O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BParafuso da bomba ao suporte

11 mensagens   •   Página 1 de 1
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Parafuso da bomba ao suporte

por Mantenedor » 27 Jul 2017, 16:21

Boa tarde , preciso de ajuda : Estou encontrando dificuldades em encontrar o código correto para os parafusos que prendem a bomba hidráulica ao suporte .
Pelo CepChev os itens são: 11085654 - Superior e este

11089675 - O parafuso inferior é este:

O que estava no furo debaixo seria este !

O pedaço ainda está no corpo dá bomba.
O de cima não tenho original , o que está lá no motor seria igual a este porém maior no comprimento.

Se alguém tiver e puder me enviar fotos ou mesmo a dimensão correta destes parafusos eu seria muito agradecido.

Obrigado
Abraço a todos!!

ImagemImagem

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por Almeidão » 28 Jul 2017, 13:04

Mantenedor, o parafuso é 8mm, não seria melhor você comprar alguns? tipo diferença de 5 mm cada.
Eu mexi na minha mas não me lembro mais o tamanho, mas com certeza este com parte dele sem rosca não é original, ali todos são com rosca inteira, embora não seja necessário. Pelo menos aqui, eles são muito barato. Até acho que seria legal colocar original, mas original aqui só se arrancar no desmanche.
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 14 Ago 2017, 20:34

Fala Ameidao tudo bem? Desculpe a demora , eu encontrei estes parafusos :
Mas em loja aqui em SP. tive dificuldade em encontrar o parafuso original , a única que aparentemente chegou perto foi o Bonotti e me ofereceu este parafuso mas só havia 1 para venda.ImagemImagemImagemImagem

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 15 Ago 2017, 09:41

Ali não tem necessidade de ser original, estes comuns dão conta. Eu sou meio como você, também gosto de parafusos originais, mas chega um momento que temos que desistir já que um deste custa 10 centavos e o que gastaria em um original dá pra comprar uma caixa deste.

O que você fez na sua bomba já que todos tem um medo danado de mexer nela? Bem eu acho relativamente fácil desmontar e trocar os reparos, mas qualquer mecânico treme só de pensar em mexer em uma kakakkakakka.

Sds
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 16 Ago 2017, 10:18

Bom , eu não fiz nenhum reparo na bomba hidráulica ! Já que o problema foi com único parafuso o debaixo que a sustentava no lugar, que durante alguns tempo esteve funcionando assim sem que eu percebe se .
O fato é que algum tempo atrás a mangueira de pressão do Hidráulico rompeu na conexão , mandei fazer outra e por uma razão que não imagino o reparador acabou colocando um parafuso menor no vídeo eu explico melhor.
O fato é que não percebi nada até o parafuso de baixo se quebrando, veja o vídeo.
https://youtu.be/dWIkBBqvdHo
Eu fui fazer um servicinho no Giba escape e após o serviço concluído , liguei o motor e percebi que a bomba estava praticamente solta!
Foi aí que percebemos a porcaria que o reparador do Hidráulico havia feito , como está merda de oficina não funciona + , acabei ficando reclamando deles , mas agradecendo muito a Deus por ter concedido a graça de apresentar o problema na oficina e não ter danificado nada no carro! Amém...
De resto tudo funcionando , agora me preparando para trocar o sensor de rotação , que para mim parece ter alguma novidade logo posto aqui para tirar algumas dúvidas.
ABS!!

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Ago 2017, 13:45

O parafuso ficou somente mantendo a bomba na posição para não afrouxar a correia. Mas como já disse várias vezes não vejo problemas em mexer ali e abrir a bomba para trocar o retentor. E eu acho ser uma das coisas mais fáceis na mecânica principalmente o eixo que é preso por dentro por um arame que solta e prende com um alicate. Muito fácil mesmo mexer em uma bomba, talvez o mais difícil seja tirar ela fora e eu a tiro com meia hora e a demora é maior poque tenho que tirar a ventoinha para abrir espaço.

Sobre mecânico ruim, foi isto que fez eu virar mecânico do meu carro e até hoje não sou de reclamar do que fazem mal feito pra mim, eu simplesmente não volto mais onde haja um possível erro no qual não deveriam de haver, tipo este no seu carro.
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 17 Ago 2017, 23:12

Almeidão escreveu:O parafuso ficou somente mantendo a bomba na posição para não afrouxar a correia. Mas como já disse várias vezes não vejo problemas em mexer ali e abrir a bomba para trocar o retentor. E eu acho ser uma das coisas mais fáceis na mecânica principalmente o eixo que é preso por dentro por um arame que solta e prende com um alicate. Muito fácil mesmo mexer em uma bomba, talvez o mais difícil seja tirar ela fora e eu a tiro com meia hora e a demora é maior poque tenho que tirar a ventoinha para abrir espaço.

Sobre mecânico ruim, foi isto que fez eu virar mecânico do meu carro e até hoje não sou de reclamar do que fazem mal feito pra mim, eu simplesmente não volto mais onde haja um possível erro no qual não deveriam de haver, tipo este no seu carro.
Concordo com vc em não voltar + nestes lugares, o fato é que não houve um erro e sim uma falta de profissionalismo e responsabilidade ! Difícil neste caso de não reclamar . Imagine saí de Guarulhos rodei 38 km em alto estrada a 120 km/h , imagina está bomba soltando e voando dentro do cofre do motor.
Só por Deus mesmo , e por ele que não aconteceu nada até a chegada e saída da loja.
Mas deixa eu te mostrar algo interessante :Repare que o sensor possui 2 o'rings o normal seria apenas 1 não é mesmo?

