira.

Mãos a obra :grito:

Começem tirando a tampa de acesso a lâmpada do farol de neblina, é uma tampa plástica preta que é de 1/4 ou 3/4 de volta (sei lá), mas tem nela o sentido de abrir/fechar.

Com a tampa em mãos cortar com um estilete ou serrinha um pedacinho de plástico quadradinho que fica na base dessa tampa, tirando fora esse pedacinho deve-se posteriormente fazer um furo no centro da tampa, esse furo deve ser feito de preferência com uma serra-copo tamanho 22 para quem quer um acabamento perfeito, pode ser feito também com uma broca comum para madeira, fica a critério de quem instalar, na pressa me esqueci de tirar foto desse detalhe :oops: mas não tem erro, é barbada, depois de feito o furo lixar levemente o local para tirar as rebarbas do plástico, o resultado que devemos ter é esse :

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Fotos do kit xenon com lâmpadas base H3, as usadas no farol de neblina

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Segundo passo, procurar um lugar para instalar o reator (coisa mais chata do mundo), o local deve ser com boa ventilação, não deve ficar muito solto, etc...depois de muito queimar neurônio achei um local apropriado (acho né,hehehe...) e de fácil acesso, coloquei fixado com fita dupla-face de alta aderência no "papo" do para-choque, ali naquele local o reator não aparece para quem vê o carro de frente, a ventilação é boa pois entra ar suficiente com o carro andando para refrigerar o radiador, não esquenta muito naquela região pois o sensor de temperatura externa fica próximo e não mente na informação da temperatura, então logo é um local que não sofre com temperaturas elevadas do motor, fica num nível mais plano e menos propenso a ficar sacolejando, não fica diretamente preso na lataria, ali é plástico, a chance de interferência é menor, enfim, achei próximo do ideal.

Não colei a fita direto no reator, porquê ? porque preferi usar o suporte dele, assim , colando o suporte do reator, fica mais fácil numa eventual troca do reator por defeito retirar o mesmo, ai é só desencaixar o reator ficando preso o suporte, já pensou se o reator pifa e ele está colado firme ? retirar seria fogo...

Ficou assim:

Suporte com fita dupla-face

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Fita dupla-face usada, essa é italiana, muito usada no ramo automotivo, aguenta altas temperaturas, é siliconada, não solta com a umidade ou água, tem alto poder de adesão, etc....tem uma similar dessas mas é da 3M, altamente recomendável também.

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Local escolhido para colar o reator:
(obs: para facilitar o acesso ao local eu retirei a grade dianteira do motor sem retirar o para-choque, uma técnica que eu estudei muito e que vou ensinar vcs. também num outro how-to)

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Ligações básicas do kit xenon, não tem o menor mistério, lembrando que as ligações podem variar de kit pra kit, marca pra marca.

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Notem que basicamente é azul com preto e vermelho com vermelho, não tem erro, é tudo muito intuitivo e tem conectores que permitem fazer as ligações num só sentido, não tem como errar, na segundo foto mostra que só sobra duas pontinhas na lâmpada, uma vermelha e outra preta, a vermelha é o positivo da lâmpada, vc. vai ligar no fio que ía ligado a antiga lâmpada de neblina, o fio preto é o negativo, esse tem que soltar o conector que está fixo no próprio refletor do farol de neblina e ligar o conector nesse fio do xenon, sem erro. Desculpem-me se não fui muito claro, mas com o kit em mãos vcs. vão ver o que eu estou falando.

Vamos voltar a tampa do farol e a colocação da lâmpada, passando os fios da lâmpada pelo furo que foi feito na tampa.

Detalhe, ao manusear a lâmpada xenon (ou mesmo qualquer outra) nunca toque o bulbo (vidro) da lâmpada com as mãos, a gordura que se tem na pele (mesmo com as mãos muito limpas) fica no vidro e ao ligar a lâmpada e esta esquentar ela pode queimar, por isso o recomendável é usar luvas, eu peguei no hospital umas luvas cirúrgicas que estavam com o prazo vencido, mas pode-se comprar esse tipo de luvas também nas farmácias, tem em algumas e acho que deve ser na faixa de uns 6 ou 8 reais o par, vale a pena pois são melhores para trabalhar , não se perde o tato dos dedos com elas.

