O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[Resolvido] Marcador de temperatura - Vectra B

244 mensagens
Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por JoãodoValle » 19 Jul 2013, 11:28

Vamos lá então,

Bom, como no meu último comentário, notícias não tão boas estavam por vir, e vieram.

O carro foi para oficina e constaram problemas com bicos injetores, foi feita limpeza e trocado 1 bico além dos anéis, porém o carro continuava a falhar na lenta, onde foi feito vários testes e constatado que não havia compressão no 2 cilindro.

Enfim, foi pra retífica 3 (sim, três) vezes, na primeira foi encontrada 4 válvulas com problemas (2 ad 2 esc), foram trocadas e todas assentadas, na montagem do cabeçote o mecânico encontrou alguns outros probleminhas, como polia do virabrequim solta, sim, mal parafusada, tensor da dentada roncando, junta do coletor de escape faltando pedaço (aquela de ferro), suporte do tensor da dentada com a rosca (na carcaça) espanada, calço inferior do motor faltando parafuso, tampa de válvula vazando (isso eu já sabia e hoje 19/07 troquei), velas, cabo.

Viajei no sábado para encontro de poços de caldas e foi muito bem, veloz e forte. Na volta começou a engasgar, de início achei que era gasolina de ma qualidade já que tinha acabado de abastecer, pisei fundo na estrada por uns 40 km não passava de 80kmh, até que do nada voltou ao normal.

Andei domingo, segunda, na terça começou de novo, aí na hora já levei ao mecânico de volta, logo o mesmo constatou que as velas estavam molhadas de gasolina, assim, mando de volta a retifica (segunda vez), logo contatou que os retentores estavam soltos, foram mal colocado na retífica. 2 dias depois peguei o carro e senti o mesmo amarrado, de início achei ser eu que havia acostumado com 1.0 de locadora, até que em uma subida que eu sempre ia de 3ª ele pediu 1ª, não esperei e novamente retornei a oficina.

Bom, la deixei por mais 3 longos dias, e na retirada fui informado que o cabeçote havia sido aberto novamente e enviado a retífica, onde ficou constatado que as válvulas estavam mal assentadas de novo, que quando mexeram nos retentores havia perdido a referência e precisaram fazer tudo de novo, bom, antes que eu começasse os questionamentos, o dono já veio me pedindo mil desculpas, que isso geralmente não acontece (ainda bem né), que não teria custo nenhum (eu já havia pago R$ 1.500,00 do primeiro serviço), que inclusive as juntas foram trocadas nessas 3x ele ficaria com o prejuízo (logico né).

Bom, estou com o carro desde quarta passada (10/07), viajei no fds (viajem curta 100km), e tenho trabalhado nele todo dia, não notei água sumir mais nem pressão demais nas mangueiras, só mesmo a temperatura que insiste em ficar nesse caso igual do ricardogls 90,92,95º, agora aguardando para ver o resultado desses testes com cebolões, o tal recomendado pelo almeidao anteriormente custa R$ 120,00 aqui por encomenda, não vou mais gastar sem tem certeza, já gastei o que não podia, e aproveitando para tirar uma dúvida, precisa alguma adaptação com fiação para esse cebolão? Ele parece ser duplo com um chicote apenas, e o meu são 2 cebolões com chicotes distintos.

Aguardo mais sugestões, rsrsrsrs.

Obrigado Família!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por Arquiteto » 19 Jul 2013, 11:33

que via crucis esta te fazendo passar esta retifica ...

mas e ficar em cima deles ate resolverem o problema ...

estamos aqui na torcida .... :88:

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por JoãodoValle » 19 Jul 2013, 11:38

Arquiteto escreveu:que via crucis esta te fazendo passar esta retifica ...

mas e ficar em cima deles ate resolverem o problema ...

estamos aqui na torcida .... :88:


Obrigado meu amigo, sei que posso contar com vcs! :40:

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por RicardoGLS » 19 Jul 2013, 14:41

Cadê os UNIVERSITÁRIOS!! Que não aparecem?

