O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

466 mensagens
sandro borba
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:04
Nome Completo: sandro de borba
Cidade: joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por sandro borba » 24 Jul 2017, 19:29

fui obrigado a trocar o mte 797 pelo mte 760, agora nao chega a 90 a temperatura do painel, mas a ventuinha liga bem mais vezes

Imagem
Imagem
Imagem

dennisgeek
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 09 Mar 2017, 23:53
Nome Completo: francisco dennis menezes da silva
Cidade: fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

DUVIDA - como funciona os estagios das ventoinhas do vectra C 2008

por dennisgeek » 25 Jul 2017, 06:55

pessoal, tenho tido problemas com meu vectra no sistema de ventilação, mandei arrumar mas nenhum mecanico aqui perto sabe de fato como são os estagios originais do vectra. gostaria que algum de vocês podessem me dizer como funciona no carro de vocês para que eu possa comparar com o meu

atualmente está assim:
AC DESLIGADO
Carro frio: ventiladores desligados
carro chega quase no meio sensor de temperatura: liga primeiro estagio os DOIS ventiladores ao mesmo tempo
carro chega ao meio ou passa disso: liga segundo estagio os dois ventiladores ao mesmo tempo

AC LIGADO:
carro frio: OS Dois ventiladores ligados o tempo todo e as vezes vai para segundo estagio, neste modo o meu carro não chega nem perto do primeiro quarto do sensor de temperatura...

se alguem poder me da uma luz agradeço, para que eu possa junto aos eletricistas ajustar os estagios da forma que é originalmente

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 25 Jul 2017, 07:45

Dennis, eu movi sua postagem para este tópico que trata do assunto em questão. Embora esteja na seção do Vectra B, pelo que se tem relato o funcionamento das ventoinhas é igual nas 3 gerações do Vectra. Então vamos lá:

O correto das ventoinhas é trabalharem sempre em paralelo, ou seja, funcionam sempre juntas em ambas as velocidades com ou sem o uso do AC - do jeito que está no seu carro. Passa mais algumas informações, por favor, pra gente poder opinar:

dennisgeek escreveu:Fuente del Mensaje AC DESLIGADO
Carro frio: ventiladores desligados
carro chega quase no meio sensor de temperatura: liga primeiro estagio os DOIS ventiladores ao mesmo tempo

Nesse caso, até onde o ponteiro desce qdo as ventoinhas desligam? O correto é próximo a 1/4 da escala.

dennisgeek escreveu:Fuente del Mensajecarro chega ao meio ou passa disso: liga segundo estagio os dois ventiladores ao mesmo tempo

Mesma pergunta: até onde o ponteiro desce qdo as ventoinhas param o segundo estágio e permanece no primeiro? O correto é um pouquinho antes do meio da escala, o que corresponderia a 90°. PORÉM, com o AC desligado a temperatura deve permanecer dentro do regime do 1º estágio. Se está indo pro segundo, sinal de algum problema.

Com o ar ligado parece que está trabalhando muito frio. Andando em rodovia ele poderia ficar em 1/4 ou só um tiquinho mais. Essa temperatura que vc relatou é mesmo andando em trânsito na cidade em dias quentes?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 25 Jul 2017, 12:36

AC DESLIGADO
Carro frio: ventiladores desligados
carro chega quase no meio sensor de temperatura: liga primeiro estagio os DOIS ventiladores ao mesmo tempo
carro chega ao meio ou passa disso: liga segundo estagio os dois ventiladores ao mesmo tempo.

AR CONDICIONADO DESLIGADO: Segundo estágio não entra nunca se tiver normal.

AC LIGADO:
carro frio: OS Dois ventiladores ligados o tempo todo e as vezes vai para segundo estagio, neste modo o meu carro não chega nem perto do primeiro quarto do sensor de temperatura...

SIM, AO LIGAR O AR CONDICIONADO, os dois ventiladores ligam como primeiro estágio.
Este as vezes liga o segundo estágio. Você tem certeza que é as vezes? E quando entra este as vezes ele desliga ou fica ligado sempre?

Bem, sem ar ligado em rodovias planas no painel fica 80 a 82º, isto é logo depois do tracinho que sai do azul. Nas cidades chega até no meio e volta sempre.

