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Vectra CÁgua no câmbio automático // Vectra Elegance

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rjiglezi
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Água no câmbio automático // Vectra Elegance

por rjiglezi » 28 Ago 2017, 09:39

Galera, deixo aqui meu relato para que possa alertar os proprietários e futuros proprietários do Vectra modelo C. Digo "modelo C" porque não sei se nos outros modelos também acontece isso, só dou certeza no C porque aconteceu comigo.

Em sociedade com meu pai, compramos um Vectra C Elegance 2010 aut. em Set/2015. Tudo mil maravilhas... se pesquisarem aí no Fórum, acharão fotos dele em primeira manutenção, etc.

Passou por 3 mecânicos diferentes. Um deles se dizia "especializado" GM, que chegou a ir comigo testar o carro e verificar tudo antes de comprar.

Bom, 2 meses após a compra, fizemos uma viagem de mais de 1000km, tudo a mil maravilhas.

Alguns defeitos bobos foram aparecendo durante o primeiro ano, mas nada que comprometesse nossa satisfação com o veículo. Em Jan/2017 a decepção tomou conta.

O motivo desse tópico é pra levar conhecimento aos proprietários. Nosso carro apresentava diversos indícios de um problema que estava para acontecer... mas por desconhecimento, não enxergamos nenhum deles. Portanto, logo listarei os indícios aqui.

Estava fazendo uma viagem com ele para SP. 200km já rodados em um belo domingo de sol. Ar condicionado ajudando no calor do verão, rádio ligado e piloto automático ligado. Até que em uma subida, o câmbio desengrena e a rotação vai a 6.000RPM ao tempo de eu apertar o botão pra desligar o PA. Joguei pro acostamento, coloco o câmbio no N e vou tentando andar.... A impressão que tinha era de que o carro não "sabia" qual marcha engrenar e ficava variando perigosamente entre elas, subindo e descendo a rotação. Parei em um posto, chamei o seguro. Meu Vectra enlouqueceu e não sabe mais as sequências do câmbio.

De início pensei ser algo bobo. Um sensor, um fio com mal contato, um resultado do calor infernal daquele domingo... algo do tipo. Levamos no primeiro mecânico, na minha cidade, sempre no guincho pra não forçar mais ainda. Ele nem olhou pro carro direito e soltou o orçamento: De R$6.500,00 a 8.000,00. Quase tive um infarto.

Levamos na concessionária da cidade, afinal não é possível que um "desentendimento" nas marchas seja motivo pra 8K. A concessionária me diz que não mexe em câmbio automático... que se eu quisesse, eles mandavam o carro pra Araçatuba (150km +/-) e lá eles passavam o orçamento. Deixei pra lá.

Lembram do mecânico "especializado" GM? Nem quis encostar no carro: "Não mexo em câmbio automático".

Depois de muita procura na região e com indicação de todos os tipos, chegamos à um mecânico especializado em transmissão automática em Fernandópolis/SP. Ele diagnosticou o defeito e passou o orçamento: R$ 6.000,00. Sim, 6k no "desentendimento" do câmbio. Mas, diferente de todos os outros, ele explicou o defeito. E aqui explico para vocês.

Sempre usei água da torneira no radiador. SEMPRE! Pra que aditivos? Se a água resfria também, né? Pra que gastar com aditivo? Pois é, cuidado com sua economia aí. O câmbio automático modelo AW50-40 resfria o óleo por uma serpentina ligada ao radiador do carro. O óleo do câmbio passa ao lado da água do radiador para a troca de calor... mas no reservatório de água não tinha aditivo algum! E advinha? Corroeu a serpentina e começou a entrar óleo na água... e água no óleo :13:

A água dissolveu algumas peças do câmbio. Correu algumas outras... partes das fibras dos discos de composite viraram farelo no filtro de óleo do câmbio. O filtro entupiu e o corpo de válvulas perdeu pressão, causando o "desentendimento" no engate das marchas!

Este é um problema comum de acontecer com esse modelo, com câmbio automático, nos carros que não usam aditivos... e é um problema que vc vai "cozinhando" aos poucos. Portanto, nós compramos o carro com o defeito, mas não soubemos identificar.

Quer saber se tá correndo esse risco?
-Vareta do óleo do câmbio com ferrugem próximo ao puxador
-Presença de borras dentro do reservatório de água
-óleo do câmbio sem viscosidade
-Presença de "farelos" metálicos da ponta da vareta do óleo
-Patinação ou demora na troca das marchas
-"Tranco" ao colocar a alavanca em R ou D.

