O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BAterramento - Vectra B

53 mensagens
Avatar do usuário
Luiz Eduardo R Severiano
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Jan 2017, 06:58
Nome Completo: Luiz Eduardo Rodrigues Severiano
Cidade: Paraopeba
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Aterramento - Vectra B

por Luiz Eduardo R Severiano » 14 Ago 2017, 14:06

Boa Tarde!!!!!

Estou com um pequeno problema tenho um Vectra 2001/2002 2.2 8v ao andar longo período tanto na cidade ou na estrada com o ar condicionado ligado o ponteiro da temperatura sobe como se estivesse fervendo o mecânico me falo que pode ser falta de terra por isso faz a leitura errada alguém com alguma solução possível para este problema????

Aguardo comentários!!!!
Luiz Eduardo R. Severiano
luizeduardopba@gmail.com
(031) 9 9797-8792
(031) 9 8729-5988

Avatar do usuário
thunderblue
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 15 Set 2014, 20:15
Nome Completo: Daniel de Oliveira Sousa
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Aterramento - Vectra B

por thunderblue » 14 Ago 2017, 23:00

Luiz Eduardo R Severiano escreveu:Fuente del Mensaje Boa Tarde!!!!!

Estou com um pequeno problema tenho um Vectra 2001/2002 2.2 8v ao andar longo período tanto na cidade ou na estrada com o ar condicionado ligado o ponteiro da temperatura sobe como se estivesse fervendo o mecânico me falo que pode ser falta de terra por isso faz a leitura errada alguém com alguma solução possível para este problema????

Aguardo comentários!!!!




Boa noite, explica melhor, se puder mostrar uma foto ou falar precisamente qual temperatura ele chega... pq pelo que eu sei, o módulo controla as ventoinhas e quando o ar está ligado, ele aciona um pouco depois que o normal... o seu carro, pelo que sei não usa cebolão. Tenta verificar se é ou não pelo módulo e lê bastante o comentário em outros tópicos com assuntos relacionados pra vc entender se é normal ou não.. o que não pode acontecer é a temperatura chegar na marca vermelha.. ai dá ruim!

Flw, abraço.
Sintam-se em casa... mas não repara a bagunça. rs
Garagem: viewtopic.php?t=12113

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aterramento - Vectra B

por Almeidão » 15 Ago 2017, 07:44

só lembrando que o módulo é comandado pelo sensor MTE 4051. Mas para saber do real problema só mesmo informando a temperatura de painel em estrada livre sem ar condicionado ligado, precisamos saber qual a menor temperatura alcançada em retas. É ai onde poderemos tentar diagnosticar se é problema elétrico ou mecânico.
Sobre o ar condicionado, as ventoinhas funcionam em baixa velocidade sempre que ligar o ar e ao alcançar 92 a 93º entra o segundo estágio em alta e muito rápido baixa até uns 88. Sendo que ainda com o ar ligado a alta pode entrar pelo sensor de pressão do ar que quando sobe a alta entra mesmo estando as vezes no painel com a temperatura bem baixa, ou seja o sensor de pressão é indiferente e entra sem aviso de temperatura alta ou baixa.
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Aterramento - Vectra B

por JoãodoValle » 15 Ago 2017, 09:55

Bertussi escreveu:Fuente del Mensaje Tenho problema no conta giros... Quando doy a partida o contagiros vai subindo aos poucos e para perto do 6/7 e começa a funcionar de la adiante... Será aterramento? Alguém ja sofreu com isso?
Ps. O tid dele está com problema no display...

Amigo, problema no seu painel com certeza, possivelmente no motor do ponteiro ou solda fria na placa.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Aterramento - Vectra B

por Andrepilot » 05 Abr 2019, 17:54

JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje Estou em busca de um defeito muito chato no meu carro, o piscar da seta enfraquece algumas luzes do carro que piscam junto, tais como cortesia, mid, iluminação do som e porta malas interno. Fui logo conferir os aterramentos do carro e com a ajuda desse tópico os encontrei e gostaria de compartilhar as fotos dos locais, apesar de não ter conseguido resolver ainda meu problema, aliás se alguem tiver alguma dica ficarei grato.


Amigo, desculpe reacender essa questão pois já tem bastante tempo, mas talvez você tenha conseguido sanar esse defeito que é exatamente o que está acontecendo comigo.