Se seu carro tiver cebolão, pode ser problema nele ou outro problema que seria um curto ou aterramento mal feito ao ligar o ar. Ou até mesmo problema no pressostato caso o segundo estágio ficar ligado direto.
Imagem

dennisgeek
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 09 Mar 2017, 23:53
Nome Completo: francisco dennis menezes da silva
Cidade: fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por dennisgeek » 13 Out 2017, 11:58

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje AC DESLIGADO
Carro frio: ventiladores desligados
carro chega quase no meio sensor de temperatura: liga primeiro estagio os DOIS ventiladores ao mesmo tempo
carro chega ao meio ou passa disso: liga segundo estagio os dois ventiladores ao mesmo tempo.

AR CONDICIONADO DESLIGADO: Segundo estágio não entra nunca se tiver normal.

AC LIGADO:
carro frio: OS Dois ventiladores ligados o tempo todo e as vezes vai para segundo estagio, neste modo o meu carro não chega nem perto do primeiro quarto do sensor de temperatura...

SIM, AO LIGAR O AR CONDICIONADO, os dois ventiladores ligam como primeiro estágio.
Este as vezes liga o segundo estágio. Você tem certeza que é as vezes? E quando entra este as vezes ele desliga ou fica ligado sempre?

Bem, sem ar ligado em rodovias planas no painel fica 80 a 82º, isto é logo depois do tracinho que sai do azul. Nas cidades chega até no meio e volta sempre.

Se seu carro tiver cebolão, pode ser problema nele ou outro problema que seria um curto ou aterramento mal feito ao ligar o ar. Ou até mesmo problema no pressostato caso o segundo estágio ficar ligado direto.

Opa pessoal boa tarde desculpa eu não tinha visto que a pergunta tinha sido movida pra ca, então meu carro é um vectra C, e o grande problema sobre essas ventoinhas é que quando eu ligo o A/C não liga o primeiro estagio de imediato, sim pouco dps mas passa pouco tempo ligado e ja desliga, e fica nesse liga e desliga constante... nisso o ar acaba parando de funcionar. como vocês falaram ele deveria ficar ligado otempo tod e as vezes ligar o segundo estagio correto ? porem agora eu mandei um eletricista fazer a ligação direta junto com o compressor ai o rapaz do AC completou o gás e ele ta ligado direto..

depois de uns dias assim eu estava achando o carro mt frio pois mesmo no meio da cidade ele n passava de 1/4 nem mt perto disso ai desliguei o relé aauxiliar que foi colocado para as ventoinhas ficarem ligadas direto, e para minha supresa elas agora estão exatamente como vocês citaram ali ligada o tempo todo quando o AC esta ligado. e o ponteiro esta sempre em 1/4 da temperatura.. pelo visto era apenas falta de gás no sistema e com isso ele n tava funcionando normal... vou continuar usando o carro e vou ver se vai ficar assim normal, obrigado pessoal pela ajuda..

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 13 Out 2017, 12:36

Então era problemas no pressostato e ao colocar o gás o problema foi sanado. O carro com ar ligado tem um comportamento totalmente diferente com relação as ventoinhas, o bom é gravar na mente como ele é quando está bom e se fizer diferente é porque algo aconteceu e jamais escutar o que os mecânicos dizem sobre temperatura porque esta aula todos eles faltaram para se refrescar,
Imagem

Avatar do usuário
gvbaboza
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Jun 2013, 17:41
Nome Completo: gustavo vicente barboza
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por gvbaboza » 22 Out 2017, 22:31

Pessoal boa noite, aproveitando o tópico gostaria de uma luz ( se possível ) com o meu problema.

