O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralMotor Grilando
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

46 mensagens
jonas36
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 24 Abr 2014, 23:27
Nome Completo: jonas alves
Cidade: blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Motor Grilando

por jonas36 » 24 Mai 2014, 12:28

...
Editado pela última vez por jonas36 em 02 Jun 2014, 14:00, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Motor Grilando

por JoãodoValle » 24 Mai 2014, 13:36

Não seria carbonização do motor? Verifique se não há indícios de borra, abra a tampa do óleo (na tampa de válvulas) e passe o dedo por dentro, lógico, com o carro frio.

Abrir o cárter tbm é uma boa para verificar.

Cuidado com flush se recomendarem, já o pessoal da mais dicas aí.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Motor Grilando

por Alcir Andreoni » 24 Mai 2014, 16:37

Seu mecânico mexeu no ponto?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

jonas36
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 24 Abr 2014, 23:27
Nome Completo: jonas alves
Cidade: blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Motor Grilando

por jonas36 » 24 Mai 2014, 16:55

Alcir Andreoni escreveu:Seu mecânico mexeu no ponto?


Pedi pra ele ver o ponto,3 vezes já fui lá, e to desconfiado que meu carro ta fora do ponto.eu vou trocar de mecânico :23:

jonas36
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 24 Abr 2014, 23:27
Nome Completo: jonas alves
Cidade: blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Motor Grilando

por jonas36 » 24 Mai 2014, 16:56

JoãodoValle escreveu:Não seria carbonização do motor? Verifique se não há indícios de borra, abra a tampa do óleo (na tampa de válvulas) e passe o dedo por dentro, lógico, com o carro frio.

Abrir o cárter tbm é uma boa para verificar.

Cuidado com flush se recomendarem, já o pessoal da mais dicas aí.


Obrigado pela dica :88: será q pode ser também o escapamento furado?

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Motor Grilando

por Alcir Andreoni » 24 Mai 2014, 17:02

jonas36 escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Seu mecânico mexeu no ponto?


Pedi pra ele ver o ponto,3 vezes já fui lá, e to desconfiado que meu carro ta fora do ponto.eu vou trocar de mecânico :23:

Troque de mecânico e leve ao próximo o guia de como colocar o motor 8V no ponto:

viewtopic.php?f=39&t=2397&hilit=ponto

Boa sorte!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Motor Grilando

por JoãodoValle » 24 Mai 2014, 19:48

jonas36 escreveu:
JoãodoValle escreveu:Não seria carbonização do motor? Verifique se não há indícios de borra, abra a tampa do óleo (na tampa de válvulas) e passe o dedo por dentro, lógico, com o carro frio.

Abrir o cárter tbm é uma boa para verificar.

Cuidado com flush se recomendarem, já o pessoal da mais dicas aí.


Obrigado pela dica :88: será q pode ser também o escapamento furado?

Acho que não!

jonas36
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 24 Abr 2014, 23:27
Nome Completo: jonas alves
Cidade: blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Motor Grilando

por jonas36 » 24 Mai 2014, 22:44

Nossa o cheiro de gasolina dentro dele está muito forte!

jonas36
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 24 Abr 2014, 23:27
Nome Completo: jonas alves
Cidade: blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Motor Grilando

por jonas36 » 25 Mai 2014, 14:06

Pra resolver o cheiro de gasolina eu fiz esse procedimento aqui>>> https://www.youtube.com/watch?v=RbAHYS2Baqo

mas no meu as duas mangueiras estão rompidas,alguém sabe me informar para q serve essa mangueira de cima?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Motor Grilando

por Almeidão » 26 Mai 2014, 07:57

Eu não consegui ver aqui sobre a o cheiro de gasolina e nem que peça poderia ser.

As causas mais prováveis e comum que leva o cheiro de gasolina dentro do carro é quando mecanico abre o tanque para roubar gasolina e coloca a tampa rápido demais e deixa sem vedar, ou seja deixa a borracha de vedação cair no tanque. Se isto acontecer ao encher o tanque e entorna por cima.

Outro que faz cheirar é a mangueira que vem do catalizador, uma entra na TBI e no meio dela tem uma válvula, se esta válvula estragar a TBI não suga o vapor e este vapor sairá pela segunda opção dele que é um tubi ladrão.

Também tem este cheiro mas não tão forte, quando o regulador de pressão estraga, isto para carros mais antigo que tem o regulador na flauta, nete caso o carro afoga todas as vezes que é parado, fucando com a macha lenta muito ruim. Existem outras, mas estas são as máis prováveis.