É para minha surpresa este sensor foi trocado em 12/2016 na troca das correias .
Ao meu ver o sensor para seu perfeito funcionamento ele deve obedecer a distância recomendável pelo fabricante e pela montadora.
Com estes 2 o'rings no sensor ele não vai conseguir funcionar corretamente,e para confirmar meu raciocínio qdo fui soltar o parafuso que o prendia , nem precisei de chave tirei com a mão , não estava nem encostado e nem apertado.
Após retira lo limpa lo e testa lo com o multímetro e aproximando o sensor a uma escova rotativa , simulando a roda Dentada do motor .
Pode se comprovar que o sensor estava em perfeito estado.
Aqui o técnico testa o sensor ,

https://youtu.be/KGPp2m23p1k

um amigo fez este teste na oficina dele é garantiu o sensor.
O resultado após a montagem do mesmo sensor foi este do vídeo abaixo:
https://youtu.be/IdyWTTTCWJA

Sua opinião:
O que pode ter acontecido para ter 2 o'rings
Por que não estava ao menos encostado e dado aperto necessário?

ABS!!

ImagemImagem

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 18 Ago 2017, 08:43

Esta ai é fácil, as vezes ao tirar o sensor, o oring fica preso no motor, ao colocar um novo sensor que já tem um oring, ele ficou com 2. Lógico que o mexanico errou ali em não conferir ou não notar quando ele tirou o anterior.
O parafuso ali não pode ser apertado mesmo, porque por ser plástico, empurra fácil ele para dentro e encosta na roda fônica, o correto é colocar ele e ajustar com a mão, colocar 1/4 de uma gota de loctite ou qualquer outro trava rosca no parafuso, e apertar ele quase que com a mão, só para segurar ele ali no local, tipo encostar ele e o loctite segurará para não soltar.
Eu de você por ter desmontado trocaria ele, na verdade ele velho funciona, mas qualquer movimento nele faz um dos 3 fios encostar por dentro, estes fios são isolados com um produto tipo capa de fio mas por sofrer com a temperatura alta, esta parte interna simplesmente vira pó com o tempo.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 18 Ago 2017, 08:43

Esta ai é fácil, as vezes ao tirar o sensor, o oring fica preso no motor, ao colocar um novo sensor que já tem um oring, ele ficou com 2. Lógico que o mexanico errou ali em não conferir ou não notar quando ele tirou o anterior.
O parafuso ali não pode ser apertado mesmo, porque por ser plástico, empurra fácil ele para dentro e encosta na roda fônica, o correto é colocar ele e ajustar com a mão, colocar 1/4 de uma gota de loctite ou qualquer outro trava rosca no parafuso, e apertar ele quase que com a mão, só para segurar ele ali no local, tipo encostar ele e o loctite segurará para não soltar.
Eu de você por ter desmontado trocaria ele, na verdade ele velho funciona, mas qualquer movimento nele faz um dos 3 fios encostar por dentro, estes fios são isolados com um produto tipo capa de fio mas por sofrer com a temperatura alta, esta parte interna simplesmente vira pó com o tempo.
Há casos de falha nos sensores ao movimentar o carro ou seja motor funcionando e tremendo, e há falhas as vezes do carro demorar a pegar e depois funciona normal, aconteceu comigo e eu não sei se este teste seria como se ele tivesse em funcionamento com o motor balançando. Eu simplesmente estraguei um meu que era velho ao tirar meu alternador, como meu carro é 8 válvula ao puxar o alternador ele que fica ali perto veio junto e a tomada dele ficou agarrada no local kakakakkakakka. Coisa que um novo não iria acontecer porque eu não fiz tanta força para puxar meu alternador, só o suficiente para tirar ele do lugar e ele já estava solto. fiquei a pé por um fim de semana porque não dava emenda por nada, dentro dele ao abrir era puro pó.

Quando você trocar o seu, pegue o velho e abre ele com uma faca e comprove isto sobre o isolamento, se é que ele seja realmente velho.
Imagem

Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Mantenedor » 18 Ago 2017, 11:04

Não mesmo , ele não é velho! De acordo com o histórico de manutenção do carro ele foi trocado em Dezembro de 2016 juntamente com a correia dentada de acessórios , tencionador e apoio.
Prá mim é óbvio que esqueceram o anel dentro do alojamento , já que mal dá para ver lá dentro.
Agora colar eu não colei o parafuso , mas fiz o Tork recomendado , como eu já percebi que alí requer atenção , demorou , vou acompanhar de perto.
Hoje​ pela manhã SP. Estava encoberto é muito frio , virei a chave e pegou de primeira!
É deste jeito que deve ser .
ABS!!ImagemImagem

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 18 Ago 2017, 16:04

Beleza, se é novo, não deve trocar mesmo, mas foi o que eu disse, tiraram o sensor e o anel ficou, isto não é difícil de acontecer, e o novo vem com um anel, ai colocaram ele e desta forma ficou ele com dois anéis. Erro mecânico mesmo.
Agora que o carro funcionou, você nem precisa acompanhar, o erro ao apertar demais é que o carro nem pega depois, como ele pegou a distancia ficou correta e com certeza funcionará melhor.
Imagem

11 mensagens   •   Página 1 de 1