E aqui algumas dicas para não correr esse risco:

-Pelo amor de Deus, Alá, Santo Daime ou qualquer santidade que acredite, use ADITIVO no Radiador!!!!
-Pelo mesmo amor a santidade acima, troque o óleo do seu câmbio automático! Não existe Câmbio Automático que não se troca óleo!!!
-Procure informações sobre seu veículo! Pra ajudar, o modelo do câmbio do Vectra C é AW50-40.
-Só pra fixar: USE ADITIVO NO RADIADOR!!!

Desde então, nunca mais meXânicos colocam a mão no carro. Cuidado com aquele mecânicos "que mexem no carro do fulano desde que tinha fusca, que é mecânico desde o tempo da TV manchete", porque em muitos casos esses profissionais não se reciclam, PRINCIPALMENTE NO INTERIOR do Estado. O Vectra C é um carro que, apesar de manter quase o mesmo motor do Monza, possui muita tecnologia e não é qualquer "olhadinha" por baixo do capô que se diagnostica um defeito. Quando o mecânico do câmbio passou o scanner no carro, achou diversos pequenos defeitos que já poderiam ter sido removidos e, infelizmente, o carro tinha passado por uma 'revisão' dias antes em outro local. Que bela revisão...

Fica a dica pra os que possuem e os que pretendem adquirir o modelo. Com o câmbio zerado, parece outro carro... mas com informação, não precisaríamos gastar 6k no veículo, né?!
Em pensamento, sempre AGL...

Vectra Elegance 2.0 8v Automático 2010/10 - Black! + alguns mimos do ELITE

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Água no câmbio automático // Vectra Elegance

por carlosgunner » 28 Ago 2017, 11:43

O Vectra B tbm é assim. O óleo do câmbio é resfriado pelo mesmo radiador da água.
O problema é q mts "mecânicos" tem o hábito de jogar fora o líquido de arrefecimento e encher de água de torneira o reservatório do radiador.
Inclusive onde mandei consertar meu câmbio fazem isso.
Mais um motivo p a gente ficar em cima desses "especialistas" q encontramos por aí.
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Água no câmbio automático // Vectra Elegance

por Tiagomos1 » 28 Ago 2017, 14:36

Acredito que todo câmbio automático (automatizado não entra) usa o radiador do sistema de arrefecimento para resfriar o óleo do câmbio.
Agora não usar aditivo realmente é economia porca. Detona mangueiras, bomba d'água, válvula termostatica e o radiador. Além de acabar com as galerias do bloco e cabeçote do motor.

Perigoso começar a passar água para os cilindros ou para o óleo do motor também. Aí vai mais milhares de reais para arrumar.

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Água no câmbio automático // Vectra Elegance

por gustavo da silva » 27 Ago 2019, 16:08

Mola o meu esta com o mesmo problema vc trocou o radiador tambem ?

Antunes
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Água no câmbio automático // Vectra Elegance

por Antunes » 04 Jan 2022, 00:41

Boa noite, não sei se ainda possui o carro, pois o seu post já tem quase 5 anos, mas quero te dizer que seu relato me ajudou a não continuar andando com o meu, visto que começou a apresentar os problemas citados.
Comprei o carro há 15 dias e herdei o problema do dono anterior(e olha que ele era o primeiro proprietário), peguei o carro somente com água no reservatório, mas não havia notado as pequenas borras que estavam lá, acreditei ser só uma sujeira e na minha revisão troquei o reservatório, líquido de arrefecimento, válvula termostática, sensor de temperatura, bomba d'água e outras coisas típicas de revisão de compra, inclusive o o coxim do câmbio, pois julguei que os trancos para engate da ré e drive eram ocasionadas por conta disso, porém o mecânico havia advertido sobre isso, mas como não tinha conhecimento em câmbio automático, acreditou ser somente um pequeno problema.
Depois de feita a revisão o fluido do câmbio voltou para o reservatório novo e original, trocado na revisão, comprometendo todo o aditivo novo e original AC Delco, momento em que notei que o problema era bem mais grave que o imaginado e na busca, junto a internet, para me auxiliar nesse problema, fez com que a primeira consulta fosse o seu depoimento.
Só quero agradecer, foi de uma ajuda tremenda, mais uma vez muito obrigado.