Troquei o relé, pois ele realmente estava queimado. Porém não encontrei o relé original na concessionária e bem como o soquete q estava derretido. Foi qdo fui em uma sucata e lá tinha um soquete e o relé, porém era de CORSA. O relé do corsa que foi colocado junto com o soquete, encaixou perfeito, porém observei que a amperagem dele é de 30A, e o original q estava antes é de 40A. O eletricista me disse que era o mesmo e qdo cheguei em casa percebi essa amperagem Conclusão: A temperatura ficou do mesmo Jeito. Ar ligado 90º, 92º e 95ºc. Não passa disso. Ar Desligado 90º e 92ºc e qdo para vai para os 95ºC já alarmando a ventoinha de emergência. Não sei o q fazer. :13:
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Avatar do usuário
Fernando Henrique
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 18 Jul 2013, 17:01
Nome Completo: FERNANDO HENRIQUE
Cidade: ARARAQUARA
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

RESOLVIDO:Tirei painel agora nao marca temperatura

por Fernando Henrique » 23 Jul 2013, 18:46

Boa noite Galera...

Tirei o painel e instalei os LEDS e agora a temperatura ta louca, ele marca no maximo ate 89ºC e fica subindo e caindo ao na mesma hora.

O que fazer? Outro dia eu vi um topico q um cara disse isso, mas agora nao axei... MA AJUDEM GALERA
(Atual) New Civic EXS 1.8 16V 2008
(Ex) Vectra GL 2.0 8V 1998
(Ex) Monza SLE 2.0 8V 1988

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: AJUDA:Tirei painel agora nao marca temperatura

por Almeidão » 23 Jul 2013, 19:07

será que você não quebrou uma trilha na hora de montar? Se quebrou vai precisar soldar. Outra coisa, na tomada do painel, precisa ser limpa com limpa contato e se possível passar um pouquinho de vaselina nele antes de montar
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Henrique
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 18 Jul 2013, 17:01
Nome Completo: FERNANDO HENRIQUE
Cidade: ARARAQUARA
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: AJUDA:Tirei painel agora nao marca temperatura

por Fernando Henrique » 23 Jul 2013, 19:15

Entao, foi assim, eu tirei ele ontem e coloquei e andei com ele e tava de boa o ponteiro, e agora, hj tirei de novo por que os outros leds q comprei, só q dessa vez ele ta marcando um pouco, ai ele sobe de desce, ai fica nao caido, mas um pouquinho no chao, ai daqui a pouco e ele sobe... O que eu faço?
(Atual) New Civic EXS 1.8 16V 2008
(Ex) Vectra GL 2.0 8V 1998
(Ex) Monza SLE 2.0 8V 1988

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: AJUDA:Tirei painel agora nao marca temperatura

por Almeidão » 23 Jul 2013, 19:42

Desmontar outra vez e checar a trilha e ver se não quebrou na montagem. Isto é fácil esta trilha é impressa no papel plástico atrás dele e se quebrar é fácil demais soldar isto e até emendar com um pedacinho de fio. Mas não enrolar, é soldar mesmo.

Se não for isto, certamente é mal contato e se você fizer a limpeza na tonada como eu comentei, acertará.
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Henrique
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 18 Jul 2013, 17:01
Nome Completo: FERNANDO HENRIQUE
Cidade: ARARAQUARA
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: AJUDA:Tirei painel agora nao marca temperatura

por Fernando Henrique » 23 Jul 2013, 21:17

Almeidao, eu axo q é mal contato sabe, pq eu ja retirei ele varias vezes e tava normal depois q eu montava, voce acha q se eu abrir o painel e passar um pano seco ja ajudaria? Tenho medo de passar alguma coisa, e eu nao tenho limpa contatos =(
(Atual) New Civic EXS 1.8 16V 2008
(Ex) Vectra GL 2.0 8V 1998
(Ex) Monza SLE 2.0 8V 1988

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por RicardoGLS » 24 Jul 2013, 09:50

Gente ninguém? :13:
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por rgapski » 24 Jul 2013, 10:09

RicardoGLS escreveu:Gente ninguém? :13:


Ricardo,

Essa variação de temperatura é controlada pela válvula termostática, não pelo cebolão.
O cebolão só vai ligar a ventoinha em determinada temperatura.

Sua termostática é original?
Se não for, compre uma ORIGINAL. Essas porcarias paralelas não conseguem manter o carro na temperatura ideal.

Quando eu tive kadett, ele vivia com o marcador de temperatura "maluco". De repente subia pra faixa vermelha e acendia a luz do painel! Na estrada era um sufoco!
O carro foi e voltou do "mexênico" umas 9 vezes!!! Resolvia por uma, no máximo duas semanas.
Fora que cada vez que eu ia tinha que trocar alguma coisa.
Me irritei com o mecânico e pedi meu dinheiro de volta!!

