O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CTrocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

159 mensagens
alanpizzani
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Jan 2016, 15:43
Nome Completo: Alan Henrique Pizzani de Jesus
Cidade: Londrina
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por alanpizzani » 15 Jan 2018, 14:47

Boa tarde, aproveitando o embalo, tenho um vectra 2.2 16V AUTOMATICO, de uns dias para ca quando coloco em modo DRIVE (D) ele vibra o carro inteiro.
As vezes da uma "engasgada" na hora de sair. Isso geralmente acontece com ele parado. Poderiam me ajudar ou se alguem ja teve algum problema semelhante

raullopesjr
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Abr 2018, 09:59
Nome Completo: Raul Lopes Junior
Cidade: Cafelândia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007
Idade: 58

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por raullopesjr » 10 Abr 2018, 10:08

Bom dia. Tenho um Vectra Elite 2010 automático, fiz todas as revisões na concessionária, e fiquei sabendo ontem que deveria ter trocado o óleo com 60.000 km.
Atualmente o veículo possui 140.000 km. Trocar ou não o óleo do câmbio. Grato. Raul.

Mafrabr
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Mar 2017, 14:24
Nome Completo: Mafra
Cidade: Governador Celso ramos
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Mafrabr » 16 Mai 2018, 10:32

Bom dia senhores. Adquiri um Vectra Elite 2009 2.0 8V AT, o carro está com 79 mil km, e nunca foi feita a troca de óleo.
Já li bastante coisa por aqui no fórum, e cheguei a conclusão de realizar a troca.
Qual a maneira mais adequada, procurar uma oficina e fazer a troca total ou posso fazer a troca parcial pelo bujão?
No caso da troca parcial, já vi relatos de trocas de 3 em 3 litros com intervalo de 150km rodados entre cada troca parcial, e outra forma trocando também de 3 em 3 litros mas com intervalo de alguns minutos com o cambio em funcionamento. Qual a forma mais indicada?

Avatar do usuário
FabioBarrosDBA
GLS member
GLS member
Mensagens: 676
Registrado em: 20 Mai 2014, 12:26
Nome Completo: Fábio Dias Barros
Cidade: Sobradinho
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010
Idade: 44

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por FabioBarrosDBA » 16 Mai 2018, 16:08

Rapaz o meu Vectra 2010 têm 140 mil km, troco um terço sempre em 20 em 20 mil km, o ideal é trocar de 1/3 em 1/3, são três trocas seguidas de duas em duas semanas, aí a troca será perfeita e não trocar de uma vez, agora não trocar, é loucura...
Garagem
Vectra Elite 2.0 2010 Automático Full
http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=14253

Mafrabr
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Mar 2017, 14:24
Nome Completo: Mafra
Cidade: Governador Celso ramos
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Mafrabr » 17 Mai 2018, 13:57

Não sei ao certo qual seria o melhor procedimento pois o carro já está praticamente com 80 mil km e nunca foi trocado, sendo que a troca é recomendada com até 60 mil km.
Estou mais tranquilo pois adquiri o carro do meu pai então tenho certeza de que foi bem cuidado.
Como será a primeira vez, não seria melhor trocar o óleo todo de uma vez fazendo de 3 a 4 trocas pelo bujão para limpar o óleo velho?
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 22 Mai 2018, 09:33, em um total de 1 vez.
Razão: remoção de citação

Avatar do usuário
Marcatto
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 281
Registrado em: 22 Nov 2013, 23:52
Nome Completo: Renato Gobato
Cidade: Goiatuba
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Marcatto » 22 Mai 2018, 00:47

Eu fiz, em casa, troca parcial aos 40 mil km, 50 mil km, 60 mil km e 70 mil km (meu Vectra está com 75 mil km). Na última vez que fiz a troca (70 mil km), percebi que a cor do óleo estava com aspecto de novo. Por isso, ao invés de a cada 10 mil km, vou passar a fazer a troca a cada 15 mil. Meu câmbio AT está com funcionamento perfeito.

