O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisTrocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 how to
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

38 mensagens
  • 1
  • 2
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 how to

por Almeidão » 19 Jul 2013, 10:30

Pessoal, segue aqui um how to que pode ser de muita utilidade. Na verdade é um how to triplo:

1)Trocar lona freio de mão vectra com freio a disco
2)Trocar o disco de freio traseiro
3)Trocar rolamento roda traseira vectra


Ferramentas necessárias:
Um bom macaco:
uma preguiça (cavalete);
chave de roda;
chave flip;
chave de fenda comprida e fina, pelo menos 35 cm;
chave 10 estria;
chave 19 estria;
chave 10 especial para cano de freio;
chave 7 para sangria;
Alicate bico fino;
martelo;
dois alongadores;
cabo de força;
chave de caixa estria 16;
uma junta universal (para parafusar em curvas).

Imagem

Passo a passo:

01 – Sem o pneu e com o disco a ser tirado.
Imagem


02 – Soltar este parafuso flip, as vezes eles agarram e é preciso sair com pancadas, tipo um punção batendo em um lado até sair, o correto é ter uma chave de impacto. Ao recolocar não aperte muito, só encostar e já fica bom, afinal ele só serve para manter o disco com os furos casando com os da roda que estão no cubo com rolamento.
Imagem


03 – Solte esta peça que prende a pastilha, basta colocar uma pino de metal mais fino que o orifício dele, até um prego mais grosso ali dará certo e bater com o martelo que ele sai do outro lado, tire o debaixo primeiro.
Imagem

04 – Aperte neste local para sair mais fácil e depois é só tirar esta peça que prende as pastilhas e tirar o outro pino.
Imagem

05 – Com a trava da pastilha na mão, se ela estiver folgada você viu na hora de tirar o pino porque não teve pressão, então você põe pressão nela abrindo um pouco a cruz, peça que encosta na parte de trás da pastilha e para completar coloque ela um pouco mais reta, basta segurar ela como na foto e apertar com os dedos, isto deve ser feito e testando no local. Depois de colocar o primeiro pino, a trava deve ser colocada e ao recolocar o segundo pino ele tem que entrar com a trava pressionando-o e lógico você com uma chave pressiona a trava para o pino passar. Depois de colocado, observar se realmente ela está com pressão ao contrário, caso não esteja, volte a regular para não ouvir ruídos.
Imagem

06 –Ainda com a pinça apertada, coloque a chave especial para cano de freio, 10mm e afrouxe o cano e volte a apertar só encostando, assim facilitará a retirada dele com a pinça solta.
Imagem

07 – Você já pode tirar as pastilhas puxando as para trás, caso elas estejam agarradas, volte um pouco os pistões. Afrouxe a sangria, coloque uma chave de fendas atrás da pastilha, e tenha a certeza que ela esteja entre a pastilha eo pistão parte de ferro, não em cima do guarda pó que é borracha. Faça agora com a chave de fendas uma alavanca forçando para os lados, assim o pistão volta e a pastilha sai, como são 2 pistões, então faça igual dos dois lados e volte apertar a sangria. Nestes reapertos nunca aperte muito, somente quando for finalizar, agora é só encostando os parafusos, pode ser com a mão mesmo.
Imagem

08 – Solte os dois parafusos atrás da pinça, chave 19 de estria. Pode ser que outros modelos tenham outro parafuso, o meu é 19 e este da parte de baixo a 19 estria só pega nele para afrouxar e apertar, então é preciso uma de boca para retirar por completo e quando voltar a colocar. Isto porque o eixo tem uma saliência bem ali e a chave de estria em determinado espaço deste parafuso, não entra e nem sai. Porém o aperto final deve ser dado com ela.
Imagem

09 – Afastar a pinça, faça uma força leve para não dobrar o cano de freio que nela está. Aliás nunca dobre um cano de freio, ele aguenta umas viradinhas, mas dobrar de verdade nunca.
Imagem

