O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BPressão linha de combustível

24 mensagens
  • 1
  • 2
SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pressão linha de combustível

por SirChico » 15 Mai 2018, 13:14

Boa tarde amigos do Clube do Vectra.

Tenho algumas dúvidas em relação ao comportamento normal/adequado dos componentes da linha de combustível.

1) Qual é a pressão normal/adequada da linha de combustível na marcha lenta?
O meu fica abaixo dos 2,5. Quando a aceleração é forte, chega aos 3, que é o que marca no regulador de pressão na flauta.

2) Quando vira a chave, sem ligar o carro (primeiro estágio? Não sei o termo técnico), a bomba deveria ligar e pressurizar a linha?

3) Quando se desliga o carro, a linha deveria reter uma certa pressão, correto? Caso "sim", qual seria essa pressão? E por quanto tempo mais ou menos ela deveria permanecer?

Depois de sanar essas dúvidas posto mais detalhes do(s) problema(s) que podem estar ocorrendo no meu carro.
Problema(s) que estou "desconfiado" que estejam acontecendo hehe

Desde já agradeço pela ajuda pessoal!

ps.: não achei um tópico específico sobre esse assunto, mas se já houver, peço desculpas. Obrigado

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pressão linha de combustível

por Almeidão » 21 Mai 2018, 23:32

1) Qual é a pressão normal/adequada da linha de combustível na marcha lenta?
O meu fica abaixo dos 2,5. Quando a aceleração é forte, chega aos 3, que é o que marca no regulador de pressão na flauta.

A pressão está boa, mas ela pode mudar e talvez você não perceba e pode ser defeito do regulador de pressão caso houver mudanças, lembro que a mangueirinha de vácuo do regulador de pressão não pode está ressecada e nem com folga (fácil de testar o regulador em casa)

2) Quando vira a chave, sem ligar o carro (primeiro estágio? Não sei o termo técnico), a bomba deveria ligar e pressurizar a linha?

Não em alguns carros acho que até 98. Ele liga a bomba assim que der a partida e impulsionado pelo sensor de rotação que caso houver um acidente ele desliga a bomba como proteção. (Sensor de rotação ruim pode ocasionar varias falhas, uma delas é em alguns momentos demorar pegar).

3) Quando se desliga o carro, a linha deveria reter uma certa pressão, correto? Caso "sim", qual seria essa pressão? E por quanto tempo mais ou menos ela deveria permanecer?

A bomba tem uma válvula de uma via onde a gasolina só vai, não retorna estando perfeito, a pressão é bem mais que 2 bar e deve manter por muitos dias e mesmo que a pressão diminua a linha ainda fica cheia de combustível. (Se o regulador de pressão tiver ruim esta pressão muda, se houver mangueira ruim entre a boma e a tampa pode dar entrada de ar e a pressão cai e o carro demora pegar, se os bicos nçao vedar direito, ele também demora pegar, mas isto é raro. Lembro que o regulador de pressão tem duas opções, ou está bom ou está ruim, não existe o meio termo, não precisa trocar porque está velho) A mangueira boa para a bomba é a de plastico corrugada e só serve para usar uma vez, tirou fora, deve ser trocada.

Depois de sanar essas dúvidas posto mais detalhes do(s) problema(s) que podem estar ocorrendo no meu carro.
Problema(s) que estou "desconfiado" que estejam acontecendo hehe

Desde já agradeço pela ajuda pessoal!

ps.: não achei um tópico específico sobre esse assunto, mas se já houver, peço desculpas. Obrigado
Imagem

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pressão linha de combustível

por SirChico » 22 Mai 2018, 09:22

Primeiramente... obrigado pela atenção Almeidão.

O problema que estranhei no carro foram dois:

1) as vezes o carro "demora" pra pegar. Demora é modo de dizer. Dificilmente ele não pega na segunda/terceira virada do motor.
Pensei que poderia ser a questão da bomba ter que subir pressão com a chave ligada no primeiro estágio.
Mas então, aparentemente, subir pressão/ligar a bomba apenas quando "bate" a chave é normal. Beleza!
Motor é 1997 2.0 16v, usando Motronic M 1.5.4.