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Agora se algum cabeção por descuido :007: tocar com os dedos na lâmpada aí pode-se limpar elas passando um cotonete embebido em alcool isopropílico (tem que ser esse por não conter água), esse alcool tem nas farmácias de manipulação e serve para diversas outras finalidades também, tais como limpar leitores de Cd, na informática, etc....


O resultado que devemos ter passando os fios da lâmpada pelo furo que fizemos anteriormente na tampa do farol de neblina é esse

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Nota-se que a borracha (dos fios da lâmpada) deve ficar bem justa para evitar a entrada de água no farol (mais uma vez cuidado ao fazer o furo na tampa, não deve ficar grande para a borracha não ficar "dançando"), por isso essa borracha tem uma saliência no meio dela, metade do anel de borracha fica para dentro da tampa e a outra parte para fora da tampa, bem justa mesmo.

Depois de tudo instalado, reator no local, lâmpada passando pela tampa, lâmpada no local da antiga, fios conectados, o resultado é esse
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Eu vou ser sincero com vcs. , aqui o pessoal me conhece e sabe que sou meio "chato" com essas coisas de carro, eu não gostei nem um pouco de ver a fiação do xenon toda solta por baixo ali do para-choque, não ficava visível olhando assim de fora, só deitando por baixo do carro, mas achei meio vulnerável , sem proteção dos fios e com um acabamento meio feio, então o "fresco" aqui :mrgreen: foi procurar descobrir quem fabrica aquelas proteções plásticas para os chicotes para a indústria automotiva, uns chamam de espaguete outros de corrugado, etc...cada lugar tem um nome, fui atrás disso aqui em Poa e não encontrei, descobri que quem é o fornecedor da GM é uma firma chamada Azulplast, (http://www.azulplast.com.br ) consegui entrar em contado com um representante e consegui o que queria, o porém é que tive que comprar um rolo desse negócio, mas tudo bem, fico para usar em outras coisas... o rolo com 25 metros saíu por $ 70,00, é o mesmo, original, já com corte linear para deixar sair conectores que precisa em determinado trecho, cortei esse corrugado e passei a fiação dentro, prendi o corrugado com presilhas de naílon, o corrugado que usei é o de tamanho 18mmm, lembro que essa do corrugado é opcional, cada um pode também usar a imaginação e fazer o acabamento a seu critério, dá para usar até aquelas mangueiras que se passa fio de luz residencial, aquele parecido esse corrugado, a vantagem desse que usei é que é uma coisa mais original e específica para essa finalidade, pois o plástico é mais duro e resistente a calor e produtos químicos usados nas lavagens, etc...,é coisa para carro mesmo.

Ficou assim o resultado final :P

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Me esqueci de falar que usei um furo do para-choque(vcs. vão ver pelas fotos) para passar uma presilha de nailon e fixar o reator ao para-choque, é mais uma segurança extra, não precisava pois a fita dupla-face já segura tudo muito bem, é apenas mais uma segurança como falei, aproveitei o furo já que estava ali dando "sopa", hehehe....

Não postei fotos do xenon ligado pois o carro está empoeirado (carro escuro é phoda :evil: ), mas devo dizer que ficou muito lindo, tudo funciona perfeitamente, não pisca o CB de bordo, não dá queda de tensão ao ligar e desligar, tudo perfeitissímo como manda o figurino e iluminando assustadoramente muito :shock: assim que dêr um trato no bichano eu coloco umas fotinhos pra vcs. , ok.

Agora rumo aos faróis principais que também vou instalar o xenonzão, mas primeiro vou dormir, pois estou quebrado, passei noites me rolando no chão, tudo pelo Vectrão :001:

Espero que gostem , qualquer coisa perguntem.

