O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CCabos e Velas de Ignição - Vectra C

115 mensagens
Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Thiago Menezes » 16 Nov 2015, 11:32

Tópicos fundidos por se tratarem do mesmo assunto.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Thiebaut
Member
Member
Mensagens: 48
Registrado em: 19 Out 2015, 23:08
Nome Completo: Bruno de Souza Leite Thiebaut
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Velas - diferenças

por Thiebaut » 20 Dez 2015, 10:49

Pessoal, descobri que o "mecânico" colocou velas diferentes no meu Vectra GT. Pelo que sei, a vela para o motor é NGK BPR7E, mas o cara colocou BPR6E... Isso pode trazer problemas?

Qual a vantagem de andar com velas mais quentes ou mais frias?

allanjsg
GL Member
GL Member
Mensagens: 56
Registrado em: 08 Jul 2013, 22:56
Nome Completo: Allan Jefferson silva Gomes
Cidade: cotia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Velas - diferenças

por allanjsg » 20 Dez 2015, 12:22

Sim da muita diferença a BPR6E é só pra gasolina a BPR7E é para o flex, se vc andar com a vela errada vai carbonizar a câmara de combustão, fora que eleva o consumo!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Velas - diferenças

por Almeidão » 20 Dez 2015, 18:42

Carbonizar mais não vai, BPR6E é mais quente que a 7 e a tendencia é carbonizar menos. A diferença eu não sei dizer tecnicamente qual seria, mas eu prefiro as mais quente para o meu carro e com certeza a queima é ainda melhor e tendo a certeza que meu carro tem a temperatura correta, não me preocupo com isto. O super aquecimento pelas velas seria quase impossível tendo o carro a perfeição nos itens necessário para funcionamento e esta perfeição em um carro novo é fácil, barato e se pode fazer em casa.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Thiago Menezes » 21 Dez 2015, 08:09

Tópico fundido por tratar do mesmo assunto.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Mateense-ES
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 20 Jan 2016, 13:51
Nome Completo: Fabrício Araújo da Nóbrega
Cidade: São Mateus
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Mateense-ES » 24 Jan 2016, 19:18

Boa noite pessoal. Pelo q li no manual da ngk, o número da vela significa a capacidade de dissipação do calor. Portanto se o carro pedir grau 7 e vc usar grau 6, pode ter superaquecimento das velas!

Tabela ngk, pg 30 eu acho
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp- ... R_2015.pdf

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Tiagomos1 » 24 Jan 2016, 21:40

Vamos lá, vela mais quente que a especificada pelo fabricante pode levar ao superaquecimento da vela. Levando situação de pré-ignição, o que leva a queima fora do ponto e acabar prejudicando o motor, podendo até furar o pistão. Além disso, o aquecimento da vela pode levar a fusão do eletrodo da vela e esse vai cair dentro do motor.

Já a utilização da vela mais fria que a especificada leva à carbonização da vela, pois ela não atinge temperatura suficiente para queimar oq está sobre ela e assim se limpar.
Portanto, leva a um aumento do consumo.

O correto é utilizar a vela como especificado. Para especificar uma vela, uma parafernalha é ligada no motor e este posto num dinamômetro para medir todas as faixas de temperatura que a ponta da vela alcançar (seja em baixa ou alta velocidade do carro). Portanto, não é feita na base do achismo. Usar um grau abaixo ou um acima não é sentido de imediato, pois tanto a vela como o motor são bem robustos.

Mas com o tempo é sentido. Daí que surgem os relatos que a vela "colou" no cabeçote e ao tirar acabou com a tosca do mesmo (vela muito quente). Ou que o carro aumenta o consumo e começou falhar (vela muito fria).

A vela não faz o motor esquentar mais ou ficar mais frio, o grau térmico dela diz respeito à capacidade dela de perder calor.

