O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BTucho batendo - Vectra B

194 mensagens
Avatar do usuário
iGuiz-
GL Member
GL Member
Mensagens: 82
Registrado em: 03 Set 2015, 10:56
Nome Completo: Guilherme de Souza Santos
Cidade: Maringá
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Tucho batendo - Vectra B

por iGuiz- » 04 Abr 2016, 23:47

Se for esse o caso é provável que seja a própria bomba de óleo mesmo

Enviado de meu C2004 usando Tapatalk

RafaelGRolim
GL Member
GL Member
Mensagens: 100
Registrado em: 29 Jul 2015, 08:58
Nome Completo: Rafael Gomes de Sousa Rolim
Cidade: Campina Grande
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Tucho batendo - Vectra B

por RafaelGRolim » 05 Abr 2016, 19:18

O meu é 2000 2.2 8v e ta com o cabeçote roletado do ultimo vectra. To usando 5w30 e faz o "tec tec tec" assim que liga, mas depois de uns minutos andando fica normal. Outro detalhe também é que o barulho só acontece em marcha lenta, se levar o giro para 1500 ou mais não faz mais. Diante disso será que é bomba ou são os derradeiros tuchos mesmo?
VECTRA 2.2 8V 00/00
Imagem

Nando98
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 22 Mar 2016, 21:38
Nome Completo: Fernando Darago
Cidade: Toledo
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Tucho batendo - Vectra B

por Nando98 » 05 Abr 2016, 22:49

Rafael Mogli escreveu:Fuente del Mensaje Rapazz , como comentei em outro topico . Eu usava o 20w50 n bqtia nda . Nessa ultimq coloquei 10w40 motor mais liso na partida o k/L caiu 0.2 e o carro parece mais solto.
Porem tucho batendo com ele aquecido.
Quqndo comprei esse 16v ele batia tucho tempo todo , coloquei um 5w40 ou foi 0w40 da mobil , bqteu pra kct.
No seu caso se n for o tucho pode ser a bomba de oleo....
O meu é tucho de certeza . Usei da marca aplic , deve ter uns 40 a 60 mil km .
Futuramente vou troca o tucho.
Oleo tanto o 20w50 quanto o 10w40, tudo havoline.

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk


Eu ia por o mobil 15w40 mais não encontrei em lugar nenhum aqui na minha cidade, ele já estava com esse havoline 20w50 quando peguei, so que ja estava vencido pois foi trocado em janeiro do ano passado e não rodou nem 2 mil km... desconfio que o antigo dono jogou um bardhal pra dentro do motor pra disfarçar o barulho, ao menos não esta fumando, e só esse barulho mesmo.

Nando98
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 22 Mar 2016, 21:38
Nome Completo: Fernando Darago
Cidade: Toledo
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Tucho batendo - Vectra B

por Nando98 » 05 Abr 2016, 22:55

iGuiz- escreveu:Fuente del Mensaje No meu que é 2.2 16V tô usando 15w40 e não bate nada,senti o motor bem solto tbm, na oficina que troquei eles só põe esse nesses motores e disse que é o mais recomendado, isso que o meu jah passo dos 140 mil km, mas no seu caso o barulho para aos 1500 rpm pra cima?

Enviado de meu C2004 usando Tapatalk


Então quando seguro a rotação em 1500 rpm o barulho some, na lenta eu tirei a tampa do óleo e ta jogando bastante óleo pra cima chegou melar um pouco o motor... amanha vou passar na oficina ver qual pode ser o B.O

Rafael97
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 31 Dez 2015, 19:05
Nome Completo: Rafael fulgencio nunes
Cidade: Nova iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tucho batendo - Vectra B

por Rafael97 » 25 Abr 2016, 18:16

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Perdoa me por discordar com uma coisa. Seu carro é 98, 18 anos já atingiu a maioridade. Então o que você ler na net, precisa ser analisado quando que foi escrito, eu não lembro deste problema neste motor nos 5 primeiros anos deste carro, então não é nada disso de ser algo dele. Pode ser uma falha na montagem ou como já informado, um problema na bomba de óleo, sem contar que a bomba de á'gua as vezes fazem ruídos estranhos antes de estragar e tendo em vista que o pessoal troca somente quando ela estraga do tipo vazar água, os ruídos vão se mudando de formas e considerando que ela está exatamente ali no primeiro cilindro. Quem sabe não seja ela o problema?