2) esse é o problema que me resta... pressão na linha cai imediatamente quando o veículo é desligado.
Como tive problema de entupimento da linha entre o tanque e a bomba (uso bomba externa, tanque é do Chevette), imaginei que tinha danificado a bomba. Aparentemente não, já que a pressão em funcionamento parece estar normal.
Pensei então que o dano poderia ter sido na válvula de retenção da bomba (válvula de uma via, como mencionado pelo Almeidão).
Dessa forma, comprei uma válvula dessas pra colocar na linha.

Imagem

Infezlimente NÃO resolveu :(
De fato, não notei absolutamente nenhuma diferença de comportamento na linha. O que indica, a princípio, que o problema de retenção de pressão não é da bomba ou da válvula (testei a válvula antes da instalação e estava ok).
O que eu fiz foi comprar duas dessas válvulas (ter uma de reserva), e pensei em instalar a outra na linha de retorno. Mas eu acho que não é a melhor coisa a se fazer.
Melhor achar e corrigir o problema do que colocar outras peças pra "remendar".


Em relação ao regulador de pressão, o que fiz foi trocar a mangueira que tinha (já estava um pouco ressecada) por uma de silicone transparente.
Nas minhas pesquisas vi situações em que a membrana do regulador estragava e gosolina vazava pelo cano do vácuo. Em alguns deles a gasolina demorava pra sair, mas saía.
Até agora (passados alguns dias) não notei qualquer indício de que este seja o problema, já que não se nota resíduo de combustível na mangueira.
Não quer dizer que o problema não esteja nele, mas pelo menos vazando pela mangueira de vácuo não está.


Penso se quando desligo o carro, é o regulador de pressão que não "fecha" rápido o suficiente pra manter a pressão ou se ele "vaza" para o retorno.
Isso considerando que a pressão é mantida apenas entre a bomba e o regulador, correto? Pois na linha de retorno, depois do regulador, não há nada que impeça que a gasolina volte ao tanque. Ou seja, nada que retenha pressão.

Em relação a ar entrando na linha (li em outros lugares sobre isso também)... acredito que não seja o caso, já que notaria qualquer tipo de vazamento.
Se tem uma entrada de ar, se pressurizar a linha (em fucionamento), vai vazar combustível. Ou estou errado?

Bom, desculpem o texto longo, mas acho que quanto mais detalhes sobre o comportamento do carro, mais rápido e preciso será o diagnóstico.

Alguém com alguma pista/dica/teste pra tentar identificar onde está o problema?

Mais uma vez... obrigado!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pressão linha de combustível

por Almeidão » 24 Mai 2018, 09:31

Bem, no caso de entrada de ar na bomba do meu carro que é interna eu não verei nada, mas em uma bomba externa sim se tivesse problema iria aparecer na mangueira. Esta válvula de uma via que você expõe não é 100% confiável, bem diferente de uma bomba Bosch dentro do tanque que a mesma já tem a própria válvula de borracha. Não quer dizer que esta sua não daria conta do recado e mesmo você testando fora também não alivia a possibilidade de funcionar incorreto.
Regulador de pressão estragado, nem sempre passa gasolina e eu prefiro usar mangueira de borracha ali, boas são umas usadas nos limpadores de para-brisas.

Teste o regulador de pressão em casa assim. Não faça de outra forma, sua boca não tem força suficiente para testar, faça igual abaixo.

Testar o regulador de pressão:
1 - Compra uma seringa de 20 ML, uma mangueira fininha, tipo de esguicho de vidro e coloque no tubinho de vácuo do regulador de pressão. Tem que ser mangueira nova e bem justa sem possibilidade de entrada de ar.
2 – Puxe a haste da seringa até no meio ou mais e solte ela.
3 - Se voltar para o início, ele está bom, faça umas 4 vezes para ter certeza.
4 - Se vir uma gota ou mais de gasolina, ou ela não voltar ao soltar, troque ele que ele é o problema.

Espero o resultado aqui, para tentar outras opções

Sds
Imagem

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pressão linha de combustível

por SirChico » 27 Mai 2018, 20:03

Almeidão...

fiz o teste como você comentou.
Gravei um vídeo. Daí você pode me dizer se eu fiz certo e também o pessoal pode dar uma olhada.

https://youtu.be/zR_VQIl207Q

Bom... no vídeo dá pra ver que o comportamento da seringa está estranho.
Combustível não vazou, mas nem sempre a seringa voltava.

Dá pra concluir que o é regulador de pressão mesmo?
Mais algum feedback pessoal?

