O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

GeralScanner para uso "doméstico"
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

109 mensagens
carlosgunner
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 310
Registrado em: 16 Abr 2013, 20:02
Nome Completo: Antonio Carlos
Cidade: Nazaré Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Adaptador ODBII tipo ELM327 para ler informações da injeção quem usa? Qual?

por carlosgunner » 29 Nov 2017, 08:39

Eu uso o opcom (china) no meu VCD97 e ele acessa bastante coisa.
O q ainda não consegui acessar foi o sistema do airbag...
Agora sobre o elm327, nunca testei, mas parece q não funciona no Vectra.
Antonio Carlos
Vectra CD 97 2.0 16V automático - Verde West

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Scanner para uso "doméstico"

por Ju_Bueno » 29 Nov 2017, 10:27


Postagem movida para tópico já existente sobre o assunto!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almetvanio
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Ago 2015, 16:54
Nome Completo: Almervanio ferreira dos santos
Cidade: Betim
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Scanner para uso "doméstico"

por Almetvanio » 25 Jan 2018, 01:37

Olá tenho um vectra B tambem e comprei um obd2 e não funcionou .a versão 2.1 do obd2 não funciona no vectra B ,vou comprar a versão 1.5 acho que vai dá certo. Reparem que as datas dos vídeos do yutube são astigas e so tinha a versão 1.5 a versão 2.1 e nova.

Marcell1306
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Fev 2018, 21:58
Nome Completo: Marcell fabiano
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Scanner para uso "doméstico"

por Marcell1306 » 08 Fev 2018, 22:01

[BBvideo=560,315] [/BBvideo]
Williams escreveu:Pessoal, sei que tem alguns tópicos sobre isso, mas cada um da um nó na minha cabeça pior que o outros.

Seguinte, estou querendo comprar um conector OBD II, pra checar eu mesmo a situação de Injeção, ABS, Air-Bag, não tenho paciência de tá marcando hora ou esperando em oficina simplesmente pra colocar uma aparelhinho no carro e cobrar R$ 20.00 como a CSS faz pra apagar a luz do Air-Bag.

Só que não entendo qual conector comprar, porque dizem que ELM 321, não funciona, mas nos protocolos ele é compatível, vi falar o OP COM, diz ser o único que funciona, mas ele é caro, queria saber se é só ele, ou se tem algum outro que funciona.

Sem falar que queria saber se com um conector qualquer que funcione no Vectra, existe algum aplicativo pra Android que me possibilitasse ver pelo menos dados de consumo e tudo mais pelo meu Tablet, alguém já fez isso, tem uma ideia de como faz isso? Porque eu quase fiquei louco depois de ler horas e mais horas e não entender quase nada. KKKK

Aliás, o meu é um Vectra GLS 2.0 8V 1996/1997.

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Scanner para uso "doméstico"

por danrmp » 15 Fev 2018, 01:35

Em casa eu tenho o OP-Com, AutoOpel Scanner e o Tech1.

No Vectra só testei com o OPcom. O AutoOpel também tem bastante coisa até 2000 então pode ser que role no Vectra também. Duro que não se encontra mais pra vender, mas para o Omega é muito bom.

Meu cartucho do Tech tem o Vectra 97 mas pelo que me lembro só um módulo específico (talvez imobilizador). De qualquer forma, muito provavelmente precisaria do cartucho adicional de OBD-2 para ligar em carros mais novos

SerginhoCwb1234
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Fev 2017, 17:03
Nome Completo: Sérgio Salgueiro
Cidade: CUritiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Scanner para uso "doméstico"