10 – Solte esta tampa no console e libere a alavanca do freio de mão.
Imagem

11 – Solte 3 a 4 voltas deste parafuso.
Imagem

12 – Solte o regulador de freio de mão que está na roda, é tipo uma estrelinha e com uma chave de fendas você solta ele, não coloquei para que lado apertar ou soltar, porque esta opção pode ser inválida, já que este regulador eu posso colocar ele virado ao contrário que funcionará, então teste com a chave apertando a estrela sentido horário, se não folgar, vá para o anti horário. Esta estrela é fácil de ser localizada olhando com uma lanterna este buraco e na parte superior.
Ela está visivel na foto 14
Imagem

13 – Bata na parte frontal com um martelo, vá batendo e girando o disco e você verá quando ele solta e dá um pulinho pra fora. Daí é só puxar e tirar.
Imagem

14 – Sem o disco e a estrelinha de regulagem.
Imagem

15 – Dica para soltar e colocar esta mola na parte inferior. Uma chave de fendas no mínimo com 30 cm e com a ponta mais fina possível. O correto seria passar a ponta dela no esmeril deixando a como um ponção, esta eu coloquei com ela, mas dá um trabalhinho e o próprio eixo nos dá espaço para alavanca.
Imagem

16 – tirar o regulador, e fechar ele todo. Deixando ele todo parafusado e encolhido, ai que percebi que posso colocar ele em qualquer posição ou para trás ou para frente, sei que existe uma regra de fábrica, porem nunca sabemos se foi mexido e recolocado invertido, então melhor testar ao afrouxar.
Imagem

17 – Puxe a lona de lado, ou seja lado direito para direita e ficará mais fácil para tirar a trava da mola. Esta trava, acho que todos que mexem com freio sabe como tirar, basta um alicate de bico, colocar ele dentro desta mola, segurar o pino, empurrar e girar. Caso isto não funcione, colocar o alicate, segure o pino, empurre e com a outra mão girar a mola com o prendedor que ela sairá. Para recolocar fazer o mesmo ao contrário. É chato, mais não é ainda o pior serviço em um Vectra. Não esqueçam que ao trocarem os dois lados, somente regular o freio de mão quando estiverem as duas trocadas.
Imagem

18 – outra foto da mola com a trava para que todos entendam como esta trava funciona.
Imagem

19 – Lonas na mão.
Imagem
20 – local sem lonas, Estes pinos que segura as molas são totalmente soltos para os lados, só ficando fixo com a mola no local. Não se assustem ao ver eles balançando quando sem mola.
Imagem

21 – Dando continuidade ao trabalho, vamos tirar os pistões da pinça. Coloque um calço entre os dois pistões, este calço no inicio deve ser igual as duas pastilhas + o disco e peça alguém para pisar no freio até os dois pistões encostarem na peça. Depois coloque uma peça um pouco mais fina e pisa outra vez e vai assim até sair os pistões. Estas peças ou calços podem ser de madeira. Caso um fique um pouquinho agarrado, não bata nele, simplesmente balance o com calma e ele sairá.
Imagem

22 – Aqui eles já quasem sairom, lembro que no meu caso eles não estão agarrados porque faço manutenção preventiva, se tiverem agarrados não muda muito, mas será mais difícil.
Imagem

23 – Aqui já soltei aquele parafuso do cano de freio que eu já tinha afrouxado antes e assim não precisei fazer muita força. Pequei uma tampa que tampa os parafusos de sangria e coloquei na saída do cano para não perder óleo de freio.
Imagem

24 – Assim são os reparos da pinça traseira, 2 retentores, um para cada pistão e dois anéis, um para cada cilindro.
Imagem

25 – ai um lado da pinça sem o anel de vedação que eu já tirei e é fácil, com qualquer coisa de ponta tipo chave de fenda, faca e já estará fora.
Imagem

26 –o Pistão, passei graxa, mas não esta quantidade, depois limpei e deixei somente no gargalo onde ficará o retentor. Não usem graxa ai ou se usar use esta graxa branca que não agride muito a borracha.
Imagem

27 – Pinça com o anel de vedação, ao colocar este anel, não passar nada nele e a pista onde ele fica deve estar totalmente limpa. Dá a impressão que ele não cabe, parecendo ser maior que o local, mas dá sim.
Imagem