Abração a todos :wink:
Janderson
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Re: Instalando xenon nos faróis de neblina do Vectra C

por Arquiteto » 15 Abr 2013, 08:03

que serviço top ... fico como originallllllll

abineh
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Re: Instalando xenon nos faróis de neblina do Vectra C

por abineh » 15 Abr 2013, 19:04

Serviço de primeiríssima detectado!
Show!! :o

Luis_Oliveira
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Re: Instalando xenon nos faróis de neblina do Vectra C

por Luis_Oliveira » 23 Mai 2013, 13:06

Show de bola, parabéns !!
Vou fazer no meu logo logo ! :88:

PS: Só faltou a foto do kit aceso.. hehe
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alesianga
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Re: Instalando xenon nos faróis de neblina do Vectra C

por alesianga » 31 Mai 2013, 18:44

muito bom mesmo a instalação amigo sou instalador serviço de primeira fica a dica pra quem quiser comprar o espaguete que ele usou pra vcs nao comprarem o rolo va numa loja de som e compre toda loja usa pra passar a fiaçao pelo carro
é baratinho

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Re: Instalando xenon nos faróis de neblina do Vectra C

por felipedutra » 04 Jun 2013, 19:06

Gostei muito do tutorial, estava na dúvida de como instalar no meu vectra 2010, mas com este How To, ficou tudo bem detalhado.

Quantos metros você usou deste corrugado? Não quer vender o resto por um preco bem acessível? Qual bitola deste corrugado? 1/2"?

Valeu!!!

Leonam
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Re: Instalando xenon nos faróis de neblina do Vectra C

por Leonam » 06 Jul 2013, 15:05

Trabalho de primeira... :23:

Pedro Josino
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Re: Instalando xenon nos faróis de neblina do Vectra C

por Pedro Josino » 11 Nov 2013, 00:05

Janderson, você se lembra aonde adquiriu esse kit?

Estou pensando em colocar um kit bom no Vectra, estou pensando no K2on mas esse parece ser muito bom, porém quero com lâmpadas de 4.300K. Para o farol baixo vou procurar a HB4R, é bem raro mais existe.

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Janderson
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Re: Instalando xenon nos faróis de neblina do Vectra C

por Janderson » 11 Nov 2013, 23:28

Pedro Josino escreveu:Janderson, você se lembra aonde adquiriu esse kit?

Estou pensando em colocar um kit bom no Vectra, estou pensando no K2on mas esse parece ser muito bom, porém quero com lâmpadas de 4.300K. Para o farol baixo vou procurar a HB4R, é bem raro mais existe.

Bah Pedro, era de um importador de Santa Catarina, o cara foi pessoalmente na Europa e na China decidir qual kit trazer na época para vender aqui no Brasil, na real o reator é fabricado na China, mas as lâmpadas são Philips com base de cerâmica, dessa forma mesmo que a lâmpada esquente não há a possibilidade de derreter a base (quase todas lâmpadas xenon tem base plástica) e alterar o foco do faixo da lâmpada.

Procurei esse cara já a um tempo atras e não encontrei mais, ele tinha vendido alguns kits no Mercado Livre, outros colegas já haviam me perguntado e tentei até contato atraves do telefone que eu tinha dele e não consegui também, infelizmente vou ficar te devendo isso.

Mas já achei coisa boa aqui, se tiveres interesse nesses sites chineses dá uma olhada:

http://dx.com/c/car-accessories-799/car ... n-kits-711

Tem lâmpadas de 4.300 K pelo que olhei por cima.

Abração
Janderson
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Pedro Josino
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Re: Instalando xenon nos faróis de neblina do Vectra C

por Pedro Josino » 12 Nov 2013, 03:02

As lâmpadas com conector metálico e base de cerâmica realmente são as melhores e relativamente fácil de achar. O problema maior é um bom reator. Já usei uma lâmpada com um reator X e ficou azulado e a mesma lâmpada com reator Y e ficou branco puro.