Se eu fosse você, eu faria trocas parciais a cada 10 mil km, pelo menos umas 4 vezes, e observava. Quando perceber que está saindo óleo com aspecto de novo, estenderia a troca parcial para a cada 15 mil. Considero essa forma a de melhor relação custo/benefício.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 22 Mai 2018, 09:35, em um total de 1 vez.
Razão: remoção de citação
Pacote R6N (quase um GT-X)

Mafrabr
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Mar 2017, 14:24
Nome Completo: Mafra
Cidade: Governador Celso ramos
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Mafrabr » 23 Mai 2018, 10:32

Marcatto escreveu:Fuente del Mensaje Eu fiz, em casa, troca parcial aos 40 mil km, 50 mil km, 60 mil km e 70 mil km (meu Vectra está com 75 mil km). Na última vez que fiz a troca (70 mil km), percebi que a cor do óleo estava com aspecto de novo. Por isso, ao invés de a cada 10 mil km, vou passar a fazer a troca a cada 15 mil. Meu câmbio AT está com funcionamento perfeito.

Se eu fosse você, eu faria trocas parciais a cada 10 mil km, pelo menos umas 4 vezes, e observava. Quando perceber que está saindo óleo com aspecto de novo, estenderia a troca parcial para a cada 15 mil. Considero essa forma a de melhor relação custo/benefício.

Bom dia Marcatto, como foi essa troca parcial? Só os 3 litros que saem do bujão?
Esperar 10 ou 20 mil km para trocar é muito tempo pra mim, não rodo nem 10 mil km por ano, teria que rodar mais 40 mil até os 120 mil km para avaliar o estado do óleo, iria demorar muito, talvez até lá eu já nem tenha mais o carro. Por isso pensei na troca completa já de cara com as trocas pelo bujão ou com a máquina em oficina especializada, e depois ir mantendo com trocas a cada 10 ou 20 mil km.

Avatar do usuário
Marcatto
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 281
Registrado em: 22 Nov 2013, 23:52
Nome Completo: Renato Gobato
Cidade: Goiatuba
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Marcatto » 24 Mai 2018, 17:46

Mafrabr escreveu:Fuente del Mensaje
Marcatto escreveu:Fuente del Mensaje Eu fiz, em casa, troca parcial aos 40 mil km, 50 mil km, 60 mil km e 70 mil km (meu Vectra está com 75 mil km). Na última vez que fiz a troca (70 mil km), percebi que a cor do óleo estava com aspecto de novo. Por isso, ao invés de a cada 10 mil km, vou passar a fazer a troca a cada 15 mil. Meu câmbio AT está com funcionamento perfeito.

Se eu fosse você, eu faria trocas parciais a cada 10 mil km, pelo menos umas 4 vezes, e observava. Quando perceber que está saindo óleo com aspecto de novo, estenderia a troca parcial para a cada 15 mil. Considero essa forma a de melhor relação custo/benefício.

Bom dia Marcatto, como foi essa troca parcial? Só os 3 litros que saem do bujão?
Esperar 10 ou 20 mil km para trocar é muito tempo pra mim, não rodo nem 10 mil km por ano, teria que rodar mais 40 mil até os 120 mil km para avaliar o estado do óleo, iria demorar muito, talvez até lá eu já nem tenha mais o carro. Por isso pensei na troca completa já de cara com as trocas pelo bujão ou com a máquina em oficina especializada, e depois ir mantendo com trocas a cada 10 ou 20 mil km.


Boa tarde! Respondo: sim, na troca parcial, que eu faço, saem apenas 03 litros de cada vez. Veja bem, se você trocar 03 litros de cada vez você renovará 42,85% do óleo do cárter.. Não é tudo, concordo, mas com certeza a qualidade do óleo do cárter será sensivelmente melhorada.
Pacote R6N (quase um GT-X)

Penetra
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 16 Jun 2017, 18:47
Nome Completo: Rogerio Gonçalves
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Penetra » 30 Jun 2018, 16:10

Prezados, boa tarde a todos.