1) PROBLEMA = Tenho um Vectra Milenium 2.2 8v 2001, o que acontece é que acredito que ele está funcionando somente o segundo estágio da ventoinha, vi muitos tópicos falando sobre cebolão e sensor de temperatura, porém até aonde eu sei os Vectras a partir do modelo 2000 já não tem cebolão, eles acionam a ventoinha somente pela leitura do sensor de temperatura da água. O meu carro está acionando a ventoinha somente com 95 graus, acredito que ele esteja com a válvula termostática pois esquenta bem rápido, após a ventoinha acionar com 95 graus ele abaixa até os 89 e depois desliga, repetindo a sequência depois de alcançar os 95 graus novamente. Outra coisa é que quando desligo o contato a ventoinha para de funcionar imediatamente. :47:

2) O QUE EU FIZ = Pesquisando um pouco descobri que quando desligamos o sensor de temperatura a ventoinha dispara o segundo estágio direto, fiz este teste para comparar as velocidades de quando aciona automaticamente e quando o conector está desligado, e as velocidades são as mesmas. Depois esperei o carro esquentar e acionar a ventoinha e troquei os relés do primeiro e segundo estágio um pelo outro, supondo que o relé do primeiro estágio estivesse queimado, quando eu o colocasse, o segundo estágio que já estava disparado pela temperatura não iria funcionar, mas funcionou, então concluí que ambos os relés estão ok. Também notei que o conector do sensor de temperatura havia sido trocado e fizeram uma emenda bem ruim, refiz a emenda mas em nada influenciou. :23:

3) PERGUNTA = Supondo que o segundo estágio seja ligado num positivo pós chave, ao desligar o carro ele desliga, porém acredito que o primeiro estágio seja direto, existe algum fusível para acionamento do primeiro e segundo estágio da ventoinha? se sim, como posso identificá-lo? :47:

Desde já muito obrigado! :88:
Vectra Milenium 2.2 8v 2001

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 23 Out 2017, 09:16

Na caixa onde estão os relês tem alguns fusíveis grandes verifica se todos estão bons, eles são grandes e ao serem retirados se vê com facilidade se queimou um ou não. Sobre o segundo estágio, a velocidade neste estágio é muito alta e faz um ruido alto e estando ali no motor se sente a ventania que nesta velocidade faz, ao contrário o primeiro estágio gira bem lento que mesmo com o capô aberto não se consegue escutar elas girando, anão ser que tenham rolamentos ruins,

Não perca muito tempo com isto, compre um sensor MTE 4051, custa entre 20 a 30 reais, coloque ele no lugar antes de procurar outras coisas. Lembre se, só devemos procurar defeitos quando o defeito existir e você não sabe se o defeito é na parte elétrica ou se é o sensor, logo se você trocar o sensor e o problema persistir, ai sim tentar buscar uma solução.
Imagem

Avatar do usuário
gvbaboza
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Jun 2013, 17:41
Nome Completo: gustavo vicente barboza
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por gvbaboza » 25 Out 2017, 10:30

Você tem razão, vou trocar o sensor e observar, postarei os resultados!
Quanto aos fusíveis ao verificar os relés eu também verifiquei eles, estão todos ok...
Sobre a "ventania" eu percebi com certeza, foi até difícil ficar olhando o cofre do motor depois que a ventoinha acionou....kkk
Vectra Milenium 2.2 8v 2001

Bagual-do-Rock
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Fev 2017, 16:04
Nome Completo: Márcio Vieira De Freitas
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Bagual-do-Rock » 25 Out 2017, 11:56

Pessoal!
Tenho um Vectra CD 98 16V.
Meu problema tem à ver com muitos aqui, no entanto, tem algumas peculiaridades.
SITUAÇÃO:
Ao ligar o AC e andar na cidade, devagar, a temperatura subia muito e o 2° estágio nunca era acionado, sendo assim, precisava ficar sempre de olho na temperatura, e quando subia, tinha de desligar o AC pra que as ventoinhas funcionassem normalmente e regularizasse a temperatura.
Levei o carro na auto elétrica, (por outro motivo), e pedi pra resolver isso.
O cara me informou que aparentemente estava normal, no entanto, depois de meia hora com o carro e o AC ligados dentro da oficina, o problema surgiu e ele me ligou...
SOLUÇÃO:
Tirou o radiador, mandou pra limpeza, verificou toda a elétrica dessa parte e constatou que a ventoinha precisava acionar junto com o AC, quando fosse ligado. Fez o serviço e beleza, agora não aquece mais quando saio com o AC ligado. No entanto...
PROBLEMA:
Se eu ligar o carro na garagem, e já ligar o AC, a temperatura não sobe nunca... Mal sai do "AZUL"
Na verdade, pouquíssimas vezes chegou à uns 85°.
No entanto, se sair com o AC desligado, tudo funciona normalmente, a temperatura sobe, as ventoinhas acionam e regularizam e tudo flui normalmente...
Alguém pode me dar uma luz?
O cara da auto elétrica fez certo?
O que posso fazer para que o carro trabalhe em temperatura normal, mesmo com o AC ligado?
Obrigado! Abraço...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 26 Out 2017, 08:32