Sobre o carro grilar, pode ser:
Ponto adiantado: Acho até difício ser isto, porque os mecanicos erram muito neste ponto colocando ele atrasado
Sonda Lambda: Muito Provável
Sensor emperatura da Agua: Plug qye fica em cima da saida da agua para o radiador.

Na verdade, se for trocar a Sonda Lambda, o mais correto é trocar este sensor também e melhor opção é original mesmo já a sonda se não for original, compre na Bosch, ela não tem a marca Bosch, mas é a mesma original, inclusive é igual também na aparencia.

Sds
Imagem

guluppi
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Abr 2017, 17:28
Nome Completo: Gustavo Luppi
Cidade: Olímpia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Barulho Estranho na Aceleração!

por guluppi » 29 Abr 2017, 17:35

Olá Amigos,

Estou enviando este tópica afim de verificar se vocês já tiveram este tipo de problema ou se podem me ajudar. Tenho um Vectra GTX 2008. Quando estou andando com o carro, ao iniciar uma subida, percebo um barulho que aparentemente vem do motor, como se algo estivesse moendo junto com o motor, não sei explicar, por isso gravei um vídeo no qual simulo o mesmo barulho. Com o carro parado, consigo simular o barulho colocando na terceira marcha e acelerando lentamente.

Meu mecânico trabalhou 25 anos no grupo Atlas, e por mais experiente que seja, não conseguiu resolver o problema ainda.

Já trocamos várias peças, e estou cansado de gastar sem solucionar o problema.

https://www.youtube.com/watch?v=Eb-L9y36-hA

Avatar do usuário
Leonardo Vale
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 467
Registrado em: 25 Jun 2014, 18:11
Nome Completo: Leonardo Vale dos Santos Ferreira
Cidade: Candeias
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho Estranho na Aceleração!

por Leonardo Vale » 29 Abr 2017, 17:55

O que foi feito no carro?

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk
Técnico em Manutenção Automotiva

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho Estranho na Aceleração!

por Almeidão » 29 Abr 2017, 20:44

Este barulho é relacionado ao ponto de ignição que não está se ajustando, normalmente é problema na sonda lambda ou o sensor de temperatura da água ou as duas peças juntas, isto se o carro não tiver com o ponto avançado.

Confirma se é isto. Com o carro subindo faz o barulho, você reduz uma marcha e ele some ou quase some. Ou em uma subida bem forte, você sai e logo passa a segunda e ele vai fazer isto. Se você confirma que é isto, com certeza está relacionado com o ponto e pode ser uma das duas peças que comentei ou as duas juntas. Só lembrando se mexer em sonda lambda, para não passar raiva ou você coloca original ou Bosch. Verifique também o ponto se não tem nada frouxo como polia do virabrequim ou algo mais.
Imagem

guluppi
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Abr 2017, 17:28
Nome Completo: Gustavo Luppi
Cidade: Olímpia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Barulho Estranho na Aceleração!

por guluppi » 04 Mai 2017, 12:40

Olá Leonardo e Almeidão, muito obrigado pelas resposta.

Sinceramente já troquei quase tudo e não sei mais o que fazer. Meu mecânico informou que está tudo bem apertado, ontem mandei trocar o sensor de temperatura conforme orientado pelo Almeidão, o barulho continua. A sonda não apresentou defeito no sistema que passou no carro, mesmo assim é recomendado trocar Almeidão?

Desde já, agradeço pela ajuda de vocês.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Barulho Estranho na Aceleração!

por Almeidão » 05 Mai 2017, 12:09

Amigo, uma sonda lambda deve ser trocada a cada 60 mil km, não sei quantos mil tem a do seu carro, mas se for este o barulho que ele faz conforme eu comentei, é bem provável que seja ela e como já informei, sonda boa é bosch ou Original. Eu não posso lhe dá certeza que seja ela o problema, mas posso lhe dizer que muitas vezes dá um problema no carro, acusa sonda lambda no aparelho e nem sempe é ela o problema e muitas vezes acontece ao contrário de não acusar ela e ser ela.
Você tem certeza que o carro está no ponto?
Você tem certeza que o cabeçote não foi plainado?
Se o cabeçote for plainado, ele aumenta a compressão, o carro esquenta muito e dá estas batidas de pino que é como o ponto de inição avançado. Uns chamam isto de motor grilando, e neste caso ele melhoraria somente usando um pouco mais de alcool, tipo quase que meio a meio. Bem, isto se tiver tudo certo e cabeçote plainado.