por SerginhoCwb1234 » 15 Fev 2018, 09:05

Bom, eu acabei de passar pelo processo de compra/configuração/leitura do carro com o scanner, e gostaria de compartilhar minha experiência.
Não foi fácil, mas seguindo os passos corretos, dá pra ler e apagar os fault codes do carro. Eu tenho um Vectra Expression 2009/2010.
Comprei o scanner OP-COM (ou Vaux-com) no Mercado Livre, e custou 120,49 reais. Recebi o scanner, com um cabo usb igual os cabos de impressoras, e um CD de instalação com os programas e os drivers usb que o aparelho precisa para funcionar.
O software veio na versão 1.70, que lê veículos mais antigos até o 2011. Se interessar, esse é o link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -pe-fg-_JM
Para os mais novos, o ELM327 parece funcionar, via bluetooth, com muitas informações interessantes.
Com ele em mãos, vem a parte difícil, que é a instalação. Tem um monte de tutoriais na Internet, mas basicamente é assim: Se você estiver usando o Windows 10, ele vai reclamar da assinatura do driver, e tem uma opção de desativar isso na inicialização do Windows. Feito isso, você instala o driver, apaga o driver instalado, e depois manda atualizar ele manualmente, apontando para o arquivo ftdibus.sys na pasta OPCOM 201008/Drivers/amd64 (para sistemas com 64 bits) ou 201008/Drivers/i386 para sistemas de 32 bits. Feito isso, o sistema vai reconhecer o scanner e você pode começar a configuração do sistema. Neste momento, ele não precisa estar conectado ao carro.
Depois de instalar o programa VAUX-COM, vai aparecer na sua tela o ícone amarelo dele, e também um link para o OCFLASH FW UPG. O meu scanner só funcionou fazendo o seguinte procedimento:
1. Conecte o scanner no computador.
2. Abra o OCFLASH FW UPG e clique em "Request Interface". Ele vai mostrar a versão 1.70 em "Version".
3. Selecione "With bootloader recovery (FW >=1.41)" e clique em "Flash". Ele vai mostrar que o flash foi executado com sucesso.
4. Feche o programa e clique com o botão direito do mouse no ícone "VAUX-COM 120309a+ 131223d GB" e selecione "Executar como administrador".
5. Clique em "Settings" e depois em "Test Interface". Ele deve abrir uma tela dizendo que você está usando a versão 1.70 e que o scanner não está conectado com o carro.

Depois, ao conectar no carro, eu refiz esses passos acima. Só então passei para a identificação do veículo, e consegui realizar a leitura dos "fault codes".

Espero ter ajudado, e estou à disposição para ajudar!
Grande abraço a todos!

Sérgio.

andreisga
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Mai 2018, 08:43
Nome Completo: Andrei Silveira Gomes
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Scanner para uso "doméstico"

por andreisga » 09 Mai 2018, 08:57

Bom dia
Possuo um vectra elegance 2008/2009 e gostaria de saber qual o modelo de scanner OBDII é compatível para este veículo. Gostaria de saber ainda, se o ELM327 é compatível.
Grato, Andrei;

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Scanner para uso "doméstico"

por todiboa » 12 Mai 2018, 20:20

Testei o OPCOM 1.59 em meu VCDA 93/94 e o que ele faz é apenas ler os códigos de erros do ABS e a injeção, o resto ele não libera os botões. Me parece que o protocolo desse modelo de vectra é o ISO 9141-2 o opcom diz que é esse o protocolo ou seria o VPW 1850?

Qual a solução para nós sem ter que gastar milhares de dinheiro em um scanner profissional?

MAedtech73
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Mai 2018, 23:21
Nome Completo: Marcelo Edgar dos Santos
Cidade: São Carlos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994
Idade: 50

Scanner para uso "doméstico"

por MAedtech73 » 12 Mai 2018, 23:26

Comprei um scanner ELM327, mas ele não reconhece a ECU do veículo,como resolver?

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Scanner para uso "doméstico"

por todiboa » 13 Mai 2018, 14:30

amigo o ELM 327 não funciona nos vectras antes de 2000, infelizmente vc perdeu o seu dinheiro..

marco 2008
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Mar 2019, 13:55
Nome Completo: Marco rocha
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso
País: Brasil
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2008/2009
Idade: 39

[VECTRA C] iPhone + OBD2 + ELM327

por marco 2008 » 08 Mar 2019, 15:03

ELM 327 não funciona com dispositivos Apple. O bluetooth dele não é compatível.

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Scanner para uso "doméstico"

por todiboa » 11 Mar 2019, 18:53

É por conta disso que eu não uso e não gosto Apple!

GilsonSchu
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Nov 2015, 20:04
Nome Completo: Gilson Schu
Cidade: Montenegro
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Scanner para uso "doméstico"

por GilsonSchu » 13 Abr 2019, 22:29

todiboa escreveu:amigo o ELM 327 não funciona nos vectras antes de 2000, infelizmente vc perdeu o seu dinheiro..