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Água no câmbio automático // Vectra Elegance

por chirola » 04 Jan 2022, 14:58

Antunes escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, não sei se ainda possui o carro, pois o seu post já tem quase 5 anos, mas quero te dizer que seu relato me ajudou a não continuar andando com o meu, visto que começou a apresentar os problemas citados.

oi nao li o post inteiro mais se tem oleo da caixa no reservatorio de agua o problema esta no radiador , o oleo da caixa é esfriado la e pasa um cano no radiador e se fura da infiltraçao de oleo na agua , o drama é que tem que trocar radiador oleo de caixa e agua do sistema dearrefecimento .

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Água no câmbio automático // Vectra Elegance

por Almeidão » 04 Jan 2022, 16:10

Ainda bem que você sabia que tinha um possível problema, caso contrário se fosse outro, com certeza iria culpar o uso do aditivo que furou o cano kakakak. Muito pelo contrário a falta de uso deste produto fez com que a tubulação de óleo que passa dentro do radiador se comprometesse. E esta é a diferença que tem um radiador de um carro automático para um manual, o do automático até serve para o manual, mas ao contrário não.
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Antunes
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por Antunes » 05 Jan 2022, 01:08

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Antunes escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, não sei se ainda possui o carro, pois o seu post já tem quase 5 anos, mas quero te dizer que seu relato me ajudou a não continuar andando com o meu, visto que começou a apresentar os problemas citados.

oi nao li o post inteiro mais se tem oleo da caixa no reservatorio de agua o problema esta no radiador , o oleo da caixa é esfriado la e pasa um cano no radiador e se fura da infiltraçao de oleo na agua , o drama é que tem que trocar radiador oleo de caixa e agua do sistema dearrefecimento .


O problema é que se fosse somente isso que citou, estaria contente, infelizmente o câmbio terá que ser aberto para uma inspeção minuciosa, até porque além dos trancos no manuseio da alavanca, a mudança das marchas está começando a ocorrer de forma confusa.

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por Antunes » 05 Jan 2022, 01:22

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Ainda bem que você sabia que tinha um possível problema, caso contrário se fosse outro, com certeza iria culpar o uso do aditivo que furou o cano kakakak. Muito pelo contrário a falta de uso deste produto fez com que a tubulação de óleo que passa dentro do radiador se comprometesse. E esta é a diferença que tem um radiador de um carro automático para um manual, o do automático até serve para o manual, mas ao contrário não.


Sim, isso já aconteceu com um Astra GSI 2005 que tive, apesar do carro na parte de funilaria e pintura encontrar-se em ótimo estado, com pneus novos Pirelli, o dono anterior não era muito fã de aditivo e quando fui limpar o sistema e adicionar o produto, travou a válvula termostática fechada e só não queimou a junta porque estava bem próximo de casa e quando notei, deu tempo de guardá-lo na garagem. retirei a válvula e levei até o mecânico para o devido reparo. Só para você ter uma idéia levei 06 meses para sanar todos os vazamentos nas mangueiras do sistema, sem contar que no dia em que troquei a válvula, também troquei a bomba d'água, sensor de temperatura, o reservatório, a tampa, o radiador e os selos, tudo estava comprometido. Acredito que posso dizer que entendo muito bem de arrefecimento, junto ao motor GM (KKKK).

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por Almeidão » 05 Jan 2022, 12:50

Antunes escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Ainda bem que você sabia que tinha um possível problema, caso contrário se fosse outro, com certeza iria culpar o uso do aditivo que furou o cano kakakak. Muito pelo contrário a falta de uso deste produto fez com que a tubulação de óleo que passa dentro do radiador se comprometesse. E esta é a diferença que tem um radiador de um carro automático para um manual, o do automático até serve para o manual, mas ao contrário não.


Sim, isso já aconteceu com um Astra GSI 2005 que tive, apesar do carro na parte de funilaria e pintura encontrar-se em ótimo estado, com pneus novos Pirelli, o dono anterior não era muito fã de aditivo e quando fui limpar o sistema e adicionar o produto, travou a válvula termostática fechada e só não queimou a junta porque estava bem próximo de casa e quando notei, deu tempo de guardá-lo na garagem. retirei a válvula e levei até o mecânico para o devido reparo. Só para você ter uma idéia levei 06 meses para sanar todos os vazamentos nas mangueiras do sistema, sem contar que no dia em que troquei a válvula, também troquei a bomba d'água, sensor de temperatura, o reservatório, a tampa, o radiador e os selos, tudo estava comprometido. Acredito que posso dizer que entendo muito bem de arrefecimento, junto ao motor GM (KKKK).