Valeu

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pressão linha de combustível

por Almeidão » 28 Mai 2018, 08:30

Se você tem certeza que não tem passagem de ar na mangueirinha, pode trocar o regulador que ele está com problema. Eu não consegui ver se a seringa é de 20 ML, tem que ser a de 20 ok? se for 5 ML pode dar errado. Detalhe, ele bom você nem consegue puxar direito, no máximo puxa metade e ao soltar ela volta de imediato, nunca volta devagar como no filme. Mas lembre se que a mangueira tem que ser 100% perfeita e sem entrada de ar, vou tentar fazer um filme destes, não sei se conseguirei hoje.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pressão linha de combustível

por Almeidão » 28 Mai 2018, 11:54

Fiz este filminho hoje, produção simples kakakkaka.

https://www.youtube.com/watch?v=K1v_fwA ... e=youtu.be

Lembrem se, há uns que pensam que puxando com a boca se consegue saber. Impossível porque é uma membrana muito pesada. É muito barato este teste, não tentem economizar com mangueiras ressecadas ou abertas demais o seringas, usem de 20 ML no minimo.
Imagem

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pressão linha de combustível

por SirChico » 29 Mai 2018, 16:59

Que diferença na velocidade do retorno da seringa!

Pelo jeito deve ser o meu regulador de pressão mesmo.

A seringa que eu usei é menor. Mas era a que eu tinha aqui na hora.
Vou ver se consigo uma maior pra refazer o teste.

Agora... em termos de marca de qualidade para um regulador de pressão novo: o que recomendas?

Aquele que está no carro é da marca DS. Mas não faço idéia se é bom ou ruim.

Valeu Almeidão... vou "linkar" teu vídeo lá na descrição do que eu postei.
O seu está bem mais curto e objetivo.

Valeu!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pressão linha de combustível

por Almeidão » 30 Mai 2018, 09:13

ok, manda brasa com o videio. Sobre o regulador de pressão eu prefiro Bosch, aliás tem vários itens que eu prefiro Bosch. Um detalhe que você precisa observar, uns reguladores de pressão tem a mangueira de retorno com uma abraçadeira, e outros com o engate rápido. Eles são diferentes, observe qual é o seu para não comprar errado e o correto são 3 bar. Isto não depende do ano, porque o meu é 97 e é por engate rápido. Se bem que era por abraçadeiras e eu quem mudei e até tenho o antigo guardado kkakkakakk

Modelo engate rápido.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -bosch-_JM

Modelo mangueira com abraçadeira

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -3-bar-_JM
Imagem

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pressão linha de combustível

por SirChico » 10 Jun 2018, 21:21

O meu regulador é com abraçadeira.
Assim que refizer o teste com uma seringa maior (só pra garantir), vou providenciar um regulador de pressão da Bosch.
Tomara que resolva o problma.

Assim que tiver um retorno eu volto aqui pra contar.

Obrigado!

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pressão linha de combustível

por SirChico » 26 Jul 2018, 15:44

Olá de novo pessoal,

fiz mais alguns testes com uma seringa de 20 ml.

Postei um vídeo mais curtinho dessa vez:
https://www.youtube.com/watch?v=3ub4UJO4blc

Acabei comprando um regulador da marca Bosch.
Agora quando o carro é desligado a pressão, por volta de 2 bar, permanece.
Entretanto, a medida em que as horas passam, a pressão cai lentamente.
No primeiro dia, de uma noite para outra, a pressão já tinha caído completamente.

Isso é pra ser normal?
Lembro do Almeidão comentar que deveria manter a pressão por vários dias...

Notei também que parece que a pressão da linha caiu um pouquinho com a troca do regulador.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pressão linha de combustível

por Almeidão » 27 Jul 2018, 07:31

A pressão não mantém por vários dias, ela cai sim, só que a linha se mantem cheia de combustível e se o regulador tiver ruim, fica sem pressão e os tubos secos. Sobre o teste do regulador de pressão, ele mostrava está bom, talvez um pouco cansado, mas ainda bom, se tivesse ruim ele não voltava nada ao puxar com a seringa.