Mas sera que o vectra 2005 ele funciona? e qual versão?

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Scanner para uso "doméstico"

por todiboa » 15 Abr 2019, 07:58

Amigo não tenho certeza, pois meu Vectra 93/94 não funciona. Agora para saber se funciona no seu somente os demais amigos que tem a mesma versão que você e já tentou isso. Infelizmente informações deste tipo neste fórum é quase nula.

CDamin
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 26 Abr 2019, 17:25
Nome Completo: cassius morais damin
Cidade: quarai
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade:

Scanner para uso "doméstico"

por CDamin » 21 Mai 2019, 14:16

corsa turbo escreveu:Bom dia.
No meu 99 o ELM/Torque não funcionou.... Em compensação o OP CON faz tudo... leitura/xera erro, testes, ar condicionado, alarme... praticamente tudo.
att



Consegue acessar a parte de programação com o opcom?

CDamin
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 26 Abr 2019, 17:25
Nome Completo: cassius morais damin
Cidade: quarai
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Idade:

Scanner para uso "doméstico"

por CDamin » 21 Mai 2019, 14:23

achagas escreveu:se ainda for util, eu tenho um opcom desde 2010 e sempre me atendeu mto bem, sempre diagnosticou os problemas e apagou os erros. fiquei um tempo sem usar pq larguei o carro meio de mão, mas, fiz o motor completo e na hora da montagem o carro começou a apresentar varios problemas, ficou acelerado e uma porcaria pra ligar. Como o odbII dele estava no conserto, peguei o meu opcom com meu netbook com win7 e sentei lá pra descobrir o problema, ele acusou na hora código 16, map, sonda lambda mist rica. fui verificar e vi os conectores ligados errados, refiz as ligações e normalizou td. depois sentei lá novamente enquanto ele terminava as montagens e comecei a fazer o q nunca tinha feito, estudar o programa que tinha vindo com ele. descobri que ele o odometro e grava o valor que quiser apagando o antigo na central, ; que ele lê e codifica eprom, mexe no segredo, mas tive que parar pq ele me chamou para verificar algumas coisas, depois vou continuar o estudo nele e postar o que descobrir e como fazer.

modifiquei o meu odometro de 185k para 85k para testar e depois de desligar e ligar varias vezes o carro e manda-lo ler a kilometragem, ele le exatamente 85, reiniciei o programa, reiniciei o computador e ele continua fazendo a mesma leitura de 85. deixei assim pq quero verificar com o scanner do mecanico que é um magnett marelli pra ver que valor de odometro ele vai encontrar, se o antigo ou o q eu coloquei assim saberemos qual o nivel de acesso e controle do opcom. depois eu posto tudo pro pessoal.

em resumo, se estava satisfeito antes pagando R$ 70,00, estou mais agora que descobri várias funções profissionais nele e pelo o que vi, tem várias outras que não testei.


Como conseguiu acessar a parte de programação seu opcom?

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Scanner para uso "doméstico"

por achagas » 14 Jun 2019, 17:27

CDamin escreveu:Fuente del Mensaje
achagas escreveu:se ainda for util, eu tenho um opcom desde 2010 e sempre me atendeu mto bem, sempre diagnosticou os problemas e apagou os erros. fiquei um tempo sem usar pq larguei o carro meio de mão, mas, fiz o motor completo e na hora da montagem o carro começou a apresentar varios problemas, ficou acelerado e uma porcaria pra ligar. Como o odbII dele estava no conserto, peguei o meu opcom com meu netbook com win7 e sentei lá pra descobrir o problema, ele acusou na hora código 16, map, sonda lambda mist rica. fui verificar e vi os conectores ligados errados, refiz as ligações e normalizou td. depois sentei lá novamente enquanto ele terminava as montagens e comecei a fazer o q nunca tinha feito, estudar o programa que tinha vindo com ele. descobri que ele o odometro e grava o valor que quiser apagando o antigo na central, ; que ele lê e codifica eprom, mexe no segredo, mas tive que parar pq ele me chamou para verificar algumas coisas, depois vou continuar o estudo nele e postar o que descobrir e como fazer.