Bagual-do-Rock escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal!
Tenho um Vectra CD 98 16V.
Meu problema tem à ver com muitos aqui, no entanto, tem algumas peculiaridades.
SITUAÇÃO:
Ao ligar o AC e andar na cidade, devagar, a temperatura subia muito e o 2° estágio nunca era acionado, sendo assim, precisava ficar sempre de olho na temperatura, e quando subia, tinha de desligar o AC pra que as ventoinhas funcionassem normalmente e regularizasse a temperatura.
Levei o carro na auto elétrica, (por outro motivo), e pedi pra resolver isso.
O cara me informou que aparentemente estava normal, no entanto, depois de meia hora com o carro e o AC ligados dentro da oficina, o problema surgiu e ele me ligou...
SOLUÇÃO:
Tirou o radiador, mandou pra limpeza, verificou toda a elétrica dessa parte e constatou que a ventoinha precisava acionar junto com o AC, quando fosse ligado. Fez o serviço e beleza, agora não aquece mais quando saio com o AC ligado. No entanto...
PROBLEMA:
Se eu ligar o carro na garagem, e já ligar o AC, a temperatura não sobe nunca... Mal sai do "AZUL"
Na verdade, pouquíssimas vezes chegou à uns 85°.
No entanto, se sair com o AC desligado, tudo funciona normalmente, a temperatura sobe, as ventoinhas acionam e regularizam e tudo flui normalmente...
Alguém pode me dar uma luz?
O cara da auto elétrica fez certo?
O que posso fazer para que o carro trabalhe em temperatura normal, mesmo com o AC ligado?
Obrigado! Abraço...


O que você pode checar se está certo é se as duas ventoinhas funcionam realmente no primeiro estágio ao ligar o ar, se sim, então o problema pode ser aterramento do painel ou sensor de temperatura.
Agora ao ligar o ar se entra o segundo estágio que é a velocidade alta das ventoinhas, então está errado e com certeza invertido o sistema.

Sem o ar ligado, em rodovias qual a temperatura media no painel dele? Não vale subidas e nem descidas.

Sds
Imagem

brunohenriquegl
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Dez 2017, 15:36
Nome Completo: Bruno Henrique da Silva Souza
Cidade: paranavai
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

ventoinha esta fraca

por brunohenriquegl » 16 Dez 2017, 15:57

boa tarde estou com um problema a ventoinha do mei carro esta bem fraca mesmo no 2° estagio. o que pode ser ?

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

ventoinha esta fraca

por Tiagomos1 » 17 Dez 2017, 10:12

Duas coisas, o motor dela e a resistência dela.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 18 Dez 2017, 10:44


Mensagem movida para tópico apropriado!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Luis Felipe
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Dez 2017, 19:39
Nome Completo: Luis Felipe Silveira
Cidade: Bom Retiro do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Luis Felipe » 18 Dez 2017, 20:57

boa noite Almeidão, meu Vectra 98/98 está com problema cabuloso nas ventoinhas. tudo revisado, sensores, reles, fusíveis, quando chega na temperatura de trabalho a ventoinha não liga com toda velocidade que seria normal para o 1º estagio e a rele desse estágio fica oscilando e não recebe sinal 12v negativo totalmente. o que pode ser?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 19 Dez 2017, 13:52

Luis Felipe escreveu:Fuente del Mensaje boa noite Almeidão, meu Vectra 98/98 está com problema cabuloso nas ventoinhas. tudo revisado, sensores, reles, fusíveis, quando chega na temperatura de trabalho a ventoinha não liga com toda velocidade que seria normal para o 1º estagio e a rele desse estágio fica oscilando e não recebe sinal 12v negativo totalmente. o que pode ser?