Voltando na sonda, se ele tiver mais de 60 mil e nunca foi trocada e ao trocar o problema continuar, mesmo assim não será um desperdicio a troca da mesma. Já aconteceu isto comigo e a sonda resolveu, recentemente coloquei outra nova, já estava alcançando os 60 mil da segunda troca.
Imagem

Avatar do usuário
delegado
GL Member
GL Member
Mensagens: 103
Registrado em: 02 Mai 2013, 06:07
Nome Completo: carlos rodrigues branco
Cidade: sta barbara
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 60

vectra B subindo rampa grila e sem força ,gastando acima do normal......

por delegado » 25 Abr 2018, 05:42

Bom dia ilustres amigos , como esse e meu primeiro vectra 97 gls , ja tem um 5anos com ele , esta com vazamento ,por isso perde óleo , não da fumaça , ja feuveu uma vez queimou junta cabeçote , troquei na minha garagem ,mas não retifiquei o mesmo, a nave não dá fumaça na descarga ,velas sempre brancas , comprei uma ferramenta e troquei os tuchos no lugar, o comando estava com came muito gasto , comprei um usado e coloquei, detalhe este carro ao subir morro que eu acelero mais ,ele grila esquenta , estou achando ele um beberão ,oque voces me falam sobre uma retifica no cabeçote ?? aguardo opiniões ,Bom Dia. :52:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

vectra B subindo rampa grila e sem força ,gastando acima do normal......

por Almeidão » 25 Abr 2018, 07:39

A troca da junta por ter queimado e não retificar, você acertou sim o problema dele porque a simples queima de junta não quer dizer que precisa ser plainado o cabeçote. A falha está nas válvulas, guias, sedes e retentores da mesma que deveriam ser retificados, Um cabeçote funciona bem 100 mil km quando o carro é bem tratado e depois começa passar óleo pelos retentores, bem o carro tem uma injeção inteligente e ao receber informações de gasolina batizada, ele injeta mais e o óleo é o batismo.

Bem, ele precisa de uma geral, tipo conferir ponto, da´uma olhada ai que tem um tópico grande sobre isto e um tipo de polia diferente que deixa o ponto atrasado e engana alguns mecânicos. Seu carro pode está com o ponto atrasado.

Outra coisa que faz o caro grilar fácil é a sonda lambda + o sensor de temperatura da água quando ruim. Sensor do seu carro acho ser o MTE 4051. Sonda se for trocar, Bosch ou original, eu não arriscaria em outra. Mas precisa conferir o ponto, compare com as fotos que tem no tópico que comentei. Se você tiver dúvidas posta aqui como está e direi se está certo ou não.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por chirola » 25 Abr 2018, 18:30

guluppi escreveu:Fuente del Mensaje Olá Amigos,

Estou enviando este tópica afim de verificar se vocês já tiveram este tipo de problema ou se podem me ajudar. Tenho um Vectra GTX 2008. Quando estou andando com o carro, ao iniciar uma subida, percebo um barulho que aparentemente vem do motor, como se algo estivesse moendo junto com o motor, não sei explicar, por isso gravei um vídeo no qual simulo o mesmo barulho. Com o carro parado, consigo simular o barulho colocando na terceira marcha e acelerando lentamente.

Meu mecânico trabalhou 25 anos no grupo Atlas, e por mais experiente que seja, não conseguiu resolver o problema ainda.

Já trocamos várias peças, e estou cansado de gastar sem solucionar o problema.

https://www.youtube.com/watch?v=Eb-L9y36-hA

parece fora de ponto o pode ser cilindro falhando verifica o ponto da correia distribuidor. e as velas para identificar que quimen todas parelhas.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por chirola » 25 Abr 2018, 18:32

delegado escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia ilustres amigos , como esse e meu primeiro vectra 97 gls , ja tem um 5anos com ele , esta com vazamento ,por isso perde óleo , não da fumaça , ja feuveu uma vez queimou junta cabeçote , troquei na minha garagem ,mas não retifiquei o mesmo, a nave não dá fumaça na descarga ,velas sempre brancas , comprei uma ferramenta e troquei os tuchos no lugar, o comando estava com came muito gasto , comprei um usado e coloquei, detalhe este carro ao subir morro que eu acelero mais ,ele grila esquenta , estou achando ele um beberão ,oque voces me falam sobre uma retifica no cabeçote ?? aguardo opiniões ,Bom Dia. :52:

verifica o ponto da correia

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Motor Grilando

por chirola » 25 Abr 2018, 18:33

jonas36 escreveu:Fuente del Mensaje Nossa o cheiro de gasolina dentro dele está muito forte!

cilindro falhando tambem dacheiro de gasolina verifica as velas para ver se alguma ta falhando

46 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 148 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 28 Mar 2024, 14:27