Você sabe quando foi trocado a bomba de água pela última vez?

Sobre a bomba de óleo, dificilmente ela estraga tendo um cuidado especial com o óleo, mas nem sempre todos tem e não descarto esta possibilidade também.

Sinto muito, mas as vezes pelo vídeo, ouvimos um ruido estranho e nem sempre podemos opinar 100%, mas está aí umas dicas de ruídos. Não quero dizer que não seja tucho, mas que existem ruídos estranhos em outras peças, com certeza há.



boa noite amigos eu estive hoje no mecanico e pedir para ele analisar o barulho e ele disse que pode ser fuga de oleo no comando de valvula mas eu também falei com ele sobre a bomba de oleo ele disse que pode ser ela também alguém pode me dizer como acontece essa tal fuga de oleo no comando e se este comando tem retifica por favor alguém pode me ajudar estou desanimado com o vecão.

Rafael97
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 31 Dez 2015, 19:05
Nome Completo: Rafael fulgencio nunes
Cidade: Nova iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tucho batendo - Vectra B

por Rafael97 » 25 Abr 2016, 18:24

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Perdoa me por discordar com uma coisa. Seu carro é 98, 18 anos já atingiu a maioridade. Então o que você ler na net, precisa ser analisado quando que foi escrito, eu não lembro deste problema neste motor nos 5 primeiros anos deste carro, então não é nada disso de ser algo dele. Pode ser uma falha na montagem ou como já informado, um problema na bomba de óleo, sem contar que a bomba de á'gua as vezes fazem ruídos estranhos antes de estragar e tendo em vista que o pessoal troca somente quando ela estraga do tipo vazar água, os ruídos vão se mudando de formas e considerando que ela está exatamente ali no primeiro cilindro. Quem sabe não seja ela o problema?

Você sabe quando foi trocado a bomba de água pela última vez?

Sobre a bomba de óleo, dificilmente ela estraga tendo um cuidado especial com o óleo, mas nem sempre todos tem e não descarto esta possibilidade também.

Sinto muito, mas as vezes pelo vídeo, ouvimos um ruido estranho e nem sempre podemos opinar 100%, mas está aí umas dicas de ruídos. Não quero dizer que não seja tucho, mas que existem ruídos estranhos em outras peças, com certeza há.



boa noite amigos eu estive hoje no mecanico e pedir para ele analisar o barulho e ele disse que pode ser fuga de oleo no comando de valvula mas eu também falei com ele sobre a bomba de oleo ele disse que pode ser ela também alguém pode me dizer como acontece essa tal fuga de oleo no comando e se este comando tem retifica por favor alguém pode me ajudar estou desanimado com o vecão.
Andersonss escreveu:Fuente del Mensaje
Rafael97 escreveu:boa tarde amigos , estou eu aqui de novo :6: :6: estou com um barulho de tucho no meu vectra 2.2. 16v é um tec tec quando eu ligo ele não faz muito mais quando esquenta um pouqinho começa o tec tec do caramba mais eu ja troquei os tuchos tem 3 meses e não parou o barulho parece de centelha escapando só que mais alto vcs podem me ajudar nessa :88: valeu ...