Você conseguiu resolver?
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Alex Walisson
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Set 2017, 19:04
Nome Completo: Alex walisson alves
Cidade: Papagaios
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Aterramento - Vectra B

por Alex Walisson » 28 Nov 2019, 20:57

JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje Estou em busca de um defeito muito chato no meu carro, o piscar da seta enfraquece algumas luzes do carro que piscam junto, tais como cortesia, mid, iluminação do som e porta malas interno. Fui logo conferir os aterramentos do carro e com a ajuda desse tópico os encontrei e gostaria de compartilhar as fotos dos locais, apesar de não ter conseguido resolver ainda meu problema, aliás se alguem tiver alguma dica ficarei grato.

1 - Massa central - compartimento do motor
Imagem

2 - Massa do Motor, motor de partida e alternador
Imagem

3 - Massa coluna AA
Imagem

4 - Massa coluna de direção e painel de instrumento
Imagem

5 - Massa Air-Bag
Imagem

6 - Massa painel traseiro
Imagem

7 - Massa ventilador do radiador
Imagem
Imagem

8 - Massa trava central (fica do lado do modulo do alarme/travas, esse fio branco aí foi um reforço pra central de injeção que fiz)
Imagem

9 - Massa motor
Imagem

10 - Massa motor
Imagem

11 - Massa sensor de oxigênio (O meu é sonda de 1 fio e aterra no bloco/coletor)

12 - Massa motor
Imagem

Esse massa 11 aí, para soldar um terminal desses aí e preciso desligar a bateria ou desconectar Chicote da central ? Ou não tem nada haver ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aterramento - Vectra B

por Almeidão » 29 Nov 2019, 13:56

Se for solda elétrica, mig etc voce precisa desligar os dois cabos da bateria, muitas vezes pode nçao acontecer nada, mas umas poucas vezes pode ter problemas isto porque a estrutura estará levando choque ainda que não sentimos, mas uma central pode sentir. Outros tipos de soldas como metal ou solda fria já não é necessário desconectar.
Imagem

Luciano Brutus
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Jan 2020, 19:31
Nome Completo: Luciano Mattis
Cidade: Pindamonhangaba
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 48

Aterramento - Vectra B

por Luciano Brutus » 04 Jan 2020, 20:22

Olá pessoal! Estou com um problema de aterramento do Vectra B 98, quando eu passo em lombada ou alguma elevação os faróis pisca e o rádio também. Alguém já passou por isso?

Fellipet2
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 21 Mai 2021, 07:53
Nome Completo: Fellipe Rangel
Cidade: Nova lima
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Aterramento - Vectra B

por Fellipet2 » 21 Mai 2021, 08:02

Bom dia. Estou com um problema no meu vectra e acredito ser aterramento se alguem puder me ajudar. As luzes do painel ficam oscilando as vezes ficam fracas e voltam ao normal. O mesmo acontece com o ventilador na velocidade 4. Ele fica forte e do nada cai a potência e volta. Testando a lenta com tudo ligado ao mesmo tempo ar, farol alto tudo no máximo a lenta dá uma leve oscilada. Alguém pode me ajudar. Obrigado. Obs: se precisar de reforço de aterramento alguem poderia me dizer onde fazer esse reforço? Qual ponto específico do aterramento? Grato

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aterramento - Vectra B

por Almeidão » 21 Mai 2021, 09:12

O aterramento do carro fica no cabo negativo da bateria ali ele precisa ser revisado se está frouxo na lata, limpar lubrificar e reapertar. Outro aterramento está entre a caixa e o motor, fica li atrás do trambulador, estes são os aterramentos dele. lembro que com o tempo os fusíveis perdem o contato, dica é tirar todos eles e recolocar no local, se quiser melhorar, coloque uma camada leve de graxa nas laminas, seria como sujar elas de graxa e limpar com um pano dando a impressão que esteja limpa porque o pano não arrancará a graxa dele 100%. Isto deve ser feito nos fusíveis interno e nos que estão na frente da bateria e principalmente nos que estão atrás dela. As tomadas que o carro tem, a dica é desmontar e aplicar WD40, lembro que tem uma retangular atrás do servo freio e esta que precisa tirar para liberar os fusíveis de trás da bateria.
Se possível retirar o painel e verificar o contato da tomada dele, pode aplicar WD 40 também ali na tomada deste painel que uns tem uma tomada plástica e outros mais antigo uma tomada que fica preso no carro ao retirar o painel, sendo que os dois tipos tem uma tomada para o relógio, Mid ou Tid que fica do lado direito atrás dele.
Feito isto e conferido os terras, se o problema continuar, ai só buscando no chicote onde pode ser o problema.