uma dica, o Vectra até 99 com a bateria boa, no caso a minha 75 amperes, ele não pega com menos de 4 a 5 voltas no motor depois de um tempinho parado. Raramente ele pega antes durante talvez algumas vezes, quem tiver buscando isto, pode esquecer, porque as 2 primeiras voltas praticamente são em vãos.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pressão linha de combustível

por chirola » 28 Jul 2018, 12:28

o meu vcd esta original e realmente el pega na terceira ou cuarta volta preçao de 3 bar vaelas cabos novos delco bobina ok duas voltas vc perde para o sensor de rotaçao e o sensor de face do comando facer a leitura entao e por volta da terceira ou cuarta volta pulsa os bicos ,dificilmente pegaria antes diso. a bomba nao retem a preçao de um dia para o putro e mais depois de umas horas nao tem mais preçao cuando vc vira a chave tem que dar um tempo para encher a galeria e se demorar muito para baixar a preçao da linha da uma olhada no filtro pode estra obstruido e nao deixa baixar a preçao, se mantivese a preçao constante as mangueiras e ate a mesma bomba teria sua vida reducida.
se seu carro pega entre a segunda e cuarta volta de motor ele esta bom e o normal e leva em conta que é um motor de cuatro tempos entao vc nao pode em ipotesis alguma ter exploçao na primeira volta pq a primeira volta do motor e admiçao e nao exploçao ele so pegaria na primeira se o cilindro estevese cheio de mistura e pronto para provocar a exploçao e mesmo asim ele pegaria na segunda volta o sensor de rotaçao tem que facer a leitora nao esquenta seu carro esta bom e o normal :88:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pressão linha de combustível

por Almeidão » 30 Jul 2018, 15:38

chirola escreveu:Fuente del Mensaje o meu vcd esta original e realmente el pega na terceira ou cuarta volta preçao de 3 bar vaelas cabos novos delco bobina ok duas voltas vc perde para o sensor de rotaçao e o sensor de face do comando facer a leitura entao e por volta da terceira ou cuarta volta pulsa os bicos ,dificilmente pegaria antes diso. a bomba nao retem a preçao de um dia para o putro e mais depois de umas horas nao tem mais preçao cuando vc vira a chave tem que dar um tempo para encher a galeria e se demorar muito para baixar a preçao da linha da uma olhada no filtro pode estra obstruido e nao deixa baixar a preçao, se mantivese a preçao constante as mangueiras e ate a mesma bomba teria sua vida reducida.
se seu carro pega entre a segunda e cuarta volta de motor ele esta bom e o normal e leva em conta que é um motor de cuatro tempos entao vc nao pode em ipotesis alguma ter exploçao na primeira volta pq a primeira volta do motor e admiçao e nao exploçao ele so pegaria na primeira se o cilindro estevese cheio de mistura e pronto para provocar a exploçao e mesmo asim ele pegaria na segunda volta o sensor de rotaçao tem que facer a leitora nao esquenta seu carro esta bom e o normal :88:


Ótima a explicação sua meu amigo, só tem um detalhe este carro de 97 a 99, nem sei se são todos ou quais não são, ele com a chave ligada não acontece nada, a bomba só começa a trabalhar ao ligar o carro, aliás é uma proteção para eventual acidente porque se o motor parar, a bomba para junto. O meu é um 97 e a bomba só gira com o motor dando a partida
Imagem

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pressão linha de combustível

por SirChico » 30 Jul 2018, 20:13

Primeiramente... obrigado pelas respostas pessoal.
Poder contar com a comunidade para troca de informações é realmente muito bom.
Espero que, com as discussões levantadas aqui, possam ajudar outros usuários.

Continuando...

Acredito que o regulador de pressão que estava ali ainda "dava pro gasto".

Essa questão toda da pressão surgiu logo que instalei o manometro. Tinha lido em várias lugares que a pressão deveria se manter, nem que fosse por alguns momentos.
Como ela caia rápido demais, já quis dar um jeito nisso.
Ser pró-ativo não faz mal. Bom... faz mal ao bolso.

Já na troca deu pra deu pra ver que, agora, ela cai lentamente.

Sobre a questão do giro do motor, eu acho que estou sendo muito exigente então.
Na verdade, foram RARAS as vezes que o motor girou mais do que o normal antes de pegar.
Ele gira bem pouco de fato.

Achei curioso que na troca do regulador a pressão, em funcionamento normal (lenta), caiu um pouco.
Antes era próximo de 2,5 bar, agora esta entre 2,1 e 2,2.
Dificilmente chega em 3 bar, mesmo sentando o pé.