28 – Colocar os pistões. Passe vaselina neles, coloque o retentor, observe que eles tem um rebaixo, este rebaixo fica virado para trás e é importante que sejam assim para facilitar o retorno dos mesmos ao trocar as pastilhas no futuro. Coloque ele na pinça com cuidado e bem no prumo para ele entrar corretamente e empurre o que puder com as mãos e depois complemente com uma alavanca tipo um cabo de força deitado em cima do pistão entre este vão que tem um do outro e com a pinça no chão pressionar com as duas mãos, uma em cada lado até ele recolher todo. Ou colocar a pinça no local e usar uma chave de fendas como alavanca, mas para isto use algo para proteger o disco, não deixando a chave de fendas encostar nele.
Imagem
29 – Pinça montada.
Imagem

30 –LONAS MONTADAS
Imagem

31 – DISCO E PINÇA MONTADAS. Antes de colocar a pinça no local, coloque o cano de freio nela e nunca, nunca mesmo comece colocar esta porca do cano de freio com uma chave, sempre comecem com as mãos e estando na posição correta entra fácil, e com a pinça nas mãos para movimentar la escolhendo a melhor posição fica ainda mais fácil. Só depois de ter a certeza que foi enroscado umas voltas ai sim usar a chave. Esta regra, serve para qualquer parafuso, porem este em primeiro plano. Depois de colocar as pastilhas, complete o reservatório de óleo e abra a sangria até o óleo chegar por elevação, assim que chegar, feche a e pise no freio até encostarem as pastilhas no disto e pode sangrar.
Imagem

32 – Trocar os rolamentos traseiros. Depois que os discos estiverem desmontados, basta soltar estas 4 porcas por trás da roda e o rolamento estará solto. Eu uso para isto dois alongadores e chave 16 de Estria + cabo de força + chave catraca + junta universal (parafusa em curva) para soltar os dois da frente. Lembro que as chaves de estrias são melhores para manusear que as sextavadas, isto porque ao tirar uma sextavada do parafuso e colocar na próxima posição o giro é maior e para quem precisa de espaço não pode dar este luxo.
Imagem

33 – Do lado de fora sem o rolamento. Esta peça que segura a pinça está solta, simplesmente pendurada e presa somente no cabo de aço do freio de mão e o que prende ela nada mais é que os parafusos da ponta do eixo, ou seja dos rolamento. Achei muito fácil fazer isto.
Imagem

34 – Peça ao contrário para terem uma ideia como ela é.
Imagem

Isto é tudo e por favor, não entrem embaixo de carro sem segurança. Eu mesmo tendo a preguiça (cavalete) que estava com o carro arriado nela, ainda deixei o macaco de reserva e ainda tinha um amigo comigo somente assistindo e óbvio se acontecesse algo, ele poderia me ajudar. Não confie em macaco, nem nos bons. Digo isto, porque os que vem nos carros é uma piada.

Uma observação aqui é que o sistema do disco traseiro do Vectra C é igual ao B, só muda o local. O Vectra B a alavanquinha é embaixo e o C é em cima. Identico, porem local diferente, aliás acertei um aqui dias passados



Sds
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por Arquiteto » 19 Jul 2013, 11:12

...que maravilha de documentação e riqueza de detalhes ...serviço e how to profisionais


:88:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por Almeidão » 19 Jul 2013, 12:13

Agradeçam ao Ricardo Crispim que fez o marketing, eu só fiz o trabalho e é bem fácil repetir este trabalho por várias vezes e ter dificuldades de postar estas fotos como ele fez. Na verdade sou meio preguiçoso com computador, talvez por trabalhar o dia inteiro nele me deixou assim kakakka
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por rgapski » 19 Jul 2013, 13:10

Almeidão,

Tutorial show!
Obrigado pelo conteúdo!

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por Ricardo Crispim » 19 Jul 2013, 13:17

Arquiteto escreveu:...que maravilha de documentação e riqueza de detalhes ...serviço e how to profisionais
:88:


Leo..
O cara (Almeidão) é ninja...
Deu até comichão para começar a desmontar e mexer aqui no meu.

Forte abraço!!!!!!!!