Não elimino a possibilidade que a bateria pode está ruim, entrando em curto e fica neste vai e vem.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aterramento - Vectra B

por chirola » 21 Mai 2021, 11:29

Fellipet2 escreveu:Fuente del Mensaje se precisar de reforço de aterramento alguem poderia me dizer onde fazer esse reforço?

oi vc checo a voltagem do alternador com o carro ligado? e a tençao da bateria ?
com o carro ligado nao a voltagem deveria ficar entre 12,8 e 13,5 volts , com o carro desligado medido nos polos da bateria deve ficar entre 12,2 e 12,6 volts.
bateria que fica por debaixo dos 12v esta ruim ou o alternador nao esta carregando bem.

reforço de terra nao e muito dificil pode colocar em algum dos parafusos que segura bloco do motor e caixa , ou no cabeçote no parafuso que segura o gancho para tirar o motor em algum dos parafusos da admiçao etc e no chasis pode utilizar cualquer parafuso que fique na lata do carro ou ate algum dos aterramentos originais depois de limpar como o almeidao indico na mensagem acima .
mais faz o test mede a voltagem nos polos da bateria e mede a voltagem colocando o positivo do multimetro no positivo da bateria e o negativo em algum dos aterramentos do chasis e em algum parafuso do motor as 3 mediçoes deveriam indicar a mesma voltagem.

Fellipet2
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 21 Mai 2021, 07:53
Nome Completo: Fellipe Rangel
Cidade: Nova lima
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Aterramento - Vectra B

por Fellipet2 » 21 Mai 2021, 21:45

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O aterramento do carro fica no cabo negativo da bateria ali ele precisa ser revisado se está frouxo na lata, limpar lubrificar e reapertar. Outro aterramento está entre a caixa e o motor, fica li atrás do trambulador, estes são os aterramentos dele. lembro que com o tempo os fusíveis perdem o contato, dica é tirar todos eles e recolocar no local, se quiser melhorar, coloque uma camada leve de graxa nas laminas, seria como sujar elas de graxa e limpar com um pano dando a impressão que esteja limpa porque o pano não arrancará a graxa dele 100%. Isto deve ser feito nos fusíveis interno e nos que estão na frente da bateria e principalmente nos que estão atrás dela. As tomadas que o carro tem, a dica é desmontar e aplicar WD40, lembro que tem uma retangular atrás do servo freio e esta que precisa tirar para liberar os fusíveis de trás da bateria.
Se possível retirar o painel e verificar o contato da tomada dele, pode aplicar WD 40 também ali na tomada deste painel que uns tem uma tomada plástica e outros mais antigo uma tomada que fica preso no carro ao retirar o painel, sendo que os dois tipos tem uma tomada para o relógio, Mid ou Tid que fica do lado direito atrás dele.
Feito isto e conferido os terras, se o problema continuar, ai só buscando no chicote onde pode ser o problema.

Não elimino a possibilidade que a bateria pode está ruim, entrando em curto e fica neste vai e vem.


Blz vou ver se faço isso. A bateria tbm vou conferir antes pq ela tem descarregado muito facil ultimamente. Obrigado.

Fellipet2
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 21 Mai 2021, 07:53
Nome Completo: Fellipe Rangel
Cidade: Nova lima
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Aterramento - Vectra B

por Fellipet2 » 21 Mai 2021, 21:50

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Fellipet2 escreveu:Fuente del Mensaje se precisar de reforço de aterramento alguem poderia me dizer onde fazer esse reforço?

oi vc checo a voltagem do alternador com o carro ligado? e a tençao da bateria ?
com o carro ligado nao a voltagem deveria ficar entre 12,8 e 13,5 volts , com o carro desligado medido nos polos da bateria deve ficar entre 12,2 e 12,6 volts.
bateria que fica por debaixo dos 12v esta ruim ou o alternador nao esta carregando bem.

reforço de terra nao e muito dificil pode colocar em algum dos parafusos que segura bloco do motor e caixa , ou no cabeçote no parafuso que segura o gancho para tirar o motor em algum dos parafusos da admiçao etc e no chasis pode utilizar cualquer parafuso que fique na lata do carro ou ate algum dos aterramentos originais depois de limpar como o almeidao indico na mensagem acima .
mais faz o test mede a voltagem nos polos da bateria e mede a voltagem colocando o positivo do multimetro no positivo da bateria e o negativo em algum dos aterramentos do chasis e em algum parafuso do motor as 3 mediçoes deveriam indicar a mesma voltagem.


Obrigado amigo. Vou conferir a bateria amanhã vcs falando agora eu imagino que possa ser ela mesmo pois descarrega atoa.. obrigado.

53 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 161 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 16:50