Ele devolveu parte, e eu aceitei para encerrar o assunto de vez.
Com o que peguei de volta fui na GM e comprei uma termostática e sensores de temperatura originais (ainda sobrou troco pro aditivo).
O resultado foi: problema resolvido. NUNCA MAIS PASSOU DO MEIO.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por JoãodoValle » 24 Jul 2013, 11:25

Eu vejo muita gente falar nesse "MEIO", acontece que nossos painéis o "MEIO" dele fica em média no 85º, diferente da volks que fica nos 90º, não acho a referência exata, outros dizem que esse "MEIO" fica entre os 90 e 100º, pow, isso então é 95º, então por esse lado está certo?

E acredito que pode haver variação conforme motor, ano/modelo né não?

Esse assunto de arrefecimento do vectra já ouvi dizer e venho notando aqui mesmo ser algo nojento de mexer, precisamos de algo mais concreto, alguém poderia ser mais preciso? Não querendo pedir muito né hehehe...

rgapski vc diz ter trocado os sensores, isso inclui cebolões? Ou só o da Eco e do Painel?

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por rgapski » 24 Jul 2013, 11:45

bizorrao escreveu:Eu vejo muita gente falar nesse "MEIO", acontece que nossos painéis o "MEIO" dele fica em média no 85º, diferente da volks que fica nos 90º, não acho a referência exata, outros dizem que esse "MEIO" fica entre os 90 e 100º, pow, isso então é 95º, então por esse lado está certo?

E acredito que pode haver variação conforme motor, ano/modelo né não?

Esse assunto de arrefecimento do vectra já ouvi dizer e venho notando aqui mesmo ser algo nojento de mexer, precisamos de algo mais concreto, alguém poderia ser mais preciso? Não querendo pedir muito né hehehe...

rgapski vc diz ter trocado os sensores, isso inclui cebolões? Ou só o da Eco e do Painel?


bizorrão,

Esse kadett me deu dor de cabeça só com isso.
Cheguei a trocar o radiador e a bomba d'agua também, mas não resolveu.
As peças não estavam 100%, mas estavam longe do fim da vida.

Eu troquei a válvula termostática e os sensores do painel e ecu (por precaução e desconfiança do serviço anterior).

O kadett, pelo que me lembro, não utilizava cebolão, ou se utilizava, não estava com problemas, pois a ventoinha acionava na temperatura certa (medido com termômetro laser).
O carro parado em marcha lenta funcionava normal.

O problema dele era que, andando forte, a temperatura não baixava!
Inclusive falaram que o problema era ele ser 2.2, que o sistema não aguentava e blá, blá, blá...

Quando eu andava forte, se não parasse o carro quando o ponteiro subia, certamente ferveria!
Na estrada era um porre. Era uma esticadinha a mais para ter que ficar 5 minutos no acostamento!
Passei muita raiva com isso!
O ponteiro vivia subindo e descendo feito louco! Nunca tinha visto um negocio daquele! kkkk
Mas isso era andando forte.

Andando "na boa", a temperatura ficava no meio, mas algumas vezes (em dias quentes) dava uma "beliscada" na faixa vermelha e piscava a luz.
Assim que a luz piscava, o ponteiro descia com tudo para a faixa azul, parecia possuído pelo capiroto! kkk

A termostática que foi utilizada pelo mecanico era da MTE - "Bostsom", que foi trocada 5 vezes por outras novas!
Ele ainda insistia que a peça era boa e talz.

A peça não tem qualidade alguma! Não sei como ainda conseguem vender...
Ela parecia "enroscar" em determinadas condições de temperatura/pressão. Coisa tipica de peça fuleira!

Depois de colocada a original, eu NUNCA mais tive problema.
Depois disso, cheguei a rodar quase 10 minutos acima de 5mil rpm e a temperatura nem chegou no meio.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por JoãodoValle » 24 Jul 2013, 11:59

rgapski,

Então eu acredito que o seu caso era o sensor do painel então, pois a válvula não iria fazer ele descer do vermelho para o azul do nada, ela só libera e retem o liquido né? E mesmo assim um motor a 90º não desce pro azul na hora nem jogando gelo no reservatório hehehe.

Passei um período justamente com um Kadett GLS 2.0 98, andei uns 3 meses nele enquanto o antigo meu carro estava em reforma, e ele deu esse problema comigo na estrada, andando forte ele subiu lá pro vermelho, só que havia estourado uma mangueira e queimou a junta do cabeçote, foi fazer e ficou zero de novo.

Agora vc me fez pensar em algo, coloquei o sensor do painel da wahler (acho que escreve assim) que diz ser a fornecedora para GM, pois já tinha tentado o MTE "Cocômson" e marcava mais baixo, vou fazer essa medição a lazer para aferir essa bagaça que tbm pode estar com problema.