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por Ricardo Crispim » 19 Jul 2013, 13:19

Almeidão escreveu:Agradeçam ao Ricardo Crispim que fez o marketing, eu só fiz o trabalho e é bem fácil repetir este trabalho por várias vezes e ter dificuldades de postar estas fotos como ele fez. Na verdade sou meio preguiçoso com computador, talvez por trabalhar o dia inteiro nele me deixou assim kakakka


Aqui é assim, rsrs..
Uma mão lava a outra e as duas postam um how to desse conteúdo...
Riqueza e detalhamento de informações..Parabéns e obrigado por dividir conosco..

Forte abraço!!!!!!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por Almeidão » 19 Jul 2013, 17:10

Tem uma observação que eu sempre quis escrever e não fiz porque achei que muitos não iam entender e é para aqueles que ajustam o freio de mão lá na alavanca. Eu sempre digo, não faça isto, mas não tinha fotos para explicar o motivo.
Agora acho que entenderão e passo para vocês. Observem que há uma alavanquinha que fica no espelho do disco de freio lá atrás que ela tem um espaço para movimentar foto 34 e isto é algo óbvio que ao puxar o freio ela estará para trás e vai para frente fazendo assim as lonas encostarem e frear. Agora vamos ajustar ela lá na alavanca. O que vai acontecer? A alavanquinha vai ser puxada para frente ok? todos vão ter um freio de mão mais ou menos, mas ele vai gastar e precisará ajustar outra vez. Bem, a alavanquinha vai mais pra frente ainda ok? Neste momento você vai acionar o freio de mão e a alavanquinha não tem mais para onde ir porque ela foi toda pra frente e estarão sem o bendito freio.
Quando ele é ajustado na roda, ao afastar a lona porque é isto que acontece quando regula o freio de mão, certamente a alavanca volta para onde deve voltar dando espaço para quando for acionada fazer a função que é dela.

Detalhe, para os freios tambores traseiros, não há como ajustar o freio de mão porque ele usa a mesma lona de freio para frear e ela se ajusta automático, então quando o freio de mão já não está mais dando freio, já é hora de trocar as lonas.
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por JoãodoValle » 26 Jul 2013, 18:47

Profissa mesmo como disse arquiteto. ainda nao troquei essas lonas, o disco esta bom, e rolamentos ainda nao roncam, vamos ver se pa troco eles.

Parabens, otimo how to

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por Arquiteto » 26 Jul 2013, 19:32

mestre Almeidão

estou querendo economizar uma graninha :52:

o meu caso e so regular o curso da alvanca do freio de mão ...

dai posso ir direto na estrelinha da roda ou de toda maneira devo afrouxar

os parafusos dos cabos la na alavanca ??

abç

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por Arquiteto » 28 Jul 2013, 20:39

Arquiteto escreveu:mestre Almeidão

estou querendo economizar uma graninha :52:

o meu caso e so regular o curso da alvanca do freio de mão ...

dai posso ir direto na estrelinha da roda ou de toda maneira devo afrouxar

os parafusos dos cabos la na alavanca ??

abç



up!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por Almeidão » 07 Ago 2013, 19:34

Arquiteto desculpa amigo, esqueci de olhar esta pagina kakkakkakak.

Você nunca deve mexer na alavanca depois de ajustado, lá na alavanca somente se mexe quando troca o cabo e assim que ajustado deve ir para a estrelinha. Fácil demais, e caso alguém mexeu ali sem saber como regular etc, caso que já presenciei, ai precisa de ajuste na alavanca, repito que depois de ajustado nunca mais deve ser mexido a não ser para trocar o cabo. Assim que você mexer entenderá perfeitamente que se você ajustar na alavanca o carro ficará sem freio no próximo ajuste.

Dica de ajuste, levante o carro vai apertando a estrelinha e rodando a roda até ela travar, esta travada é tipo aquela que você com esforço consegue girar com as mãos ok? Assim que fizer uma faça na outra igual e já está perfeito a regulage. Caso ele não der freio é porque mexerom na alavanca, ai você solte umas duas voltas e vai lá e aperte mais que assim ajustará até o que fizerom de errado nele.

Sds

Um abraço
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por Alcir Andreoni » 07 Ago 2013, 19:38

Almeidão escreveu:Arquiteto desculpa amigo, esqueci de olhar esta pagina kakkakkakak.