No Gol eu uso Xenon Vision e sou satisfeito com a qualidade do produto mas não acho mais à venda. A loja aqui da cidade que vendia, não tem conseguido mais peças no fornecedor, acredito que devido a baixa demanda, encerraram a importação.

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Re: Instalando xenon nos faróis de neblina do Vectra C

por ALEMAO13 » 30 Ago 2015, 21:26

parabens, gostei do acabamento, limpeza do carro nota 10 tambem

Bruno Cezar
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Re: Instalando xenon nos faróis de neblina do Vectra C

por Bruno Cezar » 22 Jan 2016, 08:35

Bom dia amigo, tire uma duvida minha vc precisou tirar aquele suporte de ferro que tem dentro do farol de minha? Se sim como vc fez isso ?

Alez
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Re: Instalando xenon nos faróis de neblina do Vectra C

por Alez » 22 Jan 2016, 09:30

Instalação mais profissional que já vi.

Alez
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Re: Instalando xenon nos faróis de neblina do Vectra C

por Alez » 22 Jan 2016, 09:34

Faltou fotos com elas ligadas!

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Thiago Menezes
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Re: Instalando xenon nos faróis de neblina do Vectra C

por Thiago Menezes » 22 Jan 2016, 15:59

Bruno Cezar escreveu:Bom dia amigo, tire uma duvida minha vc precisou tirar aquele suporte de ferro que tem dentro do farol de minha? Se sim como vc fez isso ?


Bruno,

Mande uma MP para o Janderson, talvez ele nem passe por aqui:

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Janderson
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Re: Instalando xenon nos faróis de neblina do Vectra C

por Janderson » 22 Jan 2016, 19:44

Thiago Menezes escreveu:
Bruno Cezar escreveu:Bom dia amigo, tire uma duvida minha vc precisou tirar aquele suporte de ferro que tem dentro do farol de minha? Se sim como vc fez isso ?


Bruno,

Mande uma MP para o Janderson, talvez ele nem passe por aqui:

memberlist.php?mode=viewprofile&u=117

Talvez eu não passe aqui não quer dizer que nunca passarei :47: :38:

Não Bruno, não precisei tirar fora aquele ferrinho interno nem mesmo amassar ou empurrar ele pra trás ou frente, foi tranquilo como se fosse instalar uma lâmpada normal, e tem mais, aquele ferrinho interno não é bom tirar, pois é ele que distribui a luminosidade da lâmpada, sem ele o foco e a luz fica "espalhado" sem rumo certo e atrapalhando os outros.

Abraços
Janderson
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Re: Instalando xenon nos faróis de neblina do Vectra C

por Janderson » 22 Jan 2016, 19:45

Alez escreveu:Instalação mais profissional que já vi.

Obrigado meu amigo Alez, vou ver onde tenho fotos delas ligadas e posto aqui, ok.

Abração
Janderson
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Instalando xenon nos faróis de neblina - Vectra C

por CaranhatoRafael » 18 Abr 2017, 12:57

Eu tenho dúvidas no fio negativo, como fzer a substituição do original pelo do xenon, tirei a tampa olhei várias vezes e não entendi o processo do fio negativo, alghem pode me explicar

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Instalando xenon nos faróis de neblina - Vectra C

por darcy_candido » 18 Abr 2017, 14:37

Parabéns pelo serviço. Tinha perguntado pelo face se alguém tinha feito a instalação de uma forma mais "profissional" e ninguém se manifestou...aqui tirei todas minhas duvidas.
Pretendo fazer uma instalação nesse mesmo padrão do seu, sem gambiarraz!!!! Mais uma vez parabéns!!!

Forte abraço....

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Problemas no Xenom

por Tsilva » 20 Jun 2017, 17:30

Amigos coloquei xenom nos milhas do meu vectra GT 2008 e sempre que ligo o cpu de bordo apaga e acende. A princípio pensei que fosse bateria, mas fiz a troca e o problema continua. Um mecênico falou que alguns carros da GM não aceitam o xenom e fez uma explicação confusa... Alguém tem ideia do que pode ser?

Vlw...
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