Isto é muito importante, entender deste assunto só assim sabemos da importância da termostática, aditivo bom, abraçadeiras, tubo de água e mangueiras. O meu mexi tudo recente e apareceu umas gotas na entrada do tubo, como esta mangueira que eu uso tem uma mangueira entrando nela que vem do reservatório e eu uso um tampão caro no tubo onde entraria a outra opção, resolvi comprar tudo e eliminar o tampão, estou esperando chegar para trocar também esta mangueira que é bem chata, no meu carro eu preciso tirar a ventoinha para colocar ela ali na saída do radiador.

É necessário muito cuidado com este item super necessário e o pior que você pode ouvir sobre temperatura é: Você não viu no painel? Até parece que dirigimos o carro com o olho na temperatura kakakakakakak
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por chirola » 05 Jan 2022, 14:15

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O meu mexi tudo recente e apareceu umas gotas na entrada do tubo, como esta mangueira que eu uso tem uma mangueira entrando nela que vem do reservatório e eu uso um tampão caro no tubo onde entraria a outra opção, resolvi comprar tudo e eliminar o tampão,

então e dificil achar as peças boas ou original e cuando acha dificil ser o modelo correto , no meu carro depois que troque o motor tambem fico umtampão no cano e vi que muda aquela mangueira em forma de S que vai da carcaza do termostato ate o cano uma e so a S e a outra e uma S com um fiote no meio dela , se colocar a que é so o S na carcaza do termostato sai outro bico menor que é ligado no lugar do tampão do cano .
as mangueiras e o cano no 16v e muito ruim de mexer no meu carro esta revisado toda esa parte tomara nao tenha que mexer teria que desmontar o coletor de admiçao .

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por Almeidão » 05 Jan 2022, 22:00

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O meu mexi tudo recente e apareceu umas gotas na entrada do tubo, como esta mangueira que eu uso tem uma mangueira entrando nela que vem do reservatório e eu uso um tampão caro no tubo onde entraria a outra opção, resolvi comprar tudo e eliminar o tampão,

então e dificil achar as peças boas ou original e cuando acha dificil ser o modelo correto , no meu carro depois que troque o motor tambem fico umtampão no cano e vi que muda aquela mangueira em forma de S que vai da carcaza do termostato ate o cano uma e so a S e a outra e uma S com um fiote no meio dela , se colocar a que é so o S na carcaza do termostato sai outro bico menor que é ligado no lugar do tampão do cano .
as mangueiras e o cano no 16v e muito ruim de mexer no meu carro esta revisado toda esa parte tomara nao tenha que mexer teria que desmontar o coletor de admiçao .


É, realmente estas mangueiras são difíceis de achar e hoje tudo que se busca nas concessionárias 90% a GM não manda mais. Eu comprei no Mercado livre e todas como original, sei que não são, mas vem de quem atendia montadora. Fujo da marca Jahu, isto não quer dizer que eles não tem coisa boa, mas tem muita coisa jahu no mercado, usam o nome e acredito terceirizam alguma coisa. Marca aceitável seria Paranoá, alias comprei esta para saída do radiador, a outra comprei da GM de um que estava vendendo e com embalagem GM. Outra marca aqui que eu até posso achar que seja boa é a Jamaica. Gates seria ótima, mas até agora só achei desta marca da saída da termostática para o radiador;

Mas vai ai a dica sobre este produto e o pessoal culpa a abraçadeiras, o correto é mexer e trocar, isto porque a abraçadeira já vai deformar ela em mais de 60%, por isto que o pessoal não conforma com a derrota de ter que trocar e mete aperto nela até estragar tudo. Eu nesta mangueira que até acertei por uns dias, devo ter mexido umas 5 a 6 vezes ao longo de uns 10 anos que tenho ela no local e com certeza ao recolocar, ela foi vedando e eu fui mantendo, até chegar este momento que não veda mais 100% ai troco ela e a abraçadeira elástica vai agir nos 100% do trabalho dela.
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por Antunes » 07 Jan 2022, 00:14

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Antunes escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Ainda bem que você sabia que tinha um possível problema, caso contrário se fosse outro, com certeza iria culpar o uso do aditivo que furou o cano kakakak. Muito pelo contrário a falta de uso deste produto fez com que a tubulação de óleo que passa dentro do radiador se comprometesse. E esta é a diferença que tem um radiador de um carro automático para um manual, o do automático até serve para o manual, mas ao contrário não.