Amigo, você mandou uma mensagem e eu respondi exatamente isto abaixo, copiei e colei.

Eu estou na duvida, vamos ver se é isto que entendi.
Velocidade de trabalho nas ventoinhas no primeiro estágio é bem lenta. Você quer dizer que ela é ainda mais lenta que o normal? Oscilando que você diz é liga e desliga?
Lembro que a alta velocidade do segundo estágio só entra se o ar tiver ligado e se a temperatura chegar acima de 90º, tipo 93 ele já entra. Para testar isto, só desligando o primeiro estágio, ai sim ele tem que entrar mesmo com o ar desligado.

O relê para acionar, recebe negativo e o negativo não tem voltagem. Ou seja ele já tem o positivo ligado direto, ao ligar o negativo que vem do cebolão, ele liga e manda o sinal para as ventoinhas que de imediato serão ligadas.

Eu preciso de mais detalhes sobre este problema que confesso não ter entendido bem.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 19 Dez 2017, 14:31

sandro borba escreveu:Fuente del Mensaje fui obrigado a trocar o mte 797 pelo mte 760, agora nao chega a 90 a temperatura do painel, mas a ventuinha liga bem mais vezes

Imagem
Imagem
Imagem


Eu não tinha lido isto antes, e mesmo sendo antigo vou escrever algo sobre isto, Veja que ao trocar o cebolão, a temperatura não passa de 90, mas as ventoinhas ligam mais vezes, acrescento bem mais. Só lembrando que quando estamos em rodovias, recebemos o vento constante neste caso a refrigeração seria como se ao ligar o carro e as ventoinhas já entrassem em funcionamento. Lógico que ventoinhas ligadas direto haverá um consumo maior de combustível porque o motor pesa devido a trava do alternador por está sendo mais exigido e para os carros antigos com hélices diretas também pesa porque é algo mais para o motor girar e etc. As ventoinhas vieram para refrescar o carro e pra não ficarem ligadas direta, acharam um parâmetro máximo para elas ligarem e este máximo ficou taxado como 90º no mostrador, ou em alguns casos no meio, é óbvio que o motor aguenta mais que isto, tipo 98 no painel, mas é uma situação bem arriscada porque ele vai sendo minado como um lutador levando socos nos estômago e sem contar que vai destruindo tudo ali nele que seja plástico, inclusive a caixa do radiador.
Detalhe, carro com o sistema perfeito, a temperatura baixa mais rápido e demora mais para subir, sendo assim é mais econômico porque as ventoinhas desligam rápidas apesar de ligarem mais vezes.
Bem, se o primeiro estágio tranca o alternador, imagina então quando entra o segundo, e quanto maior a temperatura, mais tempo elas ficam ligadas para baixar.

Ventoinhas entrando e logo baixar a temperatura, sobe outra vez, elas entram outra vez, é perfeitamente normal, foram feitas para isto.

Eu só não consigo entender como que alguns não reparam nisto, nas rodovias 80, nas ruas 100. A primeira vez que vi isto levei um baita susto tamanha a diferença e com certeza tinha erro e acertei. Isto quer dizer minimo nas rodovias 80 e minimo nas ruas 90, um engenheiro tinha que ser muito burro para fazer desta forma.
Imagem

Luis Felipe
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Dez 2017, 19:39
Nome Completo: Luis Felipe Silveira
Cidade: Bom Retiro do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Luis Felipe » 19 Dez 2017, 15:46

sim, mais lenta que o normal, a rele 1º estágio oscila armando e desarmando numa velocidade tão rápida que parece uma válvula de cabeçote trabalhando. nem precisa falar em a/c pois o problema primeiro tem a ver com temperatura pois mesmo ligando o a/c acontece igual. não tem cebolão é um 2.2 8v 98/98. justamente o rele não está recebendo o negativo que vem do pino 23 da central essa corrente fica oscilando. o mais estranho é que quando desliga o carro, após alguns segundos a rele recebe negativo normalmente e a ventoinha trabalha normalmente até resfriar. muito estranho tudo isso.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 20 Dez 2017, 07:57

Luis Felipe escreveu:Fuente del Mensaje sim, mais lenta que o normal, a rele 1º estágio oscila armando e desarmando numa velocidade tão rápida que parece uma válvula de cabeçote trabalhando. nem precisa falar em a/c pois o problema primeiro tem a ver com temperatura pois mesmo ligando o a/c acontece igual. não tem cebolão é um 2.2 8v 98/98. justamente o rele não está recebendo o negativo que vem do pino 23 da central essa corrente fica oscilando. o mais estranho é que quando desliga o carro, após alguns segundos a rele recebe negativo normalmente e a ventoinha trabalha normalmente até resfriar. muito estranho tudo isso.