Mas ainda preciso de uma referência exata do meu Motor, Ano, Modelo, Versão, para ter certeza que estou brigando com a coisa certa, meu Carro é 2.0 8v 96/97.

Avatar do usuário
scaldelai1
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 22 Jul 2013, 13:47
Nome Completo: marcelo scaldelai ferreira
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por scaldelai1 » 24 Jul 2013, 12:42

pegando carona no tópico, o meu Vectra 98 gls, liga ambas venoinhas em quase 100 graus, no calor ate acima um pouco, quase no vermelho, e a primeira ventoinha em mais ou menos 90 graus, já levei eletricista e ele me disse que tava normal, ele testou e normal, que o problema era o sensor de temperatura do relógio, que o relógio que não estava marcando, o dito cujo que o bizorrao apanhou aqui, o outro sensor , o que o bizorrao comprou primeiro errado, o de cabecinha azul, foi trocado, já mandei lavar o sistema, troquei uma mangueira a que vai da bomba para o radiador no lado direito do motor, pois estava com muita pressão, ando somente com aditivo diluído. É normal, sera que é este sensor mesmo? qual temperatura ideal para as ventoinhas ligarem?

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por rgapski » 24 Jul 2013, 13:49

Bizorrão,

Acho que me expressei mal.
A oscilação era naquele espaço em branco entre a faixa vermelha e azul, ali que o ponteiro ficava "doidão".
Ele subia próximo da faixa vermelha, ai piscava a luz. Apos a luz piscar, ele descia pra próximo da faixa azul em uns 5~7s no máximo.

Na estrada que o bicho pegava. Dava uma esticada forte e ele já subia pra faixa vermelha e acendia a luz. Nessa "pegada" a luz não apagava. Tinha que encostar e esperar a temperatura baixar.
Em uma das vezes eu abri a tampa do motor e saiu um bafo muito, mas muito quente (não chegou a ferver).

O sensor de painel acho que estava ok, pois não me lembro de ter trocado.
Além do fato de ter batido os valores apontados no painel/ecu com os do termômetro laser (dava diferença de 01º, mas isso é irrelevante).

Na época eu cheguei a testar o carro na estrada com "mexânico" ao lado e o scanner plugado.
De fato a temperatura subia para os 100º muito rápido, pois a ECU também acusava.
Andando "normal" com o carro, a temperatura, de acordo com o scanner, chegou a subir para os 100 e depois começar a cair para 97, 95, 90, 87 e por fim ficava em 85º por um tempinho, depois começava a escalar de novo, até chegar em 100~105º.

O maldito mexanico chegou a falar que era um "defeitinho" na mola ou no eixo da termostática... Ele falou isso pra mim todas as vezes que troquei a maldita peça! Só de lembrar me da uma raiva lascada!
Eu pedi pra ele colocar a original, mas ele insistiu que a Cocompson era boa e talz, e disse que a original era difícil de achar, que ele não conseguiria arrumar pra mim e talz... conversa!
Ele queria era me empurrar uma MTe e ganhar em cima! Pois me cobrou R$ 180,00 pela válvula + R$ 50,00 de m.d.o!
Ele me devolveu os 180 da valvula, mas não quis devolver a mdo. Deixei pra lá.

Foi ai que eu passei a ficar esperto e resolvi aprender mais sobre carro.
Dei uma fuçada na net e resolvi fazer em casa o conserto, já que tudo havia sido trocado por peça original, exceto aquela.
Eu paguei, na época, na CSS R$ 70,00 pela válvula (não era só a mola, mas um kit completo, bem diferente da cocompson) e uns 20 por cada sensor.

Depois que troquei a válvula, ele ficava bastante tempo próximo do meio da escala (que condizia em 92º no scanner quando a ventoinha ligava) e o fim da faixa azul (que dava 85º no scanner e ventoinha só parava quando chegava ali).
Fiz os mesmos testes com scanner e termômetro laser (emprestado de um amigo, que hoje mexe nos meus carros).
Resolveu o problema totalmente. Tanto foi assim que andando normalmente com o carro, era até dificil ouvir a ventoinha ligar. Só o ventinho no radiador já era suficiente pra deixar ele na temperatura certa.