Sim, isso já aconteceu com um Astra GSI 2005 que tive, apesar do carro na parte de funilaria e pintura encontrar-se em ótimo estado, com pneus novos Pirelli, o dono anterior não era muito fã de aditivo e quando fui limpar o sistema e adicionar o produto, travou a válvula termostática fechada e só não queimou a junta porque estava bem próximo de casa e quando notei, deu tempo de guardá-lo na garagem. retirei a válvula e levei até o mecânico para o devido reparo. Só para você ter uma idéia levei 06 meses para sanar todos os vazamentos nas mangueiras do sistema, sem contar que no dia em que troquei a válvula, também troquei a bomba d'água, sensor de temperatura, o reservatório, a tampa, o radiador e os selos, tudo estava comprometido. Acredito que posso dizer que entendo muito bem de arrefecimento, junto ao motor GM (KKKK).


Isto é muito importante, entender deste assunto só assim sabemos da importância da termostática, aditivo bom, abraçadeiras, tubo de água e mangueiras. O meu mexi tudo recente e apareceu umas gotas na entrada do tubo, como esta mangueira que eu uso tem uma mangueira entrando nela que vem do reservatório e eu uso um tampão caro no tubo onde entraria a outra opção, resolvi comprar tudo e eliminar o tampão, estou esperando chegar para trocar também esta mangueira que é bem chata, no meu carro eu preciso tirar a ventoinha para colocar ela ali na saída do radiador.

É necessário muito cuidado com este item super necessário e o pior que você pode ouvir sobre temperatura é: Você não viu no painel? Até parece que dirigimos o carro com o olho na temperatura kakakakakakak


Acredito que foi a melhor decisão eliminar o tampão e essa mangueira do radiador, realmente é um parto

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por Almeidão » 07 Jan 2022, 13:09

Sim, e a primeira mangueira a que sai do reservatório já chegou, original mesmo, embalagem GM e paguei quase 133,60 que se tratando original nem está tão ruim, vi outra vez o anuncio e já foi para 175,00. Estou esperando a outro da marca Paranoá que atendia as montadoras.
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por Antunes » 08 Jan 2022, 18:58

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sim, e a primeira mangueira a que sai do reservatório já chegou, original mesmo, embalagem GM e paguei quase 133,60 que se tratando original nem está tão ruim, vi outra vez o anuncio e já foi para 175,00. Estou esperando a outro da marca Paranoá que atendia as montadoras.


Tem peça que vale a pena comprar GM, quando o preço está inviável, tem que fazer como fez, apurar o fabricante que fornece a peça para a montadora e correr atrás da marca, já fiz e continuo fazendo isso quando vejo que a diferença é grande.

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Água no câmbio automático // Vectra Elegance

por VectraEliteSG2006 » 10 Jan 2022, 12:05

Bom dia pessoal,
Sou novo aqui no fórum. Minha viatura é um Elite 2.4.
Como fiz a reforma geral do câmbio automático, aproveitei e coloquei um radiador de óleo lá na frente, dedicado somente para o câmbio (comprei usado no Mercado Livre, do Cruze Turbo.. mas há diversos modelos possíveis de adaptar). Assim o câmbio trabalha mais frio, e não corro o risco de acontecer essa tragédia.
Quanto ao radiador original (com o trocador de calor na lateral esquerda), ainda estava em bom estado, e dei pro filho do meu preparador, que está montando seu primeiro carro.
No meu coloquei um radiador de água novo, mas da versão com câmbio manual.
E passei a utilizar óleo da Motul.
Fico ótimo, e as trocas mais suaves.
Abraços