Amigo pode dar uma olhada nos parafusos prisioneiros do coletor que prendem no bloco e nos parafusos que saem abaixo ali do coletor que pegam o escapamento que sai uma saida dupla, alguma junta pode estar frouxa, vc pode ligar o carro abrir o capo e ouvir de onde vem o barulho...
Qual oleo vc usa? :88:




boa noite amigos eu esqueci de pergunta tem como fazer algum teste para saber se a bomba de oleo esta com defeito ou não alguem pode me ajudar nessa obrigada......

andre003
GL Member
GL Member
Mensagens: 57
Registrado em: 06 Mar 2016, 16:17
Cidade:

Tucho batendo - Vectra B

por andre003 » 27 Abr 2016, 20:58

Eu já percebi isso, tipo um óleo mais fino o motor funciona liso, pega mais rápido e fica mais disposto nas retomadas! Só que por outro lado os tuchos tendem a bater! Eu tiro pelo meu ele não batia tucho de jeito nenhum com óleo 20w50 mineral! Há 3 meses atrás eu coloquei 10w40 semi-sintético que é um óleo mais fino e semana passada ele começou a bater bem poco logo na primeira partida da manhã, depois não bate mais! coisa de 7 segundos e depois para só na primeira partida do dia!

Thiebaut
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 19 Out 2015, 23:08
Nome Completo: Bruno de Souza Leite Thiebaut
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Barulho pela manhã

por Thiebaut » 17 Jun 2016, 09:07

Bom dia pessoal,

como resolver o barulho pela manhã, principalmente agora que tá frio?
O motor tá fazendo um barulho, mas até sair da garagem ele some... Um mecânico da BOSCH, que não viu o carro, falou sobre tucho e sugeriu uma limpeza tipo flush preventivo, abrindo e limpando cárter e pescador. Será? (PS. não conheço barulho de tucho batendo ou descarregado).

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Barulho pela manhã

por Alcir Andreoni » 17 Jun 2016, 14:03

Estando eu no seu lugar, trocaria de mecânico.

Essa batida é característica de tucho e o flush não vai resolver o problema, pode até piorar, pois pode soltar crostas internas do motor e acabar entupindo o pescador e a bomba de óleo.

Experimente trocar o óleo do carro, adicionando um condicionador de metais, do tipo Bardahl B12, Molykote A2 ou Militec.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
diego.oliveira2
GL Member
GL Member
Mensagens: 54
Registrado em: 03 Fev 2016, 12:54
Nome Completo: Diego Oliveira Silva
Cidade: Salvador
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Barulho pela manhã

por diego.oliveira2 » 17 Jun 2016, 15:34

Thiebaut escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia pessoal,

como resolver o barulho pela manhã, principalmente agora que tá frio?
O motor tá fazendo um barulho, mas até sair da garagem ele some... Um mecânico da BOSCH, que não viu o carro, falou sobre tucho e sugeriu uma limpeza tipo flush preventivo, abrindo e limpando cárter e pescador. Será? (PS. não conheço barulho de tucho batendo ou descarregado).


Eu concordo com o flush desde que o carter seja aberto e seja feita uma limpeza nele e na bomba de óleo. Isso pode resolver o problema, ou não. Barulho de tucho pode ser folga no alojamento dele (não tem jeito) ou tucho que não consegue carregar com o óleo frio. Trocar de óleo tb é uma opção.
Diego Silva

Vectra GSi 94 vermelho Schumman

Garagem
http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=12977

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tucho batendo - Vectra B

por Ju_Bueno » 20 Jun 2016, 12:16

Mensagens movidas para tópico já existente sobre o assunto!
Bruno, dá uma olhada no tópico desde a primeira página que pode lhe ser de ajuda.
Abs!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Robsondasilva
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Jul 2016, 19:05
Nome Completo: Robson silva
Cidade: Porto alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Duvidas do vectra 2.2 8v 99

por Robsondasilva » 21 Jul 2016, 19:10

Fiz o motor dele mas tem um barulho que parece tucho ou valvulas e normal ou alguka coisa esta errada

giuliano knierim
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Mar 2016, 19:07
Cidade:

Tucho batendo - Vectra B

por giuliano knierim » 12 Out 2016, 19:19

Fiz motor novo do meu 2.2 16v, cabeçote, válvulas, tuchos tudo novo inclusive a bomba de óleo e continua o famoso irritante TEC TEC TEC! Alguém tem uma sabe me dizer algo a respeito? Devo trocar os tuchos?
Att :47:

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Tucho batendo - Vectra B

por marcusbatera1 » 06 Dez 2016, 17:22

Meijon escreveu:Fuente del Mensaje E ai galera,
Acabei de chegar de outra oficina, desta vez fui em um profissional que só trabalha com cabeçote e bloco mesmo é uma retifica, pro meu desespero ele pediu para eu colocar um óleo mais fino 15W50
para ver qual é as do tucho mas que provavelmente terei que ver a parte de baixo do motor.
Ele comentou sobre o (pino munhão) ai já que vai mexer no pistão já viu né....
onde vai acabar, fazer a parte de baixo do motor também!!!!
Amanha estarei levando o veção em outro mecânico, já estou ficando louco!

Como não é de minha confiança fiquei com o pé atrás.
Aos que conhecem de motor, procede esta avaliação???
Estejam com Deus!


Galera me ajuda ai please, estou com esse mesmo problema do amigo nos tuchos, porem vo explicar dsd o inicio a caozada, Meus tuchos nunca bateram, nunca tive problema com eles msm apos fazer o motor completo estavam perfeito 0 de tec tec tec tec, ate o meu eixo balanceador em set desse ano fuder a minha vida ele quebrou e fez parar minha bomba de oleo, (resumindo ele ja estava roncando comecou a acender a luz do oleo quando eu voltava pra casa andando firme, ate que certo dia parou de vez e antes de parar de vez e estragar minha bomba de oleo de vez no dia anterior ouvi barulho de ferro com ferro vindo do motor do carro) troquei a bomba de oleo, examinei o virabrequim, estava perfeito porem os casquilhos de fixo e de biela mt levemente arranhados, troquei eles pus bomba de oleo batendo 3.5 e 4.5bar, porem depois disso os tuchos nunca mais carregaram , tirei eles limpei e nao resolveu, coloquei outros novos e eles continuam batendo, OBS.: o motor do meu carro nao tem 30.000km depois da reforma embaixo (trocado tudo) e no cabecote troca de valvulas, retifica geral e preenchimento, nao sei mais o q eu faço gostaria da ajuda dos amigos pra dar uma luz, já me deram algumas dicas e diagnosticos, ve o que vcs acham meus amigos estou ficando doido com o tec tec tec, o carro desenvolver bem e anda normal nao falha nada...

1º Comando de Válvulas
2º Galerias de óleo do cabeçote obstruidas
3º Pouca pressão da bomba de óleo ( quase zero essa possibilidade acabei de verificara pressao)
4º sede das válvulas
5º má abertura das válvulas

Genkisama
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 07 Set 2016, 14:47
Nome Completo: anderson santos santana
Cidade: suzano
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Tucho batendo - Vectra B

por Genkisama » 06 Dez 2016, 17:46

O meu foi retificado todo o motor inclusive, os tuchos novos estava defeituosos mas o mecânico trocou. Agora estou esperando as buchas do agregado (axion) chegar do mercado livre e, o agregado esta com trinca na base onde fica o coxin do cambio AT. Falando no AT, tive que comprar outra caixa e a velha esta aqui encostada para quem quiser pecas. Agora, sobre os tuchos, prefiro as de marca de reposição, até porque é uma peça que dura muito.

PietroPV
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Dez 2016, 06:15
Nome Completo: Pietro Paraventi Vanelli
Cidade: Itatiba
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Tucho batendo - Vectra B

por PietroPV » 05 Mai 2017, 09:24

Bom dia galera,
Alguém ai já usou tuchos Takao? Trabalho em uma retífica e preciso comprar tuchos para mexer no cabeçote 16v, aqui na empresa consigo comprar peças com preço de custo e um dos fornecedores é a Takao... não sei se é bom ou cia no mesmo dilema da Aplic... Valeu!