Ok, então o seu carro usa o sensor da temperatura da água para central para armar as ventoinhas. Neste caso, possa ser um mau contato simples ou um problema grande da central. Antes de mexer em tudo, eu diria que você precisa verificar as tomadas dele, desconectar todas, jogar um DW40 e remontar, as vezes o simples fato de desmontar e montar já pode acertar, ao colocar WD40 ajudará mais ainda. A primeira a ser retirada é esta retangular que fica atrás do servo freio, ela trás os fios da central para este lado. Depois tem as tomadas tipo um cachimbo atrás da bateria e mais uma igual este cachimbo lá na frente da bateria por baixo e tem a tomada que prende os cabos na central que fica embaixo da proteção plastica do motor, bem ali no lado direito.

Se houver problemas em uma desta, 99% será nesta retangular atrás do servo freio. Para desconectar esta peça, ela tem duas travinhas que podem ser quebradas ou com jeito liberar ela para puxar esta parte vermelha para cima e ela soltar, se quebrar as travinhas, não vai atrapalhar em nada para remontar. Faça este direto nesta tomada, se não der certo, vá para a tomada da central e sempre com DW40, não use outro e nem use muito. Se nada disso der certo, ai sim pode ser um problema da central ou algum ouro curto interferindo no sensor.
Imagem

Luis Felipe
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Dez 2017, 19:39
Nome Completo: Luis Felipe Silveira
Cidade: Bom Retiro do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Luis Felipe » 20 Dez 2017, 13:05

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Luis Felipe escreveu:Fuente del Mensaje sim, mais lenta que o normal, a rele 1º estágio oscila armando e desarmando numa velocidade tão rápida que parece uma válvula de cabeçote trabalhando. nem precisa falar em a/c pois o problema primeiro tem a ver com temperatura pois mesmo ligando o a/c acontece igual. não tem cebolão é um 2.2 8v 98/98. justamente o rele não está recebendo o negativo que vem do pino 23 da central essa corrente fica oscilando. o mais estranho é que quando desliga o carro, após alguns segundos a rele recebe negativo normalmente e a ventoinha trabalha normalmente até resfriar. muito estranho tudo isso.


Ok, então o seu carro usa o sensor da temperatura da água para central para armar as ventoinhas. Neste caso, possa ser um mau contato simples ou um problema grande da central. Antes de mexer em tudo, eu diria que você precisa verificar as tomadas dele, desconectar todas, jogar um DW40 e remontar, as vezes o simples fato de desmontar e montar já pode acertar, ao colocar WD40 ajudará mais ainda. A primeira a ser retirada é esta retangular que fica atrás do servo freio, ela trás os fios da central para este lado. Depois tem as tomadas tipo um cachimbo atrás da bateria e mais uma igual este cachimbo lá na frente da bateria por baixo e tem a tomada que prende os cabos na central que fica embaixo da proteção plastica do motor, bem ali no lado direito.

Se houver problemas em uma desta, 99% será nesta retangular atrás do servo freio. Para desconectar esta peça, ela tem duas travinhas que podem ser quebradas ou com jeito liberar ela para puxar esta parte vermelha para cima e ela soltar, se quebrar as travinhas, não vai atrapalhar em nada para remontar. Faça este direto nesta tomada, se não der certo, vá para a tomada da central e sempre com DW40, não use outro e nem use muito. Se nada disso der certo, ai sim pode ser um problema da central ou algum ouro curto interferindo no sensor.

Ok Almeidão, farei esta revisão e depois posto os resultados, muito obrigado

466 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 256 visitantes

Bem-vindo: 16 Abr 2024, 00:40