Já o contrário é verdadeiro, sistema de arrefecimento ruim também pode levar ao superaquecimento da vela.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
marcoscamposrj
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 02 Set 2015, 17:34
Nome Completo: Marcos Brunno
Cidade: Campos dos Goytacazes
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 34

Re: Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por marcoscamposrj » 25 Jan 2016, 22:43

De uma coisa Eu sei, tenho um vectra GT 2011/11 e depois que coloquei as velas de iridium BPR7EIX o carro ganhou uma certa economia, a lenta melhorou de 90% para 100%... Sou novato no Vectra, tem 4 meses que comprei o GT. também troquei tudo no dia seguinte da compra ! e sempre prefiro peças originais, não com a sigla GM e sim como peças de grandes marcas...

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Re: Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Tiagomos1 » 25 Jan 2016, 23:01

marcoscamposrj escreveu:De uma coisa Eu sei, tenho um vectra GT 2011/11 e depois que coloquei as velas de iridium BPR7EIX o carro ganhou uma certa economia, a lenta melhorou de 90% para 100%... Sou novato no Vectra, tem 4 meses que comprei o GT. também troquei tudo no dia seguinte da compra ! e sempre prefiro peças originais, não com a sigla GM e sim como peças de grandes marcas...

Grau 7 e motor flex, tá correto

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

FABIO291180
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Jan 2016, 10:52
Nome Completo: FÁBIO RODRIGO DOS SANTOS
Cidade: LONDRINA
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2003/2004

JOGO DE VELAS PARA VECTRA 2,0 2007

por FABIO291180 » 11 Out 2017, 11:25

BOA TARDE! VOU TER QUE TROCAR AS VELAS DO MEU VECTRA E AGORA ESTOU EM DÚVIDA SE COMPENSA COLOCAR AS ORIGINAIS GM ADQUIRIDAS NA ACIOLY OU MELHOR COMPRAR NGK OU BOSCH. AGRADEÇO DESDE JÁ.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Ju_Bueno » 11 Out 2017, 11:54

FABIO291180
Postagem movida para tópico apropriado!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

andreh2011
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 18 Dez 2017, 07:22
Nome Completo: André Kloeckner
Cidade: São Lourenço do oeste
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por andreh2011 » 26 Dez 2017, 19:07

Alguém já usou as velas iridium ? Sabe dizer se vale a pena?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Ju_Bueno » 27 Dez 2017, 10:12

André, acessa esse link que tem mais informações: viewtopic.php?f=39&t=1671&hilit=velas+iridium
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Ricardo GLS/2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 160
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:03
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Ricardo GLS/2000 » 15 Jan 2018, 10:42

Pessoal bom dia! Faz um tempinho que não pergunto aqui [risos] então, comprei um kit cabos de velas + velas da marca GM pela internet, as velas vieram Bosch, porém não diz se elas são BPR7ED, que seria a especificação para o meu vectra. Também os cabos não vieram informando que são SURPRESSIVOS, apenas ambos vieram com códigos, então estou na dúvida aqui, alguém pode me ajudar?

Ronald Jesus
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Fev 2019, 16:50
Nome Completo: Ronald Souza de Jesus
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011
Idade: 32

[VECTRA C] Dica - Verifique a numeração de suas velas!

por Ronald Jesus » 10 Dez 2019, 20:37

Salve, pessoal, boa noite! Vejam, recentemente fiz a troca de velas (preventiva) do meu Vectra (Collection 2011, 140cv) e depois disso tive muitos problemas para dar partida e perda de desempenho. Fui verificar e vi que as velas que foram fornecidas pela empresa ao mecânico poderiam não ser adequadas para o veículo (Originais GM n. 93230927). Fui verificar a numeração das velas anteriores, que eu estava usando, (GM 93206675 - NGK BPR6EY) também não eram as ideais, posto que não encontrei em nenhum manual técnico a aplicação dessas velas nos motores de 140cv > 2009. Tanto no manual do veículo quanto na lista de aplicação da NGK há a orientação para o uso das velas BPR7E, GM 93230926). Verificado isso, voltei à oficina e, bingo! Tudo voltou a funcionar lindamente no carro, com potência e ignição normais. E o consumo passou dos habituais 5,4 no etanol para 6,7, em trajeto urbano. A saber, uso InFlow inbox e fiz remap da injeção.

