Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Amigo, se você usar um cebolão que arma mais cedo tipo um com 83 graus. Vai acontecer que ela vai armar e não desarmar mais, então a resposta é não. Se você usar um que demora armar, mas o sistema tiver perfeito, ele vai armar mais tarde e desarmar 5 graus menos. Se você usar o correto que é o que indicamos sempre, e o sistema tiver perfeito, ele vai amar na hora certa que é 90 no painel e baixar 5 graus e isto será visualmente sentido no ponteiro, não tão rápido mas se vê ele baixando.
As coisas mudam quando o sistema está ruim, pois as ventoinhas vão armar e mesmo assim a temperatura seguirá subindo e quase sempre elas não desarmam. Uns até empatam, ou seja fica quase que parado no mesmo local
Você pode fazer este teste, ligue o carro, isto sem ar ligado, deixe a temperatura chegar perto do meio, tire o primeiro relê da esquerda que fica na frente da bateria, (esquerda do carro) olhe onde estão os pinos 30 e 87, faça um jump ali que as ventoinhas irão funcionar direto na baixa, ai você dá uma volta na cidade e tire suas conclusões, se tiver subindo ou demorando muito a baixar mesmo com ela ligada é porque algo anda errado com a circulação da água.
Almeidão escreveu:Ok, Obrigado. Realmente é de palheta.
Almeidão escreveu:Sim, se for refil, é 211-82, se for completa 327-82. Bem, eu ainda acho que tem problema no radiador, mas lembro que se o cabeçote for rebaixado as coisa mudam. Pode ser o sensor com problema e marcando errado, mas é muito difícil esta peça estragar.
Rafabasz escreveu:Fuente del Mensaje boa noite galera
Meu vectra 98 2.0 cd 16v
Ja troquei radiador , troquei junta de cabeçote . O carro continua aquecendo na rodovia. Detalhe esta sem a VT.
Carro esta trabalhando em 96˚ gostaria de alguma dica. Pq estou perdendo as paciência.
Bomba de oleo ruim faz o carro aquecer ? So falta trocar ela. Bomba dgua é nova tbm .
Abraços
lbcarvalho escreveu:Fuente del Mensaje Olá, Almeidão, Juliano e demais vectreiros praticantes!
Acho que finalmente meu mecânico matou a charada do superaquecimento do meu Vectra.
A última hipótese levantada foi que o evaporador estava sujo demais e por isso não permitia a passagem do volume ideal de ar. Aí ele passou água e ar comprimido no evaporador.
Só que, nos testes que ele fez na oficina com o scanner, o carro continuava aquecendo demais.
Peguei o carro e fui para casa para depois voltar à oficina e trocar o evaporador (o que ainda vou fazer), só que, como num passe de mágica, o carro parou de superaquecer.
Eu andei no trânsito e fui até uma cidade do lado da minha (aprox. 90 Km – 50 km de estrada reta e 40 Km de serra) e o ponteiro cravou nos 90-92ºC e passou disso apenas uma vez, chegou a pouco menos de 100ºC e voltou para 90/92.
Ou seja, aparentemente, meu mecânico consertou o problema “no susto” porque ele continua acreditando que o carro está com defeito.
Eu já avisei a ele que o carro melhorou, mas que, de qualquer forma, vou voltar amanhã ou depois para trocar o evaporador por um novo. Ele me garantiu que se não fosse o evaporador ele não me cobraria mão de obra e nem a peça.
Agora, vejam, por favor, se vocês concordam comigo: meu mecânico fez testes no carro com o scanner, mas com o carro parado. Ele elevou a rotação até 3500 rpm e ficou observando a temperatura subir. O problema é que não faz muito sentido fazer testes a 3500 rpm com o carro estático. Muito provavelmente os engenheiros que fizeram os cálculos do sistema de arrefecimento levaram em conta que, se o carro chegasse a 3500 rpm, estaria em uma velocidade de, sei lá, alguma coisa parecida com 100-120 km/h e o volume de ar passando pelo cofre do motor seria muuuuito maior, assim as ventoinhas teriam uma boa ajuda do vento natural para resfriar o motor ou até nem precisariam entrar em funcionamento.
O evaporador estava mesmo “feio”, com uma aparência enferrujada, mas nem o mecânico nem eu desconfiamos do bicho. Não tinha sujeira facilmente visível. Eu já bati a cabeça na parede umas 10 vezes porque se eu tivesse pensado nisso antes, talvez tivesse gasto um pouco menos. Podia ter feito uma limpeza no evaporador logo de cara e teria economizado um pouco de dor de cabeça. Uma simples limpeza que não custaria nem R$ 1,00!!!
Bom, de qualquer forma, acho que só vou mesmo poder “bater o martelo” mesmo depois de trocar o evaporador e consertar o indicador de temperatura que, de fato, está com defeito e depois de rodar mais um pouco. Mas acho que desta vez, finalmente, a coisa vai. Kkkkk
Abraço,
Lincoln
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