Isso está certo?
Já to querendo trocar a bomba de combustível... hehe

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pressão linha de combustível

por Almeidão » 31 Jul 2018, 08:13

Bem, eu troco bomba a cada 5 anos e elas quase nunca estragaram antes disto para carros que são usados diariamente, aumenta para os carros de final de semana . Esta medida é algo que devemos fazer para evitar surpresa, aliás estragaram duas vezes comigo, não eram novas, eram bombas que eu tirava de uns carros em um desmanche de um amigo. Os dois locais eu troquei com menos de 10 minutos porque eu tinha uma de reserva e ainda tenho, mas não foi no centro da cidade que seria um Caus. Para evitar isto se trocar a cada 5 anos você estaria renovando o sistema e garantindo um bom tempo de uso. Um detalhe, a bomba nunca queima, ou quase nunca queima, ela estraga é o rotor dela que é plastico, com o tempo o eixo folga e o rotor encosta na parede onde ele se aloja e o eixo roda direto e ai é o suficiente para ela não funcionar mais. Pior de tudo que você escuta ela funcionando e não injeta combustível.

Eu com 5 anos troco a minha e troco a mangueira corrugada plástica que não pode ser reaproveitável, e esta mangueira tem tudo a ver com manter a linha de combustível cheia e com certeza a válvula da bomba que é de um pino com borracha, estraga também com o tempo.

Não sei se isto irá melhorar no seu carro, mas tudo que é novo é muito bom, inclusive uma bomba de gasolina.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pressão linha de combustível

por chirola » 31 Jul 2018, 12:55

SirChico escreveu:Fuente del Mensaje Primeiramente... obrigado pelas respostas pessoal.
Poder contar com a comunidade para troca de informações é realmente muito bom.
Espero que, com as discussões levantadas aqui, possam ajudar outros usuários.

Continuando...

Acredito que o regulador de pressão que estava ali ainda "dava pro gasto".

Essa questão toda da pressão surgiu logo que instalei o manometro. Tinha lido em várias lugares que a pressão deveria se manter, nem que fosse por alguns momentos.
Como ela caia rápido demais, já quis dar um jeito nisso.
Ser pró-ativo não faz mal. Bom... faz mal ao bolso.

Já na troca deu pra deu pra ver que, agora, ela cai lentamente.

Sobre a questão do giro do motor, eu acho que estou sendo muito exigente então.
Na verdade, foram RARAS as vezes que o motor girou mais do que o normal antes de pegar.
Ele gira bem pouco de fato.

Achei curioso que na troca do regulador a pressão, em funcionamento normal (lenta), caiu um pouco.
Antes era próximo de 2,5 bar, agora esta entre 2,1 e 2,2.
Dificilmente chega em 3 bar, mesmo sentando o pé.

Isso está certo?
Já to querendo trocar a bomba de combustível... hehe

alo chico o seu carro e o chevete com motor do vectra ????
dev ter ficado muito interesante ese swap se for o caso teria que ver cual bomba eles colocaro porque deve ter sido adaptada o mais facil é como nas gaiolas adaptar uma bomba de kadete que é externa e fica na mangueira e nao no tanque, a preçao da linha geralmente e ajustada pelo regulador de preçao caso vc ache pouca preçao daria para instalar um dosador com regulagem https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-985934304-dosador-de-combustivel-composite-para-motores-injetados-_JM (geralmente adaptados em carros mexidos para suprir o retrabalho dos injetores)asim vc poderia regular a preçao a gusto so com um parafuso e em tempo real outro motivo poderia ser o rele utilizado para a bomba poderia estar fora do rango de amperagem para a bomba o compremento da mangueira nao tem importancia na preçao mais o seu grosor pode alterar o caudal e se o caudal for pouco para o tamanho dos injetores pode acontecer a queda de preçao.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8357
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pressão linha de combustível

por Almeidão » 31 Jul 2018, 14:30

bem lembrado, se for mangueira grossa não apropriada, a vazão pode alterar e muda a pressão. Lembrando que mangueira de alta pressão não expande, por isto o sistema nos carros são plasticas e suporta a pressão fácil e onde tem flexível, é de alta pressão.
Imagem

SirChico
GL Member
GL Member
Mensagens: 84
Registrado em: 08 Out 2015, 13:53
Nome Completo: Teodoro Borges
Cidade: Joinville
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Pressão linha de combustível

por SirChico » 01 Ago 2018, 10:06

A bomba que estou usando no carro é externa, como essa da foto:
Imagem

As magueiras são, em sua maioria, com interior de plástico com um revestimento de borracha e um nilon trançado por fora.
Parecido com essa da foto abaixo:
Imagem