Lembro que o tempo inteiro o vendedor dizia que a vela para o Vectra não era essa, mesmo sendo a que constava no manual. Insisti e pedi para trocar por elas. Só melhorias no meu carrinho e fiquei perplexo sobre como pude ter rodado tanto tempo com velas de aplicação equivocada, apenas porque nunca tive a curiosidade de, eu mesmo, conferir a numeração da peça que estava no veículo.

Enfim, pode ser elementar e bobo... mas fica a dica sobre algo que também pode estar acontecendo com você. Dê uma olhada no seu manual e na tabela de aplicação NGK, verifique qual a numeração correta para o seu veículo e mande bem na sua próxima revisão. :-)

Ronald

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Almeidão » 11 Dez 2019, 12:50

Bem, prederam presente uns vendendo peças piratas e o que mais apareceu no vídeo foram Velas NGK. Eu depois que usei pela primeira vez hás uns 20 anos atras a Bosch super 4, nunca mais comprei outro modelo ou marca que não seja esta, nada a ver com a pirataria, mas é uma explicação por ter tamanha diferença, porque de uma para outra como BP5 ou BP7 não são sentidos de imediato. Também só uso cabos Bosch, poderei mudar, até os políticos que são sérios mudam, então também tenho este direito, mas hoje estes produtos somente Bosch para mim e modelos descrito porque nem tudo que é Bosch é bom.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por chirola » 11 Dez 2019, 14:22

boas , por uma questao de comodidade coloco no meu carro velas ac delco de 2 electrodos , acredito que seja o mesmo modelo que equipaba de fabrica .
comodidade porque tem uma loja de repostos autorizada a 200metros de casa, que vende coisa original a preço desente um jogo de velas custa 60 reais ,
aqui cuando compra original e facil de identificar a maioria tem escrito made in brasil , os cabos sao gm vai saber se sao resistivos ou nao o importante e que nao falha nem da interferença em sensores o cisas do tipo, agora se nao fose asim eu colocaria velas bosch as super4 como as que utiliza almeidao ou as de 3 electrocdos que utilize um bom tempo em carro mexido , sao as mesmas que equipa o audi a3 turbo (tem para chave 16mm e 21mm) no caso do 16v so vai a de chave 16mm
e geralmente sigo o que foi ensinado para mim
gasolina ------- grau 6
flex ----------- grau 7 anda bem
e alchool puro geralmente grau 9
como falo sempre cabos de vela de 10mm nao servem para nada em um carro que tem o sistema de igniçao original nao vai andar mais ou aumentar a faisca
velas iridium e o mesmo se o sistema for original elas so durariam mais por desgastar menos

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Almeidão » 12 Dez 2019, 09:13

chirola escreveu:Fuente del Mensaje boas , por uma questao de comodidade coloco no meu carro velas ac delco de 2 electrodos , acredito que seja o mesmo modelo que equipaba de fabrica .
comodidade porque tem uma loja de repostos autorizada a 200metros de casa, que vende coisa original a preço desente um jogo de velas custa 60 reais ,
aqui cuando compra original e facil de identificar a maioria tem escrito made in brasil , os cabos sao gm vai saber se sao resistivos ou nao o importante e que nao falha nem da interferença em sensores o cisas do tipo, agora se nao fose asim eu colocaria velas bosch as super4 como as que utiliza almeidao ou as de 3 electrocdos que utilize um bom tempo em carro mexido , sao as mesmas que equipa o audi a3 turbo (tem para chave 16mm e 21mm) no caso do 16v so vai a de chave 16mm
e geralmente sigo o que foi ensinado para mim
gasolina ------- grau 6
flex ----------- grau 7 anda bem
e alchool puro geralmente grau 9
como falo sempre cabos de vela de 10mm nao servem para nada em um carro que tem o sistema de igniçao original nao vai andar mais ou aumentar a faisca
velas iridium e o mesmo se o sistema for original elas so durariam mais por desgastar menos