Chegou a vez de eu trocar o óleo do câmbio automático do meu GT 2008

Alguém ai poderia me dar opiniões em qual destes dois óleos eu vou... Obrigado desde já pela atenção...

1- https://www.altese.com.br/176357-altese-oleo/p
OU
2- https://www.altese.com.br/98550199-alte ... nsmissao/p

Fiquem com Deus pessoal.
Imagem

Avatar do usuário
Marcatto
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 281
Registrado em: 22 Nov 2013, 23:52
Nome Completo: Renato Gobato
Cidade: Goiatuba
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Marcatto » 02 Jul 2018, 00:49

Penetra escreveu:Prezados, boa tarde a todos.

Chegou a vez de eu trocar o óleo do câmbio automático do meu GT 2008

Alguém ai poderia me dar opiniões em qual destes dois óleos eu vou... Obrigado desde já pela atenção...

1- https://www.altese.com.br/176357-altese-oleo/p
OU
2- https://www.altese.com.br/98550199-alte ... nsmissao/p

Fiquem com Deus pessoal.
Eu já comprei, é
e recomendo que você compre esse, que o mesmo da ELF que você postou (é mais barato e só muda a embalagem): https://www.altese.com.br/186967-altese-oleo-total/p
Enviado de meu SM-J730G usando o Tapatalk
Pacote R6N (quase um GT-X)

Penetra
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 16 Jun 2017, 18:47
Nome Completo: Rogerio Gonçalves
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Penetra » 02 Jul 2018, 01:49

.[/quote]Eu já comprei, é
e recomendo que você compre esse, que o mesmo da ELF que você postou (é mais barato e só muda a embalagem): https://www.altese.com.br/186967-altese-oleo-total/p
Enviado de meu SM-J730G usando o Tapatalk[/quote]

Obrigado meu camarada.
Imagem

marcosbariri
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Jul 2018, 12:49
Nome Completo: marcos paulo vicalvi
Cidade: bariri
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003
Idade: 29

QUAL O PROCESSO PARA TROCA DE ÓLEO DO CAMBIO AUTOMÁTICO DO VECTRA 2.4 16v 2006?

por marcosbariri » 20 Jul 2018, 13:09

TENHO UM VECTRA ELITE 2.4 16v ANO: 2006 E GOSTARIA DE SABER COMO TROCAR O ÓLEO DE CAMBIO AUTOMÁTICO EM CASA, SE É PRECISO FAZER COM O VEICULO FRIO OU QUENTE, ETC... OBRIGADO.

Loran
GL Member
GL Member
Mensagens: 119
Registrado em: 28 Mar 2014, 19:27
Nome Completo: loran almeida
Cidade: cachoeira do sul
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

QUAL O PROCESSO PARA TROCA DE ÓLEO DO CAMBIO AUTOMÁTICO DO VECTRA 2.4 16v 2006?

por Loran » 20 Jul 2018, 19:33

marcosbariri escreveu:Fuente del Mensaje TENHO UM VECTRA ELITE 2.4 16v ANO: 2006 E GOSTARIA DE SABER COMO TROCAR O ÓLEO DE CAMBIO AUTOMÁTICO EM CASA, SE É PRECISO FAZER COM O VEICULO FRIO OU QUENTE, ETC... OBRIGADO.

Amigo só seguir este tutorial aqui do clube viewtopic.php?f=49&t=2294
Vectra Elite 2010/2011 Branco mahler Top Full + Banco caramelo
Vectra Elegance 2005/2006 Prata polaris 4 Air Bags + Piloto Automático

Ex-Vectra Elegance 2010/2011 Prata polaris
GARAGEM: viewtopic.php?f=70&t=16075

diegovanuci
Member
Member
Mensagens: 19
Registrado em: 12 Mar 2021, 08:59
Nome Completo: Diego Rezende Vanuci
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2008/2009
Idade: 38

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por diegovanuci » 15 Ago 2021, 17:42

Boa noite pessoal,

Gostaria de saber a opinião de vcs.