modifiquei o meu odometro de 185k para 85k para testar e depois de desligar e ligar varias vezes o carro e manda-lo ler a kilometragem, ele le exatamente 85, reiniciei o programa, reiniciei o computador e ele continua fazendo a mesma leitura de 85. deixei assim pq quero verificar com o scanner do mecanico que é um magnett marelli pra ver que valor de odometro ele vai encontrar, se o antigo ou o q eu coloquei assim saberemos qual o nivel de acesso e controle do opcom. depois eu posto tudo pro pessoal.

em resumo, se estava satisfeito antes pagando R$ 70,00, estou mais agora que descobri várias funções profissionais nele e pelo o que vi, tem várias outras que não testei.


Como conseguiu acessar a parte de programação seu opcom?

Amigo desculpa a demora mas fiquei afastado um tempo por excesso de afazeres.
Eu não sei se entendi sua pergunta, mas, o programa tem outras funções com o OP Com que servem para fazer as programações pelo menos nos modelos até 2000, segundo o pessoal andou me falando.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

Viniciustalexandre
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Out 2014, 16:56
Nome Completo: Vinicius Tomaz Alexandre
Cidade: Santo Andre
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Scanner para uso "doméstico"

por Viniciustalexandre » 27 Jun 2019, 09:26

Achas, vc pode me dizer se o firmware 1.70 do opcom servirá para um Vectra cd 99 2.2 16v? Ou tem o link do MercadoLivre para q eu compre para mim?

todiboa
GL Member
GL Member
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Mar 2017, 19:56
Nome Completo: Eduardo Marcondes Monteiro
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Scanner para uso "doméstico"

por todiboa » 28 Jun 2019, 06:10

Bom dia Amigo, não tenho certeza, mas segue o anuncio de uma versão 1.99.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... ecente-_JM

Endrigo
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Fev 2020, 12:42
Nome Completo: ENDRIGO S. MODANESE
Cidade: São Miguel do Oeste
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 44

Scanner para uso "doméstico"

por Endrigo » 09 Fev 2020, 16:37

achagas escreveu:Fuente del Mensaje se ainda for util, eu tenho um opcom desde 2010 e sempre me atendeu mto bem, sempre diagnosticou os problemas e apagou os erros. fiquei um tempo sem usar pq larguei o carro meio de mão, mas, fiz o motor completo e na hora da montagem o carro começou a apresentar varios problemas, ficou acelerado e uma porcaria pra ligar. Como o odbII dele estava no conserto, peguei o meu opcom com meu netbook com win7 e sentei lá pra descobrir o problema, ele acusou na hora código 16, map, sonda lambda mist rica. fui verificar e vi os conectores ligados errados, refiz as ligações e normalizou td. depois sentei lá novamente enquanto ele terminava as montagens e comecei a fazer o q nunca tinha feito, estudar o programa que tinha vindo com ele. descobri que ele o odometro e grava o valor que quiser apagando o antigo na central, ; que ele lê e codifica eprom, mexe no segredo, mas tive que parar pq ele me chamou para verificar algumas coisas, depois vou continuar o estudo nele e postar o que descobrir e como fazer.

modifiquei o meu odometro de 185k para 85k para testar e depois de desligar e ligar varias vezes o carro e manda-lo ler a kilometragem, ele le exatamente 85, reiniciei o programa, reiniciei o computador e ele continua fazendo a mesma leitura de 85. deixei assim pq quero verificar com o scanner do mecanico que é um magnett marelli pra ver que valor de odometro ele vai encontrar, se o antigo ou o q eu coloquei assim saberemos qual o nivel de acesso e controle do opcom. depois eu posto tudo pro pessoal.

em resumo, se estava satisfeito antes pagando R$ 70,00, estou mais agora que descobri várias funções profissionais nele e pelo o que vi, tem várias outras que não testei.

Poderia informar qual é a versão do seu equipamento, pois estou querendo adquirir e tem versoes variadas? Obrigado!

109 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 117 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B], [VECTRA C] ou [GERAL] para criar seu tópico de dúvida.
Bem-vindo: 28 Mar 2024, 09:47