É mais ou menos deste jeito Chirola, velas e cabos bons não alteram em nada a não ser a durabilidade e um bom funcionamento, uma ruim o carro ficará falhando neste caso já se vê de imediato que ela é ruim. Não é fácil sentir diferença neste produto quando o funcionamento é normal a não ser em competição. Um exemplo pratico pra quem voa ou já voou basta olhar nas asas do avião que ao levantar um flap que é uma tampinha de nada considerando o tamanho do avião e logo já se sente ele freando no ar, isto porque está ele uns 600 Km em ritmo de descida mas se este avião tivesse em 100 km por hora que é impossível, mas suponhamos que sim, este flap não iria surtir efeito.
Muitos compram cabos especiais cores amarelas e fica bonito etc, as vezes informa que o carro melhorou o desempenho e economia, pra mim é tudo psicológico ou os anteriores estavam ruins demais, porque qualquer cabo bom vão render igual e para competir não será uma troca de velas que irá resolver o problema.

Igualmente só uso super 4 Bosch, e o intuito é a durabilidade e a confiança de se manter sem aquele desgaste nos eletrodos e que aparecem em uma comum e com o desgaste elas começam a falhar. Outro tema também é a regulagem delas, não se deve encostar em nada, sendo que uns deixam ela cair antes de montar etc. Eu sinceramente em todas que troquei, até hoje nem sei o motivo porque em todas o funcionamento estavam perfeito, troquei porque ficaram velhas e nada mais.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por chirola » 12 Dez 2019, 13:37

kakakaka eu colocaba as de 3 electrodos e trocaba por kilometragem mais na real vc olha as velas e se limpar elas pasam por novas ainda , e mais muito camarada esperaba eu trocar para pegar e colocar no seu carro rsrsrsrsr
cabo de vela olha se troque foi porque estaba resequido pelo tempo de uso mais tanto ngk (original) como bosch nunca mais nunca deu problema agor no vectra olha ainda tem os acdelco deve ser sido trocado na ultima reviçao na consecionaria mais nao tem problema algum mesmo com todos seus aninhos.
o primeiro jogo de velas acdelco 2 eletrodos que coloque no vectra troque com 10mil km o carro nunca falho mais aprestarom um pequeno desgaste no eletrodo central ele ja nao era redondo e sim tenuemente oval bem de leve acredito que como maximo 15 mil KM e a vida util delas entao estaria dentro do normal
mais nas bosch olha de 3 olha eu trocaba com 8\10 mil e sempre continuabam rodando mais 8 mil em carro de algum amigo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Cabos e Velas de Ignição - Vectra C

por Almeidão » 12 Dez 2019, 17:07

chirola escreveu:Fuente del Mensaje kakakaka eu colocaba as de 3 electrodos e trocaba por kilometragem mais na real vc olha as velas e se limpar elas pasam por novas ainda , e mais muito camarada esperaba eu trocar para pegar e colocar no seu carro rsrsrsrsr
cabo de vela olha se troque foi porque estaba resequido pelo tempo de uso mais tanto ngk (original) como bosch nunca mais nunca deu problema agor no vectra olha ainda tem os acdelco deve ser sido trocado na ultima reviçao na consecionaria mais nao tem problema algum mesmo com todos seus aninhos.
o primeiro jogo de velas acdelco 2 eletrodos que coloque no vectra troque com 10mil km o carro nunca falho mais aprestarom um pequeno desgaste no eletrodo central ele ja nao era redondo e sim tenuemente oval bem de leve acredito que como maximo 15 mil KM e a vida util delas entao estaria dentro do normal
mais nas bosch olha de 3 olha eu trocaba com 8\10 mil e sempre continuabam rodando mais 8 mil em carro de algum amigo


Eu já troquei uns dois jogos de cabos porque queimaram e começaram a falhar. Descobrir que queimou porque fui cortando até chegar na fibra ótica preta e normalmente fica perto da vela. Um dos jogos que troquei, um amigo pegou e colocou no Omega dela, já faz mais de 5 anos sem contar os 2 anos comigo kakakakaka.
Imagem

115 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 165 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 16:59