Você nunca deve mexer na alavanca depois de ajustado, lá na alavanca somente se mexe quando troca o cabo e assim que ajustado deve ir para a estrelinha. Fácil demais, e caso alguém mexeu ali sem saber como regular etc, caso que já presenciei, ai precisa de ajuste na alavanca, repito que depois de ajustado nunca mais deve ser mexido a não ser para trocar o cabo. Assim que você mexer entenderá perfeitamente que se você ajustar na alavanca o carro ficará sem freio no próximo ajuste.

Dica de ajuste, levante o carro vai apertando a estrelinha e rodando a roda até ela travar, esta travada é tipo aquela que você com esforço consegue girar com as mãos ok? Assim que fizer uma faça na outra igual e já está perfeito a regulage. Caso ele não der freio é porque mexerom na alavanca, ai você solte umas duas voltas e vai lá e aperte mais que assim ajustará até o que fizerom de errado nele.

Sds

Um abraço


Almeidão, preciso de seus conhecimentos. No meu Elegance, dizem que não existe o regulador dentro do tambor e que a regulagem do freio de mão é feita na alavanca. Isso procede?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por Almeidão » 08 Ago 2013, 08:23

Alcir Andreoni escreveu:
Almeidão escreveu:Arquiteto desculpa amigo, esqueci de olhar esta pagina kakkakkakak.

Você nunca deve mexer na alavanca depois de ajustado, lá na alavanca somente se mexe quando troca o cabo e assim que ajustado deve ir para a estrelinha. Fácil demais, e caso alguém mexeu ali sem saber como regular etc, caso que já presenciei, ai precisa de ajuste na alavanca, repito que depois de ajustado nunca mais deve ser mexido a não ser para trocar o cabo. Assim que você mexer entenderá perfeitamente que se você ajustar na alavanca o carro ficará sem freio no próximo ajuste.

Dica de ajuste, levante o carro vai apertando a estrelinha e rodando a roda até ela travar, esta travada é tipo aquela que você com esforço consegue girar com as mãos ok? Assim que fizer uma faça na outra igual e já está perfeito a regulage. Caso ele não der freio é porque mexerom na alavanca, ai você solte umas duas voltas e vai lá e aperte mais que assim ajustará até o que fizerom de errado nele.

Sds

Um abraço


Almeidão, preciso de seus conhecimentos. No meu Elegance, dizem que não existe o regulador dentro do tambor e que a regulagem do freio de mão é feita na alavanca. Isso procede?


Não procede, nenhum são regulados na alavanca todos no tambor e somente aqueles que não são discos é que não tem regulagem e não precisa mexer em nada.
Eu regulei recente um Elegance aqui na empresa de um amigo que já tinha ido no mecânico umas 4 vezes, e a cada ida o mecânico dava umas voltas no parafuso da alavanca, ele não tinha freio nenhum, zero e já estava a ponto de quebrar algo como o cabo que puxava ficando duro e não freava nada. Demorei um tempão para desfazer isto devido ao local ser ruim de mexer. Na verdade, regular na roda é bem mais fácil que mexer nessa alavanca sem acesso a uma chave catraca.

A única diferença do Vectra C freio a disco para o B é que no B a estrela de regulagem é invertida. O do B fica na parte de cima do tambor e o C na parte debaixo. Aliás a alavanca de acionamento la no tambor também é invertida, o do Vectra B embaixo e o C em cima.

Como tem mecânico fraco por ai. Fala sério?
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por Alcir Andreoni » 08 Ago 2013, 09:13

Almeidão escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
Almeidão escreveu:Arquiteto desculpa amigo, esqueci de olhar esta pagina kakkakkakak.

Você nunca deve mexer na alavanca depois de ajustado, lá na alavanca somente se mexe quando troca o cabo e assim que ajustado deve ir para a estrelinha. Fácil demais, e caso alguém mexeu ali sem saber como regular etc, caso que já presenciei, ai precisa de ajuste na alavanca, repito que depois de ajustado nunca mais deve ser mexido a não ser para trocar o cabo. Assim que você mexer entenderá perfeitamente que se você ajustar na alavanca o carro ficará sem freio no próximo ajuste.