Não sei se é o caso do seu carro, pois cada carro tem um comportamento diferente...
Meu 206, por exemplo, ficava fixo, travado no meio da escala, em qualquer condição.
Quando ele tava na temperatura certa, a ventoinha ligava varias vezes, mas desligava num período bem curto.
Me parecia que a margem para variação da temperatura era menor.
Eu até estranhava, mas depois vi que isso era normal do carro.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por RicardoGLS » 24 Jul 2013, 14:11

rgapski escreveu:
RicardoGLS escreveu:Gente ninguém? :13:


Ricardo,

Essa variação de temperatura é controlada pela válvula termostática, não pelo cebolão.
O cebolão só vai ligar a ventoinha em determinada temperatura.

Sua termostática é original?
Se não for, compre uma ORIGINAL. Essas porcarias paralelas não conseguem manter o carro na temperatura ideal.

Quando eu tive kadett, ele vivia com o marcador de temperatura "maluco". De repente subia pra faixa vermelha e acendia a luz do painel! Na estrada era um sufoco!
O carro foi e voltou do "mexênico" umas 9 vezes!!! Resolvia por uma, no máximo duas semanas.
Fora que cada vez que eu ia tinha que trocar alguma coisa.
Me irritei com o mecânico e pedi meu dinheiro de volta!!

Ele devolveu parte, e eu aceitei para encerrar o assunto de vez.
Com o que peguei de volta fui na GM e comprei uma termostática e sensores de temperatura originais (ainda sobrou troco pro aditivo).
O resultado foi: problema resolvido. NUNCA MAIS PASSOU DO MEIO.

Abs!


O meu vectra eu retirei a VT, e também o meu vectra não tem cebolão não, é sensor de temperatura, tanto painel como o da ECO. Os mesmos são novos.
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Re: Marcador de temperatura ("Agora o Problema é outro").

por rgapski » 24 Jul 2013, 14:30

RicardoGLS escreveu:O meu vectra eu retirei a VT, e também o meu vectra não tem cebolão não, é sensor de temperatura, tanto painel como o da ECU. Os mesmos são novos.


Ricardo,

O meu (2.2 16v), pelo scanner fica entre 85º e 92º (quando liga a ventoinha no máximo). Mas é muito raro ligar a ventoinha no máximo, até mesmo em dias de calor.
Com ar ligado é a mesma coisa. A unica coisa que percebo é que assim que ligo o A/C a temperatura cai um pouco, mas logo sobre pros 90 (metade do marcador).
Andando "normal" a temperatura fica sempre nos 90 (meio do marcador). Com transito parado e dia quente, ela sobe um tiquinho do meio e aciona a ventoinha na vel. maxima.
Andando forte, fica, no máximo no meio da escala, mas em geral um pouquinho abaixo do meio.

Quando desligo o motor e ligo somente a ignição (sem partida), noto que a temperatura sobe um pouco (chega quase no 100!!) e a ventoinha aciona (sim, mesmo com motor desligado!!!) e fica ligada um bom tempo.
Esse comportamento é normal no meu carro. Já verifiquei nos manuais da GM.
Quando peguei o carro eu estranhei, mas depois vi que é assim mesmo...

Como esta o radiador do seu carro? E a bomba d'agua?
A sua termostática é original?
Já testou/aferiu os sensores?

Chegar até os 92º é normal. É a partir daí que a ventoinha liga.
Mas se ao rodar ele ficar acima do meio da escala (com sensores ok), tem que ver isso ai.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: AJUDA:Tirei painel agora nao marca temperatura

por Almeidão » 25 Jul 2013, 17:17

Fernando Henrique escreveu:Almeidao, eu axo q é mal contato sabe, pq eu ja retirei ele varias vezes e tava normal depois q eu montava, voce acha q se eu abrir o painel e passar um pano seco ja ajudaria? Tenho medo de passar alguma coisa, e eu nao tenho limpa contatos =(


Não passe pano, use contonete com vaselina, fica limpo e melhora o contato.
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Henrique
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 18 Jul 2013, 17:01
Nome Completo: FERNANDO HENRIQUE
Cidade: ARARAQUARA
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: AJUDA:Tirei painel agora nao marca temperatura

por Fernando Henrique » 25 Jul 2013, 17:48

Deu certo... O cara nao precisou abrir o painel nao, ele disse q nem ia abrir pq o painel é original ainda e nunca foi aberto...
Ai ele colocou uma fita isolante embaixo daquela fita plastica de contato do relogio do painel, ai assim quando ele colocasse no carro iria pegar melhor o contato por que iria estar sobre pressao kkk
E nao é que deu certo mesmom uhuuul kkkkkkkkkk
(Atual) New Civic EXS 1.8 16V 2008
(Ex) Vectra GL 2.0 8V 1998
(Ex) Monza SLE 2.0 8V 1988

244 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 246 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 07:09