Tenho um Elite 2008/2009 automático que comprei em Dezembro 2020, o carro está normal e o cambio está bem macio nas trocas e tudo mais. Aparentemente sempre foi bem cuidado e feito algumas trocas do Óleo do cambio. O antigo dono antes de vender efetuou uma troca de óleo por Maquina com 140mil km, e depois de um tempo eu comprei esse carro. Hoje ele está com quase 20mil km da ultima troca de óleo cambio. Quando comprei notei que estava com o nível do óleo além e efetuei uma drenagem que para chegar no nível certinho tirei aproximadamente 700ml de óleo...kkk hoje ele está com o nível certinho.
A duvida é:
Gostaria de já efetuar uma troca de óleo. E muitas manutenções eu faço em casa mesmo, então pensei em fazer a troca do Óleo de cambio em casa tbm, pois é bem simples. Só que fiquei com receio pois não sei a marca de óleo que o ultimo dono colocou, ele so me disse que foi o Dexron 3 (óleo indicado para o cambio).
Eu tenho os óleos originais Dexron 3 da Acdelco mesmo, só que como é meu primeiro vectra AT estou na duvida se vale a pena ir fazendo a troca por enxague ou seria prudente fazer na maquina mesmo???Será que não tem erro misturar o óleo sem saber qual marca foi colocado? Sei que isso não tem muito que considerar mas queria saber o que acham.
Eu pensei em fazer assim. Eu rodo uns 100 a 150 km por semana. Então iria fazer uma troca de 3 litros rodar uma semana e fazer mais uma troca. E dai esperar uns 30 dias e fazer mais uma. Será que vale a pena?kkk

Como drenei um pouco de óleo acabei guardando para analisar e reparei que não tem limaria e o óleo só está um pouco mais escuro que quando novo porém bem limpo e com um odor bem fraco quase imperceptível.

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Brates » 16 Ago 2021, 01:30

Vou fazer a minha terceira troca, agora com 120.000 km. Na primeira, já substituí o dexron 3, pelo sintético dexron 6. Trocas feitas em casa, drenando o que sai e repondo na mesma quantidade que saiu. Já rodei 60.000 km com o carro e o câmbio está perfeitíssimo.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Almeidão » 16 Ago 2021, 07:41

A forma de troca para eliminar um óleo que não sabemos o que tem lá dentro, a solução seria esta sim, mas por se tratar de caixa eu nem faria com tanta rapidez a não ser parar tirar um mineral e colocar um sintético. É este seu caso?
Imagem

diegovanuci
Member
Member
Mensagens: 19
Registrado em: 12 Mar 2021, 08:59
Nome Completo: Diego Rezende Vanuci
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2008/2009
Idade: 38

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por diegovanuci » 18 Ago 2021, 09:46

Brates escreveu:Fuente del Mensaje Vou fazer a minha terceira troca, agora com 120.000 km. Na primeira, já substituí o dexron 3, pelo sintético dexron 6. Trocas feitas em casa, drenando o que sai e repondo na mesma quantidade que saiu. Já rodei 60.000 km com o carro e o câmbio está perfeitíssimo.

Poxa legal, a sua mudança foi mais radical...rsrs
Cara na hora de vc medir o nivel vc faz com o carro quente ou frio?
Perguntou pois o meu assim que ligo e engato as marchas e faço a medição ele fica um pouco abaixo do minimo na vareta, porém se eu rodo uns 5km e faço a medição ele fica um pouco acima do maximo...
Lembrando que quando frio eu olho no 20graus e quente no lado dos 80graus...
Ai fico com medo de estar abaixo no nivel ou não...kkk

diegovanuci
Member
Member
Mensagens: 19
Registrado em: 12 Mar 2021, 08:59
Nome Completo: Diego Rezende Vanuci
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2008/2009
Idade: 38

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por diegovanuci » 18 Ago 2021, 09:51

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A forma de troca para eliminar um óleo que não sabemos o que tem lá dentro, a solução seria esta sim, mas por se tratar de caixa eu nem faria com tanta rapidez a não ser parar tirar um mineral e colocar um sintético. É este seu caso?