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Água no câmbio automático // Vectra Elegance

por Almeidão » 10 Jan 2022, 13:09

VectraEliteSG2006 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia pessoal,
Sou novo aqui no fórum. Minha viatura é um Elite 2.4.
Como fiz a reforma geral do câmbio automático, aproveitei e coloquei um radiador de óleo lá na frente, dedicado somente para o câmbio (comprei usado no Mercado Livre, do Cruze Turbo.. mas há diversos modelos possíveis de adaptar). Assim o câmbio trabalha mais frio, e não corro o risco de acontecer essa tragédia.
Quanto ao radiador original (com o trocador de calor na lateral esquerda), ainda estava em bom estado, e dei pro filho do meu preparador, que está montando seu primeiro carro.
No meu coloquei um radiador de água novo, mas da versão com câmbio manual.
E passei a utilizar óleo da Motul.
Fico ótimo, e as trocas mais suaves.
Abraços


Esta é uma ótima opção, radiador separado somente para o óleo da caixa, e já que voce colocou um radiador novo, cuida dele com aditivo correto, afinal das 20 ou mais marcas que exitem por ai, deve ter umas 3 que presta e eu só conheço uma.
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Água no câmbio automático // Vectra Elegance

por chirola » 10 Jan 2022, 15:44

e uma boaopçao eu tambem optaria por algo similar , mais tem gente que se apega ao original sabe , eu ja tenho outro pensamento e se a adaptaçao e viavel vou em frente sempre que seja com resultados positivos .
ao fim de contas o desenho do vectra tem mais de 20 anos e tudo vai evoluindo nao acho errado dar alguma atualizada no carro para manter ele ativo no dia a dia .

Almeidão
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Água no câmbio automático // Vectra Elegance

por Almeidão » 10 Jan 2022, 16:06

chirola escreveu:Fuente del Mensaje e uma boaopçao eu tambem optaria por algo similar , mais tem gente que se apega ao original sabe , eu ja tenho outro pensamento e se a adaptaçao e viavel vou em frente sempre que seja com resultados positivos .
ao fim de contas o desenho do vectra tem mais de 20 anos e tudo vai evoluindo nao acho errado dar alguma atualizada no carro para manter ele ativo no dia a dia .


Eu também acho isto e muitos podem ir contra minha ideia, mas acho que um carro usado e atualizado fica bem próximo de um novo em funcionamento e segurança, enquanto um totalmente original já foje um pouco disto e ainda acho que os todos originais são pra ficar guardados, colecionadores igual tem uns aqui na emoresa tipo fuscas 69 inteiro e deve rodar 10 a 20 km por ano. Bem, com certeza, adaptaçoes são feitas para melhorar e nunca ficam baratas, se não fizerem isto vira gambiarra. Mas devemos lembrar que o simples fato de não ter o vicio de trocar de carro todo ano, sempre tem que sobrar um pouco de grana para isto.
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Água no câmbio automático // Vectra Elegance

por VectraEliteSG2006 » 10 Jan 2022, 16:51

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
VectraEliteSG2006 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia pessoal,
Sou novo aqui no fórum. Minha viatura é um Elite 2.4.
Como fiz a reforma geral do câmbio automático, aproveitei e coloquei um radiador de óleo lá na frente, dedicado somente para o câmbio (comprei usado no Mercado Livre, do Cruze Turbo.. mas há diversos modelos possíveis de adaptar). Assim o câmbio trabalha mais frio, e não corro o risco de acontecer essa tragédia.
Quanto ao radiador original (com o trocador de calor na lateral esquerda), ainda estava em bom estado, e dei pro filho do meu preparador, que está montando seu primeiro carro.
No meu coloquei um radiador de água novo, mas da versão com câmbio manual.
E passei a utilizar óleo da Motul.
Fico ótimo, e as trocas mais suaves.
Abraços


Esta é uma ótima opção, radiador separado somente para o óleo da caixa, e já que voce colocou um radiador novo, cuida dele com aditivo correto, afinal das 20 ou mais marcas que exitem por ai, deve ter umas 3 que presta e eu só conheço uma.


certamente. sempre utilizo SOMENTE Paraflu PRONTO PARA O USO. Sai um pouco mais caro, mas com aditivo concentrado tu nunca vai ter certeza da qualidade da água (mesmo que seja desmineralizada) utilizada para diluição. E se for necessário completar o nível, pior ainda! tu vai precisar fazer as contas e misturar em alguma garrafa ou balde.. e, novamente, com uma água que só deus sabe.

o radiador de óleo comprei usado. R$ 350 no ML. mas vários carros utilizam em tamanho semelhante, tais como o Focus de segunda geração - que é fácil de encontrar

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