Dica de ajuste, levante o carro vai apertando a estrelinha e rodando a roda até ela travar, esta travada é tipo aquela que você com esforço consegue girar com as mãos ok? Assim que fizer uma faça na outra igual e já está perfeito a regulage. Caso ele não der freio é porque mexerom na alavanca, ai você solte umas duas voltas e vai lá e aperte mais que assim ajustará até o que fizerom de errado nele.

Sds

Um abraço


Almeidão, preciso de seus conhecimentos. No meu Elegance, dizem que não existe o regulador dentro do tambor e que a regulagem do freio de mão é feita na alavanca. Isso procede?


Não procede, nenhum são regulados na alavanca todos no tambor e somente aqueles que não são discos é que não tem regulagem e não precisa mexer em nada.
Eu regulei recente um Elegance aqui na empresa de um amigo que já tinha ido no mecânico umas 4 vezes, e a cada ida o mecânico dava umas voltas no parafuso da alavanca, ele não tinha freio nenhum, zero e já estava a ponto de quebrar algo como o cabo que puxava ficando duro e não freava nada. Demorei um tempão para desfazer isto devido ao local ser ruim de mexer. Na verdade, regular na roda é bem mais fácil que mexer nessa alavanca sem acesso a uma chave catraca.

A única diferença do Vectra C freio a disco para o B é que no B a estrela de regulagem é invertida. O do B fica na parte de cima do tambor e o C na parte debaixo. Aliás a alavanca de acionamento la no tambor também é invertida, o do Vectra B embaixo e o C em cima.

Como tem mecânico fraco por ai. Fala sério?


Esse é que está sendo meu problema. Não tenho mais mecânico, já que o meu queimou o platinado. Um detalhe o meu não tem freio a disco na traseira, é a tambor.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por Almeidão » 08 Ago 2013, 13:02

Então seu carro não tem regulagem na lona por ele usar a mesma lona do freio como freio de mão. Se ele estiver muito baixo e não estiver dando freio de mão é porque você precisa trocar a lona ou algo aconteceu no interior do tambor e ele perdeu a regulagem automática. Aliás isto pode acontecer por ser uma chapa bem simples que faz este trabalho.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por Alcir Andreoni » 08 Ago 2013, 15:17

:88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

johnnytaylor
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 31 Mar 2014, 19:25
Nome Completo: Johnny Taylor Mendes Sant'Anna
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por johnnytaylor » 06 Jun 2014, 13:55

Show de bola..meu freio de mão não estava segurando nada...consegui regular..só uma observação, a estrelinha que vc citou na foto 14, no meu ela está na parte de baixo do cubo...mas o procedimento é o mesmo..

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8358
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por Almeidão » 10 Jul 2014, 07:52

johnnytaylor escreveu:Show de bola..meu freio de mão não estava segurando nada...consegui regular..só uma observação, a estrelinha que vc citou na foto 14, no meu ela está na parte de baixo do cubo...mas o procedimento é o mesmo..


Sim, isto foi comentado ai que o Vectra C é na parte debaixo, ou seja só é ao contrário o resto é igual.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por Thiago Menezes » 01 Out 2014, 19:32

Então pelo o que eu entendi, com freio a disco na traseira tem que regular na roda certo? Bom que eu já vou com essa informação para o mecânico não dar uma de bobo e falar que é só ajustar na alavanca.

Uma pergunta Almeidão: Porque quando paro o carro de ré ele não volta? Ele tipo que é posicionado sobre algo que o trava daí logo em seguida eu jogo no P para desligar o carro?

Na descida de frente já era não para nem a pau!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

luizleoneza
GL Member
GL Member
Mensagens: 77
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:51
Nome Completo: LUIZ CARLOS BARROS LEONEZA
Cidade: RIO DE JANEIRO
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Trocar lona freio de mão vectra com freio disco e + 2 ho

por luizleoneza » 04 Out 2014, 21:42

Oi Parceiro!
Gostaria que você informasse a marca, os códigos dos reparos (guarnições e anéis) dos pistões, onde comprou e quanto custaram.
Na foto que você postou o código esta encoberto.

Imagem
Imagem

38 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Almeidão, santosjoaoluis e 135 visitantes