Então, no meu caso como está dando 20mil km da ultima troca pelo dono antigo queria aproveitar q o oleo não está mt sujo nem velho e já ir trocando.
Vc acha que trocando em casa mesmo vale a pena? Mesmo não sabendo qual marca o antigo dono colocou?
O amigo Brates fez até uma troca mais ousada e disse q até o momento não deu problema.
Outra duvida é de medir o nivel com ele quente ou frio, qual vc acha melhor.
Pq o meu com esse oleo que está, quando tiro o nivel com o motor frio tipo de 1 a 2 minutos ligado ele fica um risco abaixo do minimo, porém quando rodo uns 5km e tiro o nivel pelo lado da verata em 80 graus o nivel fica bem em cima do maximo até um pelinho a mais.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Almeidão » 18 Ago 2021, 15:55

Vou ser sincero que não tenho muito conhecimento com esta caixa, mas sim conhecimentos gerais sobre a mecanica e com certeza nivel do óleo deve ser sempre frio. Eu com óleo de motor, nem olho muito, mas digamos que quero ver se tem óleo, tiro a vareta qualquer hora, pode ser com 90 graus etc, isto seria uma conferencia pra ver se tem óleo ali, mas nivel mesmo é frio.
Pelo que eu entendi sobre a troca, embora talvez voce não quis expressar isto, mas que voce trocará por um óleo que voce conhece e andar com o carro mesno tempos e trocar outra vez, assim possivelmente não terá vestigio do óleo anterior pelo menos fazendo isto por 3 vezes. Eu faria duas e pronto, mas 3 seria o ideal e mais confiável.
Imagem

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Brates » 18 Ago 2021, 16:18

Como o Almeidão disse, eu faço sempre 3 trocas e na mesma hora. Não rodo nem 1 km com o carro entre as trocas. Dreno, reabasteço com óleo novo, ligo o carro e passo por todas as marchas por 1 minuto em cada (P, R, N, D, 3, 2 e 1) por duas vezes. Dreno novamente, reabasteço e repito o processo. Por último, dreno, reabasteço e não dreno mais. Mas sempre retirando e medindo com exatidão a quantidade que foi drenada para fazer o reabastecimento na mesmíssima quantidade. Sobre como medir o nível do óleo, tbm apanhei no começo com essa vareta de 2 lados (quente e frio). Para medir com o carro frio: primeiramente vc abre o capô, retira a vareta, limpa e recoloca no lugar. Mantenha o capô aberto e dê partida no carro. Corra lá na frente (terá que ser rápido porque vc terá só 1 minuto para fazer a medição), retire a vareta e veja o nível pelo lado dos 20°C. Deverá estar entre o MIN e MÁX. Para fazer a medição com o motor e câmbio quentes: abra o capô e com o carro já quente, coloque o cambio em P e vá passando por todas as marchas por 10 segundos em cada uma vindo e voltando ao P. P, R, N, D, 3, 2, 1, 2, 3, D, N, R e P. Mantenha o carro ligado, retire a vareta e veja pelo lado da medição 80°C. Parece complicado, mas depois que vc pega o jeitão, fica simples demais. Só atenção à um detalhe: Nas trocas de marchas, o seu pé NÃO PODERÁ ESTAR NO PEDAL DE FREIO. O CARRO DEVERÁ ESTAR PRESO SOMENTE PELO FREIO DE MÃO (FREIO DE ESTACIONAMENTO). O nosso carro é dotado daquele sistema que "joga" o carro em N quando está parado para economizar combustível. E fazendo as trocas com ele parado e pisando no freio, uma hora ele vai entender que vc está parado e não vai mais engatar marcha alguma. Para isso, o seu freio de estacionamento deverá estar reguladinho à ponto de segurar o seu carro com perfeição somente pelo freio de estacionamento. Cuidado para não promover acidentes, ok?

159 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 151 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 17:58