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Tucho batendo - Vectra B

por AdrianoS » 13 Mai 2017, 23:17

Uma coisa é certa, não use Aplic, jamais, senão poderá se arrepender amargamente...fiz o motor completo há 3 anos, pedi para o mecânico substituir por peças GM e o bendito me usa kit de tuchos justamente de qual marca? A mais famosa de todas, por ser a pior, que dá mais problemas, resultado? Até hoje a bateção de tucho me atormenta!!
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Nigazz
Member
Member
Mensagens: 40
Registrado em: 01 Ago 2019, 09:10
Nome Completo: LUIZ CARLOS LIMA DA SILVA
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/1999
Idade: 51

Vectra B - Versão CD 98 - Dúvidas sobre Tuchos

por Nigazz » 06 Ago 2019, 19:38

Senhores, me ofereceram um Vectra "B" versão CD 98 16V, quando fui ver o carro, dei uma volta e percebi um barulho, o próprio dono do carro disse que os tuchos não estavam carregando, alegou que o carro estava parado por um tempo e por esse motivo estavam batendo, então pedi para levar em mecânico que é meu conhecido e o mecânico atestou realmente que os tuchos estavam batendo, então o diagnóstico sem abrir foi que poderia trocar os tuchos, bomba de óleo, e até mesmo fazer retifica no cabeçote. Pois bem o dono do carro me ligou e disse que trocou todos os tuchos e o barulho parou, a minha dúvida é: se o barulho parou, isso quer dizer que o problema acabou, ou ainda é necessário trocar a bomba de óleo ?
Vale a pena comprar ?

Obs: Está com junta nova, correia dentada nova, polia nova, óleo novo e velas novas.

Agradeço pelos esclarecimentos.
Luiz Lima Fotografia
Vectra B GLS 99 8v

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tucho batendo - Vectra B

por Ju_Bueno » 07 Ago 2019, 08:05


Postagem trazida ao tópico apropriado já existente com o assunto.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Tucho batendo - Vectra B

por Almeidão » 07 Ago 2019, 08:58

Nigazz escreveu:Fuente del Mensaje Senhores, me ofereceram um Vectra "B" versão CD 98 16V, quando fui ver o carro, dei uma volta e percebi um barulho, o próprio dono do carro disse que os tuchos não estavam carregando, alegou que o carro estava parado por um tempo e por esse motivo estavam batendo, então pedi para levar em mecânico que é meu conhecido e o mecânico atestou realmente que os tuchos estavam batendo, então o diagnóstico sem abrir foi que poderia trocar os tuchos, bomba de óleo, e até mesmo fazer retifica no cabeçote. Pois bem o dono do carro me ligou e disse que trocou todos os tuchos e o barulho parou, a minha dúvida é: se o barulho parou, isso quer dizer que o problema acabou, ou ainda é necessário trocar a bomba de óleo ?
Vale a pena comprar ?

Obs: Está com junta nova, correia dentada nova, polia nova, óleo novo e velas novas.

Agradeço pelos esclarecimentos.


Se ele trocou os tuchos e parou de bater, acredito que este problema foi resolvido e que a bomba esteja boa. Porém estas informações que passo não salva cabeçote, motor ou qualquer outro problema que possa vir no futuro, mas tenhas certeza mesmo se ele trocou os tuchos, porque eles batem quando ficam muito tempo parado e depois com um certo tempo funcionando eles enchem e param de bater, a diferença de uns novos é que eles demoram esvaziar ou não esvaziam nunca.
Detalhe, quando batem demoram para encher e não se deve acelerar para encher, isto pode provocar a quebra de um ou mais balancins, portanto neste momento é calma e esperar encher em marcha lenta.
Imagem

194 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 111 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 04:17