Apenas nas conexões do filtro e nas saídas do tanque as mangueiras são de borracha. Mas são industriais de alta pressão.
A espessura das mangueiras obedece a saída da bomba de combustível. Ou seja, são compatíveis. Chegam até na flauta dessa maneira.
Elas são apenas mais grossas entre o tanque e a bomba, isso para que não exista problema de "falta de combustível" na mesma.
Até porque a entrada da bomba é mais grossa mesmo.

Já tive problema uma vez com entupimento do niple da saída to tanque, fazendo com que a bomba trabalhasse "forçada" ou até mesmo seca.
Bom... isso foi uma dor de cabeça forte quando aconteceu. Mas isso já foi resolvido.
Talvez num outro tópico possa dar mais detalhes sobre o assunto. Entretanto essa parte já não se relaciona com o Vectra pra ser pertinente aqui no clube, eu acho.

De qualquer maneira, desde o fatídico entupimento do tanque, já não confio na bomba.
Ela está funcionando, mas não acho que esteja 100%. Está na lista para troca.
Filtro de gasolina é novo, troquei esses dias.

Sobre o regulador com parafuso eu cheguei a dar uma olhada no passado.
Mas como o motor ainda está "originalzinho" (e vai ficar assim por um bom tempo ainda), optei por botar o regulador "normal" indicado pelo Almeidão.

Antes disso, tenho que resolver o problema do "TUBO de água do arrefecimento" que deu problema agora :62:
Descrevo minhas dúvidas nesse tópico: https://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=45&t=4497&start=40
Se puderem ajudar nisso também eu fico muito agradecido...

Assim que trocar a bomba eu volto aqui pra dar mais detalhes.
De imediato é a água do arrefecimento vazando que tem que ser resolvido.

Valeu a força pessoal!

fabricio32
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 08 Fev 2021, 01:37
Nome Completo: Fabricio Ferreira
Cidade: Romaria
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Pressão linha de combustível

por fabricio32 » 09 Fev 2021, 00:01

SirChico escreveu:A bomba que estou usando no carro é externa, como essa da foto:
Imagem

As magueiras são, em sua maioria, com interior de plástico com um revestimento de borracha e um nilon trançado por fora.
Parecido com essa da foto abaixo:
Imagem

Apenas nas conexões do filtro e nas saídas do tanque as mangueiras são de borracha. Mas são industriais de alta pressão.
A espessura das mangueiras obedece a saída da bomba de combustível. Ou seja, são compatíveis. Chegam até na flauta dessa maneira.
Elas são apenas mais grossas entre o tanque e a bomba, isso para que não exista problema de "falta de combustível" na mesma.
Até porque a entrada da bomba é mais grossa mesmo.

Já tive problema uma vez com entupimento do niple da saída to tanque, fazendo com que a bomba trabalhasse "forçada" ou até mesmo seca.
Bom... isso foi uma dor de cabeça forte quando aconteceu. Mas isso já foi resolvido.
Talvez num outro tópico possa dar mais detalhes sobre o assunto. Entretanto essa parte já não se relaciona com o Vectra pra ser pertinente aqui no clube, eu acho.

De qualquer maneira, desde o fatídico entupimento do tanque, já não confio na bomba.
Ela está funcionando, mas não acho que esteja 100%. Está na lista para troca.
Filtro de gasolina é novo, troquei esses dias.

Sobre o regulador com parafuso eu cheguei a dar uma olhada no passado.
Mas como o motor ainda está "originalzinho" (e vai ficar assim por um bom tempo ainda), optei por botar o regulador "normal" indicado pelo Almeidão.

Antes disso, tenho que resolver o problema do "TUBO de água do arrefecimento" que deu problema agora :62:
Descrevo minhas dúvidas nesse tópico: https://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=45&t=4497&start=40
Se puderem ajudar nisso também eu fico muito agradecido...

Assim que trocar a bomba eu volto aqui pra dar mais detalhes.
De imediato é a água do arrefecimento vazando que tem que ser resolvido.

Valeu a força pessoal!









E aí amigão resolveu oq era ?

24 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Luisrisca e 174 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 08:14